Translate

terça-feira, maio 22

Conservar frutas

frutas
Shutterstock
Frutas são fundamentais à nossa saúde. Elas fornecem vitaminas e minerais antioxidantes e são ricas em fibras, promovendo um adequado funcionamento do intestino. Consuma pelo menos três porções ao dia e mantenha-se saudável. Para conservá-las e ter sempre uma fruta fresquinha à mão na hora da fome siga as dicas para cada fruta.
Abacate
Deve ser guardado em local arejado e fresco. Se estiver verde, não convém guardá-lo na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação. Depois de descascado deve ser imediatamente consumido, pois sua polpa escurece em contato com o ar. Para evitar o escurecimento imediato, passe um pouco de suco de limão na superfície do fruto ou para armazená-lo por um ou dois dias em geladeira, misture nele suco de limão espremido. Quando usar apenas metade, conserve semente no pedaço que for guardado.
Abacaxi
A coroa só deve ser retirada no momento do consumo e antes de cortar o abacaxi, lave bem a casca com uma escovinha, mas sem usar detergente ou sabão. Quando madura, deve ser consumida em um ou dois dias caso seja mantida fora da geladeira. Se ainda precisar amadurecer, deixe em temperatura ambiente enrolado em papel.
Ameixa
Para que se conserve por muitos dias, guarde-a na geladeira em saco plástico, sem lavar.
Banana
Deve ser conservada em local fresco e seco. Na geladeira ela perde o sabor e se estraga mais rápido
Caju
Deve ser consumido no mesmo dia da compra, pois estraga muito fácil e rápido. Se estiver bem firme pode ser mantido em geladeira por no máximo dois dias.
 Caqui
Caqui
Se já estiver maduro deve ser guardado em geladeira.
Cereja fresca
Quando estão bem frescas podem ser guardadas em geladeira, de preferência na parte de baixo, ou em locais secos e arejados por até uma semana.
Coco
 Coco seco e coco fresco
O fresco, quando fechado conserva-se por dois meses. Depois de aberto deve ser consumido no mesmo dia ou guardado em recipiente tampado por no máximo cinco dias. O ralado fresco deve ser consumido no mesmo dia ou mantido em geladeira por apenas dois dias em saco plástico bem fechado. O seco conserva-se por muito tempo sem se alterar.
Damasco
Pode ser conservado em geladeira por dois ou três dias, sem lavar, em recipiente fechado para controlar a umidade. Lavar somente antes de consumir. 

Figos
Shutterstock
Figo
Como estragam com muita facilidade, devem ser conservados em geladeira. Quando maduro, dura por até dois dias sob refrigeração. É indicado cobri-lo ou embrulhá-lo em papel toalha ou guardanapo para evitar que absorva odores e sabores e de outros alimentos que estiverem na geladeira.
Goiaba
Como estraga com facilidade, você não pode demorar muito para consumi-la. Antes de guardar, lave e enxugue bem, depois coloque na parte inferior da geladeira.
Jabuticaba
Deve ser consumida no mesmo dia da compra, pois estragam com muita facilidade. Para guardar por um ou dois dias, lave, enxugue bem e guarde na gaveta da geladeira.
Laranja
Pode ser conservarda em local fresco e arejado, fora da geladeira, por até duas semanas.
Limão
Se está verde, guarde-o em local fresco, seco e arejado. Se já estiver maduro, conserve na geladeira dentro de um saco plástico. Nas duas situações pode durar até duas semanas. Se estiver cortado guarde-o na geladeira, num recipiente fechado. Para dar mais caldo, use-o quando estiver em temperatura ambiente.
Maçã
 maçãs

Fruta que se conserva bem durante bastante tempo. Pode ser guardada na parte de baixo da geladeira ou em uma fruteira em local ventilado por cerca de três semanas.
Mamão
Se o mamão ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro. Se o mamão já estiver maduro, coloque-o na geladeira, o mais distante possível do congelador.
Manga
Manter em local fresco e ventilado. Se ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal, assim acelerará o amadurecimento. Depois de madura não deve ser guardada por mais de dois dias. Se for conservar em pedaços, envolva-os em papel filme. 
Maracujá
Shutterstock
Maracujá
Como a casca é grossa, conserva-se durante vários dias na geladeira ou fora dela, desde que o ambiente seja fresco e seco. Se a fruta está amadurecendo guarde-a na gaveta da geladeira, longe do congelador. A polpa pode ser congelada por até seis meses.
Melancia
Fora da geladeira se conserva por uma semana, em local fresco e arejado. Depois de cortada, conservar em geladeira, envolvida em papel alumínio ou filme para evitar que absorva o odor de outros alimentos e o ressecamento da fruta.
Melão
Deve ser conservado em local fresco e arejado. Se já estiver maduro, guardar em geladeira. Se estiver aberto, cubra com plástico. Para acelerar o amadurecimento, envolva a fruta em uma folha de jornal por um ou dois dias.
Mexerica
Guarde em local fresco e arejado, evitando colocar umas sobre as outras para que não amassem. Se estiverem maduras, conservam-se bem por até cinco dias, depois começam a amolecer e embolorar.
 mexirica
Morango
Pode ser conservado em geladeira sem lavar por três ou quatro dias. Caso prefira armazenar já devidamente higienizado, que seja em um recipiente fechado. Lave sem retirar o talo e as folhas.
Pera
Conserve em local fresco, seco e arejado, embaladas uma a uma com papel. Evite guardar em geladeira, pois perde parte do sabor e aroma. Também não coloque em sacos plásticos fechados, pois esta fruta libera um gás que acelera o amadurecimento e causa apodrecimento.
 pera
Pêssego
Guarde os maduros na geladeira sem lavar por quatro dias. Para evitar que se desidrate, guarde-o em recipiente fechado. Os que precisarem amadurecer podem ser embrulhados em papel e conservados em temperatura ambiente.
Uva
De preferência conserve-as na gaveta da geladeira, mas antes, retire apenas os bagos estragados, para que não deteriorem os demais.


Por Bebel Ferreira

Check up na cozinha

Cuidados para nutrir nossa família com qualidade e saúde.

Check up na cozinha
Para ter uma refeição saudável, antes de começar a cozinhar, precisamos fazer um rápido controle de qualidade dos nossos produtos e da nossa cozinha.
É preciso ser consciente de que existem riscos inerentes à alimentação. Por isso, recomenda-se tomar precauções para que o processo de nutrir nossa família tenha excelência em qualidade e alcance o delicioso resultado desejado.
Além de atraente e saborosa, aguardamos uma refeição saudável e segura do ponto de vista de higiene.
Os fatores que influem no resultado final: a saúde de quem cozinha, os hábitos de quem cozinha e manipula os alimentos, a limpeza do ambiente e higiene dos utensílios, os cuidados no manuseio, a matéria prima usada, a qualidade dos ingredientes e conservação após término do prato.
Cuidados para cozinhar - foto dreamstime
1 - Saúde de quem cozinha: resfriado, tosse, corte nas mãos, alergias além de outros problemas evidentes podem conduzir a um péssimo resultado. É preferível afastar da cozinha e alocar para outros afazeres um funcionário com esses sintomas ou doenças. As luvas podem minimizar o impacto do contato da alergia ou curativos. O uso de gorros e lenços dificulta a queda dos cabelos.
2 - Hábitos de quem cozinha: higienização das mãos, lavagem em água corrente com sabonete antisséptico antes de começar e depois de manusear alimentos diferentes como carnes e  verduras etc. Proibido mexer nos cabelos, coçar e tocar no nariz. Após o uso do banheiro é imprescindível lavar muito bem as mãos.
3 - Parece "simpático" mas não tem nada de higiênico - experimentar o tempero de um alimento numa colher e voltar a colher na panela sem lavar.
A 
limpeza do fogão é fundamental - foto Beto Goes
4 - A limpeza da pia e do fogão é fundamental, assim como dos azulejos ou revestimento da parede. Água acumulada nos cantos pode propiciar a formação de limbo e fungos. A limpeza do forno também deve ser observada, pois sobras de pães ou bolos esquecidos podem virar depósitos de bactérias e mofo. Utensílios pouco utilizados precisam de um enxágüe para ter a poeira removida.
5 - Os alimentos que iremos usar apresentam aspectos visíveis que ajudam na identificação de seu estado - cor, aroma, textura, firmeza e integridade. Nos alimentos industrializados observar: se as latas não estão amassadas, estufadas e se o prazo de validade está conforme a orientação do fabricante.
6 - Cuidado na estocagem. A proximidade de um detergente ou outro produto de limpeza com leite, água, suco, manteiga e queijo, por exemplo,  num mesmo ambiente; podem contaminar o alimento. Sinal de perigo!
7 - Os aspectos "escondidos" da qualidade, provenientes da produção, estocagem e comercialização, só podem ser assegurados quando compramos em locais responsáveis, fiscalizados e legalmente constituídos.
8 - Cuidados no manuseio: se o prato exige várias etapas como temperar, reservar, preparar e misturar; observe o tempo e a temperatura ambiente. Um caldo de carne por exemplo ou molho com frutos do mar deixado por pouco tempo à temperatura ambiente; em um dia de muito calor, pode vir a ser um contaminante bombástico da sua refeição, pela riqueza de nutrientes e condições das bactérias se desenvolverem com rapidez. Use a geladeira mesmo que planeje levar ao fogo em poucos minutos. Bom senso e precaução.
9 - Conservação após o término da refeição: havendo sobras, o recomendado é armazenar na geladeira em utensílios com tampa. Tenha cuidado com sua geladeira e evite armazenar alimentos crus próximos a pratos prontos. Esfriar, requentar sobras, armazenar novamente e consumir no dia seguinte amplia os riscos, pelo manuseio. A cada nova embalagem ou novo utensílio em contato com o alimento, cuide para que esteja impecável em termos de higiene.
Conservação ao armazenar alimentos - foto Beto Goes
E, finalmente, se sob sua responsabilidade estiverem crianças, idosos, mulheres grávidas (ou amamentando) ou pessoas cuja saúde esteja debilitada,  todo seu cuidado deve ser duplicado.
Ter consciência desse conjunto de cuidados e agir de forma coerente é o primeiro passo para atingir uma nutrição saudável e gostosa. Bom Apetite!

Por Maria Lucia Zulzke - Ombudsman do consumidor 

Azeite

Especialista dá orientações

Dicas para comprar um bom azeite
O azeite pode ser usado em inúmeras receitas, dá mais sabor aos pratos e quando consumido em quantidades moderadas, faz muito bem à saúde. Mas com tantas diferenças entre preços e marcas disponíveis no mercado, fica difícil saber qual é a melhor escolha. Leia, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você a escolher melhor.

É preciso experimentar!

Azeite de oliva
A Presidente da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira, Rita Bassi afirma que a qualidade de um azeite é percebida, acima de tudo, pelo seu sabor. Para os leigos, talvez seja difícil diferenciar todas as nuances de sabores e aromas entre os produtos, mas Rita afirma que a partir da degustação do azeite é possível determinar se o produto foi fabricado com azeitonas verdes ou maduras.
O sabor amargo apresentado por alguns é característico dos azeites obtidos de azeitonas verdes ou em estado precoce de maturação. Quanto mais verde a azeitona usada, mais amargo o azeite. Já os azeites mais "doces" apresentam sabor suave e agradável, característico de azeitonas maduras.
Diz-se que a baixa acidez é um dos indicadores de boa qualidade em um azeite. Rita Bassi lembra, entretanto, que "a acidez não é garantia de qualidade do azeite". Esta é uma das características analisadas, porém, sozinha não garante a qualidade.
Na realidade, a análise da acidez relaciona-se com o teor de ácidos graxos livres e não com o pH do produto, como muitos pensam. Portanto, as diferenças não são detectadas através do paladar. Para determinar a acidez do produto são necessárias análises químicas.
Adequar a escolha do azeite ao uso pretendido, para temperar, saborear com pão, cozinhar, entre outros, é o único caminho de avaliação e a melhor maneira de estabelecer preferências. A conhecida regra dos bons vinhos "quanto mais velho, melhor" não vale para o azeite segundo a especialista. Rita afirma que, com o tempo, o azeite pode perder suas propriedades. É preciso conferir no rótulo do produto a data de fabricação do azeite e consumir os que tenham sido fabricados há menos tempo.
Fatores como exposição à luz, ao calor e ao oxigênio alteram algumas características do produto e quando engarrafado em embalagens de vidro escuro ou de lata, o produto tende a se conservar saboroso por mais tempo.

Tipos de azeites

O azeite é classificados em três tipos
O site da OLIVA (www.oliva.org.br) informa que dentre os 270 tipos de azeitonas existentes, apenas 24 são usadas para a fabricação de azeite. Os principais países produtores são Espanha, Portugal e Argentina, cada um com seu tipo de azeitona característico, respectivamente Picual, Galega e Arauco.
Os tipos de azeites são assim classificados:
  • Azeite Extravirgem: apresenta aroma e sabor equilibrados e acidez menor que 1%.
  • Azeite Virgem: aroma e sabor mais acentuados e menos de 2% de acidez.
  • Azeite Puro: sua composição mistura azeite refinado (obtido a partir do processo de refinamento) ao azeite virgem. O resultado são sabores e aromas mais marcantes.

O azeite traz mais saúde à mesa

Os benefícios do azeite
Segundo Rita Bassi, o azeite extravirgem é reconhecido pelo FDA - Food and Drug Administration - como um alimento com características funcionais que, pela presença de antioxidantes, fortalece o sistema imunológico quando faz parte da dieta do indivíduo.
"Enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único óleo extraído da fruta (azeitona), possui gordura monoinsaturada, vitaminas, antioxidantes e minerais, além de ser fonte de vitamina E", explica Rita que fornece ainda os seguintes dados:
  • O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol "bom") e a reduzir o LDL (colesterol "ruim"). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poliinsaturada e até 7%, da saturada.
No caso de diabetes, a substituição de gordura saturada e do carboidrato pelo azeite (gordura monoinsaturada) melhora a resistência à insulina e consequentemente diminui a glicemia do diabético.

Molho de Azeite com Pimenta e Ervas Finas

Adicionar as minhas receitas favoritas
Esta receita foi testada para ser preparada e servida para 2 pessoas.

Ingredientes

  • Sofisticação ****
  • Calorias *
  • 1 ramo(s) de alecrim fresco
  • 1/2 galho(s) de tomilho fresco
  • 1/2 ramo(s) de manjericão fresco
  • 1 galho(s) de hortelã fresca
  • 1/2 xícara(s) de chá de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 dente(s) de alho
  • 1/2 pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça
  • 1/2 colher(es) de chá de pimenta caiena em pó
  • 1/2 colher(es) de chá de pimenta rosa em grão
  • 1 colher(es) de sopa de salsinha

Modo de Preparo

Iniciar o Preparo

1. lavar e picar 1 ramo(s) de alecrim fresco, 1/2 galho(s) de tomilho fresco, 1/2 ramo(s) de manjericão fresco e 1 galho(s) de hortelã fresca, colocar em um pirex e adicionar 1/2 xícara(s) de chá de azeite de oliva extra-virgem, 1 dente(s) de alho espremido(s) sem juntar o bagaço que fica no espremedor, 1/2 de pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça em creminho (ver dica), 1/2 colher(es) de chá de pimenta caiena em pó, 1/2 colher(es) de chá de pimenta rosa em grão e 1 colher(es) de sopa de salsinha picada. misturar bem todos os ingredientes.

2. transferir para uma molheira e servir.

dica

creminho de pimenta: pegar 1pimenta vermelha dedo-de-moça, abrir ao meio, tirar as sementes, raspar a polpa da casca. jogar a casca fora e amassar bem a polpa até formar um creminho.

Supermercado, feira ou sacolão? Onde comprar alimentos?

Analisando os locais de compra dos alimentos

Homem inspecionando alimentos no supermercado
Shutterstock
Ao escolher onde comprar os alimentos para nossa família, precisamos optar por um local de fácil acesso e mais cômodo para nós, pois assim estaremos economizando nosso tempo. Existem várias opções onde se vendem alimentos frescos, como supermercados, sacolões, feiras-livres de bairros e açougues. Vamos começar analisando as condições de higiene destes locais para depois decidir onde comprar nossos alimentos.
Tenha em mente que os supermercados de maior movimento são os melhores para fazer compras, pois as mercadorias não ficam velhas. Preste atenção aos balcões, estantes, prateleiras e pisos. Eles devem primar pela higiene e limpeza e estar impecáveis e secos.
Observe o estado de higiene dos funcionários que servem o público e manipulam alimentos. Eles devem estar limpos, devidamente uniformizados e com as unhas em ordem. O uso de acessórios como relógios, pulseiras, brincos e correntes não é recomendado pelos especialistas em normas sanitárias.
No setor de refrigerados, as geladeiras precisam apresentar a temperatura adequada. Elas não podem estar lotadas, pois o frio não circula adequadamente e não alcança todas as embalagens.
Observe a data de validade de todos os produtos prontos e embalados. Não compre embalagens abertas, furadas, mal vedadas, estufadas ou amassadas.
No açougue do supermercado, ou em qualquer outro onde você faça suas compras, repare no estado geral de higiene do local e dos funcionários, que devem estar usando aventais, luvas e toucas ou gorros sempre limpos. As facas que cortam carne crua não podem ser as mesmas utilizadas para cortar uma carne já assada.
Verifique também o estado geral de higiene da peixaria e de seus funcionários, observe se a balança e o refrigerador estão em ordem.

Higiene nas feiras livres

cliente comprando alimentos em feira livre
Shutterstock
Ao comprar alimentos em feiras livres, quitandas e sacolões de bairro, verifique os hábitos de higiene dos funcionários do local. Assim como nos supermercados, o ideal é que eles usem uniformes e que estes estejam limpos. Também é preciso que usem toucas ou redes para proteger os cabelos.
Os cuidados de higiene para a manipulação de alimentos são definidos por resoluções federais da ANVISA. Portanto observe se as barracas da feira recebem água encanada, a procedência dela e se existem pias para que os vendedores lavem as mãos. A limpeza das mãos deve ser feita com produtos higienizadores e não apenas com água. Prefira os locais em que há distinção entre quem manipula os alimentos e quem lida com o dinheiro. Não deixe de verificar se instrumentos de manipulação dos alimentos, como facas e bacias, também são mantidos limpos.
A área onde fica a barraca também deve estar limpa. A presença de restos de alimentos no chão, por exemplo, atrai insetos, ratos e animais de rua. Verifique ainda se a estrutura da barraca, geralmente de madeira, está conservada.
Além dos cuidados de higiene, veja se na quitanda, feira ou sacolão escolhidos para fazer compras existem frutas, verduras e legumes orgânicos (protegidos com defensivos naturais) e hidropônicos (cultivados na água). Embora um pouco mais caros, têm a grande vantagem de serem isentos de agrotóxicos, evitando que sua família esteja ingerindo substâncias prejudiciais à saúde. Agora já sabe onde comprar aprenda a conservar alimentos.

Por Bebel Ferreira 

Carnes, frango, ovo peixe como higienizar

coxas de frango
Shutterstock
Para entender melhor o processo de higienizar carne bovina, suína e aves, conversamos com o professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, Marco Antônio Trindade. Ele explica que no caso de peças ainda cobertas com o tecido conjuntivo, também chamado de colágeno ou cobertura de gordura (tecido esbranquiçado composto por cartilagens, fibras e sebos), o indicado é lavar em água corrente antes de guardar.
No entanto, não é recomendado fazer o mesmo quando a carne já está cortada em bifes, porque a lavagem vai causar perda de nutrientes. Além disso, o bife vai absorver água, perder sabor e ficar com um aspecto feio. E ainda, a superfície que pode sofrer contaminação passa a ser bem maior quando a peça é dividida em bifes.
As recomendações são as mesmas para as carnes suínas e aves. Enquanto ainda revestidas com pele ou couro, podem ser lavadas em água corrente. Os cortes principais de aves, como peito e coxas ainda com pele também devem ser lavados.
Na hora de conservar, prefira congelar a peça inteira ou dividi-la em pequenos pedaços e separar em embalagens diferentes de acordo com a sua necessidade de uso. Neste caso, os bifes seriam cortados na hora do consumo e assim manteriam a suculência. A opção de refrigerar ao invés de congelar a carne depende do manuseio, do corte e da embalagem do alimento. Geralmente, carnes embaladas a vácuo podem ficar na geladeira pelo tempo indicado na embalagem.
O peixe fresco deve ser consumido no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao da compra. Nesse caso, antes de levá-lo à geladeira, limpe-o e tempere-o com suco de limão e sal. Coloque-o em recipiente bem fechado, para que seu cheiro não passe para outros alimentos. Se for consumir no decorrer da semana, coloque no congelador já limpo por no máximo três dias.
Os ovos devem ser lavados com água e sabão apenas antes de serem utilizados e não para serem colocados na geladeira. Antes de chegarem ao local de venda, os ovos são lavados, desinfetados e esterilizados pelos produtores. Nunca deixe os ovos na porta da geladeira, pois com a movimentação de abertura da porta e a mudança de temperatura eles podem estragar. Guarde-os colocando-os com a ponta para baixo, pois se conservam por mais tempo, e mantenha-os afastados de alimentos crus ou que tenham cheiro forte, pois a casca dos ovos é porosa e absorve facilmente os odores.
A gema separada da clara conserva-se na geladeira por um ou dois dias em um recipiente bem tampado ou dentro de um copo com água. A clara pode ser conservada durante três ou quatro dias dentro de um recipiente bem fechado ou congelada.
É muito importante evitar o contato de alimentos cozidos com os crus. Todas as tábuas onde se manipulam os alimentos devem ser de material não poroso e fácil de higienizar. Tábuas e facas que são usadas para preparar alimentos crus como qualquer tipo de carne não devem ser usadas para manipular alimentos que serão consumidos crus como legumes, hortaliças e frutas e nem para manipular carnes já cozidas.
Se você deixar alimentos que já foram cozidos, portanto com os micro-organismos mortos, entrarem em contato com alimentos crus e ainda com os micro-organismos ativos, o alimento já cozido pode ser contaminado. Isso se chama contaminação cruzada. 

Por Bebel Ferreira 

Limpeza de hortaliças de frutas e verduras

vasilha com água e legumes
Shutterstock
As folhas das verduras devem ser selecionadas, separando-se as que apresentam manchas ou pequenos buracos (sinal que algum bichinho, como caramujo ou lesma comeu). Depois, devem ser lavadas uma a uma em água corrente com cuidado, fazendo-se movimentos com as mãos de cima para baixo, para que as sujeiras maiores como terra, caramujos e outros bichinhos possam ser retirados.
Em seguida, deve ser preparada uma solução clorada com um litro de água, adicionando 10 ml, o que equivale a uma colher de sopa rasa, de água sanitária a 2,5%. A água sanitária deve ser sem perfume e com recomendações para uso em alimentos. Para as empresas, existe o cloro em pó, que deverá ser utilizado conforme as recomendações do fabricante.
Coloque as folhas já lavadas de molho na solução por 15 minutos. A imersão em água clorada tem como objetivo eliminar os micro-organismos. Após este tempo, as folhas devem ser enxaguadas para retirar o excesso de cloro. Depois da imersão em solução de cloro, pode-se deixar as folhas de molho em uma solução de uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água. Posteriormente, as folhas devem ser enxaguadas com água para retirar o excesso de vinagre, e evitar que elas murchem.
Atenção: o vinagre não mata os microrganismos. A solução de vinagre aumenta a tensão superficial e então retira alguns possíveis ovos de vermes, larvas ou lagartas que tenham restado nas folhas. O produto que mata os micro-organismos é o cloro.
Assim como as verduras, as frutas e legumes também podem conter terra e outras sujeiras. Na terra podem estar presentes micro-organismos, que são prejudiciais à saúde dos consumidores. Por outro lado, esses alimentos também podem conter resíduos de agrotóxicos que, apesar de não fazerem mal à saúde imediatamente, podem ficar acumulados no organismo, causando males no futuro.
Por isso, devem ser muito bem lavados com água corrente antes de serem consumidos e, no caso dos legumes, pode-se lavá-los com uma escovinha para auxiliar na retirada dos resíduos orgânicos (principalmente a terra). Porém, se você for consumir a fruta ou legume sem casca, basta lavá-los anteriormente muito bem com água corrente.
Frutas que serão consumidas com casca devem ser higienizadas da forma correta antes de serem consumidas. Lave-as e deixe-as de molho por meia hora em uma bacia funda com uma solução de um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária ou produtos específicos para higienização de frutas e vegetais. 

Por Bebel Ferreira 

Hieginização de alimentos

verduras de molho em água
Shutterstock
A escolha dos alimentos a serem consumidos em sua casa deve ser criteriosa. Para uma conservação eficiente de nossos alimentos temos que seguir as regras da boa compra, higienização, armazenagem, da conservação pelo frio (resfriamento e congelamento) e as regras da manipulação no pré-preparo.
O primeiro passo para higienizar os alimentos é manter toda a cozinha limpa. As superfícies usadas para preparar alimentos devem estar rigorosamente limpas, pois os alimentos se contaminam facilmente.
Qualquer pingo de alimento caído no canto da pia, alguma migalha de pão, pode ser um reservatório de micro-organismos. Outro local que pode conter micro-organismos são os panos de prato que devem ser trocados todos os dias e fervidos antes de voltar ao uso.
Todos os armários da cozinha e seus implementos, além dos equipamentos usados para a limpeza da própria cozinha, como panos, baldes e vassouras, devem ser limpos uma vez por semana. A cozinha é um laboratório que prepara alimentos para sua família. Cuide dela!
Para se livrar de contaminações alimentares e cuidar da saúde da sua família limpe regularmente a caixa d'água da sua casa. Uma água contaminada pode por a perder todos os cuidados de higiene que você tem com sua cozinha e os alimentos que servirão à sua família.
Temos que salientar também a higiene de quem vai manipular estes alimentos. A cozinheira deve usar avental grande e limpo e ter os cabelos contidos com uma touca que os esconda.
Sempre que vamos preparar alimentos devemos lavar bem as mãos, enxugá-las em uma toalha só para isto e não no pano de prato. A cozinheira deve ter atenção redobrada se for ao banheiro ou manipular lata de lixo. Tendo um ferimento nas mãos, como uma unha infeccionada ou uma micose, eles devem estar cobertos na hora de preparar os alimentos. Não manipule alimentos sem lavar as mãos depois de ter trabalhado com alimentos crus, tais como pescados, carnes ou aves. 

Por Bebel Ferreira 

Congelar é vantajoso

Alimentos no congelador
Shutterstock
Você não tem tempo para cozinhar diariamente e não suporta mais a comida de restaurante? Esses e outros problemas podem ser resolvidos com o congelador da sua geladeira. Além de garantir comida caseira por um bom tempo sem precisar encostar a barriga no fogão todos os dias, congelar alimentos evita o desperdício das sobras, a contaminação por micro-organismos e o gasto desnecessário de gás de cozinha.
O congelamento de alimentos também é útil para quem tem restrições alimentares e precisa de uma alimentação especial, caso dos diabéticos e hipertensos. A nutricionista Karina Tessy ressalta que um alimento devidamente congelado preserva os nutrientes e os chamados aspectos organolépticos da preparação, que correspondem à cor, sabor, textura e aroma.
Mas, para manter o valor nutricional do alimento e realmente conservá-lo não basta colocar no congelador. Recomenda-se uma preparação e um procedimento específico para cada tipo de alimento.
No supermercado ou na feira, os alimentos devem ser escolhidos com rigor. Antes de congelar, pense na quantidade ideal para as suas necessidades. Nunca leve a comida ainda quente para o freezer. Faça o processo de resfriamento, que deve durar duas vezes mais que o cozimento. A dica é colocar o alimento recém-preparado em um recipiente com água e gelo, combatendo as condições favoráveis ao aparecimento de bactérias.
O momento da embalagem merece atenção. Escolha um saquinho ou recipiente que vede completamente para evitar a passagem de odores e que impeça a existência de ar no seu interior. Os sacos de plástico são preferíveis porque ocupam menos espaço na geladeira. Após o empacotamento, ponha uma etiqueta de identificação com data, validade e descrição do alimento.
Na página seguinte, conheça o método de congelamento de alguns alimentos presentes no nosso cotidiano, com informações baseadas no Manual de Congelamento elaborado pela empresa SSS & Gourmet e na entrevista com a nutricionista Karina Tessy.

Por Bebel Ferreira 

Abasteça a geladeira

Mulher tirando frios da geladeira
Shutterstock
Quem mora sozinho não pode se esquecer de abastecer a geladeira com frios. Presunto, queijo, salame, peito de peru e lombinho podem ser a salvação de quem está com preguiça de cozinhar. Complementos para passar no pão como patês, maionese e manteiga também devem entrar na lista de compra.
Quem não abre mão das carnes deve prestar atenção ao prazo de validade e à quantidade que vai comprar. Carnes vendidas em bandejas no supermercado devem ser evitadas, pois ficam expostas durante muito tempo. A preferência deve ser pelas carnes cortadas na hora, compradas diretamente no açougue. É importante se certificar que o estabelecimento tenha garantia de procedência dos produtos vendidos. Para evitar comprar carne todos os dias, é possível preparar alguns cortes e guardá-los sem tempero para serem utilizados conforme a necessidade. A nutricionista Salete comenta que a carne não deve ser lavada, pois quanto mais manipulada for, maiores são as chances de aumento da proliferação de bactérias no alimento.
A validade de uma peça de carne que não foi fatiada ou moída gira em torno de seis meses, sendo reduzida para quatro meses quando se manipula a peça. Carnes cozidas podem ser armazenadas por até três meses e peixes, também cozidos, podem ser armazenados por dois meses.
Uma opção para substituir a carne é o uso de ovos. Pode ser frito, cozido, mexido ou em forma de omelete. O ideal é usar uma frigideira antiaderente para evitar o uso de óleo no preparo. A versatilidade do ovo permite a inclusão de complementos como verduras, legumes, bacon e queijos.
O mais gostoso é manter a liberdade, cozinhar e administrar a despensa. Hoje é fácil ser independente e morar sozinho, pois a vida está muito prática e existe um mercado fervoroso atento às necessidades dos solteiros.

Refeição rápida

homem colocando comida congelada no micro-ondas
Shutterstock
Uma boa pedida para quem quer praticidade é investir em massas. Caso a ideia seja usar massa fresca, como tortellini ou ravioli, é possível cozinhar e congelar o restante. No caso de massas secas, é possível guardar o que não foi utilizado na despensa. Para quem não gosta de cozinhar em porções reduzidas, a dica é fazer duas porções de massas e deixar uma parte para o dia seguinte. A pasta fria faz uma excelente salada, acrescentando alguns legumes enlatados, por exemplo. É fácil encontrar molho pronto no supermercado em diferentes sabores. Basta aquecer e adicionar antes de servir.
Outra opção para quem mora sozinho são os pratos prontos industrializados e congelados. Atualmente as opções vão de pizza e lasanha até pratos mais elaborados, como massas e carnes assadas ou com molhos. A lista dos congelados vendidos em supermercados inclui também vegetais, salgadinhos de festa e sanduíches prontos, que precisam apenas ser aquecidos em micro-ondas ou forno convencional. Para quem não tem afinidades com a culinária e não abre mão da sobremesa, o mercado ainda oferece a opção de comprá-las prontas.
As sopas enlatadas ou desidratadas também são um item coringa na despensa. Algumas são melhores do que outras no sabor e na composição nutricional. Porém, é preciso experimentar, pois a variedade é grande. Quem cansar das tradicionais e quiser inovar, a dica é acrescentar vegetais frescos ou congelados na hora do preparo. Queijo ralado também deve ser incluído na lista de compras, pois ajuda a mudar o sabor das massas.

lista de compras para quem mora sozinho



Mulher pegando comida congelada
Shutterstock
Um dos grandes desafios de quem mora sozinho é conciliar o ritmo de vida com a alimentação. Abastecer geladeira e despensa torna-se uma tarefa complicada e é preciso se organizar para evitar desperdício de comida e dinheiro.Confira algumas dicas para montar uma lista de compras com opções para alimentos saudáveis e refeições prontas.
Pensando nesse nicho da população, diversas empresas do ramo alimentício disponibilizam alimentos como congelados e pães em porções individuais. Não é difícil encontrar mercados que vendem frutas e legumes higienizados, descascados e prontos para serem consumidos.
Alguns alimentos podem ser congelados durante um tempo determinado, como carnes, peixes, vegetais e frios. Vale lembrar que os alimentos congelados podem perder o sabor e, se não forem bem armazenados, correm o risco de ser contaminados com o odor de outros alimentos.
Segundo a nutricionista Salete Brito, pratos e alimentos compostos com leite não devem ser congelados, bem como ovos na casca. Alimentos à base de gordura, como chantili e maionese, também não devem ir ao congelador, pois tendem a perder suas propriedades passando do cremoso para o estado líquido. Frutas podem ser batidas no liquidificador para que se congele apenas sua polpa, ao contrário dos legumes, que podem ser congelados em pedaços. Para isso é preciso que eles passem pelo processo de branqueamento, que consiste em cozinhar por um determinado momento e mergulhá-lo logo em seguida na água gelada. Feito isso, o alimento deve ser separado em sacos plásticos, com porções individuais, e é preciso retirar todo o ar do pacote antes de levá-lo para o congelador.

Por Renato Trentini - Equipe BBel 

Geladeira

Como manter a geladeira organizada

Dicas para mantê-la limpa e em ordem

Como manter a geladeira organizada
Shutterstock
A organização da geladeira não leva em conta apenas a facilidade em encontrar os alimentos, mas também sua correta armazenagem.
O primeiro passo é a faxina na geladeira. Criar o hábito de limpar a prateleira assim que retirar alimentos facilitará a organização. A segunda etapa é recolocar os alimentos de acordo com a necessidade de refrigeração de cada um deles. E, para que a organização se mantenha, faça uma lista e pregue na lateral da geladeira.
Na recolocação dos alimentos, atente para a localização de verduras e legumes. Elas precisam ser colocadas na gaveta inferior, o mais longe possível do congelador para não danificá-los.Nas prateleiras acima da gaveta é aconselhável guardar frutas que estão em bandejas ou em embalagens plásticas fechadas.
 Gaveta inferior da geladeira
Já nas prateleiras intermediárias, coloque sobras de refeições em potes de plástico com tampa. As carnes em fase de descongelamento ou temperadas podem ser armazenadas neste tipo de vasilha.
Na prateleira superior, armazene os frios em vasilhas hermeticamente fechadas, sobremesas e refrigerantes. Na gaveta superior, guarde os alimentos que necessitam de maior refrigeração como iogurtes, manteigas, requeijão, patês e queijos.
Reserve a porta para colocar caixas de leite, sucos, maionese e recipientes com molhos. Mas, é preciso cuidado com o peso das embalagens que irá colocar para que não ultrapasse a capacidade de sustentação da porta.
Deixe um pano limpo sempre próximo da geladeira. Isso facilitará a higienização das mãos, quando for abri-la. Evite abrir a geladeira com muita frequência, pois a refrigeração deve-se manter entre 2°C e 5°C. Só mantenha alimentos frescos e alimentos já prontos em uma mesma prateleira se os prontos estiverem em tigelas tampadas. 

Por Bebel Ferreira

 

Fogão

Limpeza diária do Fogão

É um fogão bem limpo que faz comida boa!

Limpeza diária do Fogão

O fogão e o forno devem ser bem limpos todos os dias; a faxina resume-se a uma limpeza um pouco mais caprichada que a diária, na ocasião que você reservou tempo para isto.

Esponja e Sabão Neutro
Use somente esponja ou pano fino com água e sabão neutro. Use também água morna com bicarbonato de sódio para limpar o seu fogão.

Queimadores
•    Os queimadores de gás também ficarão brilhando, se neles se pingar, enquanto ainda quentes, algumas gotas de limão, esfregando-os com esponja de aço e sabão de coco.
•    Verifique sempre se os queimadores de gás estão desentupidos. Use para limpá-los palito de madeira ou fio de nylon.

Fogão Quente
Nunca jogue água enquanto o fogão estiver quente, pois mudanças bruscas de temperatura podem causar rachaduras no esmalte.

Limpeza do fogão por fora
Fogão de aço inox: Use um pano umedecido com álcool para remover manchas de água.
Fogão esmaltado: Limpe com um pano fino com água e sabão de coco. Seque bem.

Forno
Evite ao limpar o seu forno o uso de abrasivos, sprays e qualquer produto que contenha soda cáustica, que é tóxica, estragando a parte interna do forno e deixando resíduos prejudiciais à saúde.

Forno auto-limpante: Basta passar um pano úmido internamente. Passe muitas vezes até o pano sair limpo.

Forno cheirando a queimado: Se algo foi derramado no forno e ficou cheirando a queimado, primeiro retire as grades internas de metal cromado e em seguida coloque dentro do forno frio um prato com ½ xícara de chá de amoníaco. Deixe agir por algum tempo, enquanto estiver fazendo outras tarefas. Retire o amoníaco e lavenormalmente.

Grelha: Já que as grelhas do forno são removíveis, lave-as e retire a gordura.
Fogão é o coração de uma casa. Deve ser bem limpo todos os dias.

