Blog elaborado para você, viver do jeito que gosta: cada vez melhor e mais feliz consigo mesmo. Todos os dias muita informação para tornar acessível um estilo de vida saudável. Práticas preventivas, tratamentos, exercícios, dicas de alimentação, receitas, esportes, moda e produtos de beleza . Organização de espaços com praticidade e agilidade sem o stress do dia a dia, vão garantir que você consiga resultados a médio prazo e duradouros. Quando a organização é inteligente, tudo é possível.
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sábado, maio 5
Varais funcionais
Shutterstock
Mesmo quem mora em casas com
espaço suficiente para abrigar varais tradicionais pode não estar
disposto a manter a área externa cheia de cordinhas penduradas quando
não há roupas para secar. Atualmente é possível encontrar diversos
modelos de varais que, além de serem adequados para espaços pequenos,
como costumam ser as áreas de serviço em apartamentos, podem ajudar a
deixar quintais mais harmônicos. Veja abaixo as sugestões que o site
BBEL separou para você.
Etna
Os varais de chão dobráveis são
os modelos para espaços pequenos mais conhecidos. O varal acima,
Pegasus, da Secalux, equivale a 9,4 metros de varal linear e suporta até
sete quilos de roupas úmidas. Totalmente dobrável, ele já vem
montado e pesa sozinho doze quilos. O diferencial são as asas
laterais do produto que aumentam a área para acomodação de peças. À
venda nas lojas Etna por R$ 109,90
O modelo de chão Atenas, também da Secalux, equivale a onze metros de
varal linear e ainda conta com dois conjuntos de porta-tênis.
Assim como o modelo Pegasus, é fabricado em alumínio, com acabamento em
plástico nas extremidades para evitar atrito e oxidação. Suporta até
6,5 quilos de roupas úmidas e na hora guardar, basta dobrá-lo
A novidade do mercado são os varais invisíveis, como o Varal Stick,
da Secalux, acima. Os 18 metros de corda de polipropileno são
recolhidos automaticamente pelo sistema instalado na base do varal
quando não estão em uso. A base onde a corda fica armazenada é
fixada na parede por três parafusos e tem o fundo removível, o que
permite que a corda seja trocada em casos de dano.
Se seu espaço é pequeno, você pode instalar ganchos em zigue-zague
nas paredes e passar a corda por eles. Segundo o fabricante, o Varal
Stick suporta até 7 quilos de roupas úmidas. O modelo pode ser
encontrado nas lojas Tok & Stock por a partir de R$ 29,90. Os preços
foram consultados em fevereiro nas unidades de São Paulo.
O varal Dry Extend é composto por três cordas de nylon com seis
metros de comprimento cada uma. A capacidade total do varal é de cinco
quilos de roupas distribuídas de maneira uniforme. Também possui sistema
de recolhimento automático e travamento das cordas. Quando não está em
uso apenas a base de plástico do varal, fixada à parede por parafusos, é
visível. Disponível nas lojas Tok&Stok pelo preço de R$ 65,00.
Secalux
Também da Secalux, o varal
acima é portátil e pode ser fixado em portas, janelas,
toalheiros e até no box do banheiro graças ao sistema de alças
em gancho que possui. Fabricado em aço, tem acabamento em pintura com
tinta epóxi e extremidades em plástico, o que evita o atrito com as
superfícies e oxidação. De acordo com o fabricante, equivale a 2,5
metros de varal linear e suporta até um quilo de roupas úmidas. À venda
na loja virtual da Peg & Faça pelo preço de R$ 21,50.
O varal de parede acima tem 56 centímetros de largura e 30 de
profundidade. Com estrutura flexível, a aba onde as roupas ficam
penduradas pode ser dobrada após o uso. Equivale a três metros de varal
linear e tem capacidade para até cinco quilos de roupas úmidas. Possui
estrutura em aço com acabamento em pintura epóxi-pó branca e pode ser
encontrado nas lojas Tok&Stok por R$ 32,00.
Prático para lavanderias pequenas, o varal Sanfonado Roma tem
estrutura em alumínio e, estendido, alcança 80 centímetros de
comprimento. Deve ser fixado à parede com parafusos e suporta uma carga
de até 4,5 quilos de roupas úmidas. Pode ser encontrado nas lojas Etna
pelo custo de R$ 71,00.
Por Samanta Dias - Equipe BBel
Publicado em 02/02/2012
Lavanderia com acessórios práticos
Acessórios
Divulgação
Tok&Stok/Shutterstock
A área de serviço geralmente é o
refúgio escolhido para abrigar os mais diversos objetos usados com
pouca frequência, principalmente para quem mora em apartamentos ou casas
sem garagem. Projetos de móveis sob medida podem ser aliados na hora de
organizar e até mesmo esconder parte da bagunça, mas se você realmente
quer deixar sua lavanderia organizada, que tal abusar de
acessórios que conferem praticidade ao seu dia a dia? Os
valores de referência foram consultados no mês de abril de 2012.
Guardar vassouras, rodos, escova e pá de forma que não atrapalhem a
circulação na área de serviço é um desafio para o qual é preciso usar a
criatividade para resolver. Esconder atrás da porta ou dos armários
pode ser uma boa ideia, mas nada de largar o material de limpeza
entulhado de qualquer jeito. Organizadores dos mais diferentes
materiais já estão disponíveis no mercado e com um toque de requinte e
sofisticação ajudam a deixar a lavanderia mais organizada.
O suporte para vassoura da Arthi, acima à esquerda, é produzido em
metal e suporta até 8 itens de limpeza, como vassouras, rodos, pá e
escova. Pode ser encontrado na Multicoisas do bairro Moema, na cidade de
São Paulo, por R$ 22,90. Já o Arrume Fácil Porta Vassouras é uma ideia
prática para quem quer um visual mais moderno para a área de serviço.
Produzido em aço com acabamento em epóxi, tem proteção em EVA. Pode ser
encontrado no site da Tok&Stok ou nas lojas físicas por R$ 15,50.
O suporte para ferro e tábua de passar roupa da Arthi é ideal para
quem não tem muito espaço na área de serviço. Fixado à parede, a
peça tem lugar para acomodar o ferro, aba lateral para enrolar o cabo
elétrico e ganchos que suspendem a tábua de passar, evitando
que ela fique ocupando espaço no chão ou sendo jogada de um lado para o
outro quando não está em uso. O modelo pode ser encontrado na loja
Multicoisas da Vila Olímpia, na cidade de São Paulo, por R$ 24,90.
Na hora de organizar a lavanderia fica proibido usar os potes
dispensados da cozinha, principalmente os de sorvete. Um kit com
peças nos mesmos padrões, principalmente de cores, passa a sensação de
organização mesmo que a área de serviço não esteja lá muito arrumada.
O kit acima é composto por um porta-sabão em pó, um cesto organizador
com tampa e um porta-prendedores com alça metálica. Pode ser encontrado
nas lojas Tok&Stok de São Paulo ou pelo site da loja por R$ 49,90.
Caixas
Divulgação:
Tok&Stok/Divulgação Etna
As caixas organizadoras podem
ser apontadas como os objetos de organização mais versáteis para colocar
a casa em ordem. Facilmente adaptáveis a todos os cômodos, servem para
guardar remédios, equipamentos eletrônicos, brinquedos e uma infinidade
de outros objetos. Além disso, os novos modelos de caixas encontradas no
mercado também podem servir para decorar os ambientes, trazendo charme,
sofisticação e um toque pessoal na decoração.
O cesto multiuso dobrável pode ser facilmente guardado no
armário quando não está em uso. Produzido em polipropileno
injetado, é ideal para organizar e transportar produtos de limpeza,
ferramentas e brinquedos. Pode ser encontrado nas lojas Tok&Stok de
São Paulo ou pelo site da loja por R$ 49,90. O cesto Robust, à direita, é
produzido em polietileno de alta densidade, o que confere resistência
para o produto, que tem como diferencial a sua cor branca translúcida.
Também encontra-se à venda nas lojas Tok&Stok de São Paulo ou pelo
site da loja, por R$ 42,00.
Que tal inovar e criar uma lavanderia colorida e cheia de
estilo? Com a linha Radical Pink e Colors, da Ordene, é
possível organizar a casa e ainda aproveitar para abusar das cores na
decoração dos ambientes. Disponíveis nos tons branco, azul, roxo e
verde, as caixas são translúcidas, o que facilita na hora de identificar
os objetos dentro delas. A linha vem com diversos tamanhos, o que
permite escolher a opção que melhor se encaixa nas necessidades dos
moradores da casa. Podem ser encontradas nas lojas Etna e o preço varia
entre R$ 39,00 e 49,99.
Por Renato Trentini - Equipe BBel
Publicado em 26/05/2011 Atualizado em 02/05/2012
Chão em sua casa
Otimize o tempo gasto com essas tarefas domésticas.
Limpar a casa diariamente evita
que o acúmulo de sujeira faça você perder horas de seu final de semana
fazendo faxina. Para otimizar seu trabalho diário de varrer e
passar um pano úmido no chão, siga as dicas a seguir.
Dicas gerais para varrer e passar pano de chão em sua casa
Para manter a limpeza da sua casa, em espaços reduzidos é possível varrer
e passar pano de chão em menos de meia hora. Para isso confeccione um
avental com vários bolsos para que você possa colocar panos,
esponjas e alguns produtos de limpeza. Assim, você já fica com tudo à
mão.
Tire o pó dos móveis depois de varrer para retirar a
poeira levantada pela vassoura.
Concentre-se em um cômodo por vez. Todos os objetos
do chão devem ser retirados para facilitar o trabalho de varrer e passar
pano. Para limpar os carpetes, varra contra o sentido
das fibras e retire toda a poeira, depois varra ao contrário - seguindo o
sentido das fibras - para deixá-lo mais bonito.
Se preferir usar aspirador de pó no lugar da vassoura, escolha
uma tomada que esteja no centro de sua casa para ligá-lo.
Aspire o que alcançar dali, corredores, áreas comuns e o centro das
salas. Isso diminui o tempo gasto com essa tarefa.
Não exagere no uso de produtos químicos de limpeza. O
efeito pode ser contrário, já que a química presente nesses produtos
pode danificar seu piso. Se a limpeza de sua casa é feita com
frequência, não há motivo para usar grandes quantidades de produtos de
limpeza.
Escolha um cômodo por semana para realizar uma limpeza mais completa.
Assim você cria uma rotina constante de faxina e de manutenção ao mesmo
tempo.
Diferentes tipos de vassouras para varrer diferentes tipos de
sujeiras
O tipo de vassoura mais recomendado para varrer partículas finas de
poeira em superfícies lisas como as dos pisos ou encerados são as vassouras
de cerdas mais curtas e macias.
Na remoção de sujeira mais pesada (depois de uma festa, por exemplo),
bem como de limpeza de pisos ásperos as vassouras de cerdas
compridas e duras são mais indicadas. Existem modelos de
vassouras cujas cerdas duras estão dispostas em um formato mais fino e
angular, ideal para limpar cantos e embaixo dos móveis.
Há também a junção dos dois tipos de cerdas em um modelo só. Essas
vassouras têm cerdas duras no meio, para retirar a sujeira pesada, e
cerdas macias em suas extremidades, para tirar a poeira fina. É ótima
para casas que possuem crianças.
As vassouras feitas de PET reciclado são mais leves,
bastante resistentes, não riscam o chão e como acumulam carga estática,
funcionam como imãs para poeira mais fina. Além disso, são
ecologicamente corretas.
Outra vassoura amiga do meio ambiente é aquela que possui cerdas
naturais, ideal para limpar áreas externas e calçadas.
Melhor para limpar o chão: varrer ou passar aspirador de pó?
A vassoura possui a vantagem de ser silenciosa.
Entretanto, ela não é muito eficiente para retirar cabelos e pelos de
animais. Além disso, a poeira mais fina é levantada ao ar, depois essa
poeira desce, e é aí que entra o pano de chão para finalizar a limpeza.
Os spiradores de pó devem substituir as vassouras se
houver animais domésticos em casa, pois tornam a limpeza de pelos,
cabelos e migalhas muito mais eficaz. Eles também são excelentes para
limpar carpetes, cortinas, armários e sofás.
Em casas de fácil manutenção da limpeza, o uso do aspirador faz com
que passar o pano de chão seja dispensável na maioria das vezes. Você
pode restringir o uso do pano úmido a duas ou três vezes por
semana.
Melhor para limpar o chão: pano úmido ou esfregão (mop)?
Passar um pano de chão molhado é a garantia de que mesmo o pó mais
fino levantado pela vassoura será retirado.
A vantagem de usar os esfregões (mop) em vez de usar
rodo com pano de chão é que não é necessário agachar nem molhar as mãos
para torcer o esfregão. Isso é feito no balde apropriado para esse tipo
de esfregão, basta torcer o cabo pressionando um pouco.
Como já dito anteriormente, não é preciso exagerar no uso de produtos
químicos para a limpeza do chão. Pode-se inclusive, utilizar uma
mistura caseira bastante eficaz. Para cada litro de água, acrescente:
- 4 colheres (de chá) de vinagre branco;
- ½ limão;
- 2 colheres (de chá) de bicarbonato;
- 2 colheres (de chá) de amaciante de roupas (neutraliza o cheiro do vinagre).
Empregada X bagunça
Se você não tem uma ajudante
para os serviços domésticos, vamos ensiná-la a evitar que a bagunça se
instale. A sua casa deve ser organizada e cada objeto deve ter um lugar
correto para ser guardado.
O segredo para acabar com a bagunça é organizar a casa inteirinha,
depois de tudo arrumado, sua casa estará em ordem, e o ambiente, mais
leve. Assim será fácil viver sem ajudante e sem bagunça.
Bagunça não aparece sozinha
Se a sua casa passou o dia
sozinha, na hora que você chegar ela estará do jeito que a deixou.
Recolha a correspondência debaixo da porta e a coloque no lugar
designado para ela.
Coloque tudo o que trouxe da rua no lugar correto. Não jogue nada em
qualquer gaveta, deixe cada gaveta para determinado objeto. Guarde a
chave do carro no chaveiro perto da porta e os jornais no revisteiro.
Fez alguma compra de mantimentos? Coloque em cima da mesa da cozinha e
guarde tudo em seus lugares: geladeira, despensa, armários.
Saia da cozinha deixando-a sem bagunça e levando tudo o que estava em
suas mãos e que devem ser guardados em seus lugares corretos.
Se for guardando os objetos na medida em que os usa, a
arrumação está feita. Guarde sua bolsa diretamente no lugar
apropriado, sem deixar em cima da cama. Tire o sapato e guarde-o direto
no armário ou, se precisar limpá-lo, na lavanderia.
Vai colocar uma roupa mais confortável? Quando tirar a usada, veja se
ela precisa ser lavada ou repassada. De qualquer maneira, pendure-a no
cabide na área de serviço para arejar.
Você deve estar achando essa organização uma chatice, não é? Você
chega exausta em casa e só o que quer é largar tudo no chão e deitar no
sofá, acertei?
Antes de deixar a preguiça tomar conta de você, lembre-se de que não
conta com ajuda e terá que arrumar sozinha a bagunça que fizer. Deixe
tudo em ordem, só depois relaxe. Assim não existirá bagunça em sua casa.
Criamos hábitos. Portanto, se você se decidir dar um fim na bagunça,
terá que adquirir
novos hábitos.
No começo será necessário fazer um esforço, mas com o tempo a atitude
de organização será automática.
Você descansará sossegada sem se preocupar em arrumar o que deixou
pelo caminho.
Sem bagunça no banheiro
Depois do banho, devemos enxugar
as paredes do box para que o rejunte do azulejo não fique preto .
Deixe uma toalha de rosto velha no armário do banheiro para este fim. A
porta do box deve ficar aberta para que a umidade não embolore as
paredes.
A pia deve ser limpa logo após o uso, não deixe fios de cabelo e
restos de pasta de dente. Com as mãos fechadas em concha, jogue água em
toda a pia e tire a sujeira grudada. Enxugue também com aquela toalha de
rosto velha guardada no armário.
Toalhas de banho depois de usadas devem ser imediatamente estendidas
em local arejado. Toalhas de rosto devem ser trocadas dia sim dia não,
pois é mais fácil lavar uma toalha ainda limpa do que mais suja.
Sem bagunça na cozinha
Não faça frituras em sua
cozinha, senão você vai ter que limpar a gordura das paredes e os
respingos no fogão. Então, nada de bife, batata ou ovo frito.
Use o mínimo de panelas possível e assim que terminar o jantar
passe um pão duro nos pratos sujos de comida, jogando as
sobras fora. Em seguida, passe um papel para tirar os resíduos que
ficaram no prato. Faça a mesma coisa com as travessas e panelas, isso
fará com que a lavagem fique bem mais fácil, além de não engordurar a
pia.
Guarde os restinhos de comida em potes plásticos tampados. Atenção,
os copos só devem ser lavados depois que a pia estiver limpa para que
não engordurem.
Viu? Você usou sua cozinha sem fazer bagunça!
Sem bagunla na sala
Quando você estiver descansada,
tire o pó dos móveis da sala, ponha água nos vasos, tire os jornais
lidos que devem ir para um local predeterminado na área de serviço ou
diretamente para o lixo.
Também é a hora de abrir as correspondências. Jogue fora os anúncios
que não lhe interessam e coloque as contas a serem pagas em uma pasta
classificadora no dia certo do pagamento. Quando abrir a pasta, veja se
tem alguma conta a ser paga no dia seguinte e coloque-a em sua bolsa.
Se possível faça o pagamento pela internet ou vá ao banco no dia do
pagamento. Dê uma solução a todo tipo de correspondência, nada deve
ficar para trás.
Quando sair da sala e for para o quarto, afofe as almofadas no sofá
e, se for o caso, passe uma vassoura mágica no chão e limpe algum
lixinho. Enfim, deixe a sala limpa e em ordem.
Você viu que a preocupação foi muito mais não sujar
do que fazer limpeza?
Sem bagunça a dois
Se você mora com outra pessoa,
mas é responsável pelos serviços domésticos, deverá ensinar tudo o que
dissemos acima para seu par. Desse jeito, a pessoa vai colaborar
para manter a casa limpa e não sobrecarregará você.
Por
Bebel Ferreira
Segredo da organização
Shutterstock
Depois de ter realizado uma boa
faxina e organizado sua casa do jeito que você sempre quis, tudo que
você precisa fazer é manter a ordem pelos próximos meses.
Entretanto, com o corre-corre diário, manter a casa organizada pode
parecer uma tarefa quase impossível.
Se você ainda não se organizou e não sabe nem por onde começar, a
solução pode ser contratar um profissional da organização ou separar um
final de semana para deixar tudo em ordem. Aqui você
encontra dicas preciosas para uma boa faxina geral. Esse pode ser o
pontapé inicial para a criação de uma rotina mais saudável, que lhe
ajudará a poupar mais tempo.
É preciso também identificar quais hábitos são os principais
responsáveis pelo acúmulo de bagunça em sua casa, estudando seu próprio
comportamento e o de sua família. As roupas de cama, mesa e banho já
passaram da hora de lavar? Há roupas sujas misturadas com roupas limpas?
Uma conta se perdeu e deixou de ser paga? A louça da cozinha está
acumulada? A verdade é que no gerenciamento de casa existem
ações que não podem ser deixadas para depois e identificar
quais são elas é o primeiro passo para não ter que perder muito tempo
correndo atrás do prejuízo.
A seguir, daremos sugestões de atitudes simples que podem ajudar você
a criar uma rotina mais organizada. Basta que você se comprometa a
manter a rotina ideal durante 21 dias para ver o hábito
tornar-se uma atitude quase mecânica.
Shutterstock
Normalmente, os itens que
demandam atenção especial no gerenciamento de casa são as roupas,
a cozinha, o banheiro, as correspondências e o supermercado. O
atraso na limpeza e na organização de um desses setores pode ser o
início do caos. Por isso, crie rotinas especiais para cada um deles e
tente ser fiel durante 21 dias, fazendo os devidos ajustes quando
necessário.
Separe um espaço no armário para colocar as roupas que você pode usar
mais uma vez antes de lavar. Assim, ao invés de deixar espalhadas
roupas pelas cadeiras, camas e móveis, tudo fica em um só lugar. Existem
armários pequenos com cabides que permitem a circulação de ar, evitando
que as roupas fiquem mal cheirosas.
Outra opção são as araras e os cabideiros, mas esses últimos, apesar
de charmosos, podem amassar as roupas. Se não for usar novamente a
roupa, então o destino dela deve ser o cesto de roupa suja. Se puder
colocar um deles bem próximo ao lugar onde você se troca, certamente vai
facilitar o hábito de não deixar roupas espalhadas.
Para roupas de cama, mesa e banho, estipule uma troca por semana ou a
cada três dias, dependendo de sua rotina. O importante é fazer da regra
um hábito. Colocar as toalhas para secar após o banho e a roupa suja no
cesto são atividades simples que não demandam mais que alguns segundos.
Deixar para fazê-las depois sempre resulta em roupas malcheirosas e
desorganização. Para deixar a cama sempre arrumada, a
dica é adquirir um cobre-leito. Os cobre-leitos tornam a arrumação da
cama mais rápida e garantem que sua cama fique protegida de pó e
insetos.
Na cozinha, tente lavar a louça logo após utilizar os utensílios,
mas, caso não seja possível, tente deixar a pia limpa antes de dormir.
Além de evitar que a sujeira fique durante horas sobre a pia atraindo
insetos, você garante uma cozinha impecável no café da manhã. No fogão,
utilize os protetores de alumínio que podem ser trocados rapidamente.
Para o banheiro, compre sachês desinfetantes para
seu vaso sanitário e sempre enxágue o box após o banho. Caso o banheiro
seja mais movimentado, passe também um pano no chão umedecido em
desinfetante para garantir a limpeza até a próxima faxina.
Correspondências e compras
Shutterstock
O tempo para ir ao supermercado
parece cada vez mais escasso. Isso pode significar a falta de produtos
de limpeza na hora em que se precisa deles, além de uma alimentação a
base de produtos que possam ser estocados - quase nunca saudáveis. Tente
criar a rotina de ir ao supermercado uma vez por semana,
assim as compras são menores e demandam menos tempo. Mantenha também o
hábito de criar e alimentar listas com os produtos que forem acabando.
Para organizar a correspondência e os novos objetos que chegam em
casa, tenha uma caixa na entrada de casa, pode também
ser um móvel com uma gaveta espaçosa ou uma caixa organizadora sobre um
criado. O importante é haver espaço suficiente para alocar cartas
recém-recebidas e outros papéis e objetos que acabaram de chegar em sua
casa e ainda não têm destino certo.
Essa pode ser uma caixa onde ficará alocado tudo que você, ao final
do dia, deixou para resolver depois. Semanalmente seu conteúdo
deve ser processado e soluções para cada problema devem ser encontradas.
Se preferir, compre uma caixa que contenha uma divisão, assim você
separa a correspondência de outros objetos - aquela caneta que precisa
ser devolvida, o telefone que precisa ir para a agenda do celular, a
foto que você precisa escanear.
No móvel (ou caixa) de entrada e saída você também pode deixar um compartimento
separado para as coisas que não podem ser esquecidas na hora de sair:
o presente de aniversário, os exames na hora de ir ao médico, os papéis
para a reunião de amanhã. Para os esquecidos, tudo à vista dá mais
segurança na hora de sair de casa.
Uma limpeza superficial é melhor que nenhuma
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Sujeira chama sujeira e quanto
mais bagunça se acumula, mais tendemos a bagunçar e deixar para arrumar
depois. Por isso, uma limpeza rápida é melhor do que nenhuma limpeza.
Muitas vezes o perfeccionismo pode fazer parecer que não vai dar tempo
de levantar todos os móveis para varrer cada canto, mas uma limpeza
superficial pode facilitar muito a sua vida no dia da faxina e evitar
que o caos se instale. Varrer sem preocupar-se em tirar o pó de cada
cantinho de casa já elimina grande parte da poeira acumulada que poderia
até causar alergias.
Convencione um lugar para cada coisa. Tudo deve ter
um lugar para ser guardado. Se tudo na sua casa tem um lugar, os objetos
novos vão se destacar da organização e tudo que você precisa fazer é
imediatamente convencionar um lugar para eles.
Se a falta de espaço virou desculpa para deixar objetos espalhados,
vale ficar de olho nas últimas novidades em mobiliários do
mercado. É possível acrescentar gavetões com rodinhas sob a cama para
guardar os sapatos, investir em cantoneiras para guardar souvenires e
adquirir estantes mais finas para abrigar suas revistas.
Por
Bebel Ferreira
Publicado em 11/05/2011
Publicado em 11/05/2011
Mudança
Planejamento
Dreamstime
Você seguiu as dicas de como
organizar uma mudança de casa e agora encontra-se em seu novo lar,
envolto por pilhas de caixas sem saber por onde começar? O site BBel
separou algumas dicas para você começar a organizar sua nova casa com o
pé direito. Essa pode ser sua oportunidade de substituir os maus hábitos
e criar uma rotina de organização que facilite sua vida.
O impulso de deixar tudo pronto o mais rápido possível é um dos
grandes inimigos de quem acabou de se mudar. Por mais planejada, sempre
existem eventualidades na mudança e este é o momento de ter
paciência. Se tiver se mudado para uma casa maior vai se
deparar com espaços extras com os quais não tinha contado. Já, se tiver
se mudado para uma casa ou apartamento menor, o desafio será aproveitar o
espaço da maneira mais inteligente possível para que todos os seus
pertences sejam perfeitamente acomodados.
Crie uma agenda e planeje quantos dias serão necessários
para colocar tudo em ordem. Tudo depende do número de coisas
que irá precisar desencaixotar e organizar. Para espaços menores, uma
semana deve ser o suficiente. Você também pode recorrer aos amigos e
familiares e prever em quais dias poderá ter uma ajuda extra. Não se
sobrecarregue, é melhor ir realizando as tarefas com zelo para no final
tudo estar perfeito.
Decida por ordem de prioridade qual a sequência de cômodos que
você seguirá organizando. Se, na hora da mudança, não tiver separado
uma caixa com as roupas para a semana, o quarto deverá ser o primeiro.
Caso já tenha organizado suas roupas para os primeiros dias, então
talvez seja melhor começar pela cozinha.
Acessórios e dicas para organizar sua nova casa
Dreamstime
Tenha em mente que tudo o que
está nas caixas deverá ser guardado em algum lugar. Há armários
suficientes? Estabeleça um objetivo para cada armário.
Antes de desempacotar qualquer coisa, pergunte-se se sua roupa de cama,
toalhas, casacos, roupas do dia a dia e sapatos estarão no mesmo
cômodo. Há prateleiras, gavetas e cabides suficientes? Prepare
os armários para que sua organização seja completa. Você pode
adicionar alguns acessórios que auxiliam nisso: cabides organizadores,
sacos organizadores a vácuo, organizadores de gavetas e caixas
transparentes. Outra dica é comprar uma arara ou cesto com rodinhas para
colocar os itens que precisam estar ventilados.
Quarto
Cabides de metal podem estragar suas roupas. Invista em
cabides de plástico ou madeira. Para melhor organizar, você
pode padronizar seus cabides para roupas e ter modelos diferentes para
cintos, colares, gravatas e lenços.
As sapateiras permitem que você escolha o sapato do dia sem precisar
abrir várias caixas para encontrá-los. Porém, aqueles sapatos que você
usa apenas em ocasiões especiais poderão ser guardados dentro das
próprias caixas, no piso do guarda roupa. Deixe na sapateira apenas os
sapatos de uso no dia a dia.
Aproveite a oportunidade para agrupar suas roupas baseando-se na
maneira como você as usa e no quão frequentemente as usa. Divida-as por
cores, estação ou em roupas para trabalhar, passear, ficar em casa ou
fazer esportes.
As peças de roupas sazonais devem ser protegidas por capas
plásticas sobre o cabide. Blusas de lã podem ser guardadas em
sacos plásticos transparentes e serem alocadas nas partes mais altas do
seu armário se o espaço disponível nas gavetas não for suficiente.
Não encha demais as gavetas. Deixe sempre um espaço para que possam
ser fechadas com facilidade e não coloque nelas objetos muito pesados,
pois podem fazer com que o fundo da gaveta descole.
Organização da cozinha
Dreamstime
Nos primeiros dias depois da
mudança é quase impossível usar a cozinha, melhor nem tentar. Deixe
pratos, talheres, copos e panelas que você vai utilizar no dia a dia nas
partes mais acessíveis dos armários. Já nas mais altas devem ficar os
utensílios usados apenas em ocasiões especiais.
Compre alguns potes de plástico maiores para abrigar os
menores, você pode separar um pote maior também para organizar
as tampas. Os vasilhames de plásticos são muito práticos para guardar e
congelar alimentos.
Separe um armário só para guardar alimentos. Estoque os que estiverem
em embalagens maiores na prateleira mais baixa e os mais utilizados nas
prateleiras mais altas.
A organização demanda disciplina, por isso, faça um cronograma com as
tarefas domésticas. Cada lar tem sua própria rotina, basta que você
determine qual a frequência ideal para realizar suas tarefas. Você pode
estabelecer, por exemplo, fazer uma faxina uma vez por mês, que inclua
limpar azulejos, cortinas, portas, batentes, vidros e geladeiras.
Pode se organizar uma vez por semana para trocar os lençóis e também
lavar e passar as roupas. Em duas vezes na semana pode trocar as toalhas
da casa e, em dias intercalados, passar aspirador de pó em tapetes e
carpetes. Fixe um cronograma na cozinha ou na área de serviço e comece
sua vida na nova casa com muita organização.
Por
Equipe
BBel
Publicado em 09/03/2010
Publicado em 09/03/2010
Recém-casados
Os prepararativos para o casamento
Shutterstock
A mudança na rotina de quem
acabou de casar pode gerar os primeiros atritos entre o casal.
Descontrole com finanças, bagunça pela nova casa e saudades das regalias
proporcionadas pelos pais são os principais motivos que fazem muitos
casais repensarem se o casamento foi uma boa escolha. Algumas dicas e
truques facilitam a adaptação nessa nova fase da vida
e, com bom humor e paciência, fica fácil organizar a rotina da casa e do
casal.
A home organizer Adriana Saade, que também trabalhou com organização
de casamentos, comenta que é preciso se organizar desde o
momento em que se toma a decisão de casar. "É preciso sentar e
colocar no papel tudo o que eles precisam para casar. Quanto vão
precisar de dinheiro, se vão alugar ou comprar um imóvel, se vai ter
festa de casamento, se vai ter lua de mel. Começar uma nova
vida com tudo planejado é bem mais fácil" , orienta Adriana.
Como todo casal que planeja uma vida em conjunto, Juliana de Costa e
Odilson dos Santos Oliveira Junior, começaram a planejar o futuro.
"Quando decidimos casar paramos para fazer os cálculos. Algumas vezes
viajamos para a praia levando um caderno para fazer as projeções de
gastos. Por precaução, até conta de farmácia estávamos somando", explica
Juliana. A grande preocupação do casal era se os salários
seriam compatíveis para manter uma casa. "Para economizar o
Junior me proibiu de comprar sapatos durante um ano", ironiza Juliana.
Junior e Juliana compraram um apartamento ainda na planta, em 2008,
com promessa de entrega pela construtora para dezembro de 2010. O
noivado aconteceu dois anos depois da compra, em março de 2010. A data
do casamento foi marcada para um ano depois, quando o apartamento já
estaria pronto para morar, porém, a obra acabou atrasando e o
apartamento só foi entregue em julho de 2011. Nesse meio tempo eles
moraram na casa da irmã de Juliana por duas semanas e outras duas
semanas na casa dos pais da noiva. "A sorte é que o meu outro
apartamento, que estava alugado, desocupou e nós nos mudamos para lá
enquanto o novo não era entregue", comenta o servidor público.
A organizer sugere antecipar os detalhes para evitar que os
problemas se acumulem para perto da data do casamento. "Muitos
preferem receber os presentes depois que voltam da lua de mel. Isso gera
confusão dentro da nova casa. O ideal é que, tendo espaço na casa dos
pais, os noivos guardem os presentes lá e aos poucos, com calma, vão
arrumando a casa nova, sem bagunça nem estresse", comenta.
Organizando a casa
Shutterstock
Com a casa já montada, é hora
de organizar a rotina do novo casal. Adriana comenta que atualmente os
casais passam muito tempo no trabalho e conseguir organizar, colocar a
casa em ordem e finalmente instituir a rotina demora um tempo. A dica da
organizer é começar com uma boa conversa, dividindo os
afazeres domésticos conforme os horários de cada um. "Hoje em
dia os casais se ajudam mais e fica mais fácil dividir as tarefas. O
único problema é que é uma técnica de tentativa. O casal pode acertar,
mas também é permitido errar", comenta Adriana.
Para alguns casais essa organização é algo que se institui
espontaneamente, como aconteceu com Juliana e Junior. Ele, servidor
público, trabalha por escala e tem horários mais flexíveis do que ela,
que trabalha de segunda a sexta. Por esse motivo, naturalmente, Junior
assumiu boa parte da organização da casa.
Juliana conta que enquanto morava com os pais não tinha necessidade
de ajudar nos serviços domésticos. "Logo depois que eu casei, comprei um
livro de cozinha para iniciantes. Até para fazer arroz eu recorria ao
livro", conta a administradora. Para Adriana, organizar a casa não é
algo que se aprende de uma hora para outra, pois demanda tempo e é
preciso se preparar de alguma forma. "Apesar de todo feminismo, ainda há
a cultura onde a mulher precisa organizar a casa e dar conta de tudo.
Mas não é bem assim. Isso é uma preocupação da mulher, mas
independente do sexo e da rotina de trabalho, é algo que tem que ser
dividido", sugere a organizer.
Conciliando orçamento e família
Shutterstock
Para o casal, uma das partes
mais complicadas foi conciliar as contas e se adaptar ao novo
orçamento familiar. "Nós éramos individualistas. Se um dos dois
quisesse um casaco, não parávamos para pensar que no final do mês
teríamos as contas para pagar. Simplesmente comprávamos", conta Juliana.
Adriana comenta casos de casais que dividem as contas da residência
igualmente, porém, ela sugere que elas sejam separadas por grupo. "Acho
importante que o casal tenha contas bancárias separadas, pelo menos no
começo, até se adaptar à nova rotina financeira da vida a dois.
Não sou contra a conta conjunta, porém, acredito que isso é um segundo
passo", sugere a organizer.
Uma dificuldade enfrentada pelos casais logo que mudam para a nova
casa é sobre o que comprar e como abastecer geladeira e
despensa. Junior e Juliana tiveram a ajuda de um assistente
para fazer a primeira compra. O pai da noiva é dono de um supermercado
em Curitiba e auxiliou os noivos nessa tarefa. Adriana comenta que os
casais sempre se atrapalham no começo e sugere que se evite os
exageros, principalmente ao comprar perecíveis. A organizer
lembra que provavelmente a primeira compra virá na mesma fatura que os
gastos da viagem de lua de mel. " É preciso se controlar para
não cometer excessos e se descontrolar nas contas", sugere.
O casamento geralmente é mais sentido pelos pais do que pelos noivos.
A ajuda nos primeiros momentos é fundamental, porém alguns
limites devem ser impostos. Adriana afirma que é importante que
os pais estejam por perto e que os filhos saibam que podem contar com
eles a qualquer momento, porém, é preciso ter bom senso para
não invadir o espaço, individualidade e privacidade do casal.
"Não dá para você começar uma vida a dois com mais quatro pessoas em
volta", comenta a organizer. Junior precisou tomar essa atitude e
colocou limites à intervenção dos pais na casa. Para Adriana, o novo
casal precisa ter muito jeito para não magoar os pais e deixar claro que
agradecem a ajuda, porém, quando for necessária, eles pedirão.
Por
Renato Trentini - Equipe BBel
Publicado em 15/12/2011
Publicado em 15/12/2011
Quarto de brinquedo e de brincar
Vai organizar o quarto de brinquedo?
Brincar é uma
necessidade da criança. Ela tem que ter tempo para brincar, pois, estará
elaborando os conflitos sentidos por ela no dia a dia e desenvolvendo
seu lado intelectual.
A criança explora o mundo através do ato de
brincar, desenvolvendo os órgãos dos sentidos, a função sensorial, a
função motora e a emocional.
Devemos organizar um quarto de
brinquedo de acordo com a faixa etária daqueles que vão usá-lo e deve
ser reformulado à medida que as crianças crescem.
