Translate

segunda-feira, julho 30

Atraindo pássaros para sua vida!

Vi duas imagens muito bacanas semana passada com ideias de reutilização e para contemplar a beleza dos pássaros. Simples de fazer, inserir nas paredes de varandas e atrair esses bichinhos repletos de paz e positividades. 
Beijos e até a próxima postagem!

 Comedouro de garrafa pet
Casinha de tetra pak

A erva certa para cada prato

Hortelã, alecrim, coentro, orégano, manjericão e louro: aprenda onde usar corretamente os temperinhos, dando preferência para as ervas frescas

Manjericão
O pesto é um molho clássico que leva manjericão

Na hora de preparar a refeição, diante de tantos ervas com sabores marcantes e deliciosos, sempre bate a dúvida sobre qual temperinho combina mais com o ingrediente principal. Para ajudar, explicamos o uso de 5 temperos clássicos, presentes no dia a dia da cozinha brasileira. Além de deliciosas, as ervas também trazem benefícios para o organismo. Confira:
Hortelã

Combina com: chás, molhos, geleias, assados e grelhados.
Funciona como: digestivo, analgésico, estimulante e expectorante.
Alecrim

Combina com: pães, sopas, carnes, molhos e legumes.
Funciona como: diurético, digestivo, estimulante, cicatrizante, antisséptico e regulador da pressão arterial.

Coentro

Combina com: camarão, molhos à base de limão, moquecas de peixe e frutos do mar.
Funciona como: calmante, digestivo e ótimo moderador de apetite.

Orégano

Combina com: pizzas, saladas com tomate e pratos à parmegiana.
Funciona como: sedativo, digestivo, diurético, expectorante e estimulante gástrico.

Manjericão

Combina com: molhos e carnes em geral.
Funciona como: diurético, antisséptico e broncodilatador.

Louro

Combina com: sopas, peixes, feijão, legumes e lombo assado.
Funciona como: digestivo, adstringente, anti-inflamatório e estimulante de apetite.
 

Temperos frescos, uma opção saudável

Sempre que puder, dê preferência para ervas frescas, evitando usar as versões industrializadas, comuns nos supermercados. Desta forma, você traz benefícios para sua saúde. De acordo com testes realizados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), os temperos industrializados têm 70% da quantidade de sódio indicada para o consumo diário. "Um perigo para pessoas hipertensas e com problemas renais", alerta o cardiologista Martino Martinelli Filho, do Hospital das Clínicas.

Para evitar excessos, os médicos aconselham usar essas opções vapt-vupt só de vez em quando. Na maioria das refeições, prefira as ervas naturais, que, além de deixarem a comida com sabor e aroma especiais, ainda protegem sua saúde.
 

Faça as ervas durarem mais tempo

O sonho de toda cozinheira é ter uma pequena horta em casa, mesmo que seja em vasinhos. Mas, se não for possível, para que os temperos verdes durem mais, é preciso ter cuidado na hora de conservá-los na geladeira.
O primeiro passo é lavar bem todas as folhinhas. Depois, seque com papel toalha e só então guarde em um recipiente com tampa.

Conteúdo do site ANAMARIA 
Foto: Getty Images

Como escolher e preparar peixes

Confira sugestões de chefs experientes no preparo de peixes para não errar na hora da compra ou no preparo dessa carne tão delicada

Peixe
O segredo de um belo prato à base de peixe é a escolha correta do alimento

Você fica em dúvida toda vez que tem que comprar um peixe? Pois siga as dicas de especialistas - dos chefs a peixeiros - e acerte na escolha. Depois, adote os truques de preparo e sirva um prato excepcional


Na hora de comprar peixe

· Confira se a pele do peixe está livre de manchas, furos ou cortes.

· As escamas devem ser brilhantes e firmes. Se estiverem se desmanchando, o peixe pode não estar fresco.

· A pele do peixe é úmida e brilhante. Repare nisso ao comprar.

· Os olhos devem ocupar toda a cavidade, serem brilhantes e salientes. Se tiver pontos brancos ao centro, não compre.

· As aberturas ao lado da cabeça, chamadas de opérculos, devem ser rígidas e resistentes, caso você as manuseie. Dentro, deve ser brilhante, com vasos sanguíneos à vista.

· As brânquias do peixe devem ser avermelhadas e úmidas. Note se há presença de um líquido pastoso (muco). Se houver, não está bacana para consumo.

· Os músculos de um peixe fresco devem estar grudados à estrutura óssea (espinha).

· Cheque a temperatura e a quantidade de gelo na banca da feira ou no mercado. Se o peixe estiver sem gelo, desconfie. Ah! Os peixes de feira são, em geral, mais frescos.

