Translate

sábado, maio 5

Recém-casados

 Os prepararativos para o casamento

Homem pedindo mulher em casamento
Shutterstock
A mudança na rotina de quem acabou de casar pode gerar os primeiros atritos entre o casal. Descontrole com finanças, bagunça pela nova casa e saudades das regalias proporcionadas pelos pais são os principais motivos que fazem muitos casais repensarem se o casamento foi uma boa escolha. Algumas dicas e truques facilitam a adaptação nessa nova fase da vida e, com bom humor e paciência, fica fácil organizar a rotina da casa e do casal.
A home organizer Adriana Saade, que também trabalhou com organização de casamentos, comenta que é preciso se organizar desde o momento em que se toma a decisão de casar. "É preciso sentar e colocar no papel tudo o que eles precisam para casar. Quanto vão precisar de dinheiro, se vão alugar ou comprar um imóvel, se vai ter festa de casamento, se vai ter lua de mel. Começar uma nova vida com tudo planejado é bem mais fácil" , orienta Adriana.
Como todo casal que planeja uma vida em conjunto, Juliana de Costa e Odilson dos Santos Oliveira Junior, começaram a planejar o futuro. "Quando decidimos casar paramos para fazer os cálculos. Algumas vezes viajamos para a praia levando um caderno para fazer as projeções de gastos. Por precaução, até conta de farmácia estávamos somando", explica Juliana. A grande preocupação do casal era se os salários seriam compatíveis para manter uma casa. "Para economizar o Junior me proibiu de comprar sapatos durante um ano", ironiza Juliana.
Junior e Juliana compraram um apartamento ainda na planta, em 2008, com promessa de entrega pela construtora para dezembro de 2010. O noivado aconteceu dois anos depois da compra, em março de 2010. A data do casamento foi marcada para um ano depois, quando o apartamento já estaria pronto para morar, porém, a obra acabou atrasando e o apartamento só foi entregue em julho de 2011. Nesse meio tempo eles moraram na casa da irmã de Juliana por duas semanas e outras duas semanas na casa dos pais da noiva. "A sorte é que o meu outro apartamento, que estava alugado, desocupou e nós nos mudamos para lá enquanto o novo não era entregue", comenta o servidor público.
A organizer sugere antecipar os detalhes para evitar que os problemas se acumulem para perto da data do casamento. "Muitos preferem receber os presentes depois que voltam da lua de mel. Isso gera confusão dentro da nova casa. O ideal é que, tendo espaço na casa dos pais, os noivos guardem os presentes lá e aos poucos, com calma, vão arrumando a casa nova, sem bagunça nem estresse", comenta. 

 Organizando a casa

Casal desempacotando mudança
Shutterstock
Com a casa já montada, é hora de organizar a rotina do novo casal. Adriana comenta que atualmente os casais passam muito tempo no trabalho e conseguir organizar, colocar a casa em ordem e finalmente instituir a rotina demora um tempo. A dica da organizer é começar com uma boa conversa, dividindo os afazeres domésticos conforme os horários de cada um. "Hoje em dia os casais se ajudam mais e fica mais fácil dividir as tarefas. O único problema é que é uma técnica de tentativa. O casal pode acertar, mas também é permitido errar", comenta Adriana.
Para alguns casais essa organização é algo que se institui espontaneamente, como aconteceu com Juliana e Junior. Ele, servidor público, trabalha por escala e tem horários mais flexíveis do que ela, que trabalha de segunda a sexta. Por esse motivo, naturalmente, Junior assumiu boa parte da organização da casa.
Juliana conta que enquanto morava com os pais não tinha necessidade de ajudar nos serviços domésticos. "Logo depois que eu casei, comprei um livro de cozinha para iniciantes. Até para fazer arroz eu recorria ao livro", conta a administradora. Para Adriana, organizar a casa não é algo que se aprende de uma hora para outra, pois demanda tempo e é preciso se preparar de alguma forma. "Apesar de todo feminismo, ainda há a cultura onde a mulher precisa organizar a casa e dar conta de tudo. Mas não é bem assim. Isso é uma preocupação da mulher, mas independente do sexo e da rotina de trabalho, é algo que tem que ser dividido", sugere a organizer. 

Conciliando orçamento e família



 Casal somando as contas
Shutterstock
Para o casal, uma das partes mais complicadas foi conciliar as contas e se adaptar ao novo orçamento familiar. "Nós éramos individualistas. Se um dos dois quisesse um casaco, não parávamos para pensar que no final do mês teríamos as contas para pagar. Simplesmente comprávamos", conta Juliana. Adriana comenta casos de casais que dividem as contas da residência igualmente, porém, ela sugere que elas sejam separadas por grupo. "Acho importante que o casal tenha contas bancárias separadas, pelo menos no começo, até se adaptar à nova rotina financeira da vida a dois. Não sou contra a conta conjunta, porém, acredito que isso é um segundo passo", sugere a organizer.
Uma dificuldade enfrentada pelos casais logo que mudam para a nova casa é sobre o que comprar e como abastecer geladeira e despensa. Junior e Juliana tiveram a ajuda de um assistente para fazer a primeira compra. O pai da noiva é dono de um supermercado em Curitiba e auxiliou os noivos nessa tarefa. Adriana comenta que os casais sempre se atrapalham no começo e sugere que se evite os exageros, principalmente ao comprar perecíveis. A organizer lembra que provavelmente a primeira compra virá na mesma fatura que os gastos da viagem de lua de mel. " É preciso se controlar para não cometer excessos e se descontrolar nas contas", sugere.
O casamento geralmente é mais sentido pelos pais do que pelos noivos. A ajuda nos primeiros momentos é fundamental, porém alguns limites devem ser impostos. Adriana afirma que é importante que os pais estejam por perto e que os filhos saibam que podem contar com eles a qualquer momento, porém, é preciso ter bom senso para não invadir o espaço, individualidade e privacidade do casal. "Não dá para você começar uma vida a dois com mais quatro pessoas em volta", comenta a organizer. Junior precisou tomar essa atitude e colocou limites à intervenção dos pais na casa. Para Adriana, o novo casal precisa ter muito jeito para não magoar os pais e deixar claro que agradecem a ajuda, porém, quando for necessária, eles pedirão. 


Por Renato Trentini - Equipe BBel
Publicado em 15/12/2011