Translate

quarta-feira, maio 23

Dieta e organização

Muita gente sofre pra fazer dieta, certo?
O principal problema da dieta é exceção, pois na dieta a exceção de repente vira regra e a regra vira exceção.

Podemos aplicar a organização também em nossa dieta. Claro que a primeira atitude é consultar um médio nutrologo ou um profissional de nutrição. Depois da avaliação e metas definidas. alguns profissionais entregam o cardápio pronto e outros nos dão uma lista de sugestões do que se pode ingerir durante o processo de emagrecimento ou engorda (pasmem).

E agora? Por onde começar?
Avalie a sugestão oferecida e elabore uma lista de compras baseada no plano alimentar a ser seguido e óbvio, faça as compras. Programe-se de acordo com a frequência que você costuma visitar o supermercado.
Depois de compras feitas, a sugestão é separar o cardápio do dia em porções. Programe-se na noite anterior, assim como faz na sua rotina diária e separe as porções do dia seguinte. As porções podem ser separadas em ziplocs ou potes plásticos. Se você trabalha fora, isso será de extrema importância para não fugir da dieta.
Você pode levar os lanches feitos entre as refeições principais embalados e caso leve seu próprio almoço para o trabalho,essa rotina será de extrema importância para não escapulir da dieta.
Quando separamos somente as porções necessárias, evitamos um "ataque" ao pacote de coockie. E evitamos também o abre e fecha da geladeira pra pensar (às vezes eu abro a geladeira pra pensar, kkk).

Quanto as práticas esportivas, programe-se. Se você rende melhor de manhã, talvez seja a melhor hora para praticar exercícios, e o melhor que fica livre dessa obrigação pelo resto do dia. Seu dia é uma caixinha de surpresas, opte por academias express, aquelas de 30 minutos (para mim, foi a melhor forma de conciliar a maternidade com exercícios físicos 3x por semana, e na unidade que eu frequento, ainda posso levar o bebê), dependendo da sua cidade tem opções de academia express para homens também. Leve sua roupa, sapatos, cosméticos, secador de cabelo e tudo mais que precisa utilizar ao longo do dia, melhor se programar na noite anterior também.

Vamos ao cardápio abaixo, encontrado na internet, observe a escolha dos alimentos, eles podem ser armazenados e transportados tranquilamente, para alimentos que necessitam de refrigeração uma bolsa térmica quebra bem o galho.

CAFÉ DA MANHÃ:
1 pote de iogurte desnatado + 3 col. (sopa) de cereal de fibras sem açúcar (tipo All Bran)
2 castanhas-do-pará
1 fatia de melão

LANCHE DA MANHÃ
5 ameixas secas

ALMOÇO
1 prato de salada de alface + 1/2 maçã picada (tempere com 1 col./chá de azeite, vinagre e sal)
2 col. (sopa) de arroz integral
2 col. (sopa) de feijão
5 col. (sopa) de carne moída
1 pegador de brócolis refogados com 1 col. (chá) de azeite

LANCHE DA TARDE
1 maçã + 1 pote de iogurte desnatado ou light

JANTAR
Vitamina feita com 4 col. (sopa) de aveia + 1 copo (200 ml) de leite semidesnatado (ou 1 pote de iogurte desnatado) + 1 banana

CEIA
1 barra de cereais diet 

IMPORTANTE  LEMBRAR, TODA DIETA DEVE SER FEITA COM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL.