Translate

segunda-feira, abril 16

Casa depois da mudança

PLANEJAMENTO

 Adultos e crianças deitados no chão
Dreamstime
Você seguiu as dicas de como organizar uma mudança de casa e agora encontra-se em seu novo lar, envolto por pilhas de caixas sem saber por onde começar? O site BBel separou algumas dicas para você começar a organizar sua nova casa com o pé direito. Essa pode ser sua oportunidade de substituir os maus hábitos e criar uma rotina de organização que facilite sua vida.
O impulso de deixar tudo pronto o mais rápido possível é um dos grandes inimigos de quem acabou de se mudar. Por mais planejada, sempre existem eventualidades na mudança e este é o momento de ter paciência. Se tiver se mudado para uma casa maior vai se deparar com espaços extras com os quais não tinha contado. Já, se tiver se mudado para uma casa ou apartamento menor, o desafio será aproveitar o espaço da maneira mais inteligente possível para que todos os seus pertences sejam perfeitamente acomodados.
Crie uma agenda e planeje quantos dias serão necessários para colocar tudo em ordem. Tudo depende do número de coisas que irá precisar desencaixotar e organizar. Para espaços menores, uma semana deve ser o suficiente. Você também pode recorrer aos amigos e familiares e prever em quais dias poderá ter uma ajuda extra. Não se sobrecarregue, é melhor ir realizando as tarefas com zelo para no final tudo estar perfeito.
Decida por ordem de prioridade qual a sequência de cômodos que você seguirá organizando. Se, na hora da mudança, não tiver separado uma caixa com as roupas para a semana, o quarto deverá ser o primeiro. Caso já tenha organizado suas roupas para os primeiros dias, então talvez seja melhor começar pela cozinha. Se possuir muitos livros, poderá dar prioridade para seu escritório ou biblioteca e também pode seguir as dicas de como organizar seus livros

ACESSÓRIOS E DICAS PARA ORGANIZAR A CASA NOVA

Caixas marrons
Dreamstime
Tenha em mente que tudo o que está nas caixas deverá ser guardado em algum lugar. Há armários suficientes? Estabeleça um objetivo para cada armário. Antes de desempacotar qualquer coisa, pergunte-se se sua roupa de cama, toalhas, casacos, roupas do dia a dia e sapatos estarão no mesmo cômodo. Há prateleiras, gavetas e cabides suficientes? Prepare os armários para que sua organização seja completa. Você pode adicionar alguns acessórios que auxiliam nisso: cabides organizadores, sacos organizadores a vácuo, organizadores de gavetas e caixas transparentes. Outra dica é comprar uma arara ou cesto com rodinhas para colocar os itens que precisam estar ventilados.
Quarto
 
Cabides com camisas
Cabides de metal podem estragar suas roupas. Invista em cabides de plástico ou madeira. Para melhor organizar, você pode padronizar seus cabides para roupas e ter modelos diferentes para cintos, colares, gravatas e lenços.
As sapateiras permitem que você escolha o sapato do dia sem precisar abrir várias caixas para encontrá-los. Porém, aqueles sapatos que você usa apenas em ocasiões especiais poderão ser guardados dentro das próprias caixas, no piso do guarda roupa. Deixe na sapateira apenas os sapatos de uso no dia a dia.
Aproveite a oportunidade para agrupar suas roupas baseando-se na maneira como você as usa e no quão frequentemente as usa. Divida-as por cores, estação ou em roupas para trabalhar, passear, ficar em casa ou fazer esportes.
As peças de roupas sazonais devem ser protegidas por capas plásticas sobre o cabide. Blusas de lã podem ser guardadas em sacos plásticos transparentes e serem alocadas nas partes mais altas do seu armário se o espaço disponível nas gavetas não for suficiente.
Não encha demais as gavetas. Deixe sempre um espaço para que possam ser fechadas com facilidade e não coloque nelas objetos muito pesados, pois podem fazer com que o fundo da gaveta descole. 

ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
Vasilhas de plásticos
Dreamstime
Nos primeiros dias depois da mudança é quase impossível usar a cozinha, melhor nem tentar. Deixe pratos, talheres, copos e panelas que você vai utilizar no dia a dia nas partes mais acessíveis dos armários. Já nas mais altas devem ficar os utensílios usados apenas em ocasiões especiais.
Compre alguns potes de plástico maiores para abrigar os menores, você pode separar um pote maior também para organizar as tampas. Os vasilhames de plásticos são muito práticos para guardar e congelar alimentos.
Separe um armário só para guardar alimentos. Estoque os que estiverem em embalagens maiores na prateleira mais baixa e os mais utilizados nas prateleiras mais altas.
A organização demanda disciplina, por isso, faça um cronograma com as tarefas domésticas. Cada lar tem sua própria rotina, basta que você determine qual a frequência ideal para realizar suas tarefas. Você pode estabelecer, por exemplo, fazer uma faxina uma vez por mês, que inclua limpar azulejos, cortinas, portas, batentes, vidros e geladeiras.
Pode se organizar uma vez por semana para trocar os lençóis e também lavar e passar as roupas. Em duas vezes na semana pode trocar as toalhas da casa e, em dias intercalados, passar aspirador de pó em tapetes e carpetes. Fixe um cronograma na cozinha ou na área de serviço e comece sua vida na nova casa com muita organização.

FONTE: WWW.UOL.COM.BR