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sábado, maio 5

Desejo do dia...

Lindo e criativo

Varais funcionais

varal com roupas de bebê
Shutterstock
Mesmo quem mora em casas com espaço suficiente para abrigar varais tradicionais pode não estar disposto a manter a área externa cheia de cordinhas penduradas quando não há roupas para secar. Atualmente é possível encontrar diversos modelos de varais que, além de serem adequados para espaços pequenos, como costumam ser as áreas de serviço em apartamentos, podem ajudar a deixar quintais mais harmônicos. Veja abaixo as sugestões que o site BBEL separou para você. 
Varão de chão Pegasus da Secalux
Etna
Os varais de chão dobráveis são os modelos para espaços pequenos mais conhecidos. O varal acima, Pegasus, da Secalux, equivale a 9,4 metros de varal linear e suporta até sete quilos de roupas úmidas. Totalmente dobrável, ele já vem montado e pesa sozinho doze quilos. O diferencial são as asas laterais do produto que aumentam a área para acomodação de peças. À venda nas lojas Etna por R$ 109,90
 
varal de chão modelo Atenas
O modelo de chão Atenas, também da Secalux, equivale a onze metros de varal linear e ainda conta com dois conjuntos de porta-tênis. Assim como o modelo Pegasus, é fabricado em alumínio, com acabamento em plástico nas extremidades para evitar atrito e oxidação. Suporta até 6,5 quilos de roupas úmidas e na hora guardar, basta dobrá-lo

 
Varal Stick com corda de 18 metros
A novidade do mercado são os varais invisíveis, como o Varal Stick, da Secalux, acima. Os 18 metros de corda de polipropileno são recolhidos automaticamente pelo sistema instalado na base do varal quando não estão em uso. A base onde a corda fica armazenada é fixada na parede por três parafusos e tem o fundo removível, o que permite que a corda seja trocada em casos de dano.
Se seu espaço é pequeno, você pode instalar ganchos em zigue-zague nas paredes e passar a corda por eles. Segundo o fabricante, o Varal Stick suporta até 7 quilos de roupas úmidas. O modelo pode ser encontrado nas lojas Tok & Stock por a partir de R$ 29,90. Os preços foram consultados em fevereiro nas unidades de São Paulo.
 
Varal automático Dry Extend
O varal Dry Extend é composto por três cordas de nylon com seis metros de comprimento cada uma. A capacidade total do varal é de cinco quilos de roupas distribuídas de maneira uniforme. Também possui sistema de recolhimento automático e travamento das cordas. Quando não está em uso apenas a base de plástico do varal, fixada à parede por parafusos, é visível. Disponível nas lojas Tok&Stok pelo preço de R$ 65,00. 
Varal de porta da Secalux
Secalux
Também da Secalux, o varal acima é portátil e pode ser fixado em portas, janelas, toalheiros e até no box do banheiro graças ao sistema de alças em gancho que possui. Fabricado em aço, tem acabamento em pintura com tinta epóxi e extremidades em plástico, o que evita o atrito com as superfícies e oxidação. De acordo com o fabricante, equivale a 2,5 metros de varal linear e suporta até um quilo de roupas úmidas. À venda na loja virtual da Peg & Faça pelo preço de R$ 21,50.
 
Varal Varal de parede dobrável
O varal de parede acima tem 56 centímetros de largura e 30 de profundidade. Com estrutura flexível, a aba onde as roupas ficam penduradas pode ser dobrada após o uso. Equivale a três metros de varal linear e tem capacidade para até cinco quilos de roupas úmidas. Possui estrutura em aço com acabamento em pintura epóxi-pó branca e pode ser encontrado nas lojas Tok&Stok por R$ 32,00.
 
varal de parede sanfonado
Prático para lavanderias pequenas, o varal Sanfonado Roma tem estrutura em alumínio e, estendido, alcança 80 centímetros de comprimento. Deve ser fixado à parede com parafusos e suporta uma carga de até 4,5 quilos de roupas úmidas. Pode ser encontrado nas lojas Etna pelo custo de R$ 71,00.

Por Samanta Dias - Equipe BBel
Publicado em 02/02/2012

Lavanderia com acessórios práticos

Acessórios

Acessórios para lavanderia
Divulgação Tok&Stok/Shutterstock
A área de serviço geralmente é o refúgio escolhido para abrigar os mais diversos objetos usados com pouca frequência, principalmente para quem mora em apartamentos ou casas sem garagem. Projetos de móveis sob medida podem ser aliados na hora de organizar e até mesmo esconder parte da bagunça, mas se você realmente quer deixar sua lavanderia organizada, que tal abusar de acessórios que conferem praticidade ao seu dia a dia? Os valores de referência foram consultados no mês de abril de 2012.
 Porta vassoura, rodo e pá
Guardar vassouras, rodos, escova e pá de forma que não atrapalhem a circulação na área de serviço é um desafio para o qual é preciso usar a criatividade para resolver. Esconder atrás da porta ou dos armários pode ser uma boa ideia, mas nada de largar o material de limpeza entulhado de qualquer jeito. Organizadores dos mais diferentes materiais já estão disponíveis no mercado e com um toque de requinte e sofisticação ajudam a deixar a lavanderia mais organizada.
O suporte para vassoura da Arthi, acima à esquerda, é produzido em metal e suporta até 8 itens de limpeza, como vassouras, rodos, pá e escova. Pode ser encontrado na Multicoisas do bairro Moema, na cidade de São Paulo, por R$ 22,90. Já o Arrume Fácil Porta Vassouras é uma ideia prática para quem quer um visual mais moderno para a área de serviço. Produzido em aço com acabamento em epóxi, tem proteção em EVA. Pode ser encontrado no site da Tok&Stok ou nas lojas físicas por R$ 15,50.
 Suporte para ferro e tábua de passar Arthi
O suporte para ferro e tábua de passar roupa da Arthi é ideal para quem não tem muito espaço na área de serviço. Fixado à parede, a peça tem lugar para acomodar o ferro, aba lateral para enrolar o cabo elétrico e ganchos que suspendem a tábua de passar, evitando que ela fique ocupando espaço no chão ou sendo jogada de um lado para o outro quando não está em uso. O modelo pode ser encontrado na loja Multicoisas da Vila Olímpia, na cidade de São Paulo, por R$ 24,90.
 Kit organizador para lavanderia
Na hora de organizar a lavanderia fica proibido usar os potes dispensados da cozinha, principalmente os de sorvete. Um kit com peças nos mesmos padrões, principalmente de cores, passa a sensação de organização mesmo que a área de serviço não esteja lá muito arrumada. O kit acima é composto por um porta-sabão em pó, um cesto organizador com tampa e um porta-prendedores com alça metálica. Pode ser encontrado nas lojas Tok&Stok de São Paulo ou pelo site da loja por R$ 49,90. 

Caixas

Caixas organizadaoras multiuso
Divulgação: Tok&Stok/Divulgação Etna
As caixas organizadoras podem ser apontadas como os objetos de organização mais versáteis para colocar a casa em ordem. Facilmente adaptáveis a todos os cômodos, servem para guardar remédios, equipamentos eletrônicos, brinquedos e uma infinidade de outros objetos. Além disso, os novos modelos de caixas encontradas no mercado também podem servir para decorar os ambientes, trazendo charme, sofisticação e um toque pessoal na decoração.
 Caixa organizadora branca
O cesto multiuso dobrável pode ser facilmente guardado no armário quando não está em uso. Produzido em polipropileno injetado, é ideal para organizar e transportar produtos de limpeza, ferramentas e brinquedos. Pode ser encontrado nas lojas Tok&Stok de São Paulo ou pelo site da loja por R$ 49,90. O cesto Robust, à direita, é produzido em polietileno de alta densidade, o que confere resistência para o produto, que tem como diferencial a sua cor branca translúcida. Também encontra-se à venda nas lojas Tok&Stok de São Paulo ou pelo site da loja, por R$ 42,00.
 Caixa organizadora Ordene
Que tal inovar e criar uma lavanderia colorida e cheia de estilo? Com a linha Radical Pink e Colors, da Ordene, é possível organizar a casa e ainda aproveitar para abusar das cores na decoração dos ambientes. Disponíveis nos tons branco, azul, roxo e verde, as caixas são translúcidas, o que facilita na hora de identificar os objetos dentro delas. A linha vem com diversos tamanhos, o que permite escolher a opção que melhor se encaixa nas necessidades dos moradores da casa. Podem ser encontradas nas lojas Etna e o preço varia entre R$ 39,00 e 49,99.


Por Renato Trentini - Equipe BBel
Publicado em 26/05/2011 Atualizado em 02/05/2012

Chão em sua casa

Otimize o tempo gasto com essas tarefas domésticas.
Dicas para varrer e passar o pano de chão em sua casa
Limpar a casa diariamente evita que o acúmulo de sujeira faça você perder horas de seu final de semana fazendo faxina. Para otimizar seu trabalho diário de varrer e passar um pano úmido no chão, siga as dicas a seguir.
Dicas gerais para varrer e passar pano de chão em sua casa

 Avental com pregadores no bolso.
Para manter a limpeza da sua casa, em espaços reduzidos é possível varrer e passar pano de chão em menos de meia hora. Para isso confeccione um avental com vários bolsos para que você possa colocar panos, esponjas e alguns produtos de limpeza. Assim, você já fica com tudo à mão.
Tire o pó dos móveis depois de varrer para retirar a poeira levantada pela vassoura.
Concentre-se em um cômodo por vez. Todos os objetos do chão devem ser retirados para facilitar o trabalho de varrer e passar pano. Para limpar os carpetes, varra contra o sentido das fibras e retire toda a poeira, depois varra ao contrário - seguindo o sentido das fibras - para deixá-lo mais bonito.
Se preferir usar aspirador de pó no lugar da vassoura, escolha uma tomada que esteja no centro de sua casa para ligá-lo. Aspire o que alcançar dali, corredores, áreas comuns e o centro das salas. Isso diminui o tempo gasto com essa tarefa.
Não exagere no uso de produtos químicos de limpeza. O efeito pode ser contrário, já que a química presente nesses produtos pode danificar seu piso. Se a limpeza de sua casa é feita com frequência, não há motivo para usar grandes quantidades de produtos de limpeza.
Escolha um cômodo por semana para realizar uma limpeza mais completa. Assim você cria uma rotina constante de faxina e de manutenção ao mesmo tempo.
 Vassouras
Diferentes tipos de vassouras para varrer diferentes tipos de sujeiras
O tipo de vassoura mais recomendado para varrer partículas finas de poeira em superfícies lisas como as dos pisos ou encerados são as vassouras de cerdas mais curtas e macias. Na remoção de sujeira mais pesada (depois de uma festa, por exemplo), bem como de limpeza de pisos ásperos as vassouras de cerdas compridas e duras são mais indicadas. Existem modelos de vassouras cujas cerdas duras estão dispostas em um formato mais fino e angular, ideal para limpar cantos e embaixo dos móveis.
Há também a junção dos dois tipos de cerdas em um modelo só. Essas vassouras têm cerdas duras no meio, para retirar a sujeira pesada, e cerdas macias em suas extremidades, para tirar a poeira fina. É ótima para casas que possuem crianças.
As vassouras feitas de PET reciclado são mais leves, bastante resistentes, não riscam o chão e como acumulam carga estática, funcionam como imãs para poeira mais fina. Além disso, são ecologicamente corretas.
Outra vassoura amiga do meio ambiente é aquela que possui cerdas naturais, ideal para limpar áreas externas e calçadas.
 Aspirador de pó.
Melhor para limpar o chão: varrer ou passar aspirador de pó?
A vassoura possui a vantagem de ser silenciosa. Entretanto, ela não é muito eficiente para retirar cabelos e pelos de animais. Além disso, a poeira mais fina é levantada ao ar, depois essa poeira desce, e é aí que entra o pano de chão para finalizar a limpeza.
Os spiradores de pó devem substituir as vassouras se houver animais domésticos em casa, pois tornam a limpeza de pelos, cabelos e migalhas muito mais eficaz. Eles também são excelentes para limpar carpetes, cortinas, armários e sofás.
Em casas de fácil manutenção da limpeza, o uso do aspirador faz com que passar o pano de chão seja dispensável na maioria das vezes. Você pode restringir o uso do pano úmido a duas ou três vezes por semana.
 Esfregão e balde.
Melhor para limpar o chão: pano úmido ou esfregão (mop)?
Passar um pano de chão molhado é a garantia de que mesmo o pó mais fino levantado pela vassoura será retirado.
A vantagem de usar os esfregões (mop) em vez de usar rodo com pano de chão é que não é necessário agachar nem molhar as mãos para torcer o esfregão. Isso é feito no balde apropriado para esse tipo de esfregão, basta torcer o cabo pressionando um pouco.
Como já dito anteriormente, não é preciso exagerar no uso de produtos químicos para a limpeza do chão. Pode-se inclusive, utilizar uma mistura caseira bastante eficaz. Para cada litro de água, acrescente:
  • 4 colheres (de chá) de vinagre branco;
  • ½ limão;
  • 2 colheres (de chá) de bicarbonato;
  • 2 colheres (de chá) de amaciante de roupas (neutraliza o cheiro do vinagre). 
 Por Equipe BBel

Empregada X bagunça

Organização sem ajuda
Se você não tem uma ajudante para os serviços domésticos, vamos ensiná-la a evitar que a bagunça se instale. A sua casa deve ser organizada e cada objeto deve ter um lugar correto para ser guardado.
O segredo para acabar com a bagunça é organizar a casa inteirinha, depois de tudo arrumado, sua casa estará em ordem, e o ambiente, mais leve. Assim será fácil viver sem ajudante e sem bagunça. 

Bagunça não aparece sozinha
Tudo no seu devido lugar
Se a sua casa passou o dia sozinha, na hora que você chegar ela estará do jeito que a deixou. Recolha a correspondência debaixo da porta e a coloque no lugar designado para ela.
Coloque tudo o que trouxe da rua no lugar correto. Não jogue nada em qualquer gaveta, deixe cada gaveta para determinado objeto. Guarde a chave do carro no chaveiro perto da porta e os jornais no revisteiro.
Fez alguma compra de mantimentos? Coloque em cima da mesa da cozinha e guarde tudo em seus lugares: geladeira, despensa, armários.
Saia da cozinha deixando-a sem bagunça e levando tudo o que estava em suas mãos e que devem ser guardados em seus lugares corretos.
Se for guardando os objetos na medida em que os usa, a arrumação está feita. Guarde sua bolsa diretamente no lugar apropriado, sem deixar em cima da cama. Tire o sapato e guarde-o direto no armário ou, se precisar limpá-lo, na lavanderia.
Vai colocar uma roupa mais confortável? Quando tirar a usada, veja se ela precisa ser lavada ou repassada. De qualquer maneira, pendure-a no cabide na área de serviço para arejar.
Você deve estar achando essa organização uma chatice, não é? Você chega exausta em casa e só o que quer é largar tudo no chão e deitar no sofá, acertei?
Antes de deixar a preguiça tomar conta de você, lembre-se de que não conta com ajuda e terá que arrumar sozinha a bagunça que fizer. Deixe tudo em ordem, só depois relaxe. Assim não existirá bagunça em sua casa.
Criamos hábitos. Portanto, se você se decidir dar um fim na bagunça, terá que adquirir novos hábitos. No começo será necessário fazer um esforço, mas com o tempo a atitude de organização será automática.
Você descansará sossegada sem se preocupar em arrumar o que deixou pelo caminho. 

Sem bagunça no banheiro
Limpe a pia após o uso
Depois do banho, devemos enxugar as paredes do box para que o rejunte do azulejo não fique preto . Deixe uma toalha de rosto velha no armário do banheiro para este fim. A porta do box deve ficar aberta para que a umidade não embolore as paredes.
A pia deve ser limpa logo após o uso, não deixe fios de cabelo e restos de pasta de dente. Com as mãos fechadas em concha, jogue água em toda a pia e tire a sujeira grudada. Enxugue também com aquela toalha de rosto velha guardada no armário.
Toalhas de banho depois de usadas devem ser imediatamente estendidas em local arejado. Toalhas de rosto devem ser trocadas dia sim dia não, pois é mais fácil lavar uma toalha ainda limpa do que mais suja. 

Sem bagunça na cozinha

Remova bem a gordura dos pratos
Não faça frituras em sua cozinha, senão você vai ter que limpar a gordura das paredes e os respingos no fogão. Então, nada de bife, batata ou ovo frito.
Use o mínimo de panelas possível e assim que terminar o jantar passe um pão duro nos pratos sujos de comida, jogando as sobras fora. Em seguida, passe um papel para tirar os resíduos que ficaram no prato. Faça a mesma coisa com as travessas e panelas, isso fará com que a lavagem fique bem mais fácil, além de não engordurar a pia.
Guarde os restinhos de comida em potes plásticos tampados. Atenção, os copos só devem ser lavados depois que a pia estiver limpa para que não engordurem.
Viu? Você usou sua cozinha sem fazer bagunça!

Sem bagunla na sala

separe um tempo para tirar o pó.
Quando você estiver descansada, tire o pó dos móveis da sala, ponha água nos vasos, tire os jornais lidos que devem ir para um local predeterminado na área de serviço ou diretamente para o lixo.
Também é a hora de abrir as correspondências. Jogue fora os anúncios que não lhe interessam e coloque as contas a serem pagas em uma pasta classificadora no dia certo do pagamento. Quando abrir a pasta, veja se tem alguma conta a ser paga no dia seguinte e coloque-a em sua bolsa.
Se possível faça o pagamento pela internet ou vá ao banco no dia do pagamento. Dê uma solução a todo tipo de correspondência, nada deve ficar para trás.
Quando sair da sala e for para o quarto, afofe as almofadas no sofá e, se for o caso, passe uma vassoura mágica no chão e limpe algum lixinho. Enfim, deixe a sala limpa e em ordem.
Você viu que a preocupação foi muito mais não sujar do que fazer limpeza?

