Translate

quarta-feira, dezembro 19

Quatro dicas para emagrecer até o verão


Beba água e emagreça! Crédito: Getty Images.
Não perca tempo com regimes mirabolantes e radicais. Com pequenas mudanças no dia a dia é possível emagrecer de forma saudável e chegar bem à temporada de verão. Veja aqui quatro dicas preciosas elaboradas por especialista e publicadas na CLAUDIA:
1. Beba mais água
Beber meio litro de água até 15 minutos antes da refeição irá ajudá-la a comer menos. A explicação é simples: o líquido preenche o estômago e antecipa a sensação de saciedade. A dica é de Bruno Halpern, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
2. Diminua o açúcar
Você sabia que o açúcar é considerado um carboidrato vazio? É que ele é pobre em nutrientes e rico em calorias. Além disso, ele gera fome em pouco tempo de consumo. E para piorar a situação,  a ingestão do açúcar faz com que o organismo libere mais insulina, hormônio que, quando produzido em excesso, contribui para o aumento dos estoques de gordura, principalmente na região abdominal. O alerta é de Mariana Del Bosco, nutricionista da Abeso.
3. Reduza o sal
O sódio presente no sal, em excesso no organismo, causa retenção de líquido e inchaço. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com sua ingestão diária desse mineral. O endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, recomenda diminuir o consumo de alimentos industrializados (que geralmente têm altos índices de sódio) e substituir o sal por ervas para temperar a comida em casa.
4. Substitua as gorduras
Mais uma dica de Mariana: “Por muito tempo, a gordura foi a supervilã das dietas. Agora, entendemos que elas são necessárias; só precisamos priorizar as mais saudáveis”. Uma forma de diferenciá-las é ver quais se solidificam (as mais perigosas, como os molhos à base de queijos e gordura da carne) e quais permanecem em estado líquido (as menos perigosas, como margarina light, azeite e óleos vegetais). As trans hidrogenadas – presentes nos industrializado – são as piores, pois aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, fique longe delas! Prefira os alimentos que contenham ômega 3 (como sardinha e salmão), que ajuda a deixar a digestão mais lenta, afastando a fome.

Por Patrícia Giuffrida
(Com reportagem de Bruna Bitterncourt e Isabella D´Ercole para a CLAUDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário