Translate

segunda-feira, maio 7

Papel-alumínio

Papel-alumínio
Foto: Dreamstime
A embalagem mais popular na indústria alimentícia reúne várias qualidades: é flexível, não enferruja, preserva a temperatura da comida, protege da ação do oxigênio, da luz... Mas o material tem outras utilidades incríveis - e que vão fazer o maior sucesso na sua casa!

1. Tesoura bem afiadinha
Antes de jogar as folhas de alumínio amassadas no lixo, use-as para afiar aquela tesoura "cega". É fácil: desamasse o material e corte-o em tiras - de oito a dez são suficientes para melhorar o fio do instrumento.

2. Xô, pinga-pinga
Apareceu uma goteira no telhado justamente no fim de semana e a meteorologia promete mais chuva? Identifique as telhas quebradas ou rachadas e cubra a área com uma folha de alumínio, fixando bem as bordas nas telhas ao lado. Como o material é moldável e impermeável, o reparo de emergência resistirá firme e forte durante vários dias.

3. Sem cheiro de cebola
Usou só uma parte do tempero? Embrulhe o restante em filme plástico, depois em uma folha de alumínio, e guarde-o na geladeira - o cheiro ficará contido na embalagem e não passará para os outros alimentos. Além disso, a cebola vai se manter fresquinha e úmida por mais tempo.

4. Passe mais rápido!
Reduza pela metade o tempo que você gasta passando roupa com o seguinte truque: coloque uma folha de alumínio sobre a tábua de passar com o lado brilhante voltado para cima. Cubra-a com um tecido fininho de algodão (estique bem e prenda na tábua com pedacinhos de fita crepe, se necessário). Como o alumínio reflete o calor, só de passar um lado da roupa, o outro também ficará lisinho!

5. Ajuste mais que perfeito
Se o parafuso e a porca não estão se encaixando direitinho, ou se na hora de desmontar e remontar um móvel ou objeto a arruela sumiu, a dica é enrolar um pedaço de papel-alumínio perto da cabeça do parafuso e rosquear bem até conseguir a pressão necessária.

6. Assado uniforme
Você provavelmente já envolveu carnes em folhas de alumínio para assá-las por igual, sem ressecar nenhum cantinho. Mas talvez não saiba qual lado do laminado deve ficar em contato com o alimento... Descobrimos a resposta para você: por ser mais lisa, a parte brilhante adere menos à comida, evitando que a casquinha do assado grude no papel.

7. Forno e fogão sempre limpos
Antes de assar ou gratinar os alimentos, cubra o fundo do forno com papel-alumínio - os eventuais respingos da forma caem na folha. Ao final, espere o forno esfriar, retire o alumínio sujo e jogue-o fora. Ele também serve de protetor de fogão na hora de preparar frituras e molhos: basta colocar o papel sobre a chapa, deixando os bicos das chamas livres.

8. Frutas bem conservadas
Se você guarda frutas na geladeira para saboreá-las mais fresquinhas, saiba que isso não é mais preciso. Basta embalar o alimento em folhas de alumínio. Mesmo a banana, que estraga rapidamente fora do refrigerador, continuará tenra por mais tempo armazenada dessa maneira. Mas certifique-se de envolver toda a fruta, combinado?

9. Esponja improvisada
Uma folha de alumínio amassada é tão eficiente quanto uma esponja de aço para eliminar os restinhos de comida que vira e mexe grudam nas panelas. Coloque a dica em prática da próxima vez que aquele assado (ou quem sabe um brigadeiro...) não soltar do fundo do recipiente.

10. Cone multiúso
Improvise um funil enrolando uma folha dupla de alumínio em formato de cone. A vantagem sobre o utensílio de plástico é que você consegue moldar o papel para se encaixar em qualquer orifício. Você também pode usar o cone na hora de decorar bolos e sorvetes - encha-o com cobertura ou chantilly e pressione a base, criando os desenhos.

Mariana Viktor
Conteúdo do site MÁXIMA

Chá preto

Conheça as utilidades domésticas do chá preto
Chá preto
Conheça novas maneiras para usar o chá preto na sua casa
Foto: Thinkstock

Essa bebida escura e rica em cafeína contém tanino (presente também nos chás verde e branco). O princípio ativo antioxidante, adstringente e antisséptico é um aliado da saúde (pois aumenta a nossa resistência a doenças) e tem várias utilidades domésticas - vidros e espelhos brilhantes e assoalhos e móveis limpinhos são apenas dois exemplos. Veja outras maneiras de usar o chá preto no dia a dia

1. Limpeza de móveis e assoalhos de madeira
Chá preto funciona muito bem como produto de limpeza. Ferva uma xícara (chá) da erva em 1/4 de litro de água, deixe esfriar e aplique na superfície com um pano macio apenas umedecido com a bebida. Retire o excesso usando pano seco.

2. Espelhos e vidros tinindo
Prepare um chá bem forte, deixe esfriar e aplique o líquido na limpeza de vidros e espelhos. Finalize com um pano seco e que não solte fiapos. Ficou perfeito, hein! Mas não jogue fora os saquinhos usados: eles são ótimos para limpar o retrovisor e o espelho do carro - só não esqueça de passar pano seco logo depois.

3. Panela de ferro livre de ferrugem
Lave e seque o utensílio após utilizá-lo e passe um saquinho de chá já usado e úmido na superfície. Novamente o crédito é do tanino, que preserva a panela da oxidação ao longo do tempo. Se estiver muito suja, despeje água quente, jogue dois saquinhos de chá e deixe de molho durante a noite - a sujeira sairá facilmente.

4. Carne que derrete na boca
Aqueça 1/2 litro de água e desligue o fogo antes de ferver. Acrescente 4 colheres (sopa) de chá preto a granel, tampe e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Coe e adicione 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara no líquido. Tempere 1,5 kg de carne a gosto, acomode numa assadeira, junte o chá adoçado e asse por aproximadamente 90 minutos em temperatura baixa (165°C). Depois diga se já provou uma carne tão tenra como essa que vocêacabou de preparar!

5. Com ar de madeira antiga
Qualquer caixinha ou móvel de madeira já lixado ou que ainda não tenha recebido pintura pode ganhar jeito de peça envelhecida com o poder de tingimento do chá preto. Para um objeto pequeno, use esta receita: ferva três saquinhos da erva em duas xícaras (chá) de água por cinco minutos. Espere esfriar e vá embebendo a peça, com a ajuda de uma esponja, até ficar satisfeita com a tonalidade - quanto mais tempo de exposição ao chá, mais escura fica a madeira. Depois retire o excesso e espere secar.