Sem bagunça a dois

Amar na alegria e na limpeza
Se você mora com outra pessoa, mas é responsável pelos serviços domésticos, deverá ensinar tudo o que dissemos acima para seu par. Desse jeito, a pessoa vai colaborar para manter a casa limpa e não sobrecarregará você. 

Por Bebel Ferreira


Segredo da organização

Mulher olhando para toalhas no armário
Shutterstock
Depois de ter realizado uma boa faxina e organizado sua casa do jeito que você sempre quis, tudo que você precisa fazer é manter a ordem pelos próximos meses. Entretanto, com o corre-corre diário, manter a casa organizada pode parecer uma tarefa quase impossível.
Se você ainda não se organizou e não sabe nem por onde começar, a solução pode ser contratar um profissional da organização ou separar um final de semana para deixar tudo em ordem. Aqui você encontra dicas preciosas para uma boa faxina geral. Esse pode ser o pontapé inicial para a criação de uma rotina mais saudável, que lhe ajudará a poupar mais tempo.
É preciso também identificar quais hábitos são os principais responsáveis pelo acúmulo de bagunça em sua casa, estudando seu próprio comportamento e o de sua família. As roupas de cama, mesa e banho já passaram da hora de lavar? Há roupas sujas misturadas com roupas limpas? Uma conta se perdeu e deixou de ser paga? A louça da cozinha está acumulada? A verdade é que no gerenciamento de casa existem ações que não podem ser deixadas para depois e identificar quais são elas é o primeiro passo para não ter que perder muito tempo correndo atrás do prejuízo.
A seguir, daremos sugestões de atitudes simples que podem ajudar você a criar uma rotina mais organizada. Basta que você se comprometa a manter a rotina ideal durante 21 dias para ver o hábito tornar-se uma atitude quase mecânica. 


Rotinas eficientes para roupas cozinha e banheiro

Closet
Shutterstock
Normalmente, os itens que demandam atenção especial no gerenciamento de casa são as roupas, a cozinha, o banheiro, as correspondências e o supermercado. O atraso na limpeza e na organização de um desses setores pode ser o início do caos. Por isso, crie rotinas especiais para cada um deles e tente ser fiel durante 21 dias, fazendo os devidos ajustes quando necessário.
Separe um espaço no armário para colocar as roupas que você pode usar mais uma vez antes de lavar. Assim, ao invés de deixar espalhadas roupas pelas cadeiras, camas e móveis, tudo fica em um só lugar. Existem armários pequenos com cabides que permitem a circulação de ar, evitando que as roupas fiquem mal cheirosas.
Outra opção são as araras e os cabideiros, mas esses últimos, apesar de charmosos, podem amassar as roupas. Se não for usar novamente a roupa, então o destino dela deve ser o cesto de roupa suja. Se puder colocar um deles bem próximo ao lugar onde você se troca, certamente vai facilitar o hábito de não deixar roupas espalhadas.
Para roupas de cama, mesa e banho, estipule uma troca por semana ou a cada três dias, dependendo de sua rotina. O importante é fazer da regra um hábito. Colocar as toalhas para secar após o banho e a roupa suja no cesto são atividades simples que não demandam mais que alguns segundos. Deixar para fazê-las depois sempre resulta em roupas malcheirosas e desorganização. Para deixar a cama sempre arrumada, a dica é adquirir um cobre-leito. Os cobre-leitos tornam a arrumação da cama mais rápida e garantem que sua cama fique protegida de pó e insetos.
Na cozinha, tente lavar a louça logo após utilizar os utensílios, mas, caso não seja possível, tente deixar a pia limpa antes de dormir. Além de evitar que a sujeira fique durante horas sobre a pia atraindo insetos, você garante uma cozinha impecável no café da manhã. No fogão, utilize os protetores de alumínio que podem ser trocados rapidamente.
Para o banheiro, compre sachês desinfetantes para seu vaso sanitário e sempre enxágue o box após o banho. Caso o banheiro seja mais movimentado, passe também um pano no chão umedecido em desinfetante para garantir a limpeza até a próxima faxina. 

Correspondências e compras

Caixas organizadoras cor-de-rosa
Shutterstock
O tempo para ir ao supermercado parece cada vez mais escasso. Isso pode significar a falta de produtos de limpeza na hora em que se precisa deles, além de uma alimentação a base de produtos que possam ser estocados - quase nunca saudáveis. Tente criar a rotina de ir ao supermercado uma vez por semana, assim as compras são menores e demandam menos tempo. Mantenha também o hábito de criar e alimentar listas com os produtos que forem acabando.
Para organizar a correspondência e os novos objetos que chegam em casa, tenha uma caixa na entrada de casa, pode também ser um móvel com uma gaveta espaçosa ou uma caixa organizadora sobre um criado. O importante é haver espaço suficiente para alocar cartas recém-recebidas e outros papéis e objetos que acabaram de chegar em sua casa e ainda não têm destino certo.
Essa pode ser uma caixa onde ficará alocado tudo que você, ao final do dia, deixou para resolver depois. Semanalmente seu conteúdo deve ser processado e soluções para cada problema devem ser encontradas. Se preferir, compre uma caixa que contenha uma divisão, assim você separa a correspondência de outros objetos - aquela caneta que precisa ser devolvida, o telefone que precisa ir para a agenda do celular, a foto que você precisa escanear.
No móvel (ou caixa) de entrada e saída você também pode deixar um compartimento separado para as coisas que não podem ser esquecidas na hora de sair: o presente de aniversário, os exames na hora de ir ao médico, os papéis para a reunião de amanhã. Para os esquecidos, tudo à vista dá mais segurança na hora de sair de casa. 