· O peixe possui um cheiro forte, mas é importante verificar se o odor não está excessivo, o que pode indicar contaminação.

· Se você preferir comprar já em filé, não leve se a cor estiver diferente do normal para o peixe (branco ou rosa) ou se tiver manchas.


Toque e faça o teste

Faça pressão com os dedos sobre a carne do peixe e solte. Ela deve voltar na mesma hora para a posição original. Se demorar ou não retornar, significa que o peixe não está mais fresco. "Sua carne deve ser elástica e firme", explica Carolina Geraissati, proprietária do restaurante Mangalô.
 

Para não errar no preparo de peixes

Preparo de peixe
O preparo de peixe pede muitos temperinhos. A carne branca e delicada fica simplesmente irresistível!


Limpeza: "A limpeza do peixe consiste na retirada das escamas, vísceras e guelras", ensina Marcus Ramalho, chef do bar Moça Bonita.


Escamas: Use o mesmo ralador que você utiliza nas verduras. Mas não faça isso com o peixe congelado. Deixe-o fora do freezer (de preferência na geladeira) até que descongele. "A dica é passar o ralo por várias vezes no sentido do rabo para cabeça, até retirar toda a escama", indica Carolina.

Tempero: Segundo Marcus, quanto mais simples for o tempero do peixe, mais gostoso ele fica. "Tempere com sal, limão, pimenta-do-reino e algumas ervas, como alecrim, sálvia ou dill", ensina. A tempo: o limão dá uma pré-cozida no alimento se você deixar a carne marinando por, pelo menos, meia hora antes de comer. "É indicado para quando o peixe for comido cru", diz Marcus.

Congelar ou não? Você até pode congelar seu pescado, mas saiba que ele pode perder um pouco de seu sabor e textura. O ideal é consumi-lo no mesmo dia da compra. Caso não consiga, congele-o limpo.

Combinação boa: Experimente servir o peixe com um bom vinho branco, rose ou verde. Os acompanhamentos para o prato podem ser legumes no vapor, batatas assadas, batatas ao murro, manteiga com alho ou ervas, pirão e até farofa.

Salada de peixe: Você já comeu peixe em forma de salada? É uma delícia! "Ela pode ser feita com peixe cru marinado (no limão), ou grelhado em tiras ou cubos, desde que a carne seja firme", diz Marcus.

Churrasco de peixe também costuma fazer sucesso. Espécies como Robalo, Namorado, Meca e Pacu são ideais para isso. "Existem grelhas especiais para proteger o peixe e não deixar que quebre. Pode ser feito também embrulhado no papel alumínio ou folha de bananeira", completa o chef Marcus.
 
Foto: Alex Silva

Dieta anti-TPM: emagreça e alivie os sintomas


 
Deixe a piração da TPM de lado. (Foto: Thinkstock)TPM. Corpo inchado, cólicas insuportáveis, seios doloridos e os menores problemas parecem ser o fim do mundo... É, a tensão pré-menstrual não é facil para ninguém, sejam mulheres ou homens (que tentam nos suportar nessa fase).
Contudo, para a alegria do sexo feminino (e masculino, diga-se de passagem), o clínico geral norte-americano Mike Moreno escreveu, no livro “A dieta dos 17 dias”, algumas dicas que prometem acabar com os sintomas terríveis que a mulherada sente no pré-menstrual e, pasmem!, emagrecer nesse período. 

Primeiramente, a mulher deve saber se ela realmente sofre com a TPM. Responda ao teste:

Você tem algum desses sintomas imediatamente antes e/ou durante a menstruação?
  • Depressão
  • Dor de cabeça
  • Desejo por determinados alimentos
  • Inchaço
  • Cólicas
  • Sensação de tristeza
  • Desejo de se isolar das situações sociais
  • Irritabilidade
  • Fadiga
  • Ansiedade
  • Pesadelos
  • Náusea
  • Oscilações de humor
  • Sensibilidade nas mamas
  • Crises de choro
  • Distúrbios de sono
  • Ondas de calor
  • Aumento de peso
* Se você apresenta cinco ou mais desses sintomas, provavelmente sofre de TPM. Se apresentar menos de cinco, talvez tenha apenas desconforto menstrual simples.
Se você sofre de TPM, então saiba o que incluir na sua dieta:

Salmão e outros peixes:
  ricos em proteínas, eles também contêm ácidos graxos ômega-3, que atenuam cólicas e outros sintomas. Também ajudam a a estabilizar as oscilações de humor. Alguns exemplos de peixes indicados são: salmão, atum, linguado, sardinha, cavala e arenque. Receita para a dieta: coma de 2 a 3 porções de frutos do mar por uma semana.
 