6. Efeito envelhecido
É fácil criar um tom de sépia nas fotos, deixando-as mais artísticas: depois de tomar o chá preto, passe o saquinho ligeiramente umedecido sobre a foto, que ficará com a coloração cinza acastanhada, como se fosse um efeito profissional. Por via das dúvidas, teste antes numa foto de que você tenha cópia.
Mariana Viktor

Casa ecológica

Veja como facilitar a vida doméstica e ainda preservar o meio ambiente
Casa sustentável
Soluções para você proteger o meio ambiente e deixar sua casa mais sustentável
Foto: Getty Images
Você pode ajudar a reduzir a poluição, os efeitos do aquecimento global, as doenças respiratórias... E ainda dá para economizar dinheiro! Confira algumas dicas simples:

Faça um limpa-vidros caseiro
Sozinho, o vinagre não consegue tirar a película de cera que o limpa-vidros tradicional deixa. Então, anote a receita caseira de sucesso: misture 2 xícaras (chá) de água, ¼ xícara (chá) de vinagre branco e até ½ colher (chá) de detergente ou sabonete líquido em uma garrafa com spray. Use esta receita e a limpeza ficará perfeita!

Limpe o ralo sem poluir
Vai fazer café? Coloque meio litro de água a mais para ferver. Enquanto isso, despeje no ralo da pia 1 colher (sopa) cheia de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre. Deixe agir enquanto a água ferve. Depois de coar o café, despeje a água fervente extra no ralo e livre-se de entupimentos sem poluir nem um tiquinho a água doce do planeta. Pode fazer em todos os ralos.

Mancha no móvel
Sabe aquelas manchas circulares que os copos deixam na madeira? Faça uma pasta com sal e óleo vegetal (pode ser de soja, azeite, girassol, canola, algodão ou até de peroba) e passe com suavidade na mancha. O móvel de madeira ficará como novo em segundos. Mas não vá fazer isso em um móvel envernizado, hein? A pasta natural vai arranhar todo o acabamento da peça!

Adote um filtro de linha
Ele elimina os picos de tensão que poderiam queimar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Não bastasse isso, o filtro de linha ainda pode ser desligado, o que evita, com um só botão, que você deixe uma porção de aparelhos em modo “stand by” (quando ficam apagados, mas não desligados totalmente). Lembre-se apenas que filtro de linha não deve ser usado como extensão: o risco de curto é grande!

Tire o pó de todas as lâmpadas
Você já pensou em tirar o pó das lâmpadas de todos os cômodos? Não? Experimente fazer isso na próxima faxina. Lâmpadas empoeiradas iluminam menos e fazem com que você gaste mais energia. Se puder mantê-las sempre bem limpinhas, vai economizar até 10% na conta de luz, de acordo com uma estimativa do Ministério de Minas e Energia. Se elas forem do tipo fluorescente, a economia será ainda maior.

Tenha guardanapos de tecido
Papel é descartável; tecido, lavável: enquanto o primeiro exige a derrubada de árvores e terminará no lixo, o tecido sempre pode ser reaproveitado. Guardanapos de pano não fazem volume, são chiquérrimos e você pode produzir muitos deles apenas fazendo bainha num tecido guardado. Modelos de cor escura ou estampados disfarçam a sujeira e exigem menos trocas.

Economize ao lavar a louça
Aqui vai uma dica inteligente para facilitar o processo de limpeza da louça suja. Se você colocar dentro da pia uma bacia com água morna e detergente e deixar a louça de molho nessa mistura durante alguns minutos, ficará bem mais fácil tirar a gordura de copos, talheres, pratos e panelas. O truque, que agiliza a limpeza da cozinha, serve ainda para economizar água e detergente. Bom, né?

Prepare um desengordurante eficiente
Para limpar a gordura que fica impregnada nos azulejos da cozinha, misture partes iguais de vinagre e suco de limão em uma garrafa com spray. Pulverize, esfregue com uma esponja e depois enxágue com água. Prepare uma quantidade para usar na hora, porque a mistura perde a ação depois de algum tempo.

Vivianne Pontes
Conteúdo do site ANAMARIA

Buquê de flores

Dicas simples que vão fazer as suas flores durarem mais

Flores
Cuide do seu buquê para ele durar mais
Foto: Thinkstock

Toda mulher adora ganhar flores, mas o buquê não costuma durar muito tempo. Confira algumas dicas simples e eficientes para que suas flores durem mais.  
 
1. Todos os dias, corte aproximadamente 0,5 cm da ponta dos talos em ângulo inclinado. Para isso, use uma faca afiada e sem serra.

2. Troque a água dia sim, dia não.

3. A cada troca, não se esqueça de lavar o vaso com sabão para que as bactérias antigas não contaminem a água nova.

4. Corte todas as folhas que ficam na água, pois elas estimulam a reprodução de bactérias.

5. Para aumentar ainda mais a durabilidade das flores, coloque-as em uma mistura de um quarto de refrigerante de limão, três quartos de água e duas gotas de água sanitária.

Conteúdo do site MÁXIMA

Doenças fora de casa

Cuidar do ambiente à nossa volta é determinante para um dia a dia longe de doenças
Trocas inteligente para você afastar doenças da sua casa

Mulher limpando
Foto: Getty Images

Um canto limpo e aconchegante previne de infecções de pele a intoxicações. Então, mãos à obra!

Quarto - Espanador por aspirador de pó
Quem nunca sofreu com os efeitos do pó? "Ele é composto de resíduos de insetos e proteínas do trato intestinal de ácaros", explica o médico João Negreiros. Essa dupla é a causadora da rinite irritante. Mas há outros venenos domésticos. Quer um exemplo? Basta uma parada em um posto de gasolina para nos tornarmos veículos de partículas de chumbo, que, em casa, se juntam à poeira domiciliar. "A exposição diária a ela pode causar intoxicações e até câncer", diz Negreiros. Por isso, aposente o espanador, que só espalha essas partículas nocivas, e use o aspirador seguido de um pano úmido.

Banheiro - Azulejos brancos por coloridos
A decoração de interiores dita que ambientes claros parecem mais espaçosos. Assim, na hora de fazer o projeto do banheiro, que geralmente não é um cômodo muito grande, dá-lhe azulejos brancos e espelhos. "Essa combinação de superfícies refletivas interfere na qualidade de visão e gera desconforto", adverte Danielle Lumi Miura, oftalmologista. O problema é ainda mais sério com pessoas que sofrem de doenças como a catarata. "Elas têm sensibilidade ao contraste e ficam desorientadas", diz Danielle. Prefira azulejos coloridos e foscos. Até uma toalha de cor viva pendurada ajuda.

Sala de jantar - Utensílios de plástico por vidro
O bisfenol-A (BPA), composto utilizado na produção de certos materiais plásticos e revestimentos de latas, ficou famoso em 2008 ao ser relacionado a problemas hormonais, diabete e câncer. Ele pode ser ingerido toda vez que um alimento entra em contato com o material. A Anvisa afirma que há um limite seguro - 0,6 miligrama por quilo de comida. "Apesar disso, o BPA permanece no corpo por muito tempo e tem efeito cumulativo", alerta a nutróloga Roseli Sarni. Mas tenha calma. Não é necessário jogar todos os recipientes de plástico no lixo. É tudo uma questão de equilíbrio. "Lembre se de não aquecer nem depositar alimentos quentes ou ácidos em plásticos. A substituição pelo vidro pode acontecer aos poucos", aconselha a nutricionista Andrea Esquivel, de São Paulo.

