Translate

domingo, janeiro 6

Para um Novo Ano


Não há novo ano sem resoluções, e não há quem não tenha algumas novas idéias para colocar em prática. Porque no início de um novo ano todos queremos melhorar e simplificar a nossa vida.
Se ainda não fazem menus semanais, lista de compras, inventários de despensa e congelador, lista de aniversários e de natal. Se ainda não aproveitam promoções, saldos e talões. Se ainda não são organizados na cozinha, não têm um plano de tarefas domésticas diárias ou semanais ou se não preparam refeições para congelar. Se não pensam nos cabazes de natal com antecedência ou não sabem como fazer compras de forma inteligente. Se ainda não controlam as vossas despesas diárias e mensais e ainda desperdiçam comida. Se não rentabilizam ao máximo tudo que têm ou se ainda não simplificam a vossa vida e as vossa tarefas. Estão no ano e no sítio certo. Nunca é tarde para começar, para aprender e para colocar em prática todas estas ideias e resoluções. E por aqui encontram muitas sugestões.
E eu espero ter ao longo deste ano muitas mais coisas para aprender, colocar em uso e partilhar aqui com todos.
Entretanto já comecei a colocar em prática algumas das minhas resoluções para este ano… 
Dar uma volta na minha cozinha que andava desesperadamente a precisar de ser reorganizada!

GUIA DE ORGANIZAÇÃO DOMÉSTICA PARA QUEM VAI SAIR DE CASA ESTE ANO

No entanto, o facto de morar fora de casa desde os 18 anos (ou seja, há 7!), obrigou-me a amadurecer no sentido de ter de optimizar toda a rotina que envolve ter de cuidar de nós próprios e também do espaço onde vivemos, sem que isso se torne um peso na vida diária!
Não querendo ensinar nada a ninguém, aqui vão algumas dicas, a meu ver, preciosas, para quem saiu há pouco tempo de casa, ou está a pensar sair, independentemente da idade, que vos vão ajudar a poupar tempo, dinheiro, e a ter uma relação mais saudável com as tarefas domésticas!


1. Não irás ao supermercado todos os dias!





Quando fui morar sozinha, aliás, com uma desconhecida, pois entrei na Universidade num sítio onde nenhuma amiga minha tinha entrado e foi um grito de independência em todos os sentidos, entre os quais ir morar aos 18 anos para uma cidade onde tinha ido uma vez, completamente sozinha,  todos os dias passava no supermercado para comprar algo, fossem iogurtes, ou pão, ou algo para cozinhar... Claro está que perdia imenso tempo e acabava sempre por trazer algo mais, que geralmente não precisava...
Não só isso pesava no orçamento semanal, mas também adicionava umas boas calorias extra diárias em snacks e chocolatinhos de fim de tarde, bem como uma imensidão de tempo perdida em filas para pagar e deslocações, nessa altura, à la pata! Outra boa dica é manter uma lista de compras actualizada à mão, seja no telefone ou numa agenda.

Solução: planear com antecedência as refeições, e estipular um dia para as compras semanais!


2. Farás do congelador o teu melhor amigo!


Nos dois primeiros anos o meu curso é meramente teórico, e nós tínhamos obrigatoriedade de presenças a todas as aulas, que começavam às 8h30 e acabavam as 18h30. Isso, mais umas actividades extra-curriculares, mais as idas ao ginásio, deixavam livre muito pouco tempo para cozinhar. Por vezes a solução mais fácil era ir até ao MacDonalds, que está tão bem posicionado à entrada do campus,  outras vezes à cantina, que até tem uma comida bastante aceitável, mas a maior parte das vezes o que apetecia era ir para casa, tomar uma banhoca quente e trabalhar nas coisas que tínhamos para entregar no dia seguinte.
Se no início ainda havia algum ânimo para cozinhar, depois esse ânimo esmoreceu e começou-se a jantar cereais com leite, comida pré-confeccionada, ou uma pizza. Até descobrirmos as maravilhas de fazer comida em excesso às refeições e congelá-la em porções individuais... 
Solução: fazer comida a mais às refeições e congelá-la em porções individuais! As melhores receitas são as que têm "molho", como bolonhesa, carne estufada, peixe de caldeirada... Basta descongelar nos dias em que não têm paciência ou tempo para cozinhar.



3. Não serás engolido por uma pilha de roupa!


E esta parte é a mais difícil, porque a roupa suja parece multiplicar-se pelos cantos. 
Solução: fazer duas máquinas de roupa por semana, uma de "brancos" e outra de "cor", em dias alternados, para não ficarem uma tarde inteira a passar tudo a ferro...