Por Bebel Ferreira

 

Refeição sem sujar cozinha

Prepare uma refeição sem sujar a cozinha

Facilita a vida e você tem mais tempo para relaxar.

Prepare uma refeição sem sujar a cozinha

Quando for preparar as refeições, mantenha em suas mãos um pano úmido com algumas gotas de detergente. Vá limpando tudo o que sujar: porta de geladeira, porta dos armários, tampa do forno .
Quando você vai fazer uma refeição em primeiro lugar separe os ingredientes que serão usados na receita:
Carnes: Tempere (se for o caso) e coloque na geladeira, dentro de uma vasilha funda tampada. Deixe a pia limpa.

Prepare uma refeição sem sujar a cozinha

Verduras de folha: Lave em bastante água corrente uma a uma as folhas que você vai usar na comida. Depois ponha de molho em água sanitária dissolvida em água pura na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixar de molho por 30 minutos. Escorrer bem a água, não enxaguar, leve ao secador de salada antes de temperar ou arrumar na travessa. Deixe de molho em um canto da pia que deve estar bem limpa
Legumes: Ao descascá-los, jogue as cascas imediatamente no lixo, para não dar aquele aspecto feio de sujeira na pia.
Temperos, condimentos e molhos: Coloque dentro de vasilhas pequenas.

Prepare uma refeição sem sujar a cozinha

Óleo, vinagre, vinho e tudo o que estiver em garrafas ou bisnagas: Coloque em cima de uma bandeja.
Se usar algum ingrediente que está na lata de mantimento, pegue-a com a mão limpa, passe um paninho e guarde imediatamente no local correto.
Utensílios que serão usados
Separe os utensílios necessários ao preparo do prato.
• Panelas: Use apenas as necessárias. Lembre-se que depois terá de lavá-las. Procure usar sempre as mesmas panelas. Por exemplo: se cozinhar legumes, retire-os e aproveite a mesma panela para refogá-los; se usar frigideira passe uma esponja limpa e use-a novamente.
• Panelas antiaderentes: Não coloque no fogo para esquentar por mais de 4 minutos, pois a alta temperatura estraga o revestimento. Nestas panelas só podemos usar colheres de pau, de plástico ou de borracha. Formas de bolo e assadeiras desse material devem ser untadas com um pouco de óleo, facilitando a retirada do assado.
Sua cozinha deve estar limpa. Só travessas, pratos e talheres que estão sendo usados na mesa serão lavados depois.
As panelas, usadas no preparo da refeição, devem ser raspadas com uma colher de borracha e deixadas cheias de água quente com um pingo de detergente. Estas também serão lavadas após a refeição.

Por Bebel Ferreira

 

Cozinha limpa

A cozinha é o coração da casa, merece ser tratada com carinho.

Cozinha limpa

A cozinha é o coração da casa.
Quanto menos você a suja, menos você terá que limpá-la.
É na cozinha que fazemos os alimentos que vão alimentar nossa família.
A limpeza no ambiente que vamos preparar os alimentos é de primordial importância para a saúde dos que vão se servir desta refeição.
Pense no seguinte: "Quanto menos você suja, menos você terá que limpar".
Dicas para a Cozinheira
Antes de começar a cozinhar, lave as mãos.
Sempre que o conteúdo de uma panela ferver, principalmente a panela de pressão, diminua o fogo, pois o tempo de cozimento será o mesmo, e você economizará gás.
Prevenindo acidentes na cozinha
Se a frigideira em que tiver óleo ou gordura, pegar fogo, abafe com um pano úmido. Não jogue água.

Cozinha limpa

Os cabos das panelas devem ficar sempre voltados para dentro do fogão, evitando assim acidentes com crianças.

Organize-se
Cozinha limpa
A cozinha é o local mais usado em uma casa. Ela se desarruma e fica suja cada vez que vamos preparar uma refeição. É fundamental ter-se a cozinha limpa e organizada.

Você sabe como fazer o serviço de maneira organizada para ter a cozinha sempre limpa?


Por Bebel Ferreira 

Despensa

Aprenda a organizar sua despensa.
Despensa
Nada mais prático do que ter todos os produtos que necessitamos na cozinha de nossa casa, assim não precisamos sair para comprá-los a todo o momento, principalmente quando resolvemos fazer uma determinada receita e descobrimos que faltou um ou mais ingredientes.
Que desânimo!
Quando isso acontece, acabamos desistindo de preparar o que gostaríamos, por que não quer sair de casa nesse momento. Para evitar que isso aconteça, uma boa despensa resolve o problema.
Sua despensa não precisa ser um supermercado portátil, mas pode ter as coisas que são usadas com mais freqüência em sua casa. Quem administra uma casa sabe que existe um padrão alimentar e geralmente as receitas se repetem a cada semana. Dessa forma fica fácil organizar uma lista de compras e armazenar em sua despensa aquilo que será utilizado em um período mais longo.
Faça sua compra conforme ensinamos em aprenda a fazer uma lista de compras.  Assim nada faltará no meio do mês e sua despensa estará sempre abastecida.
Dicas para organizar a sua despensa e manter sua casa abastecida

• Tenha uma lista na cozinha e sempre anote o dia que terminou determinado produto, assim você acerta sua lista de compras mensal. No próximo mês, você não corre o risco de outra vez, ficar sem aquele produto.
• Produtos que tem uma validade maior podem ser estocados em maior quantidade.
• No dia anterior ao da compra do mês, limpe e organize sua despensa.
• Ao limpar a despensa, desocupe uma prateleira de cada vez. Limpe uma por uma e guarde os produtos de volta, passando um pano úmido por fora de suas embalagens.
Essa é a hora para verificar o que está faltando, para providenciar que tudo seja comprado no dia seguinte. DIA DA COMPRA DE MÊS.
• Coloque os produtos novos atrás dos que já estavam na despensa e tinham sobrado do mês anterior. Assim, você estará sempre usando os produtos que estão em sua casa há mais tempo.
• Se você comprar um alimento, use-o para que ele não perca a validade.
• Aproveite para verificar a data de validade do produto e se ele vai vencer, utilize-o em alguma receita, para não ter que jogá-lo fora em breve.
Muitos produtos, quando guardados por muito tempo desenvolvem bichinhos ou mofo.
• Se esqueceu um produto na prateleira por mais tempo? Verifique se não tem carunchos.  Os carunchos são besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e farelos, chás e outros produtos desidratados.
DICA: A farinha de rosca se mantém sempre fresca, sem ficar com cheiro e gosto de mofo, se você colocar uma folha de louro dentro do pote onde ela está guardada.
• Evite comprar coisas, que dificilmente usaria, só para ter na sua despensa.
Despensa
• Uma despensa bem organizada deve ter sua arrumação por itens. Como já explicamos em organização de despensa: Vá lá e veja que óleos, azeite, vinagre e outros temperos devem ser colocados juntos. Depois, farinhas, açúcar, sal, café, arroz, feijão, etc. Latarias salgadas, como molhos, ervilhas, maionese. Latarias salgadas, como molhos, ervilhas, maionese. Latarias doces, achocolatados, leite condensado, leite em pó, etc.

É uma sugestão, você pode arrumar do seu jeito, mas organizando por grupo, fica mais fácil de localizar o que deseja.
Existem pessoas que se sentem seguras quando a despensa de casa está bem estocada, com tudo que ela precisa.
Despensa
E a higiene deve ser muito rigorosa. São produtos que sua família irá consumir.
O local deve ser bem arejado e de fácil acesso. Se a sua casa não tem um espaço definido para despensa, reserve uma parte do armário da sua cozinha.
O alimento é um dos nossos grandes prazeres. Cuidar dessa parte, da nossa casa, com carinho é essencial.

Por Bebel Ferreira 

Cozinha , organize-se para limpar


Organize-se para limpar a cozinha


Facilite o seu trabalho!
Louça sem gordura de um lado, louça com gordura do outro.

Ao tirar os pratos servidos da mesa. Lembre-se de duas regras básicas:
1 - A louça sem gordura deve ficar separada da louça usada para alimentos com gordura.
2 - Na pia, você deve ter duas esponjas:
Uma será usada para lavar apenas louças sem gordura.
A outra será para louças engorduradas.
Se você seguiu nossas instruções de como cozinhar sem sujar a cozinha, agora está fácil, siga as instruções abaixo e seu trabalho estará muito facilitado.

Entre os utensílios sem gordura estão:
Copos, pratos de sobremesa, pratinhos de pão e alguns outros itens.
Como lavar os copos
Organize-se para limpar a cozinhaOrganize-se para limpar a cozinhaOrganize-se para limpar a cozinha
• Ao retirar os copos da mesa, coloque-os separados num canto da pia, onde não haja gordura. Lave-os em primeiro lugar para que eles não quebrem.
• Tenha uma esponja separada só para lavar copos. Ela não pode estar engordurada, senão os copos ficarão embaçados.
• Pegue os copos sujos que estão de um lado da cuba, passe a esponja com sabão e vá colocando do outro lado. Em seguida comece a enxaguar em bastante água, trocando os copos de lado.
• Se você quiser que eles fiquem bem brilhantes, mergulhe-os numa bacia com água quente e vinagre.
Coloque-os no escorredor com a boca para baixo. Depois de secos, apenas guarde.
Pratos e vasilhas de sobremesa
Organize-se para limpar a cozinha
• Devem ficar sobre a pia, perto dos copos, para não engordurar. Lave logo depois de lavar os copos, com a esponja sem gordura. Coloque para secar no escorredor.
• Guarde esta esponja separada para não engordurar.

Entre os utensílios engordurados estão:
As travessas que levam comida à mesa, os pratos de comida, os talheres, as panelas e outros que foram usados para fazermos os alimentos.

Travessas
• As travessas que voltarem da mesa devem ser imediatamente limpas.
• Guarde as sobras de comida em tigelas próprias com tampa.
• Passe um pedaço de papel toalha, ou mesmo de jornal para tirar os resíduos e a gordura.
• Coloque água quente dentro das travessas com um pingo de detergente, para lavar logo em seguida.
Pratos de Comida
Organize-se para limpar a cozinhaOrganize-se para limpar a cozinhaOrganize-se para limpar a cozinha
• Os pratos de comida que vierem da mesa não devem ser empilhados, para que o seu fundo não fique sujo.
• Raspe cada prato com colher de borracha e passe um papel toalha para tirar a gordura.
• Depois empilhe os pratos.
Talheres
Tenha uma caneca alta para colocar os talheres que serão lavados. Dentro desta caneca coloque água quente com um pingo de detergente.
Lave com água, sabão e esponja. Jamais use palha de aço ou esponja áspera para lavar estes objetos. Além de riscar, no caso dos de prata, o banho vai saindo aos poucos.
Panelas e assadeiras
• Assadeiras e panelas engorduradas ficam fáceis de limpar se forem colocadas imersas em água,( que pode ser fria) e sabão em pó por algumas horas.
• Se forem de tefal ou inox, lave somente com uma esponja e detergente. Nunca use produtos abrasivos e esponjas de aço.
• Se forem de alumínio: arear com esponja de aço, sabão de coco ou limpa-alumínio que existe no mercado.
Organize-se para limpar a cozinha
Atenção: areie bem em volta dos cabos e dos puxadores das tampas, pois nestes locais a gordura se acumula em demasia e, posteriormente, fica difícil de remover.
Se você é daquelas que deixam sua cozinha em pé de guerra depois de preparar uma refeição, aprenda conosco em: Cozinhando sem sujar a cozinha a ser mais organizada para depois ter menos trabalho ao arrumar a cozinha.

Por Bebel Ferreira 

Limpeza express

Sofrendo com os serviços de casa?

Siga essas dicas de limpeza express

Sofrendo com os serviços de casa?
Gastar seu precioso tempo de lazer limpando a casa faz qualquer pessoa perder a "esportiva". Varrer, esfregar, passar pano, puxar água, requer tempo e esforço, mas com um pouco de organização e um simples e eficiente método de limpeza você faz mais em menos tempo e evita aquele desgaste todo.

Dicas para uma limpeza express

  • Cronometre-se:
Cronometre o tempo que você leva fazendo algumas atividades de limpeza e organização da casa e verá que em algumas atividades, como por exemplo, guardar a louça da máquina e varrer a cozinha, você não perde nem 10 minutos. Sabendo disso, fica mais fácil reservar apenas alguns minutos antes de sair para agilizar o serviço de casa.
  • No sentido certo:
Quando você for limpar um quarto faça-o de cima para baixo e do canto mais distante ao mais próximo da porta. Você terá uma limpeza mais eficiente em um menor tempo. Comprove.
  • Limpeza esperta:
Você pode aproveitar a hora do banho para lavar a parede do box. Como? Tenha no banheiro algum tipo de detergente de limpeza e uma bucha própria. Durante o banho esfregue a parede rapidamente. Não vai levar mais do que 2 minutos, acredite. Ao fazer isso sempre, sem deixar a sujeira acumular, você manterá a parede do seu banheiro limpa sem perder horas esfregando.
Limpeza de casa
  • Limpeza rápida:
  • Concentre cinco minutos do dia nas áreas mais visíveis, como sala e a cozinha, com uma limpeza bem rápida. Guarde o que está fora do lugar, limpe as superfícies como mesas e bancadas, recolha a louça suja e varra o chão. Organização vapt-vupt.

    Quanto menos tempo no trabalho de casa, mais tempo para cuidar de você e sua família

    • Aspirador instantâneo: mantenha um pequeno aspirador manual sem fio debaixo da pia do banheiro, para que você possa aspirar cabelos e talco, antes que se espalhem pela casa toda.
    • Vidro sem manchas: limpe janelas e portas de vidros friccionando álcool com um pano macio ou até mesmo jornal. Depois, com uma flanela, experimente aplicar um pouquinho de cera polímero de carro por toda superfície. A cera tira por completo a marca dos dedos e facilita a próxima limpeza deste vidro. Desta forma, você economizará ainda mais tempo.
    • Banheiro organizado: pela manhã, após lavar o rosto e escovar os dentes, limpe os respingos de água do espelho com um pedaço de papel higiênico úmido e seque a pia. Isso evitará manchas e seu banheiro já ficará com um aspecto mais arrumado.
    • Evite pelos por toda parte. Para quem pensa que é impossível ter animais de estimação e manter a casa limpa, especialistas afirmam que escovando seu melhor amigo todos os dias este sonho se torna realidade. Para animais de pelos longos, as escovações devem ser diárias utilizando um pente de aço, que ajuda a desembaraçar os nós e remover os pelos mortos. Depois utilize uma escova de cerdas macias para remover o excesso de pelos e dar aquele brilho final.
    Por via das dúvidas, mantenha em alguns lugares da casa um rolo aderente que salva a roupa preta nos momentos de pressa. Conheça outras formas de deixar a casa limpa com vinagre.