Cozinha - Panela de alumínio pela de vidro
Quando levamos uma receita ao fogo, as substâncias usadas na produção do utensílio se desprendem e ficam dando sopa ali. A Anvisa alerta que em alguns casos essa migração pode causar náuseas, vômitos e problemas no sistema nervoso central. Há ainda teorias de que, em excesso no sangue, o alumínio colabora para o Alzheimer.

Quarto - Lençol de náilon por de algodão
"Os tecidos de material sintético, como o náilon, em dias quentes limitam a passagem de ar e comprometem a troca de calor com o meio", explica o dermatologista Adilson Costa. "Em casos extremos, pode haver proliferação de bactérias, causando pigmentação amarelada do suor e micoses", acrescenta. Para evitar o problema, opte sempre por roupas de cama de algodão, que são feitas de fibras naturais e melhoram a capacidade de absorção.

Caroline Randmer
Conteúdo do site Saúde

Colchão

Confira as dicas para prolongar a vida do seu colchão

Aprenda a cuidar do seu colchão para ele durar mais
Colchão
Foto: Getty Images
Quando bem conservado, um colchão pode durar de 7 a 10 anos. Siga nossas dicas para manter a qualidade do seu colchão - e do seu sono - por muitos anos.

Use proteção
Proteja o colchão com forro ou capa e evite que a umidade e os líquidos atinjam sua estrutura.

Aspire bem
Passe aspirador de pó regularmente para mantê-lo limpo.

Tire as manchas
Use detergente para estofados e uma esponja macia para remover as manchas. Espere que o colchão seque bem antes de forrá-lo com o lençol.

Vire-o
Inverta a posição do colchão a cada quatro meses, girando o lado da cabeceira para o pé da cama. Isso evita deformações causadas pelo uso.

Conteúdo do site ANAMARIA

Decoração ganhe espaço

Confira alguns truques de decoração da revista ANAMARIA que ajudam a ganhar mais espaço dentro de casa

Destaque da Matéria
Foto: Divulgação
Deixe organizado até os cantinhos mais apertados
Você sabia que o espelho certo no lugar certo pode fazer a sua sala “dobrar” de tamanho? E já conhece o poder dos móveis com tampos transparentes, que dão a sensação de que o ambiente é maior? Nesta aula, você aprende segredos infalíveis de ilusão de ótica, que fazem o espaço parecer maior sem que você precise reformar a sua casa. Você vai surpreender o olhar dos visitantes e fazer com que eles pensem que sua casa tem uma área bem maior do que a real. Vale a pena conferir!

Mesas que aumentam

A mesa de jantar é um dos móveis mais importantes da casa, mas costuma ocupar muito espaço. Por isso, invista em modelos que possam mudar de acordo com o número de pessoas presentes. Veja nossas sugestões:

Destaque da Matéria
Foto: Divulgação
1. Mesa que monta e desmonta perfeita para o escritório, este trio é formado por dois cavaletes e tampo de vidro (1,60 m x 0,75 m). Por R$ 423* na Tok & Stok.

2. Cavalete que vira estante. As peças de apoio viram um aparador se colocadas junto às paredes. Por R$ 121,41* (cada cavalete) e R$ 179,90* (tampo) à venda na Meu Móvel de Madeira.
Destaque da Matéria
Foto: Divulgação

3. Mesa eslástica. Fechada, ela mede 1,50 m x 0,90 m, mas, aberta, acomoda duas pessoas a mais. Por R$ 1399* à venda na Tok & Stok.
4. O modelo Guarapari que varia de 1,40 m (fechado) a 2 m (aberto). Por R$ 1399,90* na Etna.

Móveis com portas e tampos transparentes

Como não bloqueiam a visão do que há atrás, portas de vidro ou espelhadas dão a sensação de que os cômodos são maiores. Além disso, manter as prateleiras expostas vai obrigá-la a conservar o armário sempre bem arrumadinho.

Cortinas claras fazem a diferença

Se você gosta de cores fortes, evite usá-las em paredes e cortinas. Aplique-as em pequenos objetos ou detalhes. Durante o dia, mantenha o forro da cortina sempre aberto. Feche-a à noite, depois que o ambiente tiver recebido bastante luz.

Controle a entrada de luz

Se você mora em uma casa, coloque toldos ou venezianas na parte externa das janelas. Assim, o bloqueio dos raios solares será feito antes que eles entrem no ambiente. Deixe o ar circular livremente nos cômodos. Se você mora em apartamento, invista em cortinas com forros ou persianas.

Use as listras a seu favor

Roupas com listras horizontais achatam a silhueta, certo? Para os ambientes a regra é a mesma. Se você quer fazer uma sala parecer mais espaçosa, coloque um tapete com as listras paralelas ao sentido do cômodo que você quer ampliar. O mesmo vale para as paredes. Para aumentar o pé-direito (altura do chão ao teto), pinte listras verticais.

Escolha um só piso

Essa dica vale para os apartamentos: evite revestir cada ambiente com um tipo de piso. É melhor ter um único ambiente "grande" do que vários isolados.

Aumente o pé-direito visualmente

A distância entre o piso e o teto parecerá maior se você evitar lustres pendentes e forros rebaixados com gesso. Outra boa dica é pintar o rodapé da mesma cor usada nas paredes. 

Conteúdo do site ANAMARIA

Limpeza para facilitar sua rotina

Dicas para limpar sua casa de forma mais prática e rápida
Foto: Dreamstime

Às vezes, 24 horas parecem pouco para dar conta de tantos afazeres domésticos. Ainda bem que existem alguns segredinhos espertos que nos ajudam a economizar tempo e combater o estresse. É por isso que a especialista em organização do lar Sueli Rutkowski faz tanto sucesso no Programa Eliana, do SBT. Autora do livro "Dicas Incríveis - Truques e Segredos para Facilitar seu Dia a Dia" (Ed. Master Pop), ela revela maneiras práticas e inteligentes de tornar mais fáceis as tarefas de uma dona de casa.

Armário sequinho
Acabe com o mofo no armário preparando pedrinhas de absorção. Faça assim: em um recipiente, misture 1 xícara de gesso em pó, ½ xícara de água e 1 colher (sopa) da essência de sua preferência. Misture os ingredientes, coloque a mistura em forminhas de acetato (aquelas de fazer bombons) e desenforme quando estiver bem seca. Ponha as pedrinhas no armário, em um recipiente aberto. Substitua-as quando estiverem úmidas ou a cada 90 dias, no máximo.

Casa mais cheirosa
Essa é para quem tem abajur com lâmpada amarela: desligue o aparelho e pulverize sua essência preferida na lâmpada. Quando o abajur estiver aceso, a lâmpada quente começa a exalar o aroma escolhido, perfumando rapidinho todo o ambiente.