Uma limpeza superficial é melhor que nenhuma

Varrendo sujeira
Shutterstock
Sujeira chama sujeira e quanto mais bagunça se acumula, mais tendemos a bagunçar e deixar para arrumar depois. Por isso, uma limpeza rápida é melhor do que nenhuma limpeza. Muitas vezes o perfeccionismo pode fazer parecer que não vai dar tempo de levantar todos os móveis para varrer cada canto, mas uma limpeza superficial pode facilitar muito a sua vida no dia da faxina e evitar que o caos se instale. Varrer sem preocupar-se em tirar o pó de cada cantinho de casa já elimina grande parte da poeira acumulada que poderia até causar alergias.
Convencione um lugar para cada coisa. Tudo deve ter um lugar para ser guardado. Se tudo na sua casa tem um lugar, os objetos novos vão se destacar da organização e tudo que você precisa fazer é imediatamente convencionar um lugar para eles.
Se a falta de espaço virou desculpa para deixar objetos espalhados, vale ficar de olho nas últimas novidades em mobiliários do mercado. É possível acrescentar gavetões com rodinhas sob a cama para guardar os sapatos, investir em cantoneiras para guardar souvenires e adquirir estantes mais finas para abrigar suas revistas. 

Por Bebel Ferreira
Publicado em 11/05/2011

Mudança

Planejamento
 Adultos e crianças deitados no chão
Dreamstime
Você seguiu as dicas de como organizar uma mudança de casa e agora encontra-se em seu novo lar, envolto por pilhas de caixas sem saber por onde começar? O site BBel separou algumas dicas para você começar a organizar sua nova casa com o pé direito. Essa pode ser sua oportunidade de substituir os maus hábitos e criar uma rotina de organização que facilite sua vida.
O impulso de deixar tudo pronto o mais rápido possível é um dos grandes inimigos de quem acabou de se mudar. Por mais planejada, sempre existem eventualidades na mudança e este é o momento de ter paciência. Se tiver se mudado para uma casa maior vai se deparar com espaços extras com os quais não tinha contado. Já, se tiver se mudado para uma casa ou apartamento menor, o desafio será aproveitar o espaço da maneira mais inteligente possível para que todos os seus pertences sejam perfeitamente acomodados.
Crie uma agenda e planeje quantos dias serão necessários para colocar tudo em ordem. Tudo depende do número de coisas que irá precisar desencaixotar e organizar. Para espaços menores, uma semana deve ser o suficiente. Você também pode recorrer aos amigos e familiares e prever em quais dias poderá ter uma ajuda extra. Não se sobrecarregue, é melhor ir realizando as tarefas com zelo para no final tudo estar perfeito.
Decida por ordem de prioridade qual a sequência de cômodos que você seguirá organizando. Se, na hora da mudança, não tiver separado uma caixa com as roupas para a semana, o quarto deverá ser o primeiro. Caso já tenha organizado suas roupas para os primeiros dias, então talvez seja melhor começar pela cozinha.

Acessórios e dicas para organizar sua nova casa

Caixas marrons
Dreamstime
Tenha em mente que tudo o que está nas caixas deverá ser guardado em algum lugar. Há armários suficientes? Estabeleça um objetivo para cada armário. Antes de desempacotar qualquer coisa, pergunte-se se sua roupa de cama, toalhas, casacos, roupas do dia a dia e sapatos estarão no mesmo cômodo. Há prateleiras, gavetas e cabides suficientes? Prepare os armários para que sua organização seja completa. Você pode adicionar alguns acessórios que auxiliam nisso: cabides organizadores, sacos organizadores a vácuo, organizadores de gavetas e caixas transparentes. Outra dica é comprar uma arara ou cesto com rodinhas para colocar os itens que precisam estar ventilados.
Quarto
 
Cabides com camisas
Cabides de metal podem estragar suas roupas. Invista em cabides de plástico ou madeira. Para melhor organizar, você pode padronizar seus cabides para roupas e ter modelos diferentes para cintos, colares, gravatas e lenços.
As sapateiras permitem que você escolha o sapato do dia sem precisar abrir várias caixas para encontrá-los. Porém, aqueles sapatos que você usa apenas em ocasiões especiais poderão ser guardados dentro das próprias caixas, no piso do guarda roupa. Deixe na sapateira apenas os sapatos de uso no dia a dia.
Aproveite a oportunidade para agrupar suas roupas baseando-se na maneira como você as usa e no quão frequentemente as usa. Divida-as por cores, estação ou em roupas para trabalhar, passear, ficar em casa ou fazer esportes.
As peças de roupas sazonais devem ser protegidas por capas plásticas sobre o cabide. Blusas de lã podem ser guardadas em sacos plásticos transparentes e serem alocadas nas partes mais altas do seu armário se o espaço disponível nas gavetas não for suficiente.
Não encha demais as gavetas. Deixe sempre um espaço para que possam ser fechadas com facilidade e não coloque nelas objetos muito pesados, pois podem fazer com que o fundo da gaveta descole. 

Organização da cozinha

Vasilhas de plásticos
Dreamstime
Nos primeiros dias depois da mudança é quase impossível usar a cozinha, melhor nem tentar. Deixe pratos, talheres, copos e panelas que você vai utilizar no dia a dia nas partes mais acessíveis dos armários. Já nas mais altas devem ficar os utensílios usados apenas em ocasiões especiais.
Compre alguns potes de plástico maiores para abrigar os menores, você pode separar um pote maior também para organizar as tampas. Os vasilhames de plásticos são muito práticos para guardar e congelar alimentos.
Separe um armário só para guardar alimentos. Estoque os que estiverem em embalagens maiores na prateleira mais baixa e os mais utilizados nas prateleiras mais altas.
A organização demanda disciplina, por isso, faça um cronograma com as tarefas domésticas. Cada lar tem sua própria rotina, basta que você determine qual a frequência ideal para realizar suas tarefas. Você pode estabelecer, por exemplo, fazer uma faxina uma vez por mês, que inclua limpar azulejos, cortinas, portas, batentes, vidros e geladeiras.
Pode se organizar uma vez por semana para trocar os lençóis e também lavar e passar as roupas. Em duas vezes na semana pode trocar as toalhas da casa e, em dias intercalados, passar aspirador de pó em tapetes e carpetes. Fixe um cronograma na cozinha ou na área de serviço e comece sua vida na nova casa com muita organização. 

Por Equipe BBel
Publicado em 09/03/2010

Recém-casados

 Os prepararativos para o casamento

Homem pedindo mulher em casamento
Shutterstock
A mudança na rotina de quem acabou de casar pode gerar os primeiros atritos entre o casal. Descontrole com finanças, bagunça pela nova casa e saudades das regalias proporcionadas pelos pais são os principais motivos que fazem muitos casais repensarem se o casamento foi uma boa escolha. Algumas dicas e truques facilitam a adaptação nessa nova fase da vida e, com bom humor e paciência, fica fácil organizar a rotina da casa e do casal.
A home organizer Adriana Saade, que também trabalhou com organização de casamentos, comenta que é preciso se organizar desde o momento em que se toma a decisão de casar. "É preciso sentar e colocar no papel tudo o que eles precisam para casar. Quanto vão precisar de dinheiro, se vão alugar ou comprar um imóvel, se vai ter festa de casamento, se vai ter lua de mel. Começar uma nova vida com tudo planejado é bem mais fácil" , orienta Adriana.
Como todo casal que planeja uma vida em conjunto, Juliana de Costa e Odilson dos Santos Oliveira Junior, começaram a planejar o futuro. "Quando decidimos casar paramos para fazer os cálculos. Algumas vezes viajamos para a praia levando um caderno para fazer as projeções de gastos. Por precaução, até conta de farmácia estávamos somando", explica Juliana. A grande preocupação do casal era se os salários seriam compatíveis para manter uma casa. "Para economizar o Junior me proibiu de comprar sapatos durante um ano", ironiza Juliana.
Junior e Juliana compraram um apartamento ainda na planta, em 2008, com promessa de entrega pela construtora para dezembro de 2010. O noivado aconteceu dois anos depois da compra, em março de 2010. A data do casamento foi marcada para um ano depois, quando o apartamento já estaria pronto para morar, porém, a obra acabou atrasando e o apartamento só foi entregue em julho de 2011. Nesse meio tempo eles moraram na casa da irmã de Juliana por duas semanas e outras duas semanas na casa dos pais da noiva. "A sorte é que o meu outro apartamento, que estava alugado, desocupou e nós nos mudamos para lá enquanto o novo não era entregue", comenta o servidor público.
A organizer sugere antecipar os detalhes para evitar que os problemas se acumulem para perto da data do casamento. "Muitos preferem receber os presentes depois que voltam da lua de mel. Isso gera confusão dentro da nova casa. O ideal é que, tendo espaço na casa dos pais, os noivos guardem os presentes lá e aos poucos, com calma, vão arrumando a casa nova, sem bagunça nem estresse", comenta. 

 Organizando a casa

Casal desempacotando mudança
Shutterstock
Com a casa já montada, é hora de organizar a rotina do novo casal. Adriana comenta que atualmente os casais passam muito tempo no trabalho e conseguir organizar, colocar a casa em ordem e finalmente instituir a rotina demora um tempo. A dica da organizer é começar com uma boa conversa, dividindo os afazeres domésticos conforme os horários de cada um. "Hoje em dia os casais se ajudam mais e fica mais fácil dividir as tarefas. O único problema é que é uma técnica de tentativa. O casal pode acertar, mas também é permitido errar", comenta Adriana.
Para alguns casais essa organização é algo que se institui espontaneamente, como aconteceu com Juliana e Junior. Ele, servidor público, trabalha por escala e tem horários mais flexíveis do que ela, que trabalha de segunda a sexta. Por esse motivo, naturalmente, Junior assumiu boa parte da organização da casa.
Juliana conta que enquanto morava com os pais não tinha necessidade de ajudar nos serviços domésticos. "Logo depois que eu casei, comprei um livro de cozinha para iniciantes. Até para fazer arroz eu recorria ao livro", conta a administradora. Para Adriana, organizar a casa não é algo que se aprende de uma hora para outra, pois demanda tempo e é preciso se preparar de alguma forma. "Apesar de todo feminismo, ainda há a cultura onde a mulher precisa organizar a casa e dar conta de tudo. Mas não é bem assim. Isso é uma preocupação da mulher, mas independente do sexo e da rotina de trabalho, é algo que tem que ser dividido", sugere a organizer. 

Conciliando orçamento e família



 Casal somando as contas
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Para o casal, uma das partes mais complicadas foi conciliar as contas e se adaptar ao novo orçamento familiar. "Nós éramos individualistas. Se um dos dois quisesse um casaco, não parávamos para pensar que no final do mês teríamos as contas para pagar. Simplesmente comprávamos", conta Juliana. Adriana comenta casos de casais que dividem as contas da residência igualmente, porém, ela sugere que elas sejam separadas por grupo. "Acho importante que o casal tenha contas bancárias separadas, pelo menos no começo, até se adaptar à nova rotina financeira da vida a dois. Não sou contra a conta conjunta, porém, acredito que isso é um segundo passo", sugere a organizer.
Uma dificuldade enfrentada pelos casais logo que mudam para a nova casa é sobre o que comprar e como abastecer geladeira e despensa. Junior e Juliana tiveram a ajuda de um assistente para fazer a primeira compra. O pai da noiva é dono de um supermercado em Curitiba e auxiliou os noivos nessa tarefa. Adriana comenta que os casais sempre se atrapalham no começo e sugere que se evite os exageros, principalmente ao comprar perecíveis. A organizer lembra que provavelmente a primeira compra virá na mesma fatura que os gastos da viagem de lua de mel. " É preciso se controlar para não cometer excessos e se descontrolar nas contas", sugere.
O casamento geralmente é mais sentido pelos pais do que pelos noivos. A ajuda nos primeiros momentos é fundamental, porém alguns limites devem ser impostos. Adriana afirma que é importante que os pais estejam por perto e que os filhos saibam que podem contar com eles a qualquer momento, porém, é preciso ter bom senso para não invadir o espaço, individualidade e privacidade do casal. "Não dá para você começar uma vida a dois com mais quatro pessoas em volta", comenta a organizer. Junior precisou tomar essa atitude e colocou limites à intervenção dos pais na casa. Para Adriana, o novo casal precisa ter muito jeito para não magoar os pais e deixar claro que agradecem a ajuda, porém, quando for necessária, eles pedirão. 