Cidades para visitar no inverno

Gosta de viajar e conhecer lugares frios? Montamos uma seleção de cidades que você precisa conhecer no inverno. Prepare o casaco e vamos viajar

Prudentópolis (PR)
Com mais de 100 quedas d'água registradas, a cidade Prudentópolis na região dos Campos Gerais, no Paraná conta com belíssimas paisagens e fortes atrativos para quem gosta de passeios ecológicos. Outra grande característica do município está relacionada com a forte influência da imigração polonesa, que acabou por definir parte da arquitetura do município e da região. No inverno, o clima frio é um estímulo para quem pretende provar da culinária local

 
El Calafate (AR)
Pequena e aconchegante, a cidade de El Calafate é o lugar mais indicado para quem pretende visitar o belíssimo Parque Nacional dos Glaciares, região onde fica a geleira Perito Moreno (foto), um dos monumentos naturais mais belos do planeta. Com pouco mais de 5 mil habitantes, a cidade conta com forte setor hoteleiro e uma ampla área de campings, uma ótima alternativa para quem pretende passar à noite na cidade sem gastar muito

 
Puerto Natales (CH)
Embora simplista e sem grandes atrativos turísticos, a cidade de Puerto Natales é o destino mais indicado para quem pretende se hospedar e visitar a belíssima região do Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. Porta de entrada para a cadeia de picos congelados e lagos que circundam a região, o município oferece estadias baratas e um ambiente acolhedor, além do povo receptivo e atento aos visitantes


 
São Bento do Sapucaí (SP)
Próximo de Campos do Jordão, o município de São Bento do Sapucaí é uma alternativa barata e indicada para quem pretende descansar e aproveitar o clima frio da região. Com pouco mais de 10 mil habitantes, o município é uma das poucas estâncias climáticas do país
 
Pucon (CH)
Uma das mais lindas cidades chilenas, Pucon conta com uma infinidade de atrativos para qualquer turista, seja aqueles que buscam por aventura ou apenas sossego. Além do belíssimo lago que banha a cidade, o município fica aos pés do vulcão Villarica (foto), uma imensa obra da natureza com quase 3.000 metros de altitude e de fácil acesso aos visitantes

Santo Antônio do Pinhal (SP)
Situada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a cidade de Santo Antônio do Pinhal é um dos 15 municípios considerados como estâncias climáticas no estado de São Paulo. Cercado pelo verde e montanhas altas, a cidade mescla lugares relaxantes com ambientes próprios para quem busca por aventura

Teresópolis (RJ)
Posicionada na Região Serrana do Rio de Janeiro, a cidade de Teresópolis é um destino indicado para quem busca por espaços tomados pela vegetação e o clima ameno. Com uma temperatura média anual de 16° a cidade se transforma no lugar exato para quem busca por um clima fresco, mas sem exageros. Um dos principais cartões postais da cidade é o Dedo de Deus, um pico rochoso com 1.692 metros de altitude

 
Lavras Novas (MG)
Com um clima caloroso durante boa parte do ano, no inverno o distrito de Lavras Novas se transforma em um destino certo para quem pretende busca por um ambiente acolhedor. Com uma arquitetura rústica, o município oferece uma gama de opções turísticas
 
São Joaquim (SC)
Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município de São Joaquim em Santa Catarina é uma das melhores escolhas para quem quer ter a chance de se deparar com neve no Brasil. Situada a 1.353 metros de altitude e influenciada pelo clima serrano, todos os anos a cidade fica lotada de visitantes que esperam pela oportunidade de ver a cidade encoberta pela neve. A região ainda se destaca pela forte produção de vinhos e frutas, principalmente maçãs 


Villa La Angostura (AR)
Alternativa barata e acolhedora para quem pretende se afastar da correria de Bariloche, o município de Villa La Angostura situado na região dos lagos na Argentina é o destino mais do que indicado aos turistas que buscam pela calmaria. Um dos maiores destaques da cidadela é a arquitetura, com fortes influências alpinas e ausência total de prédios, o que contribui para o clima acolhedor da cidade 


Cunha (SP)
Um dos poucos municípios paulistas considerados como estância climática, a cidade de Cunha no interior de São Paulo se destaca pelo toque caseiro e bucólico da região. Cercado por rios, cachoeiras e belas áreas esverdeadas, a cidade é perfeita para quem, além do clima fresco e acolhedor, busca por aventura e contato com a natureza 

Bento Gonçalves (RS)
Conhecida como a "Capital Brasileira do Vinho", a cidade de Bento Gonçalves se destaca pelos agradáveis passeios por vinícolas e outros pontos turísticos com foco no setor agrícola. Com uma temperatura que chega aos -6° no inverno, o município oferece uma gama de hotéis e hotelarias com clima caseiro e acolhedor. A forte presença de imigrantes italianos, germânicos e poloneses acabou influenciando em boa parte da arquitetura da região 

 
Bariloche (AR)
Com um centro comercial fortíssimo e um dos destinos mais indicados para quem pretende esquiar na Argentina, a cidade de Bariloche fornece uma centena de atrativos aos visitantes. Com cerca de 130 mil habitantes, no inverno a forte presença de turistas faz esse número quase dobrar

 
Canela (RS)
Conhecida por atrações turísticas como o Parque da Ferradura, a Cascata do Caracol e a Catedral de Pedra, a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, une belas paisagens naturais e arquitetura urbana com forte influência germânica. Junto de Gramado e Bento Gonçalves é um dos destinos mais procurados e visitados do estado gaúcho


Buenos Aires (AR)
Mais importante cidade da Argentina, a capital Buenos Aires esbanja cultura e pontos turísticos variados aos visitantes. O clima ameno possibilita que o turista se depare com espaços acolhedores, como a colorida região de La Boca. Com um setor hoteleiro forte, a cidade conta com espaços para as mais diversas faixas de preços e públicos, indo de diversos hotéis cinco estrelas até albergues, alternativas baratas para os inúmeros mochileiros que passam pela regiã

Campos do Jordão (SP)
Localizada na Serra da Mantiqueira, no interior do estado de São Paulo, a cidade de Campos do Jordão é de longe um dos mais visitados destinos brasileiros no inverno. Com uma belíssima área serrana e forte gastronomia, o município uma ótima alternativa para quem pretende comer bem e se deparar com belas paisagens 
Gramado (RS)
Um dos municípios gaúchos mais visitados do sul do país, Gramado conta com uma programação turística especial para quem visita a cidade no inverno. Além da arquitetura inspirada no estilo alemão, pontos como o Lago Negro e o parque Mini Mundo são os grandes atrativos da cidade 
 
 Ushuaia (AR)
Conhecida como a "cidade no fim do mundo", Ushuaia na Argentina conta com um clima gelado durante o ano todo. Mesmo no verão é possível subir os montes gelados e cobertos de neve que circundam a região. Com visitantes de todas as partes do planeta, a cidade conta com um forte centro comercial e gastronômico, além de uma infinidade de parques marcados pela beleza das paisagens 
 
Petrópolis (RJ)
Com um clima ameno durante boa parte do ano, no inverno Petrópolis se transforma em um município aconchegante aos turistas. Fundada por Dom Pedro II em 1843, a cidade conta com vários pontos turísticos históricos, como a Casa da Ipiranga, o Palácio de Cristal e a casa de Santos Dumont 
 
Monte Verde (MG)
Situado a 1554 metros de altitude, o distrito mineiro mantém o clima ameno durante o ano todo. Bucólica, a região é cercada por áreas verdes, montes e estruturas rochosas, um prato cheio aos turistas que visitam a pequena cidade. Entre os principais pontos turísticos estão o Chapéu do Bispo e a Pedra Redonda, destinos mais do que indicados para quem pretende ter uma bela visão da região de Pouso Alegre 
 

Conteúdo do site MdeMulher