Computador limpo
Limpe o mouse, o teclado e o gabinete do computador com uma esponja nova umedecida em vinagre branco. Em seguida, passe um pano seco. Importante: só use esse (ou qualquer produto, mesmo natural) depois de fazer um teste em uma área pequena.

Objetos sem ferrugem
Aplique refrigerante à base de cola sobre a ferrugem e friccione bem o local com um pedaço de papel-alumínio. Finalize com um pano limpo. Procure manter a área sempre seca.

Faxina mais rápida
Envolva uma vassoura com uma meia de seda velha e passe no piso empoeirado. A poeira adere à meia sem espalhar o pó. Use a meia nas mãos também para limpar os móveis: você fará a limpeza mais rápido!

Conteúdo do site ANAMARIA

Limpeza x produto

Identifique o produto certo para cada revestimento e deixe seu cantinho um brinco

Antes de botar a mão na massa, saiba que existe um produto adequado para cuidar de cada tipo de revestimento. Conheça o certo e o errado da limpeza da casa.
Limpeza da casa
Foto: Getty Images


Móveis de madeira
Certo: passe um pano úmido na peça. Depois, seque e utilize o lustramóveis. Não exagere na quantidade, pois o móvel poderá ficar engordurado.
Errado: álcool e produtos com amoníaco (como o Ajax) podem dissolver a pigmentação da madeira e manchá-la.

Assoalhos (carpete de madeira)
Certo: dilua uma tampa de multiuso em 2 litros de água. Umedeça um pano com a mistura e comece a limpeza. Termine passando pano seco.
Errado: a cera pode manchar o piso. Antes, leia atentamente a indicação de uso na embalagem.

Azulejos e pisos
Certo: não há problemas em utilizar álcool, multiúso ou desinfetante para essa faxina. Escolha o produto de sua preferência.
Errado: nada de cera! Já imaginou como o piso vai ficar escorregadio? Seu uso pode, inclusive, causar acidentes. Portanto, fique ligada.

Vidros
Certo: use uma colher (sopa) de detergente diluído em 2 litros de água. Se preferir, limpe apenas com um pano limpo umedecido em álcool.
Errado: produtos alcalinos, aqueles com pH superior a 7 (confira essa informação na embalagem do produto), podem corroer o vidro da janela. Evite-os.

Tecidos
Certo: utilize água morna com sabão em barra ou detergente, ambos de coco. Tanto um quanto o outro ajudam a absorver, por exemplo, a gordura impregnada no sofá.
Errado: nada de água sanitária e artigos de limpeza com amoníaco. Tais produtos podem remover a tinta do tecido e manchar.

Giulia Gazetta
Conteúdo do site VIVA!MAIS

Móveis certos para sua casa

Faça escolhas inteligentes, que deixarão os cômodos mais espaçosos e confortáveis.
Saiba como aplicar na sua casa a regra do triângulo, que garante uma cozinha prática e com tudo no lugar
 
Móveis da cozinha
Foto: Divulgação

Uma boa construção é a base para uma casa arejada e organizada, mas é a relação que mantemos com os móveis que vai transformar nosso lar num ambiente gostoso e cheio de harmonia. Por isso, pense bem antes de comprar seus móveis. A  gente ensina como fazer as melhores escolhas e deixar sua casa uma delícia.

Banheiro espaçoso

Esse cômodo da casa merece atenção especial, por isso, invista nos gabinetes!

. Aproveite cada cantinho: investir num gabinete com várias divisórias e gavetas facilita a sua vida. Há modelos até com encaixe para pia apoiada sobre coluna.

Antes de comprar os móveis da casa...

. Meça o espaço disponível no cômodo : tire as medidas, anote-as em um papel e lembre-se de levá-las à loja.
. Saiba quantas pessoas vão usá-lo: planeje bem o espaço segundo a quantidade de usuários. Faça as contas!
. Pense na circulação: observe o dia a dia na sua casa e veja qual caminho as pessoas percorrem pelos cômodos. Compre móveis que, mesmo quando estão abertos, não atrapalhem a passagem e o mecanismo de abertura de portas e janelas.

1. Para TVs grandes

. Comprar uma TV gigante para uma sala pequena pode criar um problema visual: dependendo da distância que ela ficar do sofá, tornará desconfortável ver as imagens. Por isso, respeite o espaço mínimo entre a tela e o sofá: 1,35 m (para TVs de 20 polegadas) ou 1,85 m (para as de 29 polegadas).
. Desconfie de vendedores que tentam empurrar uma TV maior do que você precisa!
. O arranjo da sala acima é ideal para quem curte ver novela, um futebol com os amigos ou pegar aquele filme bacana na locadora. Em frente ao sofá, um pufe longo serve de apoio para os pés.
. A distância maior entre o assento do sofá e o rack permite o investimento numa TV de 29 polegadas.
. Quando a sala recebe visitas, o pufe vai para o lado e serve de assento extra.

2. Para dividir espaços

. Se vai separar a sala de TV da mesa de jantar, coloque a estante baixa às costas do sofá, criando duas salas.
. A TV contra a janela evita reflexos, melhorando a imagem durante o dia.
. A circulação mínima de 50 cm foi respeitada e permite um fluxo duplo de pessoas, vindo dos dois lados do sofá. A
distância entre os assentos e a tela permite uma TV grande.

3. Para liberar a circulação

. Salas com dois ambientes são ótimas para dar a impressão de mais espaço. No arranjo abaixo, há uma área para TV e outra para leitura. Os livros ficam no móvel atrás do sofá.
. Como a distância entre a tela e o sofá ficou menor aqui, o ideal é investir numa TV de no máximo 20 polegadas. Assim, você e sua família podem ver as imagens sem dificuldade.

Para comer e cozinhar

Saiba como aplicar na sua casa a regra do triângulo, que garante uma cozinha prática e com tudo no lugar
. Se as refeições e o preparo do alimento são no mesmo cômodo: mesas e cadeiras não devem atrapalhar a circulação. Para acertar, faça assim: afaste a cadeira da mesa como se houvesse uma pessoa sentada nela. Aí, meça a distância entre o encosto da cadeira e a parede (ou o móvel) atrás dela. Você deve deixar 60 cm de distância. Isso evita aquele empurra-empurra na hora de passar com uma travessa quente.

. Calcule o tamanho do tampo da mesa de acordo com o número de cadeiras:

Nº de usuários - 4
Redonda (diâmetro) - 90 cm
Retangular - 120 cm X 60 cm

Nº de usuários  - 5
Redonda (diâmetro) - 110 cm
Retangular - 140 cm X 60 cm

Nº de usuários  - 6
Redonda (diâmetro) - 140 cm
Retangular - 180 cm X 90 cm

Nº de usuários  - 8
Redonda (diâmetro) - 180 cm
Retangular  - 240 cm X 120 cm

. Se a cozinha serve apenas para o preparo dos alimentos: use a regra do triângulo. Desenhe num papel a distribuição da sua cozinha, sem os armários. Coloque no esquema apenas fogão, pia e geladeira. Faça um ponto em cada um desses objetos e una-os, formando um triângulo. A soma dos lados do triângulo nunca deve ultrapassar 7 metros. Evite colocar micro-ondas ou fogão muito próximos à geladeira. A diferença de temperaturas pode afetar o desempenho dos equipamentos.

Conteúdo do site ANAMARIA

Bagunça pendure

Ganchos são perfeitos para organizar a casa. Confira os modelos disponíveis e escolha um que deixe suas coisas no lugar

Gancho de plástico
Foto: Dreamstime

De plástico

A vantagem é a fácil aplicação. O gancho é preso por adesivo, o que dispensa furos na parede. Facilmente removível, não deixa resíduos e nem marcas. Disponível em vários tamanhos, está à venda nas redes de material de construção e nos hipermercados.

Gancho de metal
Foto: Dreamstime

De metal

Você encontra em diversas cores, formatos e tamanhos. Uma boa idéia é, em vez de colocar apenas um na parede, comprar uma placa de madeira ou MDF e prender vários ganchos em toda a sua extensão. Escolha seu modelo nas lojas de material de construção.

Gancho de madeira
Foto: Dreamstime

De madeira

Este é o tipo mais caro, mas também o mais sofisticado. É vendido em lojas de utensílios domésticos, mas você pode fazer o seu com um pedaço de madeira ou MDF (base) e pontas de cabos de vassoura (ganchos). Coloque um prego na base e martele o gancho.

Parafuso
Foto: Dreamstime

Parafuso

O parafuso tipo gancho é o mais barato dos modelos. Basta fazer um furo no local e girar a peça até que fique firme. Por suportar apenas objetos leves, invista apenas como forma de decoração. É vendido em lojas de material de construção e supermercados.

  Conteúdo do site VIVA!MAIS


Panelas

Aprenda a cuidar bem de suas panelas para que o tempo e mal uso não contaminem a comida
Não importa se é num restaurante ou na nossa casa: em qualquer cozinha, as panelas são as rainhas do pedaço.

Não à toa, elas existem em várias formas, tamanhos e materiais. O problema é que tanta diversidade deixa a gente confusa. Como conservar as panelas de ferro? E as de ágata? Qual o melhor jeito de limpar o inox?

É importante tirar essas dúvidas porque a lavagem ou conservação errada das panelas favorece a contaminação dos alimentos. E a última coisa que uma cozinheira quer é que sua comida dê aquele piriri...

Compare os prós e contras dos materiais mais usados em panelas...

Destaque da Matéria
Foto:Penna Prearo / Dreamstime

1. Ferro

- Vantagens: Resistente, seu uso regular ajuda na prevenção e no tratamento da anemia. Isso acontece durante o cozimento, quando o ferro é repassado para a comida.

- Desvantagens: Guardar comida na panela pode aumentar a concentração de ferro, causando diarreia. Xi!

- Dica: Para não enferrujar, lave-a logo após o uso e seque a panela na chama do fogão.

2. Pedra

- Vantagens: Durável, sem cheiro, não muda o sabor da comida. Boa para fazer vários pratos (arroz, feijão, carnes), é especialmente útil no preparo de pratos demorados, como feijoada.

- Desvantagens: Pesada, quebra com facilidade.

- Dicas: Lave-a com esponja macia e não aqueça a peça a seco antes de despejar líquidos frios.

3. Ágata (esmaltada)

- Vantagem: Evita a proliferação de fungos e bactérias.

- Desvantagens: Qualquer atrito faz o esmalte se soltar.

- Dicas: Use colheres de pau, plástico ou silicone nessa panela. Deixe-a esfriar bem antes de lavar, porque mudanças bruscas de temperatura causam rachaduras no esmalte. Para evitar que fique amarelada, limpe com pano úmido em álcool.

4. Vidro

- Vantagens: Ideal para frituras, é fácil de limpar e não contamina os alimentos com resíduos químicos.

- Desvantagens: Quebra com facilidade. Como esquenta mais rápido do que os outros materiais, também pode queimar o alimento.

- Dica: Para evitar manchas pretas no fundo da panela, nunca leve-a ao fogo sem nada dentro.
- Vantagens: Durável, sem cheiro, não muda o sabor da comida. Boa para fazer vários pratos (arroz, feijão, carnes), é especialmente útil no preparo de pratos demorados, como feijoada. 

Destaque da Matéria
Foto: Pedro Rubens / Divulgação / Sergio Giannotti

1. Antiaderente

- Vantagens: O revestimento não gruda, é fácil de limpar e não passa para a comida.

- Desvantagens: Há indícios ainda não comprovados de que os riscos na película antiaderente liberam uma substância na comida que poderia causar câncer.

- Dicas: Mexa os alimentos com colher de pau, plástico ou silicone. Na hora de lavar, evite a esponja de aço.

2. Alumínio

- Vantagens: Leve e barata, distribui bem o calor.

- Desvantagem: Usado em excesso, o alumínio pode trazer danos à saúde, como cólicas abdominais e queda de cabelo.

- Dicas: Mexa os alimentos com utensílios de pau, plástico ou silicone. Evite preparar molho de tomate nessa panela porque a acidez do alimento reage com o alumínio da panela. Use esponja macia para lavar.

3. Inox

- Vantagens: É durável, cozinha os alimentos por igual e não gruda no fundo.

- Desvantagens: O aço inoxidável pode causar alergias, dores de cabeça, estomatite, gengivite, insônia e náuseas.

- Dicas: No primeiro uso, ferva a água três vezes seguidas, para eliminar o excesso de níquel. Não reutilize essa água. Evite manchas enxugando a panela logo após lavá-la.

4. Cobre

- Vantagens: O material aquece rapidamente e acelera o cozimento.

- Desvantagens: O metal passa com facilidade para qualquer alimento. O uso contínuo pode provocar dores nas juntas.

- Dica: Prefira as revestidas com material antiaderente, inox ou titânio, que barram a transferência do cobre para a comida.

Conteúdo do site ANAMARIA

Panelas diferentes

Panela adequada? Conheça os diferentes materiais das panelas e deixe seus alimentos ainda mais saborosos

A panela de ferro não deforma com o calor e ainda conserva a temperatura dos alimentos 

Panelas
Foto: Getty Images

Antiaderente, inox, vidro, alumínio... São vários os materiais desse utensílio indispensável na cozinha. Mas você sabe qual deles é ideal para cada alimento? Qual preserva o sabor e os nutrientes da comida? E mais: quais são os cuidados necessários para conservar a sua panela intacta?

Antiaderente

É feita de politetrafl uoretileno, material que diversos estudiosos dizem causar danos à saúde. Utilize-a com qualquer tipo de alimento, em fogo baixo, para que não solte resíduos. Por usar menos óleo, deixa a comida mais saudável. "Lavar com esponja macia e detergente. Secar logo para prevenir manchas de água e evitar o contato com utensílios de metal", sugere Gisele Gomes, nutricionista da Risa Refeições, do Paraná.

