Translate

terça-feira, maio 29

Decorar com um orçamento reduzido

A decoração de qualquer ambiente de sua casa pode parecer uma tarefa impossível se você não dispuser de dinheiro suficiente. Apresentamos, a seguir, algumas idéias que ajudarão você a conseguir os melhores resultados com um orçamento reduzido.
Como decorar com um orçamento reduzido 
(Getty Images, DCI)

Móveis pré-fabricados e pisos alternativos

A utilização de móveis pré-fabricados diminui consideravelmente os gastos na hora de decorar. Normalmente esse tipo de móvel é feito com materiais e acabamentos menos sofisticados (por exemplo: madeira não-envernizada ou materiais plásticos), o que não compromete sua qualidade. É importante levar em conta que alguma habilidade manual é necessária para sua instalação.

Em matéria de pisos, o mercado está repleto de inúmeras novas opções que substituem com grande êxito, e baixo custo, os materiais tradicionais. O piso laminado ou de cortiça, por exemplo, imitam muito bem a madeira. A cortiça, além de tudo, é um excelente isolante que pode ser pintado e envernizado depois de colocado. Se seu objetivo é trabalhar com um orçamento reduzido, evite materiais como o mármore ou a madeira, pois eles encarecem consideravelmente o custo final.

Objetos decorativos

Existem milhares de truques para reduzir gastos sem sacrificar o resultado final. Uma maneira de poupar dinheiro é aproveitar todos os objetos que você já tem em casa. Por exemplo, uma maneira de suprir a compra de quadros caros é recorrer a fotos, diplomas ou quebra-cabeças. Além disso, você pode substituir as estátuas por troféus ou criar seus próprios enfeites botânicos, com flores e folhas cortadas por você mesmo.

Alguns conselhos

Antes de começar qualquer obra de decoração, é importante elaborar um orçamento que determine em que você vai gastar seu dinheiro e quanto está disposto a investir. Vale a pena economizar na compra de cortinas ou lâmpadas para investir nos sofás, nas camas e nos materiais do banheiro.

Não se esqueça que sempre existe a possibilidade de você mesmo restaurar os móveis antigos, ou recorrer às lojas de segunda mão sem que isso implique em um resultado estético ruim.

discoverymulher.uol.com.b

Máscaras faciais caseiras

Quer ficar com a pele radiante de maneira natural, relaxante e em contato com a natureza? Experimente estas máscaras faciais caseiras!
 
Máscaras faciais caseiras (Istock)

Máscara esfoliante de morango e aveia

Misture duas colheres de sopa de aveia, três morangos maduros picados e uma colher de sopa de iogurte natural biológico, até formar uma pasta. Deite-se e aplique a pasta sobre o rosto, evitando a área ao redor dos olhos. Após dez minutos, você pode removê-la e aplicar um hidratante.

Máscara de abacate e iogurte

Suaviza por causa do abacate e do iogurte, e refresca por causa do suco de limão.

Amasse meio abacate maduro com uma colher de sopa de mel, uma de limão e uma de iogurte natural. Aplique no rosto, deite-se durante quinze minutos e enxágüe em seguida.
Depois hidrate com o creme habitual.

Máscara de laranja e iogurte

Limpa por causa do iogurte e suaviza por causa das vitaminas e dos alfa-hidroxi-ácidos (AHA) da laranja fresca.

Misture duas colheres de sopa de iogurte natural biológico com o suco de um quarto de uma laranja. Aplique no rosto, deixe agir durante cinco minutos, enxágüe e aplique um hidratante.

Experimente primeiro esses tratamentos numa área pequena da pele, para garantir que você não tem alergia a nenhum dos ingredientes. 

discoverymulher.uol.com.br

Tratamentos corporais caseiros


Tratamentos corporais caseiros 
(Istock)

Tratamentos corporais caseiros

Nas perfumarias, você pode encontrar dezenas de produtos de beleza com preços que variam do razoável ao ridiculamente caro. Não é à toa que você fica confusa com uma oferta de produtos tão desconcertante e às vezes se perde antes de descobrir quais deles é realmente o mais adequado para usar. Mas em vez de comprar produtos de beleza, você pode criar os seus! São tão bons quanto os da farmácia ou perfumaria e levam ingredientes que você encontra na geladeira ou na despensa. E, de quebra, você terá chance de demonstrar seus dotes culinários.

Esfoliante à base de açúcar

Coloque açúcar numa tigela pequena e junte suco de limão até formar uma pasta. O momento do banho é ideal para a esfoliação. Massageie a pele com essa mistura e, em seguida, enxágüe o corpo debaixo do chuveiro. Alterne essa pasta com outra, à base de amêndoas e óleo de gergelim. Sua pele vai ficar muito suave e a um custo nem um pouco salgado!