Salmão, uma ótima opção! (Foto: Thinkstock)
Outras proteínas magras: a ingestão favorece a obtenção de selênio, importante mineral anti-TPM, uma vez que a ansiedade característica é comum à deficiência desse mineral. Alguns exemplos: carnes vermelhas magras, frango, frutos do mar (como atum). Receita para a dieta: procure ingerir pelo menos 3 porções de proteínas magras por dia (como 3 castanhas-do-pará todos os dias) durante uma semana.

  
Castanha-do-pará. Ansiedade, esse é o seu fim. (Foto: Thinkstock)

Proteínas da soja: Tofu, tempeh, leite de soja e edamame (soja em vagem cozida) contêm hormônios vegetais, os isoflavonas, que aliviam os sintomas da TPM. Ajudam o corpo a absorver o excesso de estrogênio e de progesterona (são eles que causam o mal-humor,  o inchaço e as cólicas). Receita para a dieta: coma alimentos à base de soja como petiscos 
durante a menstruação.

. 
Tofu, o terror dos sintomas. (Foto: Thinkstock)

 
Para aquelas que associam carboidratos ao que há de pior na alimentação, uma novidade: esse tipo dá a sensação …Carboidratos naturais: eles são os grandes produtores da serotonina, a fantástica substância cerebral que fornece a sensação de bem-estar. Os carboidratos complexos (cereais integrais, legumes, verduras e frutas) são aqueles que, por serem decompostos lentamente, mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis. Receita para a dieta: inclua 3 porções diárias dos seguintes alimentos por uma semana: ½ xícara de aveia cozida, 1 xícara de cereal rico em fibras, 1 fatia de  pão integral, ½ xícara de feijão e leguminosas, 1 batata doce, ½ xícara de milho, ½ xícara de cevada e ½ xícara de arroz integral

Legumes e verduras que eliminam água:
uma série de alimentos de origem vegetal são diuréticos, ou seja, ajudam o corpo a eliminar água. Eles contêm magnésio, potássio, cálcio e outros nutrientes que podem aliviar a TPM. O aspargo, com a aspargina, é um dos mais eficazes. Hortaliças, ricas em fibras, também aliviam o inchaço abdominal. Receita para a dieta: durante uma semana coma em quantidas generosas esses alimentos: agrião, alface, aspargos, beterraba, espinafre, pepino, salsinha e tomate
Frutas com alto teor de açúcar: assim como legumes, elas são ricas em potássio e, como doces naturais, ajudam a conter a vontade de ingerir açúcar. Alguns exemplos são: banana, melão-cantalupo, uva e manga. Frutas ricas em fibras (como maçã, pera e frutas vermelhas) também aliviam. Observação: tente consumir a fruta pura ao invés do suco, que é apenas o puro açúcar. Receita para a dieta: coma diariamente 3 porções de frutas frescas por uma semana.Fruta no lugar do suco, meninas! O suco é açúcar puro. (Foto: Thinkstock)
Probióticos e alimentos ricos em cálcio: essas bactérias podem eliminar o inchaço. Podem ser ingeridos sob forma de suplementos ou em alimentos, como o iogurte, que tem um importante mineral anti-TPM: o cálcio. A deficiência desse mineral agrava as flutuações hormonais. Receita para a dieta: coma diariamente 2 porções de probióticos por uma semana

.  
Probióticos podem ser ingeridos como suplementos ou em iogurte. (Foto: Thinkstock)
Gorduras anti-TPM: elas provêm o corpo com os ácidos-graxos necessários para o metabolismo dos hormônios ser eficiente. Como o corpo é incapaz de produzir esse conjunto de gorduras, o correto é obtê-las por meio da alimentação. O óleo de prímula, um exemplo, pode ser tomado em forma de cápsula. O óleo de linhaça, com ômega-3, também é ideal para ser consumido durante a menstruação: ele auxilia no controle hormonal. Receita para a dieta: consuma de 1 a 2 colheres de sopa de óleo de linhaça durante uma semana.

 
Óleo de linhaça é uma das gorduras que aceleram o metabolismo. (Foto: Thinkstock)
Chocolate: Sim, vocês leram certo! Chocolate...  ah, o chocolate! Se é permitido comer um pouco durante a menstruação é uma questão ainda discutível entre os médicos. Para o Dr. Mike, ele estimula a produção de serotonina e contém feniletilamina, que ocorre em maiores concentrações quando se está apaixonado. Ou seja, ele basicamente acaba com o mau-humor. Receita para a dieta:  o consumo diário deve ser de, nó máximo, 15g a 30g de chocolate amargo, ou de baixa caloria, durante uma semana.

