Translate

segunda-feira, abril 16

Quarto iluminado

Luzes festivas adornam o teto, dando um ar mágico ao quarto da criança. Na parede atrás da cama, quadrados de papel marroquino estampado à mão formam o pano de fundo para o fio iluminado que revela o nome da menina. Dicas diferentes, mas iluminadas, para inspirar!

FONTE: REVISTA CASA E JARDIM


Closets

POUPE TEMPO E ESPAÇO

Aprenda a organizar as roupas no armário.
Na correria do dia a dia, você abre seu guarda-roupa e nunca encontra o que quer usar? Ou então você o olha e pensa que não cabe mais nada lá dentro?
Uma boa organização pode resolver o problema. Muitas vezes uma disposição melhor das peças traz um ganho significativo de espaço. Com tudo em ordem, também fica mais fácil encontrar aquelas peças perdidas na bagunça de antes.
Fique tranquila, pois é possível ter um armário bem arrumado com todas as roupas bem divididas e com aparência impecável, como se tivessem acabado de sair da loja. Basta seguir as nossas orientações. 

PREPARAÇÃO 

Mulherde costa
Inspiração - Antes de dar início à missão de organizar seu guarda-roupa, você precisa se inspirar. Tire um dia de folga, vista uma roupa confortável e ligue o som com uma música animada.
Limpeza - Roupas bem conservadas não combinam com sujeira e mofo. Por isso, antes de começar a organização, limpe seu guarda-roupa. Passe um pano úmido e use aparelhos elétricos antimofo.
Seleção - Um armário de roupas organizado só pode ter o que você realmente usa. Logo, separe roupas e sapatos da estação passada. No inverno, guarde seus shorts, vestidinhos leves, roupas de praia. No verão, guarde suas roupas de couro, casacos, calças de lã, botas, gorros e luvas.
Coloque-os em saco de armazenamento à vácuo até a próxima temporada e guarde-os em um maleiro. Nos organizadores a vácuo, as roupas não têm contato com ar e não correm o risco de serem contaminadas com poeira, mofo e ácaro.
Além de proteger as roupas, você ganha espaço para organizar melhor as peças que está usando e as que eventualmente for comprar.
Sessão desapego - Analise friamente o que você não usa, por não servir mais ou por precisar de conserto. Se já está guardado por muito tempo e você sobreviveu por muito tempo sem eles, passe para frente.
Para simplificar, pergunte a você mesma há quanto tempo não usa a peça. Se a resposta revelar que não a veste há mais de um ano, desfaça-se dela já! Doe para quem precisa e abra caminho para o novo. 

ILUMINAÇÃO

Instale lâmpadas no seu guarda-roupa.
Providencie luz para seus armários de roupas. Os armários, feitos em madeiras escuras, costumam ficar mal iluminados com a luz do quarto, dificultando encontrar a peça que queremos. Uma dica é colocar dentro deles lâmpadas que acendem automaticamente quando se liga a luz do aposento, no caso de armários sem portas, ou quando se abre a porta.
Se não houver tomadas que possibilitem uma instalação adequada, você pode utilizar lâmpadas que funcionem com bateria. Um armário ou closet bem iluminado facilita na hora de encontrar a roupa e também no momento de limpá-lo.
Novidade - Já existe no mercado iluminação interna com leds, tecnologia de emissão de luz, acionada por sensor quando a pessoa se aproxima. A vantagem desse tipo de iluminação é que não aquece o ambiente nem desbota as roupas. As lâmpadas podem ser instaladas no cabideiro, nas gavetas e prateleiras.
  
COMO DIVIDIR E DISPOR AS ROUPAS

 Roupas no cabide
Divida seu armário em setores. Um setor de peças mais longas como vestidos, casacos, túnicas e robes, um setor de camisas e blazers e um setor de calças e saias. A sugestão deixa seu armário mais organizado e facilita o acesso às roupas. Dica: Alguns armários têm prateleiras ajustáveis, o que ajuda a planejar o espaço para cada setor.
Você também pode separar suas roupas por tamanho e cor. Seguindo a ordem de tamanho, primeiro coloque nos cabides os vestidos longos e normais, depois os sobretudos, blazers, conjuntos e camisas e por fim as calças compridas.
Depois de dispor as roupas por tamanho, separe-as por cor, nessa mesma proporção. Assim você cria uma sequência em degradê: branca, amarela, laranja, azul claro, azul escuro e preta.
Afaste-se um pouco e olhe seu armário. Se estiver harmonioso, estamos no caminho certo. Se não, pense e tente ver o que não lhe agrada

CABIDES

Anatômico bumerangue  e com pregadores
Para ganhar espaço, os cabides devem ser colocados na mesma direção, todos com o gancho para dentro. Atente-se para os tipos de cabide e saiba como pendurar cada peça de roupa.
Para calças, escolha cabides com hastes curtas e pregadores nas extremidades. Dobre as calças, assim as peças não correm o risco de escorregar ou amassar. Use o mesmo tipo de cabide para saias e bermudas, mas não as dobre, pois podem ficar marcadas. Estique as peças entre as presilhas e, para facilitar o manuseio, pendure no máximo duas peças.
Peças de ombros largos como casacos, jaquetas e blazers devem ser penduradas em cabides anatômicos com ombreiras. Os cabides precisam ser resistentes para suportar as roupas pesadas.
O cabide estilo bumerangue é o mais apropriado para guardar vestidos, blusas e camisas. Roupas de tecido fino devem ser cobertas com uma capa protetora. 

GAVETAS E COMEIAS

Peças que não amarrotam ficam em gavetas.
São ideais para colocar peças miúdas, como lingerie, meias, suéteres, camisetas, shorts. Se forem grandes, você pode organizar criando espaços com divisórias e caixas. Pode por em uma gaveta grande, por exemplo, uma divisão para colocar lingerie, meias e lenços.
Separe uma gaveta e coloque suas calcinhas e sutiã, separados por cor. Forme conjuntos, colocando a calcinha dentro do bojo do sutiã.
As meias de lã, algodão e finas podem ficar juntas. As meias finas devem ser mantidas em sacos plásticos para não desfiar. Não as feche como um casulo, pois o elástico pode esticar. É preferível dobrá-las.
Camisetas e pijamas não amassam se forem guardados enrolados. Se você possui prateleiras ou colmeias, podem ser colocados dobrados e separados por cores. Fica bonito e fácil de localizar a peça que você quer.
Também guarde suéteres e blusas de frio em gavetas ou colmeias. O mesmo para as roupas de ginástica, pois são leves e geralmente não amassam.
Se você tem poucas gavetas, utilize caixas bonitas com cores que combinam entre si e guarde meias, bijuterias e lingeries.
Acessórios - Na gaveta, guarde juntos, echarpes, luvas, cachecóis e bonés. Ou então os pendure no armário. Você pode aproveitar um cabide de cintos ou uma caixa bonita.

SAPATOS

 Closet
Sapatos - A parte baixa do armário pode ser organizada para colocar os sapatos. Existem caixas com uma janela transparente onde você vê o sapato. Então coloque todos em caixas e arrume um sobre o outro. Será fácil localizá-los e estarão protegidos.
Outra opção são caixas com etiquetas, onde você escreve o tipo de sapato e sua cor. Empilhe as caixas para ganhar mais espaço. Arrume os sapatos um ao lado do outro ou, para sobrar ainda mais espaço, coloque um em cima do outro. Proteja-os com um tecido de tela, evitando que se risquem e mantendo a ventilação. O tecido da tela pode ser comprado por metro em lojas do gênero. 

BOLSAS

 Closet
Prateleiras ou colmeias são boas para acomodar suas bolsas. Mantenha o enchimento de papel que acompanha as bolsas quando você as compra, assim permanecerão bonitas por mais tempo. Arrume-as uma ao lado da outra em uma prateleira, seguindo padrão de tamanho e cor. Você também pode pendurar em um mancebo as bolsas que usa com mais frequência.
Sacos porosos, como os de TNT, feltro e algodão, também são excelentes para guardar as bolsas e até sapatos, pois os deixam respirar e evitam que mofem. Lojas que vendem esses itens costumam entregá-los nesses sacos. Guarde e use-os para acondicionar e protegê-los.

CONSERVAÇÃO


 Armário de roupa
As bolinhas de naftalina são muito usadas para conservar as roupas no armário, porém é preciso atentar para o forte odor que pode impregnar nas peças. Então, se for usar naftalina, não deixe que toque as roupas e a coloque dentro de meias velhas.
Cubinhos de cânfora são alternativas para combater o mofo e ainda deixar um cheirinho de limpeza. O aroma também pode ser obtido com sachês perfumados nas gavetas, caixas e pendurados entre os cabides.
Outra dica bem simples antimofo é o giz de quadro negro. Alguns bastões espalhados no guarda-roupa absorvem a umidade, mas lembre-se de trocá-los regularmente.
Se suspeitar que traças estejam passeando pelo seu armário, tire tudo e coloque para tomar sol. Passe um pano úmido com sabão neutro no seu móvel e um desumidificador ou sílica em gel para eliminar o mofo. Quando o armário estiver seco, guarde as peças de novo.
Aproveite todas essas dicas e comece a organização do seu guarda-roupa.
ARMARIO PEQUENO
Como organizar suas roupas, bolsas, sapatos e acessórios em um pequeno espaço?
Organização de closets 
A primeira dica é começar de cima pra baixo, deixando sempre um espaço na parte de baixo, para que o ar circule e não junte poeira na beirada das roupas.
É muito importante também, cuidar da iluminação. No seu closet dê preferência à luz fria (fluorescente), pois desta maneira as roupas serão identificadas pelas cores reais.
Organização de closets  Organização de closets
Se você dispõe só de prateleiras, sem divisões; utilize caixas para servirem como gavetas e acomodar melhor as peças pequenas. Nestes exemplos acima (quarto adulto e infantil), podemos perceber bem essa organização com caixas. O visual fica elegante, sendo facilmente possível usar temas para completar a decoração.

Organização de closets
Fugindo do geometricamente correto, a disposição em cabides, com alternâncias de volumes e direções confere facilidade para localizar os objetos e organizar as roupas por tamanhos. Procure colocar as peças de uso mais freqüente mais acessíveis.

Organização de closets
Com araras suspensas você aumenta o espaço disponível e acomoda uma quantidade grande de peças. Essa arrumação permite maior circulação de ar, evitando que suas roupas fiquem com cheiro de guardadas.
Organização de closets
O exemplo acima utiliza prateleiras de madeira como foco principal na montagem desse closet. Nas prateleiras você pode colocar sapatos, bolsas, caixas, camisetas, moletons, etc. Muito prática e utiliza só um canto.
Organização de closets 
Aramados formam uma cômoda grande, onde gavetas abertas e transparentes facilitam a localização das peças. Mais uma vez araras suspensas contribuem para acomodar as roupas em cabides. Acima delas, as prateleiras completam o conjunto. Em um espaço pequeno, veja quantas coisas estão guardadas e organizadas.
O mais importante é adequar ao espaço disponível a quantidade de objetos e roupas a serem guardados. Em qualquer canto é possível criar um closet. Lojas especializadas em aramados, caixas de papelão, madeira e plástico têm muita variedade para todos os gostos e necessidades. Você pode ir montando aos poucos, seguindo seu orçamento e encontrando o modelo ideal para sua personalidade.

FONTE: WWW.UOL.COM.BR
 Por Equipe BBel

Organizar a casa objetos que ajudam

QUARTO


Porta joias, organizador de gavetas e
Divulgação

 Caixas organizadoras
Caixas organizadoras sempre foram as vedetes da organização. Disponíveis em diversas cores, tamanhos e modelos, sua praticidade permite guardar de sapatos a medicamentos, conforme a necessidade. A dica é aproveitar as caixas e usar o espaço vago embaixo da cama. Um bom exemplo de uso das caixas são essas projetadas para armazenar sapatos, que podem ser empilhadas e permitem a ventilação dos calçados. Elas são encontradas nas lojas Leroy Merlin Interlagos ou na Multicoisas do shopping SP Market com preços que variam de R$13,90 a R$23,00 conforme tamanho da caixa. 

ÁREA SOCIAL

Caixa decorada para armazenar CDs e DVDs
Divulgação
 Prateleira nicho brancaA área social também merece atenção, ainda mais quando é possível usar objetos para organizar que também funcionam como elementos da decoração. É o caso das caixas organizadoras para CD e DVD, à venda na loja Leroy Merlin Morumbi por R$ 22,87 e R$ 28,63 respectivamente. As estampas das caixas servem como complemento para a decoração do ambiente e o objeto pode ser usado tanto na sala como nos quartos.

Quando o espaço nos móveis já não é suficiente para organizar os ambientes, a imaginação pode ser a solução. Uma ideia que também ajuda a decorar e a organizar a casa são as prateleiras. Tendência na decoração, as prateleiras em nicho estão cada vez mais presentes nos cômodos, servindo de apoio para porta-retratos, vasos e demais objetos. O modelo acima pode ser encontrado na loja Leroy Merlin Interlagos por R$ 59,90.
 Organizador de cabosanca
Esconder todos os fios que percorrem os ambientes fica bem mais fácil para quem dispõe de móveis planejados para essa finalidade. Caso esse não seja o seu caso, há ideias criativas no mercado que ajudam a organizar os cabos sem prejudicar a estética do cômodo. É o caso do organizador de cabos em PVC, disponível nas cores branca e preta, que pode ser encontrado na loja Multicoisas do Shopping SP Market por R$ 27,60.