Por Renato Trentini - Equipe BBel
Publicado em 15/12/2011

Quarto de brinquedo e de brincar

Vai organizar o quarto de brinquedo?

 Quarto de brinquedo e de brincar

Primeiro leia e medite:

Brincar é uma necessidade da criança. Ela tem que ter tempo para brincar, pois, estará elaborando os conflitos sentidos por ela no dia a dia e desenvolvendo seu lado intelectual.
A criança explora o mundo através do ato de brincar, desenvolvendo os órgãos dos sentidos, a função sensorial, a função motora e a emocional.
Devemos organizar um quarto de brinquedo de acordo com a faixa etária daqueles que vão usá-lo e deve ser reformulado à medida que as crianças crescem.
Brincar estimula a criatividade, devendo os pais dar às crianças objetos simples como caixas vazias, lápis de todos os tipos e cores, tesoura sem ponta, cola, palito de sorvete, barbante.
Brincar é uma das atividades mais importantes da infância.


Computador e TV.
Estes dois acessórios não devem fazer parte do quarto de brinquedos. Eles não são brinquedos.
Deixam a criança quieta, mas passiva. Quando a criança brinca, ela trabalha o seu desenvolvimento e ajuda ela se organizar. Favoreça para que isto aconteça.

Quarto de brinquedo.
Agora que você já se conscientizou da importância do quarto de brinquedo vamos lhe dar dicas de como organizar este espaço.

Decoração do local:
O quarto de brinquedo deve ser arejado, ter boa iluminação ter as tomadas vedadas e telas de proteção nas janelas.
Deve-se tomar cuidado com escadas e degraus que estejam por perto.
O piso deve ser de material lavável tendo por cima alguns tapetes também fáceis de lavar, onde a criança se sentará para brincar.

Estudar com conforto

Uma mesa da altura da criança e cadeirinhas para elas fazerem suas atividades. Esta mesa deve ter cantos arredondados para evitar acidentes.

Decorando a sala de brinquedo

Pode-se utilizar prateleiras ou caixas plásticas coloridas que serão usadas para separar os brinquedos. O material mais adequado é o plástico, ou também caixas de madeira pintadas, caixas de papelão forradas com papel contact colorido.

Você viu como colocando cor ou um papel na parede na sala de brinquedo, a decoração alegre?
Organizando os brinquedos 
Se tiver apenas um armário para guardar os brinquedos das crianças veja que, organizar é fácil. Faça com o maior capricho e deixe que ele tenha uma boa visualização.
Podemos também colocar outros móveis para sua criança brincar como: uma casinha de bonecas, uma cabana de índio, um mini escorregador. Tudo vai depender do tamanho do quarto e da idade da criança.

Dicas para evitar acidentes na sala de brinquedos:

Alem de providenciar um quarto de brinquedos fisicamente seguro não podemos esquecer de termos cuidado com os brinquedos que ofereceremos às crianças.
Lembre-se: A ordem é organizar para facilitar.
1. As instruções do brinquedo devem ser cuidadosamente lidas para ensinar a criança usá-lo sem perigos e de maneira que não os destrua imediatamente.
2. Os brinquedos devem ser oferecidos à criança sem embalagem, principalmente se forem sacos plásticos que podem causar asfixia.
3. Dê brinquedos para crianças de acordo com a faixa etária recomendada;
4. Analise sempre os brinquedos assim você notará danos e potenciais riscos tais como pontas afiadas e arestas;
5. Brinquedos que emitam som muito alto ou usem projéteis com pontas e bordas afiadas, como dardos e flechas estão vedados.
6. Brinquedos que possuam pilhas devem ser muito bem cuidados, e usados apenas com a presença de um adulto.
7. A mesma precaução deve ser tomada com brinquedos elétricos que devem ter seus fios guardados longe da luz direta do sol, umidade, água, fontes diretas de calor e de raios ultravioletas.
Após a brincadeira, as crianças devem guardar e organizar seus brinquedos em local apropriado. Brinquedo bem conservado também ajuda e evitar acidentes.
Brinquedos para crianças maiores podem ser perigosos para os menores e devem ser guardados separadamente.
Os brinquedos se dividem por faixa etária para favorecer o desenvolvimento das crianças.

Por Equipe BBel
Publicado em 04/12/2008

Lição para vida toda


Quarto de criança
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Aos 3 anos, as crianças já conseguem colocar seus brinquedos de volta em seus lugares, limpar com um pano o lugar na mesa onde comeram, colocar suas roupas sujas no cesto e agrupar objetos que estejam espalhados. Dos 4 aos 5 anos de idade, as crianças aprendem como organizar melhor suas coisas, conseguem separar e ajudar na arrumação das compras de supermercado e podem ter suas primeiras lições para arrumar suas camas. De 6 a 8 anos de idade as crianças podem ser ensinadas como regar as plantar, dobrar e guardar suas roupas limpas, ajudar a por a mesa, ajudar a lavar o carro e manter seu próprio quarto perfeitamente limpo.
Com os adultos por perto, as crianças se sentem mais motivadas a realizar tarefas domésticas. Depois do dia de maratona, para mantê-las comprometidas a deixar seu quarto arrumado, invente maneiras divertidas de controle até que o hábito se fixe e as crianças se adaptem à rotina de limpeza. Um ambiente limpo, fresco e lúdico, onde a criança possa brincar com liberdade e segurança, contribui inclusive para sua capacidade de concentração.
Muitos pais ficam indecisos na hora de ensinar seus filhos a ajudarem nos afazeres domésticos, mas esses ensinamentos são tão importantes quando o ensino dos cuidados com a higiene pessoal. Depois dessas lições, a criança estarámelhor preparada para viver em sociedade, realizar tarefas em equipe e conviver com os outros executando suas próprias responsabilidades. 