Hidratante simples

Encha um frasco borrifador com água destilada e junte algumas gotas de óleo de camomila ou de essência de rosas. Mantenha-se hidratada durante o dia inteiro, borrifando levemente essa agradável água perfumada sobre a pele, sempre que tiver vontade.


discoverymulher.uol.com.b

Comece a combater o envelhecimento

As duas coisas mais importantes que você pode fazer para cuidar da pele é protegê-la do sol e parar de fumar. Mas não desanime, existem outras medidas que você também pode tomar para retardar o envelhecimento.
O uso de máscaras e cremes faciais 
ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. (Getty Images, DCI)

Diminuir o estresse

O estresse produz radicais-livres no nosso organismo, que não permitem a restauração das células e aceleram o envelhecimento. Você pode argumentar que não tem muito controle sobre os fatores que causam o estresse, mas o que pode fazer é procurar as melhores maneiras para livrar-se dele. Esportes, ioga, meditação e até mesmo um banho bem quente ajudam a diminuir os níveis de estresse da nossa vida.

Durma o suficiente e beba muita água

Durma o máximo que puder, porque o sono é o momento de "manutenção" que o organismo necessita para recuperar músculos e substituir as células mortas. Nem todo mundo precisa da mesma quantidade de horas de sono, mas as pesquisas demonstram que o período de 7 a 8 horas por noite é o mínimo indispensável que devemos tentar dormir.

Mantenha-se hidratada. Beba muita água para manter as células saudáveis. Alguns fatores como álcool, ar-condicionado e calefação central causam desidratação, por isso não se esqueça de beber água durante o tempo inteiro que passar no escritório ou em lugares fechados.

Cremes para pele

Nem mesmo o creme mais caro e exclusivo consegue interromper o fluxo do tempo. Mas não desanime! Existem produtos que podem ajudar. Cremes que contém antioxidantes como as vitaminas A, C e E, comprovadamente estimulam a restauração das células:
- A vitamina E hidrata e suaviza a superfície da pele, reduzindo linhas de expressão e rugas.
- A vitamina A oxigena a pele, reduzindo o surgimento de rugas.
- A vitamina C ilumina a pele do rosto, melhorando a circulação e a produção de colágeno. Os alfa-hidróxi-ácidos (AHA) esfoliam a camada externa da pele e revelam as células novas que estão por baixo, mas não são recomendados para peles muito sensíveis. 

discoverymulher.uol.com.b

Chega de pintar!

Troque a pintura do quarto por um mural-collage. Decore o quarto dos seus filhos com imagens de seus ídolos e dê a eles liberdade para brincar com seu próprio espaço.
Chega de pintar! (Istock)

Espaço de liberdade

Se você tem filhos na puberdade ou adolescência, sabe o quanto eles precisam expressar sua criatividade e firmar sua personalidade perante eles mesmos e os demais. Isso acontece especialmente em casa, onde encontram a imagem da autoridade que tentam desafiar para conhecer seus próprios limites. Um pai e uma mãe flexíveis e inteligentes compreendem que essa é uma fase em que devem ter cautela. Dar aos filhos segurança e liberdade não é fácil e, às vezes, a relação se torna tensa. Por que não dar a eles essa liberdade em aspectos que não apresentam risco e, ao mesmo tempo, deixa-os afirmar sua individualidade? Permita que eles decorem seu próprio quarto e você vai economizar nos gastos com pintura.

O que é mural-collage

O collage ou colagem é a técnica de colar numa superfície diferentes materiais, especialmente pedaços de papel impresso ou telas estampadas. Se essa superfície é uma parede, a colagem se transforma em mural-collage?. A técnica pode ser aplicada em todas as paredes ou em alguma em especial. Não é necessária uma preparação, nem mesmo uma cola especial. E não é caro. A cola vinílica é a mais indicada, já que resiste bem ao frio e ao calor e é muito econômica. Aí você se pergunta: o que seus filhos vão colar nas paredes do quarto? A resposta é simples: ídolos, músicos de bandas, fotos de atletas, no caso de garotos, e atores do cinema e da TV, no caso das garotas. Também podem colar pôsters de ficção científica, fotos de viagens com os amigos e os ecologistas podem pendurar flores e folhas.

Paredes que mudam

Não se usa somente papéis, mas também telas ou retalhos de roupas. Certamente seus filhos vão escolher uma peça com a marca da grife da moda. Pode-se recortar os bolsos dos jeans e transformá-los num porta-acessórios grudado na parede. Neste caso, use uma cola mais resistente. A melhor técnica de mural-collage é a que está em constante evolução, igual ao ânimo dos jovens ocupantes do quarto. O seu ídolo de rock mudou? Simplesmente cole uma nova foto em cima da já existente. Quando as mudanças forem muitas e a grossura do papel ameaça derrubar a obra, simplesmente arranque e pendure novamente. Simples, divertido e econômico!