ÁREA DE SERVIÇO

Suporte para ferro e tábua de passar Arthi
Divulgação
Se a ideia é colocar a casa em ordem, esconder a bagunça está fora de cogitação. Criatividade é a chave para não se perder no meio da desorganização, principalmente quando o espaço é reduzido. Pensando no público que gosta de manter a casa organizada e não dispõe de muito tempo e espaço, empresas especializadas em produtos para organização desenvolvem objetos criativos que ajudam a colocar tudo em ordem.
 Suporte para ferro e tábua de passar Arthi
O suporte para ferro e tábua de passar roupa da Arthi é ideal para quem não tem muito espaço na área de serviço. Fixado à parede, a peça tem lugar para acomodar o ferro, aba lateral para enrolar o cabo elétrico e ganchos que suspendem a tábua de passar, evitando que ela fique ocupando espaço no chão ou sendo jogada de um lado para o outro quando não está em uso. O modelo pode ser encontrado na loja Multicoisas do Shopping SP Market por R$ 26,90.
 Lista de compras com manta magnética Imaginarium
Cansado de descobrir que o papel higiênico acabou só na hora que você realmente precisa dele? Com a lista de compras da Imaginarium fica mais fácil anotar o que precisa ser comprado à medida que os produtos vão terminando. A lista "Putz!! Não tem..." é fixada estrategicamente na porta da geladeira por uma manta magnética. O kit é vendido nas lojas Imaginarium por R$24,90 e é composto por canetinha e apagador.
 Caixa organizadora para ferramentas
Organizar as ferramentas fica mais fácil com caixas organizadoras ou até mesmo maletas específicas para essa finalidade. Ideias têm para todo gosto. A caixa organizadora da Sanremo é fabricada em plástico transparente, o que facilita na hora de procurar as ferramentas. Possui também tampa plástica com sistema de fechamento em abas, que impedem a entrada de sujeira no recipiente. A caixa da Sanremo pode ser encontrada na loja Multicoisas do shopping SP Market por R$14,50. Já a maleta em alumínio foi produzida para aqueles que têm paixão por ferramentas. Possui divisórias internas, alça em plástico preto e fechaduras em metal cromado. Está à venda na Loja Leroy Merlin Interlagos por R$69,90.

FONTE: WWW.UOL.COM.BR
 Por Renato Trentini - Equipe BBel

Casa minha como organizar

LAR SÓ SEU

Mulher com as pernas
Shutterstock
Fazer tudo que você bem entender sem ter que dar satisfações a ninguém. Esse parece ser o maior sonho de quem quer morar sozinho. Entretanto, quando o plano se torna realidade, muita gente percebe que as vantagens de não dividir a casa com ninguém vêm acompanhadas de uma série de responsabilidades. Para lidar com as tarefas e ainda usufruir as vantagens de ter uma casa só para você, preparamos algumas dicas para você organizar o seu tempo e o seu espaço.
A primeira dica para quem mora sozinho é fazer uma lista de compras para que não haja estoque de comida e produtos que provavelmente não serão consumidos até o prazo de validade. O hábito de estocar é uma herança da época em que você morava com a família, portanto, deve ser evitado. É preciso ter controle de sua despensa para evitar desperdício.
Na elaboração da lista de compras, coloque os produtos que você usa regularmente em casa. Mantenha apenas um produto como estoque ao que você estiver utilizando. Assim, sempre que os produtos acabarem você começa a utilizar aquele que estava estocando e marca em sua lista para que não se esqueça de repor.
Alimentar-se corretamente, sem pular refeições ou substituí-las por alimentos industrializados, é um dos desafios para quem mora sozinho. Um café da manhã caprichado dá mais energia, disposição e saúde para enfrentar a jornada diária. A nutricionista Anna Christina Castilho recomenda que essa refeição seja feita todos os dias, sem exceções. Portanto, no dia anterior, deixe tudo preparado para que você não precise se preocupar com isso logo pela manhã. Prepare um suco, um sanduíche natural ou compre frutas frescas no caminho de volta do trabalho. 

ORGANIZANDO SUAS COISAS

Pia suja
Shutterstock
A correria do dia a dia provavelmente vai dificultar a realização de uma faxina minuciosa em sua casa. E a falta desta promove o acúmulo de sujeiras que podem agravar quadros de alergias respiratórias, além de estragar os móveis. O ideal é que você contrate uma ajudante ou diarista para realizar a faxina, mas você precisa manter a limpeza da casa em dia. Para isso realize limpezas básicas, como passar pano nos móveis para tirar a poeira superficie. Dessa forma, no dia em que a ajudante realizar a faxina em sua casa, o trabalho será nos locais mais difíceis, como banheiro.
Resista à tentação de deixar para lavar a louça mais tarde, ou aquela peça de roupa que manchou de molho. Embora essas tarefas sejam maçantes, ficam ainda mais difíceis quando deixamos para depois. Os resíduos de comida começam a ser digeridos pelos micro-organismos do ar causando mau cheiro na louça. Manchas em roupas e sapatos, depois de secas, podem não sair ou precisar de procedimentos especiais para serem removidas.
Vasilhas de plástico transparente são ótimas organizadoras de comidas, pois permitem distinguir facilmente os alimentos estocados. As vasilhas de boa qualidade são flexíveis no uso e podem ser levadas tanto ao freezer quanto ao forno micro-ondas. Todos os dias surgem no mercado novas tecnologias e utensílios criados especialmente para solucionar pequenos problemas do dia a dia. Investir em acessórios que facilitam sua vida é fazer uma poupança de tempo. Desde pequenos "raladores e cortadores" de legumes feitos de plástico até os aspiradores de pó e lava-louças, a dica é poupar para adquirir esses bens e depois esperar o retorno em menos tempo gasto com atividades doméstica

