Translate

terça-feira, maio 22

Refeição sem sujar cozinha

Prepare uma refeição sem sujar a cozinha

Facilita a vida e você tem mais tempo para relaxar.

Prepare uma refeição sem sujar a cozinha

Quando for preparar as refeições, mantenha em suas mãos um pano úmido com algumas gotas de detergente. Vá limpando tudo o que sujar: porta de geladeira, porta dos armários, tampa do forno .
Quando você vai fazer uma refeição em primeiro lugar separe os ingredientes que serão usados na receita:
Carnes: Tempere (se for o caso) e coloque na geladeira, dentro de uma vasilha funda tampada. Deixe a pia limpa.

Prepare uma refeição sem sujar a cozinha

Verduras de folha: Lave em bastante água corrente uma a uma as folhas que você vai usar na comida. Depois ponha de molho em água sanitária dissolvida em água pura na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixar de molho por 30 minutos. Escorrer bem a água, não enxaguar, leve ao secador de salada antes de temperar ou arrumar na travessa. Deixe de molho em um canto da pia que deve estar bem limpa
Legumes: Ao descascá-los, jogue as cascas imediatamente no lixo, para não dar aquele aspecto feio de sujeira na pia.
Temperos, condimentos e molhos: Coloque dentro de vasilhas pequenas.

Prepare uma refeição sem sujar a cozinha

Óleo, vinagre, vinho e tudo o que estiver em garrafas ou bisnagas: Coloque em cima de uma bandeja.
Se usar algum ingrediente que está na lata de mantimento, pegue-a com a mão limpa, passe um paninho e guarde imediatamente no local correto.
Utensílios que serão usados
Separe os utensílios necessários ao preparo do prato.
• Panelas: Use apenas as necessárias. Lembre-se que depois terá de lavá-las. Procure usar sempre as mesmas panelas. Por exemplo: se cozinhar legumes, retire-os e aproveite a mesma panela para refogá-los; se usar frigideira passe uma esponja limpa e use-a novamente.
• Panelas antiaderentes: Não coloque no fogo para esquentar por mais de 4 minutos, pois a alta temperatura estraga o revestimento. Nestas panelas só podemos usar colheres de pau, de plástico ou de borracha. Formas de bolo e assadeiras desse material devem ser untadas com um pouco de óleo, facilitando a retirada do assado.
Sua cozinha deve estar limpa. Só travessas, pratos e talheres que estão sendo usados na mesa serão lavados depois.
As panelas, usadas no preparo da refeição, devem ser raspadas com uma colher de borracha e deixadas cheias de água quente com um pingo de detergente. Estas também serão lavadas após a refeição.

Por Bebel Ferreira