Translate

quarta-feira, dezembro 19

Gosta de petiscos? Compare: azeitona preta, salame e amendoim


Qual você prefere: azeitona preta, salame ou amendoim? Crédito: Getty Images.
Qual você prefere: azeitona preta, salame ou amendoim? Os três petiscos são deliciosos, mas devem ser consumidos com moderação, principalmente se você pretende emagrecer.
O mais calórico é o amendoim. Em 100 g há 606 calorias. Já a mesma porção de salame contém 398 calorias e a de azeitona, 194 calorias. Mas esse grãozinho não é tão vilão assim. “Ele carrega mais calorias, só que apresenta menor teor de sódio e uma boa quantidade de proteína”, avalia Nairana Borim, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!.
E qual apresenta mais sódio? Nesse quesito quem ganha é o salame: 1.574 mg. Mas a azeitona não fica muito atrás: 1.567 mg. Além de salgada, ela tem pouca proteína, o que não contribui para a saciedade. Já o amendoim tem só 376 mg. Vale lembrar que o excesso de sal pode causar retenção de líquido, inchaço e aumento de peso. Por isso, cuidado com a quantidade consumida.
Adivinha qual é o petisco mais gorduroso? Pensou no salame, né? Mas não é não! É o amendoim. Uma porção de 100 g contém 54 g de lipídio, o salame possui 30,6 g e a azeitona, 20,3 g. Mas essa gordura do grãozinho não é tão ruim. A gordura dessa oleaginosa é do tipo monoinsaturada, que ajuda a controlar o colesterol. Já a do salame é mais perigosa (a saturada), que traz riscos à saúde quando consumida em excesso. Por isso, cuidado!
No final das contas, o recado é maneirar. Escolha seu petisco favorito e consuma até 30g – o que corresponde a 5 fatias de salame, 1 punhado de amendoim ou 8 azeitonas.

(Com reportagem de Thaís Manarini para a revista SAÚDE!)

Panetone tradicional ou de chocolate? Compare e escolha!

Por Patrícia Giuffrida
Cem gramas do panetone tradicional contêm 280 calorias. Crédito: Getty Images.
Você gosta de panetone? O tradicional (feito de frutas cristalizadas e passas) ganhou variações apetitosas, como os recheados com gotas de chocolate. Hum… Que delícia, hein! Mas não se empolgue muito. “Os dois tipos carregam muitas calorias”, avisa a nutróloga Marcella Garcez, da Associação Brasileira de Nutrologia, a Abran, em entrevista à revista SAÚDE. Cerca de 100 g do tradicional contém 280 calorias e a mesma quantidade do chocotone, 270 calorias.
E o perigo não está somente nas calorias. As duas receitas são ricas em gordura saturada, aquela que aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue. Ainda assim, a versão com chocolate leva uma pequena vantagem. Ela tem mais gordura poli-insaturada, versão considerada saudável. Levando em consideração as gorduras totais, o mais gordinho é mesmo o tradicional: 11 g. Já o outro tem 8 g.
E a quantidade de sódio? Nesse quesito quem vence é o chocotone, com 192 mg. O tradicional tem um pouco menos: 124 mg. Vale lembrar que esse mineral, além de aumentar a pressão arterial, deixa o corpo mais inchado por causa da retenção de líquido.
Afinal, qual pode ser consumido em uma dieta de emagrecimento? Os dois tipos engordam. Mas se você fizer muita questão desse doce, então fique apenas com uma fatia na noite de Natal, ok! Mais do que isso, com certeza você ganhará alguns quilinhos.

Por Patrícia Giuffrida
(Com reportagem de Thaís Manarini para a revista SAÚDE)

Frutas de bem com a pele! #aproveite



Você já deve ter ouvido falar, porque os antioxidantes, essas substâncias de defesa, estão em alta na nutrição e na dermatologia.

Presentes em alguns alimentos, especialmente em frutas como a acerola, o açaí, a amora, o morango e a romã, e na fórmula de muitos cosméticos, são capazes de controlar a ação dos radicais livres - moléculas que impedem que as células funcionem plenamente, roubam a sua vitalidade e aceleram o envelhecimento.

Quatro dicas para emagrecer até o verão


Beba água e emagreça! Crédito: Getty Images.
Não perca tempo com regimes mirabolantes e radicais. Com pequenas mudanças no dia a dia é possível emagrecer de forma saudável e chegar bem à temporada de verão. Veja aqui quatro dicas preciosas elaboradas por especialista e publicadas na CLAUDIA:
1. Beba mais água
Beber meio litro de água até 15 minutos antes da refeição irá ajudá-la a comer menos. A explicação é simples: o líquido preenche o estômago e antecipa a sensação de saciedade. A dica é de Bruno Halpern, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
2. Diminua o açúcar
Você sabia que o açúcar é considerado um carboidrato vazio? É que ele é pobre em nutrientes e rico em calorias. Além disso, ele gera fome em pouco tempo de consumo. E para piorar a situação,  a ingestão do açúcar faz com que o organismo libere mais insulina, hormônio que, quando produzido em excesso, contribui para o aumento dos estoques de gordura, principalmente na região abdominal. O alerta é de Mariana Del Bosco, nutricionista da Abeso.
3. Reduza o sal
O sódio presente no sal, em excesso no organismo, causa retenção de líquido e inchaço. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com sua ingestão diária desse mineral. O endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, recomenda diminuir o consumo de alimentos industrializados (que geralmente têm altos índices de sódio) e substituir o sal por ervas para temperar a comida em casa.
4. Substitua as gorduras
Mais uma dica de Mariana: “Por muito tempo, a gordura foi a supervilã das dietas. Agora, entendemos que elas são necessárias; só precisamos priorizar as mais saudáveis”. Uma forma de diferenciá-las é ver quais se solidificam (as mais perigosas, como os molhos à base de queijos e gordura da carne) e quais permanecem em estado líquido (as menos perigosas, como margarina light, azeite e óleos vegetais). As trans hidrogenadas – presentes nos industrializado – são as piores, pois aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, fique longe delas! Prefira os alimentos que contenham ômega 3 (como sardinha e salmão), que ajuda a deixar a digestão mais lenta, afastando a fome.

Por Patrícia Giuffrida
(Com reportagem de Bruna Bitterncourt e Isabella D´Ercole para a CLAUDIA

XÔ CELULITE

XÔ CELULITE | Praticar exercícios físicos regularmente também é super importante para ajudar na circulação e, consequentemente, no sumiço da celulite. Concilie tratamentos estéticos + boa alimentação + atividade física da sua preferência e muita ÁGUA para ter um resultado mais eficaz!

SUCO de UVA

SUCO de UVA | Contêm propriedades antioxidantes e é delicioso para o verão!

☆ Ingredientes:
200g de uva Itália
½ xícara de chá de kiwi em fatias
½ xícara de chá de morango
Preparo: Higienize bem os ingredientes e bata tudo no liquidificador. | Sirva gelado! ☆

E você, qual é a sua cor para 2013?!

A cor da calcinha pode dar uma força para atrair boas energias em 2013 | Entra ano, sai ano, e algumas superstições seguem com força total. Acreditando ou não, a maioria prefere não arriscar a sorte, afinal, não custa nada dar uma mãozinha para o destino né! | E você, qual é a sua cor para 2013?!