Translate

quinta-feira, maio 31

Batizado Azul - Menina e Menino



Pra fazer este lindo batizado, a Elaine do Festejando com Carinho escolheu tons neutros (azul e branco). A Sofia recebeu florzinhas delicadas e o João Vitor o elegante listradinho. O resultado foi um batizado chique, elegante e angelical...assim como deve ser...



Chá de Bebê

Tudo a ver com um chá de bebê, inspirações de sobra para um festa delicada.


Chá de Bebê - Express

A party in the box leva até sua casa todos os ítens necessários para organizar, decorar, entreter um super chá e tudo isso chega pelo correio, dentro de uma caixa comprada através do site.
Lá dentro você vai encontrar copinhos e pratinhos importados, jogos criativos como Baby Bingo e Quiz dos Famosos, sacolinhas personalizadas com a inicial do bebê.

Vale a pena conferir para quem não esta com muito tempo e nem com muita disposição para organizar tudo.



ARMÁRIO/ESTANTE DE LIVROS - CAIXAS

Concentrar o material de trabalho em um único canto é o primeiro passo para evitar bagunça. Aqui caixas e pasta sanfonada formam uma única composição com lugar para tudo.

As caixas são os acessórios certos para itens menores que certamente ficariam soltos pelas prateleiras, contribuindo para a sensação de desordem.

São úteis para guardar o que se usa pouco. Adote uma separação temática e armazene jogos, fios de extensão, adaptadores de tomada, álbuns de foto, embalagem para presente, material de bricolagem...

Com os pertences em caixas fica ágil esvaziar a prateleira e passar o aspirador na hora da faxina.

Na pasta sanfonada (fichário), revestido de tecido sued, bolsos internos numerados de 1 a 31 ordenam as contas a pagar. “Sempre que chega uma nova fatura, coloco neste arquivo. Desta forma, não perco as datas de pagamento”.

CHEIRO DE LIMPO

Três substâncias podem ser utilizadas para evitar o cheiro de mofo e preservar os livros: cal virgem (ótima desumidificadora), carvão vegetal (que atua também como repelente de traças e cupins) e bicarbonato de sódio (para desodorizar). Coloque-as, separadamente, em potes de vidro (aberto) e distribua pelas prateleiras.

A cada um ou dois meses, passe o aspirador, usando a escovinha no bocal, na parte superior e na lombada dos livros. Não use espanador, que apenas espalha o pó pelo ambiente.

Para tirar o cheiro de papel velho e perfumar a estante, coloque no meio dos livros folhas de cedro usadas para trabalhos de marchetaria (encontradas nas lojas de bricolagem e material para artesanato). Atenção: a folha deve ser de madeira não tingida para não manchar o papel.

Cristina Papazian

PIA ORGANIZADA


Falei sobre os produtos do marido espalhados em cima da pia. Mas, justiça seja feita, as mulheres têm muito mais apetrechos que são usados de manhã do que eles. E, muitas vezes, fica tudo espalhado na bancada ou jogado em uma gavetinha no gabinete. Com essa dica, a sua rotina vai ficar mais prática e sua pia muito mais bonita.


Escolhi para esta pia alguns objetos transparentes, que a deixou charmosa e em ordem.

Taça de champanhe: ela serve para organizar pinceis de maquiagem, lápis, delineadores e outros objetos neste formado, mais longo...

Porta-batom: além, claro, dos batons, você agrupa, também, pinça, corretivo, apontador de lápis, rímel. Se você não tem um organizador desses, uma caixinha de acrílico com divisões também serve.

Bandeja: aquela bandeja pequena, para servir biscoitinhos, também foi parar no banheiro. Fica charmoso arrumar os cremes de uso associado sobre ela.

Pote de acrílico: coloque os algodões, para tirar a maquiagem ou aplicar cosméticos, dentro deste recipiente. Fica fácil de usar e muito mais bonito do que deixar aquele saco plástico cheio de flocos rolando de lá para cá...


Bowl: de chifre com borda de metal que antes servia para pout pourri (aromatizador ambiente) na bancada agrupa o pó compacto, base líquida, kit de sombra. Tudo bem prático,  ao alcance dos olhos e das mãos.
 
 
KIT MARIDÃO

Para ajudar a organizar as coisas, eu costumo prestar atenção nas outras utilidades que os objetos podem ter. Um porta-talheres de mesa, por exemplo, não necessariamente precisa guardar apenas talheres.

Neste caso, eu usei o porta-talheres para deixar juntos –e sem bagunça– os produtos que um homem usa pela manhã, e que costumavam ficar espalhados pela pia: espuma de barbear, barbeador, soro para lente de contato, desodorante e um creme para pentear os cabelos.

Como essas são as coisas que ele usa todo dia, fica muito mais fácil se arrumar de manhã se elas estão todas juntas. Na hora de usar, basta abrir a porta do gabinete e, no final, colocar sob a pia de volta. Sem desordem.

Com um desses, você pode organizar e agrupar produtos de uso contínuo ou associado, divididos nos quadradinhos originalmente criados para separar facas, garfos e colheres.



Cristina Papazian

COMBATER MOFO E BOLOR

Quando a umidade relativa do ar de um ambiente aumenta por causa de chuvas, maresia, vapores do chuveiro é normal aparecerem nas paredes, roupas e móveis, aquelas manchas e pontinhos pretos ou brancos de aspecto desagradável: o mofo.  Através da umidade, condensação e pela falta de ventilação, esses microorganismos se espalham.


 
O mofo (forma minúscula) de bolor, presente em tecidos. Se não for combatido, deixa manchas muito difíceis de serem tiradas.

Exponha a mancha à luz solar, pois mata o fungo, mas, se a mancha persistir em um tecido lavável, aplique sumo de limão ou vinagre branco e deixe secar. Nesses tecidos pode-se também aplicar água oxigenada.

 
Nos tecidos, que são lavados à seco, umedeça a mancha com sumo de limão, coloque sal e, se possível, ponha para secar no sol. Lave levemente com uma esponja embebida em água limpa e deixe secar. Você pode utilizar como alternativa, um fungicida  seguindo à risca as instruções que acompanham o produto.

  
Edredons, cobertores e roupas que são usadas uma vez ou outra devem ser guardadas limpas (lavadas) para que não fiquem manchadas antes de colocadas no guarda-roupa, o ideal é embalar a peça  em capa/protetor práticos e eficientes, deixam as peças da rouparia protegidas e organizadas de uma forma bonita e fácil de identificar cada uma, principalmente a que fica em casas de praia ou campo. 


JAMAIS/NUNCA
 
A dica principal é nunca guardar edredons, cobertores e blusas de lã em SACOS PLÁSTICOS 


 
CAIXAS DE PET porque essas peças transpiram e mofam. Segundo os técnicos da rede de lavanderias Sol & Sabão, há 16 anos no mercado paulistano, o plástico abafa as peças e evita que elas respirem. O ambiente torna-se então propício a bactérias, fungos e demais seres responsáveis pelas alergias.

Assita ao vídeo e veja como é fácil manter longe do bolor/mofo  utilizando apenas o aspirador e saco plástico.    

http://organizeassim.blog.uol.com.br/arch2010-08-01_2010-08-07.html#2010_08-01_23_29_13-146873719-0. 

Sem oxigênio, fica mais difícil para aqueles bichinhos estranhos, que causam os odores e as manchas, proliferarem. As peças devem estar bem secas antes de serem embaladas. Pressione bem o edredon contra um lenço e verifique se ainda há alguma umidade.


 
Bichos de pelúcia a higienização desse tipo de artigo também deve ser feita em lavanderias especializadas. Mesmo que o bicho de pelúcia seja pequeno, a demora para a secagem da espuma ou isopor que o preenche vai causar mofo. Uma boa recomendação para acabar com os ácaros em pelúcias pequenas é ensacá-las num plástico e colocá-las no congelador por duas horas, uma vez por mês.


No caso de almofadas e travesseiros, a regra é ainda mais rigorosa: evitar lavar esse tipo de objeto em casa. Eles não vão secar e vão acabar mofando. Tire as capas e deixe as almofadas e travesseiros no sol por alguns minutos. Fronhas devem ser trocadas duas vezes por semana. Não se esqueça almofadas têm validade máxima de cinco anos e travesseiros de dois anos.



Os bolores, podem se formar na pintura e revestimento das paredes, incluindo as juntas dos ladrilhos e azulejos. Na pintura, principalmente no caso dos metais, podem ter o aspecto de depósitos escuros. Ainda que os bolores possam ser destruídos com fungicidas, os ataques mais fortes requerem diversas aplicações.

 
Deixe o fungicida agir e em seguida passe um pano limpo. No papel de parede, o bolor aparece em pequenas manchas escuras ou arroxeadas. Para eliminá-lo, o revestimento tem de ser retirado, tratando-se a parede com um fungicida. Ao voltar a forrar, utilize uma cola que contenha fungicida para evitar que novos bolores reapareçam.

Cuidados para que o mofo desapareça de sua casa

Mesmo que não haja manchas visíveis ou cheiro, o mofo pode estar presente, através de micro-organismos.
Manter a casa adequadamente arejada e ventilada. Isso evita que a umidade em contato com superfícies frias como as paredes condense, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento do mofo.

Permita que os ambientes recebam iluminação natural porque ajuda a eliminar o excesso de umidade, e consequentemente o mofo. Se não for possível, luzes artificiais quentes geram calor, o que ajuda a secar as superfícies muito úmidas.

Exaustores  auxiliam a circulação de ar nos cômodos mais fechados: banheiros, cozinhas e despensas.

Camisetas e casacos devem ser dobrados e empilhados nas prateleiras. O ideal é manter pelo menos 2 dedos de distâncias entre as pilhas espaço criado permite a ventilação entre as peças e evita o mofo.


 
Utilize gabarito/molde de dobra by Cristina Papazian  produto que auxilia manter camisetas e camisas sempre do mesmo tamanho  quando dobradas. Também evite pilhas muito altas.

 
Rolinho apenas em gavetas... em prateleiras não é prático e CAUSA a proliferação do mofo pois impede a passagem de ar entre as peças.

É possível encontrar excelentes produtos antimofo. Acomode-os dentro dos armários e em cantos estratégicos da casa que considerar mais úmidos e escuros. Não se esqueça de trocá-los periodicamente, já que esses produtos antimofo, depois de absorver certa quantidade de umidade, deixam de funcionar. Ou então coloque dentro do armário um pouco de cal virgem  em um vidro destampado ou saleiro com tampa de inox. A cal é hidrófila e absorverá a umidade.



Passar um pano embebido numa mistura de água e vinagre (ele tem acido acético que tem capacidade de combater os fungos) em partes iguais e limpar as paredes dos armários. O vinagre também pode ser eficiente para exterminar fungos e bactérias de seus carpetes e tapetes!
Como o mofo é formado por organismos vivos, a água sanitária é muito eficiente para limpar as manchas e eliminar os fungos. Prepare uma solução com partes iguais de água sanitária e água, molhe um pano e passe sobre a área afetada.

Elimine infiltrações de água: instale calhas e aplique produtos impermeabilizantes nos locais críticos de infiltração de água da chuva.

Não use vaporizadores se a umidade relativa do ar não estiver realmente baixa.

Evite borrifar perfumes dentro do guarda roupa, pois além de álcool do produto poder manchar as peças, o líquido facilita a proliferação do mofo nas roupas




Tapetes e cortinas favorecem a proliferação do mofo. Se não quiser abrir mão deles, use o aspirador de pó ou higienizador à vapor (vaporetto) para limpá-los frequentemente e deixe-os tomar sol sempre que possível, especialmente em épocas de chuvas.

Guarde suas roupas no armário quando estiverem completamente secas e nunca em capas plástica ou  capas de TNT (Tecido - Não - Tecido), normalmente é produzida a partir do reaproveitamento de resíduos de papel, plástico e tecido portanto já vem contaminado (por essa razão esse tipo de material é utilizado apenas para produtos descartáveis). Prefira protetores de algodão que permitem a ventilação.
Para proteger seus livros, coloque produtos antimofo bem próximos a eles em sua estante, ou espalhe pequenos pedaços de algodão embebidos em terebentina.

Evite acumular papéis, jornais, revistas, livros, guardadas durante as estações frias, podem acumular umidade. Se ainda assim for necessário manter esses itens, mantenha em local sempre limpo, arejado e ensolarado.

Cristina Papazian

MOCHILA DE GINÁSTICA COMO ACOMODAR SEUS PERTENCES

Corredor não gosta de perder tempo. Por isso levar desde dinheiro e documentos durante a corrida até todo o arsenal para o treino na academia tem seus segredinhos para arrumar a mochila ou mala.

O que se usa primeiro fica por cima. Após o treino, tênis e meia devidamente embalados vão no fundo, seguidos pela roupa usada e pela toalha molhada.

Acomodando seus pertences


Chinelos
 
Leve sempre para a hora do banho, dentro de um saco plástico hermético com feicho tipo zip lock (são utilizados também para acondicionar alimentos)

Toalhas
 
Dobre a toalha molhada em quatro, faça um rolinho e coloque-a numa sacola plastificada (tipo ecobag)

Tênis e meias
Se a mala não tiver compartimento para eles, vale colocá-los num saco ou até numa bolsa térmica (para isolar possíveis odores e a umidade)

Xampu e condicionador
Ficam em uma necessaire ou em um saco plástico hermético com feicho zip lock. Soltos é meleca na certa.
Dica: sabe aquela amostra grátis de cosméticos, sabonetes para o rosto, hidratantes, demaquilantes, sprays de cabelo... que você ganhou?  São ideais para levar na mochila de ginástica

Documentos, celular, chaves
Coloque nos bolsos externos, de acesso imediato

Simples Assim!!
Cristina Papazian - organizeassim.blog.uol.com.br
Texto: Cristina Papazian, para jornalista Raphaela Mello da Revista Runner's - Agosto/11. Esse texto não pode ser reproduzido sem autorização.

  Cristina Papazian