Fonte: discoverymulher.uol.com.b

Quando a organização é inteligente, tudo é possível

De sala de estudos a quarto de hóspedes. De salão de ginástica a sala de jantar improvisada. Tudo precisa permitir transformações rápidas.
Aproveite cada centímetro quadrado de 
sua casa otimizando todos os espaços. (Getty Images, DCI)

Sala de milagres

Pergunte a você mesmo com seriedade: existe alguma parede ou divisória que eu possa demolir para conseguir um espaço realmente amplo? Se a resposta for afirmativa, não tenha dúvidas! Quanto maior for o seu cômodo multiuso, melhor. Mas se a resposta for negativa, não se desespere. Você sempre pode otimizar o espaço que estiver disponível. Se dentro dele você puder cuidar tanto da mente quanto do corpo, e se o espaço for aproveitado em igual medida por adultos e crianças, é um verdadeiro cômodo milagroso. A única coisa que você não pode fazer nele é guardar coisas. Use-o como sala de leitura, de música, de ginástica, de relaxamento. Improvise uma sala de jantar quando houver muitos convidados. Cubos de madeira, com duas faces opostas vazadas, são objetos de multiuso: servem de pés para uma mesa grande, como escritórios individuais e muito mais.

Estudo e férias

Durante o período das aulas, as crianças precisam de um espaço cômodo e tranqüilo para poder estudar e fazer os deveres escolares. Mas na época das férias, muitas vezes elas não têm onde brincar e se reunir com os amiguinhos, principalmente quando o mau tempo as obriga a ficar dentro de casa. Da mesma maneira, as atividades do seu trabalho podem mudar sazonalmente, e talvez você precise de um lugar em casa para executar essas tarefas. O seu quarto multiuso estará às ordens para atender a todos os seus desejos. Trata-se apenas de "flexibilizar" o espaço, tanto na forma dos objetos como em relação aos materiais de que ao feitos. Ponha tapetes no chão. Pinte as paredes de cores claras e depois cubra uma delas com um espelho, para ampliar a perspectiva.

Habitantes inesperados

Você não tem quarto de hóspedes? Familiares e amigos de fora da cidade não podem visitar sua casa? Seu quarto multiuso pode salvar sua pele em situações como essa. É claro que não é nada prático manter em casa mais camas e colchões do que o necessário para os próprios moradores. Por isso, os colchões infláveis são uma boa solução. Ainda assim, eles precisam de espaço para serem guardados quando não estão em uso. Alguns almofadões quadrados podem ser outra saída. Distribua-os um ao lado do outro no chão e improvise uma cama para os convidados. Depois de despedir-se dos hóspedes até a próxima visita, empilhe os almofadões contra uma parede e cubra-os com uma manta, para formar um confortável sofá sem pés. Viu como é fácil multiplicar as possibilidades quando a imaginação tem espaço de sobra?

Fonte: discoverymulher.uol.com.b

Aromas, texturas, sons e sabores que seus convidados nunca esquecerão

Não basta a visão, você deve criar um ambiente completo estimulando a audição, o paladar, o olfato... e até o tato!

Em sua festa indiana, não esqueça de 
mexer com o paladar dos convidados. (Getty Images, DCI)

Um mundo de odores

Ao criar uma noite oriental para seus convidados, imite o refinado estilo de vida indiano. Baseado em uma verdadeira bateria de estímulos, ele vai muito além da simples decoração visual. Uma suave música indiana proporciona a atmosfera sonora ideal, criando um clima aconchegante e misterioso.

O sentido do olfato é fundamental. Suas sensações são capazes de despertar recordações esquecidas, tornando conscientes emoções que experimentamos há muito tempo. Entre os aromas típicos que reis ou princesas da Índia poderiam oferecer aos seus convidados, destaca-se o sândalo. Dizem que essa árvore sagrada é tão olorosa que chega a perfumar até o machado que fere sua preciosa madeira.

Incensando o ambiente

O costume popular é acender varetas aromatizadas nas casas, os populares incensos. Mas tenha cuidado: pode ser que algum convidado seja alérgico a fumaça, e ele poderia passar por maus momentos. Uma opção mais inofensiva são os aromatizadores, onde água é evaporada com óleos essenciais. Também existe uma fragrância muito famosa, extremamente sensual e agradável, chamada Mil Flores. Como o próprio nome indica, ele possui um intenso aroma floral, mas não dá indicações das flores que entram em sua composição.

Use o tato

Não se esqueça do tato! Um detalhe que envolve esse sentido de maneira inesquecível é comer usando as mãos. Trata-se de um costume indiano milenar, ainda vigente. Coloque a comida em travessas grandes, e ao redor, potes individuais para cada convidado se servir. Nada de talheres! Na Índia, não é problema tocar nos alimentos antes de consumi-los. É claro que esses mesmos alimentos se encarregarão de estimular o sentido do paladar.

Talvez existam na sua cidade lojas especializadas em artigos orientais. Nelas, você poderá encontrar muitas opções para agradar seus convidados. Mas não se esqueça: o curry não pode faltar na culinária indiana. O arroz, as lentilhas e a pimenta-malagueta, tudo bem condimentado, devem competir com as frutas secas e os docinhos. Às bebidas alcoólicas, acrescente uma mistura de iogurte natural desnatado e suco de frutas diversas, como manga e laranja. Aromatize o prato com uma pitada de cardamomo em pó. Na hora da despedida, os convidados vão perguntar: "quando será a próxima festa?"

Fonte: discoverymulher.uol.com.br