Alumínio

É barata e leve, mas,segundo a especialista Gisele Gomes, alguns pesquisadores suspeitam que o alumínio solte resíduos prejudiciais à saúde. "É importante não utilizar esponja de aço para não retirar a película protetora que impede a transferência do material para os alimentos", diz Gisele. Quanto mais envelhecida, maiores as concentrações do metal. Por isso, troque o seu jogo frequentemente e não deixe os alimentos esfriarem nessas panelas.

Ferro

Ideal para cozido de carnes, legumes, molhos, arroz e feijão. Não se deforma com o calor e conserva a temperatura. "Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo, indica que cozinhar nesse tipo de panela ajuda a suprir cerca de 20% da necessidade diária de ferro", afirma Alex Caputo, do Atelier Gourmand, em São Paulo. Depois de lavá-la, seque-a no forno para não enferrujar. Quando esfriar, passe uma camada de óleo antes de guardar. Na próxima vez que for usar, limpe antes. Se notar pontos de ferrugem, é hora de trocar a panela.

Inox


Esse material é resistente e atinge altas temperaturas rapidamente, ou seja, cozinha em menor tempo e é ideal para qualquer tipo de alimento e fogão. "É a melhor panela para o dia a dia. Embora tenha um custo mais alto, não apresenta deformação, está menos sujeita a manchas e não libera resíduos durante o cozimento dos alimentos", explica o chef Alex Caputo. Limpe-a com esponja macia, para não arranhar, e detergente neutro. O ideal é secar com pano logo depois de lavada.

Vidro

A vantagem dessa panela é não transferir qualquer tipo de resíduo para os alimentos. Também concentra bastante calor e é ideal para fazer frituras, sopas, molhos e cozidos. Por ser delicada, exige mais cuidado no manuseio. Lave sempre com esponja macia e detergente neutro para não criar arranhados que possam acumular detritos. Se aparecerem manchas escuras, deixe-a em banho-maria em uma solução de 5 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 litro de água até que o sinal desapareça ou, no máximo, por 30 minutos. Importante: nunca leve a panela vazia ao fogo - o  vidro estoura.

Pedra-sabão

É ideal para o preparo de pratos mais demorados, como frango com quiabo e moqueca. Não altera o sabor dos alimentos e mantém o calor por mais tempo. "Além de tudo, esse material libera quantidades expressivas de nutrientes importantes, entre os quais cálcio, magnésio, ferro e manganês. Mas antes a panela precisa ser curada para evitar que o níquel passe para a comida", explica a nutricionista Gisele Gomes. Para isso, coloque 2 colheres (sopa) de óleo de cozinha e leve ao fogo até que a fumaça do óleo fi que preta. Conserve-a lavando com esponja macia e detergente neutro. Seque no fogo baixo antes de guardar.

Esmaltada

Evita a proliferação de bactérias e não libera resíduos. Assim, é a mais indicada para o preparo de alimentos de recém-nascidos. É boa para molhos, sopas e carnes. Para retirar manchas, misture 2 colheres (chá) de alvejante (também pode ser aplicado aos modelos coloridos) em 600 ml de água e deixe por até 2 horas. Não utilize a panela se a pintura interna estiver danifi cada ou descascada. O esmalte contém elementos tóxicos, como chumbo e cádmio, que provocam várias doenças, entre as quais problemas no fígado e nos rins. Lave com esponja macia e detergente, para não arranhar.

Barro

Por conservar a comida mais quente, esse é o melhor material para preparar peixes e carnes com molhos. É necessário curar a panela antes de usá-la pela primeira vez: leve ao fogo com 2 colheres (sopa) de óleo de cozinha e desligue quando a fumaça do óleo começar a ficar preta. "Verifique se ela não foi feita com compostos à base de chumbo, cádmio e níquel, que passam para o alimento e fazem mal à saúde. Peças muito brilhantes indicam que esses metais podem ter sido usados, então, prefira as foscas. Outra dica é verificar se o produto vem com um selo de qualidade da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária", recomenda Luciana Alberge, nutricionista da Risa Refeições.

Fuja do cobre!

Esse tipo de panela não pode mais ser comercializado no Brasil. A legislação atual proíbe porque o metal passa para os alimentos com muita facilidade e, em grande quantidade, pode causar sérios problemas ao organismo, como lesões cerebrais, renais e intoxicações. Essa panela só pode ser vendida sem risco se for revestida por inox ou estanho, que evitam essa transferência. Para saber, observe a parte interna da panela: se for preta, tem inox; se apresentar tom grafite, tem estanho.

Conteúdo do site MÁXIMA

Cozinha com equipamentos mais duráveis

A revista ANAMARIA ensina alguns truques para conservar os equipamentos dessa parte especial da sua casa 

Cozinha
Foto: Divulgação

Geladeira protegida

Organizar os alimentos nos espaços internos é o primeiro passo para o bom funcionamento da geladeira. Fique atenta para não obstruir as passagens de ar nem colocar alimentos expostos muito perto da saída de ar frio. Nada de toalhinhas nas prateleiras. Para poupar energia, verifique as borrachas. Faça o teste assim: à noite, apague as luzes da cozinha, coloque uma lanterna dentro da geladeira e feche a porta. Se vazar luz, troque as borrachas de vedação. Limpe a geladeira diluindo 1 col. (sopa) de bicarbonato de sódio em 2 litros de água.

Micro-ondas nos trinques

Mantenha longe do aparelho todos os utensílios metálicos ou com detalhes em metal. Quando aquecer preparos prontos, cubra-os com um prato invertido para evitar respingos. Para limpar o micro-ondas, desligue o cabo de força da tomada e certifique-se de que o aparelho não esteja quente. Então, passe um pano úmido com detergente neutro, finalizando com um pano seco. Nunca utilize produtos abrasivos ou raspadores, pois podem riscar a superfície. Esquente uma jarra de água com rodelas de limão para eliminar maus odores - o vapor amolecerá a sujeira.

Fogão e forno novos

O ideal é que o fogão seja instalado perto de uma janela da cozinha, ao lado da pia. Com a água por perto, fica fácil agir em caso de acidente. Queimadores regulados geram fogo azulado - chama amarelada, indica necessidade de fazer uma manutenção.

Conteúdo do site ANAMARIA

Aromatizador de ambiente perfuma e decora

Saiba como usar cada tipo de aromatizador de ambiente e qual o aroma que combina com cada cômodo

Óleos
Concentrados em pequenos frascos ou em grandes embalagens, os óleos são as versões mais puras dos fragrantes. Naturais ou artificiais, eles podem ser colocados em difusores, aquecidos por uma vela ou lâmpada. Neste caso, deve-se procurar um suporte específico, senão a lâmpada pode ter sua vida útil reduzida ou até queimar

1. Óleo aromatizador Ducha Cosméticos, R$*
2. Óleo aromatizador Greenleaf, R$ 99,80*

Bem dosado
Com modelos em spray é possível controlar a quantidade de perfume aspergido. Em ambientes de descanso, uma borrifada apenas garante um cheiro suave e agradável. Já em locais amplos, podem ser reaplicados várias vezes ao dia

1. Aromatizador de ambiente Giorno, R$ 28*
2. Aromatizador de ambiente Paula Franco, R$ 44*


Frescor
Perfumes leves e refrescantes vão bem em qualquer canto da casa. Mas mesmo eles podem causar desconforto aos olfatos mais aguçados. Antes de aspergi-los nos cômodos da casa, faça um teste em um ambiente pequeno e veja sua reação

1. Aromatizador de ambiente Wëeze, R$ 42*
2. Aromatizador de ambiente Sparkkli Home Spa, R$ 59*

Versáteis
Perfumes cítricos são recomendados para o banheiro, pois emprestam suavidade e leveza ao local. Já as formulas que contenham gerânio e bergamota são recomendadas para ambientes de convívio familiar, como a sala de estar

1. Aromatizador de ambiente Cheirinho Bom, R$ 34,80*
2. Aromatizador de ambientePro Aloe, R$ 14*

  • Aromatizadores de ambiente
  • Aromatizadores de ambiente
  • Aromatizadores de ambiente
  • Aromatizadores de ambiente
  • Aromatizadores de ambiente








Ligados
Ligados à tomada ou lâmpada, esses aromatizadores espalham seu perfume pelo ambiente graças ao calor gerado pela eletricidade. Eles caem em bem em cômodos de grande permanência, como a sala

1. Aromatizador de tomada Jardim de Ideias, R$ 51,50*
2.Aromatizador para lâmpada Green Leaf, R$ 21,90*

Eletrônicos
Esses modelos aliam a praticidade da tecnologia ao design discreto. É possível programá-los para exalar a fragrância no intervalo de tempo de sua preferência, ideal para ambientes como a cozinha

1. Aromatizador de ambiente eletrônico Glade, R$*
2. Aromatizador de ambiente Polishop, R$ 152,55*

Românticos
A cerâmica em formato de coração e o perfume de rosas dão um ar romântico ao cômodo. Aspergida em ambientes íntimos (até no travesseiro ou nos lençóis), fragrância de rosas cria um clima de aconchego e romance

1. Aromatizador de ambiente em cerâmica Gosto do Brasil, R$ 15*
2. Aromatizador de ambiente Galleria 77, R$ 30*

Chiques
O perfume do limão dá o toque final após uma faxina na casa. Ele também combina com dias de calor, pois seu cheiro dá a impressão de frescor. Se o objetivo é perfumar a casa, há produtos que não têm efeito terapêutico, mas ficam impressos na memória olfativa

1. Aromatizador de ambiente Antik, R$ 39,90*
2. Aromatizador de ambiente Bo.Bô, R$ 59*

Exóticos
O odor que o patchouli exala é exótico e afrodisíaco. Ela vai bem no quarto, para momentos mais íntimos, e no armário para evitar que as roupas fiquem com cheiro de "guardadas". Evite usá-lo em ambientes amplos, porém, pois o resultado pode ser enjoativo

1. Aromatizador de ambiente L'Occitane, R$ 78*
2. Aromatizador de ambiente Le Paquet. Preço sob consultada.

Retrô
O alfalzol, velho conhecido da indústria cosmética, também faz bonito ao perfumar a casa. O cheiro combina com ambientes de leitura ou estudo. Já os sachês podem ser colocados nos armários e gavetas para perfumar as roupas e o ambiente

1. Aromatizador de ambienteGranado, R$ 60,50*
2. Sachê perfumado Empório Body Store, R$ 11,90*
Flores e frutas
O aroma de flores e frutas dá um toque de natureza à casa. Flores como o sândalo tem efeito afrodisíaco, já frutas cítricas são refrescantes. Espirrado em cortinas e almofadas, por exemplo, o perfume tem maior durabilidade

1. Aromatizador de ambienteBlue Gardenia, R$ 112*
2. Aromatizador de ambienteMahogany, R$
Diferentes
A textura gel ajuda a propagar o aroma e o cheiro de uva - a dica vale também para outras frutas - fica bem na cozinha. Delicado, o difusor em forma de tulipa pode ser combinado a outros objetos de decoração

1. Aromatizador de ambiente em gel My Aroma, R$ 19,90*
2. Aromatizador de ambienteAlém da Arte, R$ 14,90*
Finos
As embalagens lembram a de um perfume e se mesclam a penteadeiras e prateleiras. A lavanda traz energia ao escritório (a essência pode ser aplicada em tecido também) e a lima dá ao banheiro sensação de frescor e limpeza

1. Aromatizador de ambienteTânia Bulhões, R$ 110*
2. Aromatizador de ambienteParochi, R$ 69,50*

*Preços pesquisados em março de 2012.

Varetas
Varetas de madeira, usualmente de bambu, são bons veículos para as fragrâncias. Isto é, ela auxiliam na difusão do perfume pelo ambiente. Elas podem estar mergulhadas tanto em águas perfumadas, quanto em óleos aromáticos

1. Aromatizador de ambiente Empório de Aromas, R$ 32,85*
2. Aromatizador de ambiente Trousseau, R$ 103,50*

*Preços pesquisados em março de 2012.

Cerâmica
Parte da identidade de um ambiente é criada pela fragrância que exala dele. O aroma fica marcado na memória olfativa - o nariz humano consegue "gravar" cerca de 10 mil cheiros - de quem o habita ou passa por ele

1. Aromatizador de ambiente em cerâmica Acquaroma, R$ 49,50*
2. Aromatizador de ambiente em cerâmica Meg Presentes Meg Presentes, R$ 28*

*Preços pesquisados em março de 2012.

Armário organizado em 7 passos

Uma boa faxina fará você encontrar peças que estavam esquecidas e, com sorte, descobrir que aquele jeans apertado finalmente entra em você!

Separe o que ficou da sua organização por atividade: roupa de trabalho, lazer de dia, lazer de noite, festa
Armário
Foto: Dreamstime

Sabe aqueles dias em que você prova mil looks, mas parece que não tem o que vestir? Pois a solução está... no seu guarda-roupa! É que armário abarrotado deixa algumas peças esquecidas lá no fundo da gaveta, fazendo a gente combinar só as roupas que estão à vista.

Depois de organizar a bagunça, você perceberá que tem muitas peças coringa. E, com um pouco de sorte, descobrirá que já pode usar alguma “roupa da esperança”, aquelas que a gente guarda para quando estiver magra.

O passo a passo da faxina

1. Reserve tempo e disposição para enfrentar o guarda-roupa. Fazer a limpeza no fim de semana é uma boa pedida.
2. A palavra-chave é desapego. Consultoras de moda dão a dica: se você não usa uma peça há mais de um ano, não usará mais. Doe.
3. Roupas que não servem mais, encolheram, esgarçaram, estão manchadas, rasgadas, desbotadas ou formaram bolinhas também devem ser descartadas. E nem adianta mantê-las no armário com a justificativa de usá-las “só para ir ao mercado”. Afinal, você sempre encontra alguém por lá...
4. Sabe aquela roupa linda, mas que toda vez que você põe, não lhe cai bem? Livre-se dela.
5. Acredite: o espelho é seu melhor amigo. Prove as peças, olhe-se de todos os lados, observe se a roupa valoriza seu corpo. Se ela estiver fazendo o contrário, descarte.
6. Se está em dúvida com algum item, coloque-o longe da vista. Depois de alguns meses, repare se você sentiu falta dele. Se não, fora com a peça!
7. Roupas com tecidos nobres, cortes clássicos e caimento perfeito devem ser preservadas. Guarde-as com carinho.

Estes não podem faltar!

Depois de conhecer tudo o que você já tem, faça uma lista do que falta comprar (e nunca sai de moda):

Itens

Aproveite para criar novos looks

. Tente montar novas combinações para aquela saia que você usa sempre com a mesma blusa. Ponha na cama as peças para ver como ficam se usadas juntas.
. Brinque com os acessórios, adicionando uma pulseira bonita ou um sapato colorido a um look básico de jeans e camiseta.
. A hora de se vestir não pode virar uma briga com o espelho. Aproveite esse momento para valorizar seu corpo e sua alma!

Organize o que ficou

. Separe o que ficou por atividade: roupa de trabalho, lazer de dia, lazer de noite, festa.
. Divida tudo por cor e modelo.
. Deixe as roupas de frio longe das de calor.
. Mantenha os acessórios à vista.
. Use cabides iguais. Assim, o armário fica mais organizado.

Pendure: calças, camisas, jaquetas, casacos e vestidos.

Guarde dobrado: tricôs, malhas e camisetas, que ficam com marcas se deixados no cabide.

Conteúdo do site ANAMARIA

Cozinha x ordem

Quando o ambiente está organizado,você ganha mais espaço e tempo para suas tarefas. Veja como dispor os objetos e alimentos: facilite sua vida!
Arrumada, sua cozinha pode até receber visitas

 
Foto: Dreamstime

3 dicas espertas para desentulhar a cozinha

Não ocupe o espaço nobre da cozinha com objetos que você usa pouco. Para arejar o ambiente, livre-se de:
- Aparelhos quebrados ou que perderam a utilidade
- Utensílios que você tem repetidos
- Enfeites que acumulam muita poeira

Soluções práticas para guardar...
... potes plásticos
- Guarde-os uns sobre os outros sem a tampa. Assim, você economiza muito espaço.

- Se preferir guardá-los com as tampas, faça isso por ordem de tamanho (os mais altos sempre atrás, para permitir que os menores sejam vistos).


... utensílios variados - Colheres, facas e até mesmo vidros de temperos devem estar sempre perto do fogão. Isso facilita o manuseio.

- Disponha ganchos na parede mais próxima ao fogão para acomodar luvas, pegadores e colheres especiais.

- Pratos, canecas, pires e xícaras também podem ser organizados em suportes aramados. Além de acomodar os utensílios, isso garante um visual arrumado.

- Separe os objetos que você mais usa daqueles que só vão à mesa em ocasiões especiais.

... panelas
- Agrupe-as de acordo com a frequência de uso. Coloque as mais usadas numa prateleira ou num gavetão de fácil acesso. As de pouco uso podem ser colocadas mais embaixo ou ao fundo.

- Empilhe-as uma dentro da outra, para ganhar espaço.

- As tampas podem ser agrupadas em pé ao lado das panelas, também em ordem de tamanho. Outra opção é usar os porta-tampas (em modelos horizontais ou verticais). Eles podem, inclusive, ser fixados na porta do armário.


... alimentos na despensa
- Organize-os sempre em fileiras. Faça uma carreira só com itens específicos para o café da manhã e para sobremesas; outra para massas e molhos; e assim por diante. Além de facilitar na hora de achar um produto, também economiza tempo ao fazer a lista de compras.

- Coloque os alimentos menos usados nas partes mais altas e mais baixas, deixando a prateleira do meio para os favoritos, bem ao alcance da visão. Itens com prazo de validade mais distante devem ser colocados ao fundo.

- Cestas plásticas ou suportes suspensos podem guardar miudezas, como temperos, chás, queijo ralado etc.

Conteúdo do site MdeMulher

Prateleiras para economizar espaço

Elas são baratas, simples e aproveitam muito bem qualquer tipo de espaço 
 Na cozinha ou na lavanderia, evite prateleiras feitas de vidro

Prateleira
Foto: Getty Images

Os chamados móveis pesados são a base da decoração, mas investir em objetos com vários tipos de uso pode resolver com rapidez e eficiência problemas de falta de espaço. As prateleiras são um bom exemplo disso.

Além de estar em alta na decoração, elas são encontradas em muitos tamanhos, formas e materiais. Custam pouco, dão um canto fixo a objetos antes espalhados pela casa e deixam os espaços mais elegantes.

Com todas essas vantagens, saiba encontrar o modelo ideal de prateleira para cada cômodo da casa.

Na sala e no escritório

. Use modelos de madeira no mesmo tom dos outros móveis.
. Prefira vidro para prateleiras perto de cristaleiras ou barzinhos.
. Modelos com suportes metálicos são mais difíceis de combinar.
. Fixe prateleiras em alturas diferentes (30 cm de distância), formando uma escada. Deixe uma para CDs e outra para DVDs, para padronizar o tamanho dos objetos.
. A fixação diretamente com buchas e parafusos é mais resistente.

Na cozinha e na lavanderia

. Experimente instalar ganchinhos metálicos na parte inferior, para pendurar xícaras.
. Fixe prateleiras sobre a pia, ao lado do fogão, perto da mesa ou em cima da geladeira. Assim, temperos, guardanapos e outros utensílios de uso constante ficam à mão.
. Escolha modelos revestidos de fórmica clara. Você nota rapidinho quando eles estão sujos e mantém a casa sempre brilhante e arrumada.
. Na cozinha ou na lavanderia, evite prateleiras feitas de vidro: as danadas acumulam uma gordura...

No banheiro ou lavabo

. Use peças estreitas, de no máximo 30 cm de profundidade, pois o espaço é pequeno.
. Nos banheiros, as prateleiras podem substituir os tradicionais gabinetes. Instale-as embaixo da pia para armazenar toalhas e rolos de papel higiênico.
. Prateleiras de vidro ficam lindas dentro do boxe, para apoiar xampu e condicionador.
. Evite modelos confeccionados em aglomerado, pois a umidade danifica o material rapidinho. Melhor apostar em prateleiras revestidas de fórmica.

  Conteúdo do site ANAMARIA