Brincar estimula
a criatividade, devendo os pais dar às crianças objetos simples como
caixas vazias, lápis de todos os tipos e cores, tesoura sem ponta, cola,
palito de sorvete, barbante.
Brincar é uma das atividades mais
importantes da infância.
Computador e TV.
Estes
dois acessórios não devem fazer parte do quarto de brinquedos. Eles não
são brinquedos.
Deixam a criança quieta, mas passiva. Quando a
criança brinca, ela trabalha o seu desenvolvimento e ajuda ela se
organizar. Favoreça para que isto aconteça.
Quarto de
brinquedo.
Agora que você já se conscientizou da
importância do quarto de brinquedo vamos lhe dar dicas de como organizar
este espaço.
Decoração do local:
O quarto
de brinquedo deve ser arejado, ter boa iluminação ter as tomadas vedadas
e telas de proteção nas janelas.
Deve-se tomar cuidado com
escadas e degraus que estejam por perto.
O piso deve ser de
material lavável tendo por cima alguns tapetes também fáceis de lavar,
onde a criança se sentará para brincar.
Uma mesa da
altura da criança e cadeirinhas para elas fazerem suas atividades. Esta
mesa deve ter cantos arredondados para evitar acidentes.
Pode-se utilizar prateleiras ou caixas plásticas
coloridas que serão usadas para separar os brinquedos. O material mais
adequado é o plástico, ou também caixas de madeira pintadas, caixas de
papelão forradas com papel contact colorido.
Você viu como colocando cor ou um papel na parede na sala de brinquedo, a decoração alegre?
Se
tiver apenas um armário para guardar os brinquedos das crianças veja
que, organizar é fácil. Faça com o maior capricho e deixe que ele tenha
uma boa visualização.
Podemos também colocar outros móveis
para sua criança brincar como: uma casinha de bonecas, uma cabana de
índio, um mini escorregador. Tudo vai depender do tamanho do quarto e da
idade da criança.
Dicas para evitar acidentes
na sala de brinquedos:
Alem de providenciar um quarto de
brinquedos fisicamente seguro não podemos esquecer de termos cuidado com
os brinquedos que ofereceremos às crianças.
Lembre-se: A ordem é
organizar para facilitar.
1. As instruções do brinquedo devem ser
cuidadosamente lidas para ensinar a criança usá-lo sem perigos e de
maneira que não os destrua imediatamente.
2. Os brinquedos devem
ser oferecidos à criança sem embalagem, principalmente se forem sacos
plásticos que podem causar asfixia.
3. Dê brinquedos para
crianças de acordo com a faixa etária recomendada;
4. Analise
sempre os brinquedos assim você notará danos e potenciais riscos tais
como pontas afiadas e arestas;
5. Brinquedos que emitam som muito
alto ou usem projéteis com pontas e bordas afiadas, como dardos e
flechas estão vedados.
6. Brinquedos que possuam pilhas devem ser
muito bem cuidados, e usados apenas com a presença de um adulto.
7.
A mesma precaução deve ser tomada com brinquedos elétricos que devem
ter seus fios guardados longe da luz direta do sol, umidade, água,
fontes diretas de calor e de raios ultravioletas.
Após a
brincadeira, as crianças devem guardar e organizar seus brinquedos em
local apropriado. Brinquedo bem conservado também ajuda e evitar
acidentes.
Brinquedos para crianças maiores podem ser perigosos
para os menores e devem ser guardados separadamente.
Os brinquedos
se dividem por faixa etária para favorecer o desenvolvimento das
crianças.
Por
Equipe
BBel
Publicado em 04/12/2008
Publicado em 04/12/2008
Lição para vida toda
Shutterstock
Aos 3 anos, as crianças já
conseguem colocar seus brinquedos de volta em seus lugares, limpar com
um pano o lugar na mesa onde comeram, colocar suas roupas sujas no cesto
e agrupar objetos que estejam espalhados. Dos 4 aos 5 anos de idade, as
crianças aprendem como organizar melhor suas coisas,
conseguem separar e ajudar na arrumação das compras de supermercado e
podem ter suas primeiras lições para arrumar suas camas. De 6 a 8 anos
de idade as crianças podem ser ensinadas como regar as plantar, dobrar e
guardar suas roupas limpas, ajudar a por a mesa, ajudar a lavar o carro
e manter seu próprio quarto perfeitamente limpo.
Com os adultos por perto, as crianças se sentem mais motivadas a
realizar tarefas domésticas. Depois do dia de maratona, para mantê-las
comprometidas a deixar seu quarto arrumado, invente maneiras divertidas
de controle até que o hábito se fixe e as crianças se adaptem à rotina
de limpeza. Um ambiente limpo, fresco e lúdico, onde a criança possa
brincar com liberdade e segurança, contribui inclusive para sua capacidade
de concentração.
Muitos pais ficam indecisos na hora de ensinar seus filhos a ajudarem
nos afazeres domésticos, mas esses ensinamentos são tão importantes
quando o ensino dos cuidados com a higiene pessoal. Depois dessas
lições, a criança estarámelhor preparada para viver em sociedade,
realizar tarefas em equipe e conviver com os outros executando suas
próprias responsabilidades.
Por
Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011
Publicado em 22/02/2011
Arrumação divertida
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Depois de preparar o ambiente, é
hora de entender as regras do jogo da organização. É importante que as
crianças compreendam o motivo de cada regra como um fator de motivação.
Exalte, por exemplo, as vantagens de se estar num ambiente limpo e
organizado depois das brincadeiras. As crianças também devem participar
das decisões quanto ao cumprimento das tarefas para que memorizem suas
responsabilidades.
Para deixar o trabalho mais divertido, compre um quadro de cortiça,
de ímãs ou para caneta e anote, de maneira divertida, cada tarefa que
deva ser realizada pela criança para deixar todo o quarto em ordem.
Depois, atribua prêmios para o cumprimento semanal de
todos os itens. Mas, cuidado com imposições. Dependendo da faixa etária,
as crianças podem ser muito resistentes às ordens. A dica é montar uma
lista de afazeres e deixar que escolham o que querem fazer.
A regra de colocar os objetos no mesmo lugar depois de tê-los
utilizado é de simples explicação e abrange a maior parte das ações que
precisam ser realizadas para manter o quarto em ordem. A brinquedoteca
deve estar sempre em ordem antes de dormir, os livros devem ir para as
prateleiras depois de lidos, a roupa da escola vai para o cesto de roupa
suja após a aula, etc.
Aproveite a arrumação para ensinar também seus filhos a dividirem
seus brinquedos. Uma vez ao ano, convide-os a escolher aqueles dos quais
tiverem se cansado de brincar e doe a instituições de caridade.
Algumas dessas instituições recuperam os brinquedos quebrados, mas você
pode ensinar as crianças a cuidarem melhor de seus brinquedos para que
durem mais ou para que outros possam brincar com eles depois. O mesmo
vale para sapatos e roupas.
Por
Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011
Publicado em 22/02/2011
Brincou, guardou
Shutterstock
Como as crianças conseguem
compreender melhor como executar tarefas específicas, o ideal é dividir a
arrumação geral do quarto em tarefas menores. Organize o quarto em
setores e decore-os como ambientes diferentes para facilitar a divisão
de tarefas no caso de mais crianças dividindo o mesmo quarto, ou apenas
para tornar a arrumação menos monótona. Juntos, vocês podem escolher um
cantinho para os brinquedos (brinquedoteca), um cantinho com uma mesa
para os trabalhos de arte e leituras, um cantinho para os sapatos, etc.
Use apenas prateleiras e móveis mais baixos, ao alcance das crianças.
Você pode separar os brinquedos por tamanho, categoria, idade, ou como
preferir, em caixas organizadoras transparentes, assim, não será
necessário que espalhem todos os brinquedos enquanto procuram aquele
carrinho favorito. Se quiser colocar etiquetas para facilitar a
compreensão dos espaços, opte por desenhar símbolos, ao invés
de simplesmente escrever.
Também é importante que o quarto seja um ambiente suficientemente
seguro para que elas tenham autonomia e liberdade. Quando corretamente
estimuladas, as crianças se sentem orgulhosas por conseguirem executar
aquilo que lhes é pedido, especialmente quando conseguem realizar sem a
ajuda dos adultos. Atente para o tamanho das prateleiras, a proteção de
janelas e tomadas, não deixe objetos ou substâncias perigosas ao alcance
e, inicialmente, acompanhe o andamento da organização e, aos poucos,
deixe que os pequenos a realizem sozinhos.
Na primeira arrumação do quarto, você pode realizar uma gincana
com brincadeiras e competições que incluam pequenas tarefas
domésticas. Leve em conta a idade de cada criança e a desafie com
tarefas que ela possa cumprir sem grandes esforços físicos. A molecada
nem vai perceber que estava arrumando a casa.
Por
Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011
Publicado em 22/02/2011
Arrumar o quarto
Shutterstock
As crianças trazem alegria para
dentro de casa, como também bagunça. Através das brincadeiras e dos
brinquedos, elas começam a formar a base de palavras e experiências que
usarão nas futuras associações de ideias. Assim como é importante
motivar as crianças com brincadeiras inteligentes e saudáveis, também é
preciso que os pequenos aprendam a guardar e arrumar seus
objetos pessoais depois de terminada a diversão. Fazer com que
consigam manter seu entorno limpo e organizado é uma valiosa lição de
higiene e convívio em sociedade.
A partir dos três anos de idade, algumas pequenas lições de organização já podem ser ensinadas como dobrar suas próprias roupas e guardá-las no armário, por exemplo. Para os pequenos pode ser difícil compreender a ordem de arrumar seu quarto (ordem genérica), porém, eles responderão bem se lhes forem pedidos para dobrar sua própria roupa (ordem específica) e colocá-la no guarda roupa ou no cesto de roupa suja.
Ainda que as tarefas de arrumação não sejam executadas com perfeição, ou às vezes resultem em uma desordem ainda maior, é preciso ter paciência e constância para ensinar. Ao aprender desde cedo, as crianças vão desenvolvendo hábitos saudáveis sem nem mesmo perceber.
A partir dos três anos de idade, algumas pequenas lições de organização já podem ser ensinadas como dobrar suas próprias roupas e guardá-las no armário, por exemplo. Para os pequenos pode ser difícil compreender a ordem de arrumar seu quarto (ordem genérica), porém, eles responderão bem se lhes forem pedidos para dobrar sua própria roupa (ordem específica) e colocá-la no guarda roupa ou no cesto de roupa suja.
Ainda que as tarefas de arrumação não sejam executadas com perfeição, ou às vezes resultem em uma desordem ainda maior, é preciso ter paciência e constância para ensinar. Ao aprender desde cedo, as crianças vão desenvolvendo hábitos saudáveis sem nem mesmo perceber.
Por
Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011
Publicado em 22/02/2011
Camas funcionais
Shutterstock
Atualmente não é difícil
encontrar camas que já saem da fábrica projetadas para ajudar na
organização do quarto. É o exemplo das bicamas, que são compostas pela
cama principal e contam com um gavetão na parte de baixo que
serve para armazenar um colchão. Quando puxado para fora,
transforma-se em uma cama extra, ideal para receber visitas que vão
dormir na casa. Essa adaptação resolve o problema do colchão extra, que
muitas vezes fica encostado em um canto do quarto acumulando pó.
Para quem prefere algo mais moderno e não abre mão dos conjuntos box,
existem os modelos com baú, que disponibilizam toda a parte interna
para armazenar objetos. Os conjuntos são equipados com pistões que
asseguram a mobilidade vertical, possibilitando facilmente o acesso
aos objetos que estão guardados dentro do baú. Esse tipo de
cama merece atenção especial, principalmente em ambientes que costumam
ter problemas de umidade. O ideal é que sejam limpos quinzenalmente e
que durante algumas horas da semana o baú seja aberto para evitar mau
cheiro, mofo e bolor.
Outra opção para quem procura camas multifuncionais são as
fabricadas com gavetões, próprias para armazenar e organizar a
bagunça do quarto. Esse tipo de cama tem a vantagem de acumular
menos pó, pois os espaços que permitem a entrada de sujeira são
pequenos. Vale lembrar que assim como os conjuntos box com baú, os
gavetões também precisam ser limpos com frequência e
permanecer abertos durante algumas horas na semana para evitar problemas
com mau cheiro, bolor e mofo.
Por
Renato
Trentini - Equipe BBel
Publicado em 23/01/2012
Publicado em 23/01/2012
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