ORGANIZE-SE 

Mulher ouvindo música no sofá
Shutterstock
Agora que está morando sozinho terá que controlar o pagamento de todas as contas e despesas, portanto mantenha a correspondência organizada para não perder boletos e avisos. Coloque uma caixa organizadora ou fixe um porta-correspondência próximo à porta de entrada de sua casa. Separe um dia da semana para verificar as cartas e guardá-las em pastas arquivo. 
É importante criar uma rotina fixa de tarefas, como retirar o lixo do banheiro e da cozinha todos os dias, trocar as roupas de cama e banho semanalmente. Estabeleça dias para tais atividades, assim você não acumula as tarefas para o mesmo dia. Você também pode estabelecer uma rotina para lavar e passar suas roupas, caso tenha uma faxineira, monte uma rotina semanal de trabalho.

FONTE:WWW.UOL.COM.BR
 - Por Equipe BBel

Banheiro


O banheiro é o ambiente mais íntimo da casa e pode ser um local agradável e aconchegante. Para isso, é fundamental que esteja sempre organizado, independente de seu tamanho ou estilo.
Falta espaço no seu banheiro? Não há armários suficientes para guardar os produtos de higiene pessoal? Você não pode reformar o ambiente para torná-lo mais funcional? Nem por isso seu banheiro precisa ficar desorganizado.
Selecionamos  dicas simples e baratas para você organizar seu banheiro com charme e praticidade, aproveitando bem os espaços disponíveis. Confira! 

ESTANTE 

Estante em cima da porta do banheiro
Uma dica valiosa para ganhar espaço para organização do banheiro é aproveitar espaços aparentemente inutilizáveis. Por exemplo, instale uma estante em cima do batente da porta. Nela, você pode acomodar cestos, caixas organizadoras e potes de vidro, guardando produtos que você não usa com tanta frequência no dia a dia, mas quer manter no banheiro.

ORGANIZADOR

Organizador atrás da porta do banheiro
Outro exemplo de espaço aparentemente perdido que pode ser utilizado para organização do banheiro é atrás da porta. Uma opção é pendurar um organizador para guardar produtos de higiene pessoal.

TOALHEIROS

Toalheiros atrás da porta do banheiro
Atrás da porta do banheiro também podem ser pendurados toalheiros na vertical, em níveis de altura diferentes.
Combine com os moradores da casa qual nível corresponde às toalhas de cada um, assim você pode adotar uma única cor para todas as toalhas, deixando o ambiente mais harmonioso. 

CORTINA COM BOLSOS ORGANIZADORES

Cortina com bolsos organizadores
Utilizar objetos com mais de uma função também é uma forma de economizar espaço e organizar o banheiro. Coloque uma cortina de banheira ou de box com bolsinhos na parte interna e guarde seus produtos de banho. Para não ter perigo de rasgar, o material da cortina deve ser bem resistente.

CESTINHA ORGANIZADORA

Cestinha organizadora
Uma opção simples e bem barata para manter seus produtos de higiene organizados é utilizar uma cestinha organizadora. Você pode deixá-la tanto no box, com os produtos de banho, quanto dentro do armário do banheiro, com produtos de higiene e beleza.

PORTA BRINQUEDOS DE BANHO

Porta-brinquedos de banho
Você não aguenta mais encontrar patinhos de borracha espalhados pelo banheiro? Está na hora de organizar os brinquedos que divertem as crianças durante o banho.
Eles podem ser guardados em um porta-brinquedos de banho fixado com ventosas no box.
O banheiro fica organizado e os brinquedos secam rapidamente, além de permanecerem ao alcance das crianças.

TOALHAS COM ALÇAS DIFERENTES

Toalhas com alças de cores diferentes
Uma opção para não confundir toalhas da mesma cor, que deixam o visual do banheiro clean, é costurar alças de cores diferentes, uma cor para cada membro da família. É fácil de fazer e ninguém corre o risco de encontrar sua toalha molhada porque foi usada por outra pessoa.

CAIXAS COM CORES DIFERENTES

Caixas com cores diferentes


Aproveitando a ideia das alças coloridas nas toalhas, utilize caixas de cores diferentes para identificar os pertences de cada pessoa da família.
Dessa forma, os produtos de higiene e beleza não ficam misturados e é fácil saber onde cada pessoa deve guardar seus pertences no armário do banheiro
CESTO NO CHÃO
Cesto no chão do banheiro
Aproveite espaços vazios no chão para organizar seu banheiro, por exemplo, colocando um cesto de vime com toalhas embaixo da pia ou em um cantinho livre. Além de organizado, fica charmoso e prático para trocar as toalhas de rosto.

CAIXA ORGANIZADORA TRANSPARENTE

Caixa organizadora transparente
Em vez do cesto de vime você pode colocar uma caixa organizadora transparente no chão do banheiro, que também deixa o ambiente charmoso e organizado.

GAVETAS COM DIVISÓRIAS

Gavetas com divisórias
Coloque divisórias nas gavetas do banheiro para que os objetos guardados não fiquem misturados. Você pode mandar fazer sob medida em uma marcenaria ou comprar divisórias prontas. No mercado há desde modelos bem simples e baratos até os mais sofisticados.

NICHOS NA VERTICAL

Ninchos verticais


Instale nichos na vertical para guardar objetos no banheiro. Utilizando organizadores em diferentes níveis de altura, você economiza espaço.
Dica: forre a parte interna dos nichos com um papel de parede ou papel contact que combine com a decoração do seu banheiro. É fácil de fazer e deixa o ambiente mais bonito.

PORTA PAPEL TRANSPARENTE

Porta-papel higiênico transparente


Uma ideia diferente para acomodar rolos de papel higiênico extras é colocá-los em um vidro transparente no chão do banheiro. Quando o rolo de papel higiênico em uso acabar, os rolos extras estarão ao alcance das mãos. Além disso, fica fácil para os visitantes visualizá-los.

PRODUTOS EM EMBALAGENS IGUAIS

Produtos de banho em embalagens iguais
Para deixar o box do seu banheiro harmonioso, compre embalagens de plástico ou de vidro iguais ou padronizadas e insira os produtos de banho, como xampu, condicionador e sabonete líquido. O porta-xampu fica organizado, os produtos ocupam menos espaço do que se estivessem em suas embalagens originais e o visual do box fica clean.

TOALHAS ENROLADAS

Guarde as toalhas enroladas
Guarde suas toalhas sempre enroladas, seja no armário, em estantes ou organizadores. Enroladas elas ocupam menos espaço e deixam o ambiente mais organizado.

FONTE:
  Por Mariana Raphael - Jornalista


Casa depois da mudança

PLANEJAMENTO

 Adultos e crianças deitados no chão
Dreamstime
Você seguiu as dicas de como organizar uma mudança de casa e agora encontra-se em seu novo lar, envolto por pilhas de caixas sem saber por onde começar? O site BBel separou algumas dicas para você começar a organizar sua nova casa com o pé direito. Essa pode ser sua oportunidade de substituir os maus hábitos e criar uma rotina de organização que facilite sua vida.
O impulso de deixar tudo pronto o mais rápido possível é um dos grandes inimigos de quem acabou de se mudar. Por mais planejada, sempre existem eventualidades na mudança e este é o momento de ter paciência. Se tiver se mudado para uma casa maior vai se deparar com espaços extras com os quais não tinha contado. Já, se tiver se mudado para uma casa ou apartamento menor, o desafio será aproveitar o espaço da maneira mais inteligente possível para que todos os seus pertences sejam perfeitamente acomodados.
Crie uma agenda e planeje quantos dias serão necessários para colocar tudo em ordem. Tudo depende do número de coisas que irá precisar desencaixotar e organizar. Para espaços menores, uma semana deve ser o suficiente. Você também pode recorrer aos amigos e familiares e prever em quais dias poderá ter uma ajuda extra. Não se sobrecarregue, é melhor ir realizando as tarefas com zelo para no final tudo estar perfeito.
Decida por ordem de prioridade qual a sequência de cômodos que você seguirá organizando. Se, na hora da mudança, não tiver separado uma caixa com as roupas para a semana, o quarto deverá ser o primeiro. Caso já tenha organizado suas roupas para os primeiros dias, então talvez seja melhor começar pela cozinha. Se possuir muitos livros, poderá dar prioridade para seu escritório ou biblioteca e também pode seguir as dicas de como organizar seus livros