4. Manterás um horário de tarefas, que terá de ser cumprido!


30minutos por dia chegam. Se todos os dias dedicarem essa meia hora a uma divisão, no fim da semana não precisam de passar aquele dia inteiro de " fada do lar", que para além de vos destruir o verniz das unhas, vos  torra a paciência...  Garanto-vos que funciona. 
Solução:Se morarem 2 pessoas lá em casa, e se ambas fizerem 30minutos por dia, em divisões diferentes, garanto-vos que a casa vai andar a brilhar!


Acho que estes são os 4 pilares do bom funcionamento de uma casa pequena, sem plantas ou jardim. 

8 dicas de Organização Doméstica

Organização doméstica = organização da sua casa.

Com uma rotina diária você pode economizar seu tempo e tornar sua organização mais eficiente. Uma casa limpa e organizada torna mais fácil a vida, já que na maioria das vezes cuidamos da casa, filhos, marido e ainda trabalhamos fora.

Sabe o que você ganha com uma organização doméstica bem realizada? tempo para curtir o marido, os filhos, os animais, enfim para cuidar do corpo e mente.


Crédito imagem: homeiswhatyoumakeofit


1ª dica: Coloque cada coisa em seu lugar;
2ª dica: Objetos não usados com frequencia devem ser guardados;
3ª dica: Opte por um porta chave;
4ª dica: Sempre deixe um bloco de anotação e caneta próximo ao telefone;
5ª dica: Carregador de celular deve ficar guardado em caixas organizadoras no escritório ou no quarto, você pode optar por um porta carregador´;
6ª dica: utilize um porta correspondência para as cartas;
7ª dica: Utilize uma pasta sanfonada e coloque as contas a pagar no dia do vencimento, assim você evita esquecer de pagar alguma conta;
8ª dica: Coloque um bloco de anotação na cozinha para anotar os itens que acabaram;

Agora é hora de criar um checklist das tarefas domésticas. Vou compartilhar com vocês a minha rotina:


Lembre-se que outras atividades devem ser feitas de acordo com sua prioridade.

Cada 15 dias: Banho na minha cachorrinha.

Mensalmente: lavar tapetes e  cortinas, organizar os documentos, arquivar as contas pagas, limpar gavetas e armários.

Não esqueça de manter sua casa organizada e limpa.

Por um 2013 diferente

    Como estamos no começo do ano, seria muito útil repensar como foi 2012 e criar um 2013 melhor. Eu acredito que nunca devemos nos contentar em ficar na mesma, algo deve mudar. E se algo deve mudar a reflexão deve começar com você mesmo, a partir das suas atitudes e escolhas.
My-New-Year-Strategic-Plan-20101

    Para começar a pensar em um 2013 diferente, sugiro que reserve pelo menos uns 20 minutos para esse exercício. Pegue uma folha de papel, coloque na horizontal e escreva no topo 2012. Faça um T na folha e em cada espaço escreva:
- O que fiz e devo continuar fazendo
- O que fiz e não deveria mais fazer
- O que deixei de fazer e devo persistir em 2013
    Faça uma lista de coisas para cada um desses espaços no T e, em seguida, releia os itens. Particularmente, sugiro que depois de escrever todos os itens, retome o exercício no dia seguinte, revisando tudo que escreveu.
    Essa releitura dará um panorama geral de como foi seu ano anterior, das coisas importantes, das circunstâncias, das metas que podem ajudar 2013. Essa folha deveria ser anexada na sua agenda do próximo ano para que você tenha contato com as coisas que quer e as que precisam ser deixadas de lado.
    Em outra folha ou no verso da mesma folha, pense nas coisas que gostaria de realizar em 2013. Coisas realmente viáveis e que possam começar e terminar no próximo ano (para facilitar o processo de planejamento). Depois de listar, faça um X nas metas que proporcionam simultaneamente à sua vida mais equilíbrio (bem estar, saúde, relacionamentos, etc) e resultados (finanças, carreira, bens, etc). Das que tiverem o X marcado, selecione apenas 2 e descreva pelo menos 10 ações práticas que te ajudarão a executar esse objetivo.
    Quando planejo meu ano, eu gosto de escrever uma carta, fechar e deixar para abrir no meio do ano. Não tenho nenhuma pesquisa sobre isso, mas eu adoro ler aquilo que planejei e ver o que andou. Você pode tirar uma cópia dessas folhas e colocar na carta, pois a original deve ficar sempre com você.
    Experimente fazer e compartilhe os resultados.
    Só não vale deixar a vida correr frouxa, ou repetir 2012, pois isso se torna um hábito e quando você reparar está com 80 anos e reclamando das coisas que deixou de fazer. O tempo passa rápido para quem não controla as coisas que faz na vida!
    Um excelente 2013!

por Christian Barbosa