Por Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011

Arrumação divertida


Menina varrendo o chão
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Depois de preparar o ambiente, é hora de entender as regras do jogo da organização. É importante que as crianças compreendam o motivo de cada regra como um fator de motivação. Exalte, por exemplo, as vantagens de se estar num ambiente limpo e organizado depois das brincadeiras. As crianças também devem participar das decisões quanto ao cumprimento das tarefas para que memorizem suas responsabilidades.
Para deixar o trabalho mais divertido, compre um quadro de cortiça, de ímãs ou para caneta e anote, de maneira divertida, cada tarefa que deva ser realizada pela criança para deixar todo o quarto em ordem. Depois, atribua prêmios para o cumprimento semanal de todos os itens. Mas, cuidado com imposições. Dependendo da faixa etária, as crianças podem ser muito resistentes às ordens. A dica é montar uma lista de afazeres e deixar que escolham o que querem fazer.
A regra de colocar os objetos no mesmo lugar depois de tê-los utilizado é de simples explicação e abrange a maior parte das ações que precisam ser realizadas para manter o quarto em ordem. A brinquedoteca deve estar sempre em ordem antes de dormir, os livros devem ir para as prateleiras depois de lidos, a roupa da escola vai para o cesto de roupa suja após a aula, etc.
Aproveite a arrumação para ensinar também seus filhos a dividirem seus brinquedos. Uma vez ao ano, convide-os a escolher aqueles dos quais tiverem se cansado de brincar e doe a instituições de caridade. Algumas dessas instituições recuperam os brinquedos quebrados, mas você pode ensinar as crianças a cuidarem melhor de seus brinquedos para que durem mais ou para que outros possam brincar com eles depois. O mesmo vale para sapatos e roupas. 

Por Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011

Brincou, guardou

Crianças guardando brinquedos
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Como as crianças conseguem compreender melhor como executar tarefas específicas, o ideal é dividir a arrumação geral do quarto em tarefas menores. Organize o quarto em setores e decore-os como ambientes diferentes para facilitar a divisão de tarefas no caso de mais crianças dividindo o mesmo quarto, ou apenas para tornar a arrumação menos monótona. Juntos, vocês podem escolher um cantinho para os brinquedos (brinquedoteca), um cantinho com uma mesa para os trabalhos de arte e leituras, um cantinho para os sapatos, etc.
Use apenas prateleiras e móveis mais baixos, ao alcance das crianças. Você pode separar os brinquedos por tamanho, categoria, idade, ou como preferir, em caixas organizadoras transparentes, assim, não será necessário que espalhem todos os brinquedos enquanto procuram aquele carrinho favorito. Se quiser colocar etiquetas para facilitar a compreensão dos espaços, opte por desenhar símbolos, ao invés de simplesmente escrever.
Também é importante que o quarto seja um ambiente suficientemente seguro para que elas tenham autonomia e liberdade. Quando corretamente estimuladas, as crianças se sentem orgulhosas por conseguirem executar aquilo que lhes é pedido, especialmente quando conseguem realizar sem a ajuda dos adultos. Atente para o tamanho das prateleiras, a proteção de janelas e tomadas, não deixe objetos ou substâncias perigosas ao alcance e, inicialmente, acompanhe o andamento da organização e, aos poucos, deixe que os pequenos a realizem sozinhos.
Na primeira arrumação do quarto, você pode realizar uma gincana com brincadeiras e competições que incluam pequenas tarefas domésticas. Leve em conta a idade de cada criança e a desafie com tarefas que ela possa cumprir sem grandes esforços físicos. A molecada nem vai perceber que estava arrumando a casa. 

Por Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011

Arrumar o quarto

Crianças com mãos pintadas
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As crianças trazem alegria para dentro de casa, como também bagunça. Através das brincadeiras e dos brinquedos, elas começam a formar a base de palavras e experiências que usarão nas futuras associações de ideias. Assim como é importante motivar as crianças com brincadeiras inteligentes e saudáveis, também é preciso que os pequenos aprendam a guardar e arrumar seus objetos pessoais depois de terminada a diversão. Fazer com que consigam manter seu entorno limpo e organizado é uma valiosa lição de higiene e convívio em sociedade.
A partir dos três anos de idade, algumas pequenas lições de organização já podem ser ensinadas como dobrar suas próprias roupas e guardá-las no armário, por exemplo. Para os pequenos pode ser difícil compreender a ordem de arrumar seu quarto (ordem genérica), porém, eles responderão bem se lhes forem pedidos para dobrar sua própria roupa (ordem específica) e colocá-la no guarda roupa ou no cesto de roupa suja.
Ainda que as tarefas de arrumação não sejam executadas com perfeição, ou às vezes resultem em uma desordem ainda maior, é preciso ter paciência e constância para ensinar. Ao aprender desde cedo, as crianças vão desenvolvendo hábitos saudáveis sem nem mesmo perceber.

Por Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011

Camas funcionais



Quarto de menino decorado
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Atualmente não é difícil encontrar camas que já saem da fábrica projetadas para ajudar na organização do quarto. É o exemplo das bicamas, que são compostas pela cama principal e contam com um gavetão na parte de baixo que serve para armazenar um colchão. Quando puxado para fora, transforma-se em uma cama extra, ideal para receber visitas que vão dormir na casa. Essa adaptação resolve o problema do colchão extra, que muitas vezes fica encostado em um canto do quarto acumulando pó.
 Cama box com baú
Para quem prefere algo mais moderno e não abre mão dos conjuntos box, existem os modelos com baú, que disponibilizam toda a parte interna para armazenar objetos. Os conjuntos são equipados com pistões que asseguram a mobilidade vertical, possibilitando facilmente o acesso aos objetos que estão guardados dentro do baú. Esse tipo de cama merece atenção especial, principalmente em ambientes que costumam ter problemas de umidade. O ideal é que sejam limpos quinzenalmente e que durante algumas horas da semana o baú seja aberto para evitar mau cheiro, mofo e bolor.
Outra opção para quem procura camas multifuncionais são as fabricadas com gavetões, próprias para armazenar e organizar a bagunça do quarto. Esse tipo de cama tem a vantagem de acumular menos pó, pois os espaços que permitem a entrada de sujeira são pequenos. Vale lembrar que assim como os conjuntos box com baú, os gavetões também precisam ser limpos com frequência e permanecer abertos durante algumas horas na semana para evitar problemas com mau cheiro, bolor e mofo. 

Por Renato Trentini - Equipe BBel
Publicado em 23/01/2012