ACESSÓRIOS E DICAS PARA ORGANIZAR A CASA NOVA

Caixas marrons
Dreamstime
Tenha em mente que tudo o que está nas caixas deverá ser guardado em algum lugar. Há armários suficientes? Estabeleça um objetivo para cada armário. Antes de desempacotar qualquer coisa, pergunte-se se sua roupa de cama, toalhas, casacos, roupas do dia a dia e sapatos estarão no mesmo cômodo. Há prateleiras, gavetas e cabides suficientes? Prepare os armários para que sua organização seja completa. Você pode adicionar alguns acessórios que auxiliam nisso: cabides organizadores, sacos organizadores a vácuo, organizadores de gavetas e caixas transparentes. Outra dica é comprar uma arara ou cesto com rodinhas para colocar os itens que precisam estar ventilados.
Quarto
 
Cabides com camisas
Cabides de metal podem estragar suas roupas. Invista em cabides de plástico ou madeira. Para melhor organizar, você pode padronizar seus cabides para roupas e ter modelos diferentes para cintos, colares, gravatas e lenços.
As sapateiras permitem que você escolha o sapato do dia sem precisar abrir várias caixas para encontrá-los. Porém, aqueles sapatos que você usa apenas em ocasiões especiais poderão ser guardados dentro das próprias caixas, no piso do guarda roupa. Deixe na sapateira apenas os sapatos de uso no dia a dia.
Aproveite a oportunidade para agrupar suas roupas baseando-se na maneira como você as usa e no quão frequentemente as usa. Divida-as por cores, estação ou em roupas para trabalhar, passear, ficar em casa ou fazer esportes.
As peças de roupas sazonais devem ser protegidas por capas plásticas sobre o cabide. Blusas de lã podem ser guardadas em sacos plásticos transparentes e serem alocadas nas partes mais altas do seu armário se o espaço disponível nas gavetas não for suficiente.
Não encha demais as gavetas. Deixe sempre um espaço para que possam ser fechadas com facilidade e não coloque nelas objetos muito pesados, pois podem fazer com que o fundo da gaveta descole. 

ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
Vasilhas de plásticos
Dreamstime
Nos primeiros dias depois da mudança é quase impossível usar a cozinha, melhor nem tentar. Deixe pratos, talheres, copos e panelas que você vai utilizar no dia a dia nas partes mais acessíveis dos armários. Já nas mais altas devem ficar os utensílios usados apenas em ocasiões especiais.
Compre alguns potes de plástico maiores para abrigar os menores, você pode separar um pote maior também para organizar as tampas. Os vasilhames de plásticos são muito práticos para guardar e congelar alimentos.
Separe um armário só para guardar alimentos. Estoque os que estiverem em embalagens maiores na prateleira mais baixa e os mais utilizados nas prateleiras mais altas.
A organização demanda disciplina, por isso, faça um cronograma com as tarefas domésticas. Cada lar tem sua própria rotina, basta que você determine qual a frequência ideal para realizar suas tarefas. Você pode estabelecer, por exemplo, fazer uma faxina uma vez por mês, que inclua limpar azulejos, cortinas, portas, batentes, vidros e geladeiras.
Pode se organizar uma vez por semana para trocar os lençóis e também lavar e passar as roupas. Em duas vezes na semana pode trocar as toalhas da casa e, em dias intercalados, passar aspirador de pó em tapetes e carpetes. Fixe um cronograma na cozinha ou na área de serviço e comece sua vida na nova casa com muita organização.

FONTE: WWW.UOL.COM.BR


Mudança de casa como organizar

PLANEJAMENTO

Casal planejando mudança
Shutterstock
A conquista de uma nova casa é motivo de alegria para toda a família, mas os preparativos para a mudança nem sempre são momentos agradáveis. Algumas dicas na hora de organizar a casa ajudam a evitar que o sonho da família se torne uma dor de cabeça.
Para começar, alguns materiais são essenciais, como caixas de papelão de vários tamanhos, plástico bolha, rolos de fita adesiva, caixas organizadoras e ferramentas para desmontar móveis e objetos que fazem parte da decoração. Roberto Moraes, gerente de mudanças nacionais da Granero, comenta que é preciso avaliar o tipo de material a ser transportado para definir qual é a melhor forma de garantir a integridade dos objetos. Roberto aconselha comunicar a mudança para o condomínio de origem e de destino, a fim de evitar problemas com os condôminos.
Cecília Monteiro, proprietária da empresa especializada em consultoria Organiza Mais, lembra que o planejamento é fundamental para quem vai mudar de casa. "É preciso colocar no papel tudo o que precisa ser feito para a mudança, inclusive as medidas para ver se os móveis antigos cabem no novo imóvel", lembra Cecília. Outra sugestão da organizadora é que antes de entrar na nova casa ela já esteja limpa e que os móveis, novos ou os antigos que passaram por reforma, cheguem primeiro que o restante da mudança.
Para evitar levar objetos que não serão usados e só ocuparão espaço, faça uma seleção do material que pode ser descartado ou doado. "De preferência doe ou recicle, mas cuidado para não doar coisas estragadas", adverte a proprietária da Organiza Mais. Feita a seleção é hora de comprar o material para encaixotar. Outra dica dada pela organizadora é sobre as caixas de papelão. "Evite pegar caixas de supermercado, pois elas podem estar contaminadas com urina de rato ou até mesmo ovos de baratas", recomenda Cecília. O plástico bolha ainda é a melhor opção para proteger os objetos frágeis, como o vidro ou a cerâmica. Seu custo é um pouco maior do que os outros materiais, porém o investimento vale a pena, principalmente para quem quer minimizar os riscos de prejuízo.
Caixas organizadoras também podem ajudar tanto no transporte dos objetos mais frágeis, que não serão despachados pela transportadora, como podem contribuir para decorar a nova casa.

POR ONDE COMEÇAR 


casal segurando caixas de papelão
Shutterstock
Nem sempre começar a mudança é uma tarefa fácil e agradável, mas pode ser um excelente exercício para relembrar bons momentos que ficaram guardados nas gavetas e armários. Para começar, Cecília sugere empacotar os objetos que serão usados logo na primeira semana, como algumas roupas, acessórios e sapatos. Roupa de cama, mesa e banho também devem ser deixadas nesse kit. Roberto Moraes aconselha embrulhar primeiro as peças mais frágeis, que necessitam de mais tempo e um maior cuidado no transporte. Para quem tem muita roupa pendurada em cabides, algumas transportadoras oferecem araras para facilitar o transporte. Caso a empresa contratada não disponibilize esse tipo de acessório, é possível alugá-los em casas especializadas.
Tudo aquilo que você não utiliza no dia a dia pode ser encaixotado na sequência, pois não fará muita falta até chegar à nova casa. Livros, CDs, DVDs, fotos, roupas fora da estação e objetos de decoração devem ser colocados bem acomodados nas caixas, embalados e etiquetados, especificando o ambiente da casa ao qual pertencem.
Outro truque que pode ser usado é a diferenciação dos cômodos por cor. "Para diferenciar você pode usar fita adesiva colorida, pincel atômico ou até mesmo giz de cera", menciona Cecília. Quem já está mais acostumado com a organização pode seguir a orientação dada por Roberto. "Todas as caixas, eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos devem ser identificados com etiquetas adesivas coloridas contendo a numeração da caixa e do item", sugere o gerente de mudanças nacionais da Granero.
As gavetas não precisam ser desfeitas para a mudança caso já estejam organizadas. Devido à sua estrutura elas permitem ser transportadas sem desmontar. É importante também categorizar as caixas e sempre colocar o mesmo material em cada embalagem. "Louça com louça e roupa junto com roupa, sempre identificando tudo. Não adianta misturar que fica mais difícil para organizar depois", afirma Cecília Monteiro.
É aconselhável evitar o uso da cozinha no dia da mudança. Recomenda-se pensar em um cardápio prático e fácil, que não utilize diversas panelas e pratos para as refeições. Fique atento aos alimentos para que não estraguem, principalmente os perecíveis, que devem ser armazenados em uma caixa térmica durante o transporte.

CONTRATANDO A TRANSPORTADORA
Funcionário da transportadora com caixa na mão
Shutterstock
Roberto sugere que antes de contratar a empresa que vai fazer a mudança é preciso que seja feita uma visita técnica para dimensionar o volume a ser transportado e o material que será utilizado para embalar a mudança. Apenas após essa visita a empresa terá condições de passar com precisão os valores da proposta comercial para o transporte. Cecília sugere para quem não tem experiência com transporte de mudanças pedir indicação das empresas a parentes e amigos. Roberto complementa mencionando que tradição no mercado e qualidade oferecida para execução dos serviços também devem ser levadas em consideração.
Vale lembrar que a maioria das transportadoras oferece seguro contra roubo ou danos que possam ocorrer durante o trajeto. Cecília recomenda verificar também a quantidade de funcionários que a empresa disponibiliza, se ela possui equipamentos para transportar móveis grandes, como roldanas para os objetos que só entram pela janela dos apartamentos, e se os caminhões possuem alguma restrição quanto aos lugares de origem e destino da mudança.
Roberto lembra que antes de agendar o serviço o consumidor deve ter em mãos o contrato de prestação de serviços assinado e com todas as informações da operação a ser efetuada. Além disso, o contrato de seguro também precisa estar devidamente preenchido, contendo informações sobre as coberturas e os valores individuais de cada item.

FONTE: WWW.UOL.COM.BR
Por Renato rentini - Equipe BBel