Translate

segunda-feira, agosto 19

Produtos caseiros na limpeza da casa


Você já deve ter visto aqui no blog algumas sugestões de produtos de limpeza para casa. Os produtos comuns são eficazes na limpeza, porém contém substâncias químicas fortes, e muitos deles acabam encarecendo a conta do supermercado. Uma outra alternativa eficiente e barata são os produtos de limpeza ecológicos. A grande vantagem é que são caseiros, por isso são menos agressivos as mãos, as superfícies e ao meio ambiente. Se você não é muito fã dos produtos de limpeza comum, tenha sempre em casa três ingredientes básicos: limão, bicarbonato de sódio e vinagre branco. Veja suas excelentes utilidades na limpeza:


Vinagre branco

Você pode usar o vinagre branco de álcool diluído em água e sem diluir (limpeza mais pesada).



1- Vinagre branco (diluído)

O vinagre de vinho branco de álcool levemente ácido (misturado em água), é perfeito para:



- Dissolver a sujeira

- Tirar resíduos de sabonete

- Limpar pisos de madeira

- Absorver odores. O vinagre é perfeito para tirar o cheiro de xixi de cachorro  e o mofo dos armários. 

- Limpar e deixar vidros e espelhos brilhando. Conte com a ajuda de uma camiseta velha ou pano de microfibra para não deixar "pelinhos". 

- Na cozinha, use um borrifador com vinagre e água para limpar bancadas (exceto granito e mármore) e a sujeira leve do forno e fogão. Coloque no borrifador duas partes de água para uma parte de vinagre.

- No banheiro, utilize o borrifador na pia, no piso e no lado de fora do vaso. Para superfícies difíceis, como as paredes do box, aumente o poder de limpeza aquecendo um pouco a solução no micro. Passe em toda superfície, espere agir por 15 minutos, esfregue e depois enxague.

2- Vinagre de vinho branco de álcool (não diluído)

Usado diretamente da garrafa, o vinagra branco resolve com rapidez problemas mais difíceis de limpeza. Use-o para:



- Limpar a parte interna do vaso. Despeje o vinagre em todo o vaso e escove com uma escova própria, para remover as manchas e o cheiro.

- Limpar chuveiros entupidos.

- Lavar a máquina de lavar roupa. Coloque um copo de vinagre no dispenser de sabão em pó e deixe a máquina trabalhar sozinha (sem roupas) no cliclo "algodão".

- Para quem tem pele sensível, ele substitui o amaciante de roupas numa boa. Coloque 250 ml no enxague da máquina em vez do amaciente comercial.

Pergunta que não quer calar...

A minha casa vai ficar cheirando a salada? Não se preocupe, sua casa não vai ficar cheirando a salada, pois quando seco, o cheiro do vinagre desaparece.

Limão

O suco de limão, um ácido leve, pode ser usado para a limpeza geral, em vez dos vinagre. Ele é muito útil também para:





- Tirar gorduras de louças. Dilua a fruta em água e coloque a mistura no que está sujo. 

- Tirar ferrugem de objetos com grelhas. Esfregue suco de limão com palha de aço.

- Tirar manchas de inox. Esfregue a superfície utilizando com um limão cortado na metade.




Bicarbonato de sódio

Este pozinho é mágico e tem 1001 utilidades na limpeza, adoro! A ação abrasiva e as propriedades desodorizantes naturais do bicarbonato de sódio fazem dele um substituto poderoso para os saponáceos comerceias.