  
Comemorem! Pode comer chocolate durante a TPM. (Foto: Thinkstock)

 
Beber água é fundamental. (Foto: Thinsktock)O livro ainda apresenta outras dicas, como comer várias vezes durante o dia. Ao invés de três, segundo o doutor, devemos incluir cinco refeições na dieta diária. Assim, se estabiliza os níveis de açúcar no sangue, já que a ingestão constante de carboidratos complexos impede a oscilação e mantém os níveis sempre altos. O ideal é evitar ficar por mais de três horas sem comer.

Outra indicação: hidratar o corpo, constantemente. Isso, por mais improvável que pareça, evita o inchaço. Enquanto muitas mulheres acham que ingerir mais água pode deixá-las mais inchadas, beber água estimula o organismo a se livrar do excesso de líquidos. Beber pelo menos oito copos de água pura por dia é super indicado.

Agora, os alimentos proibidos: tudo o que se deve evitar nessa fase delicada do mês.
  • Refrigerantes: as bolhas das bebidas gasosas aumentam o inchaço. Melhor evitar.
  • Chiclete: mastigar chicletes resulta em engolir ar em excesso, e isso agrava o inchaço. Cuspa o chiclete antes do desconforto.
  • Carboidratos à noite: não se come carboidratos depois das 14h de jeito nenhum! Amiláceos como pão e massas podem causar retenção de líquidos. Livre-se deles.
  • Sal: o consumo de sal não é muito saudável para o organismo em vários sentidos. Mesmo em quantidade pequena, ele pode promover o inchaço e a sensibilidade nos seios com muita facilidade.  Substituí-lo por ervas, especiarias, molho de soja light, sal marinho ou algas para temperar alimentos é uma boa ideia.
  • Açúcar Refinado: “De jeito nenhum”, escreveu o Dr. Mike. Ele dificulta a absorção de magnésio, que é um nutriente importante.  Isso causa oscilações nos níveis de açúcar no sangue, e faz você se sentir cansada.
  • Álcool: no máximo uma dose por dia. Ele pode atuar como agente depressivo e causar irritação.
  • Ovos: durante a menstruação, só as claras são indicadas. O teor de gordura das gemas interfere na absorção de magnésio.

Geladeira dicas de organização

 
Geladeira organizada é muito melhor! (Foto: iStock)Você já pensou em quanto poderia economizar na sua conta de luz e nas compras do mês só com alguns acertos na hora de organizar sua geladeira? O eletrodoméstico é responsável por cerca de 30% do consumo de eletricidade em uma casa. Por isso, além de cuidados básicos como regulação do termostato e manutenção da borracha de vedação é preciso ficar de olho também na forma como você organiza os alimentos dentro de seu refrigerador.

Os alimentos podem estragar mesmo quando armazenados na geladeira, por isso é preciso ficar de olho no tempo e temperatura de cada grupo de produto. As carnes bovinas, por exemplo, devem ser retidas por até três dias a uma temperatura de 4 graus. As dicas a seguir mostram os locais ideais para o armazenamento de cada tipo de alimento:
Congelador - Com aproximadamente 14 graus negativos, o espaço é ótimo para conservar alimentos por longos períodos.
Gaveta superior - Com baixa temperatura, a área deve ser destinada a alimentos como queijo, iogurte, margarina e carnes cruas. Esses alimentos devem estar bem fechados para que o odor não se espalhe pela geladeira.
Primeira prateleira - Nesta área devem ser guardados alimentos que são usados todos os dias e deterioram-se facilmente, como leite, maionese e requeijão.
Prateleira intermediária - Aqui você pode guardar os alimentos que serão usados em breve ou até mesmo aquelas sobras das sobremesas que merece ficar para o dia seguinte, prefira acondicionar esses alimentos em vasilhas retangulares ou quadradas sempre com tampa, isso permite que outros recipientes sejam colocados em cima desses.
Prateleira inferior - Com um pouco menos de refrigeração, o espaço é ótimo para frutas e alguns doces, só não vale colocar alimentos que levam leite em sua fórmula.
Gaveta inferior - Como verduras e legumes são mais sensíveis ao frio é melhor destinar esta área para este tipo de alimento. Quando for guardar estes alimentos tente deixá-los higienizados e conservados em embalagens plásticas com tampa, se possível, intercaladas com papel toalha.
Porta - Diferentemente do que muitas pessoas pensam a porta não deve ser utilizada para guardar ovos ou alimentos mais perecíveis. Destine esta área para sucos, refrigerantes e condimentos. O vinagre, por exemplo, deve ser guardado na porta da geladeira, já que em temperatura ambiente pode sofrer contaminação por bactérias.
Não deixe de limpar periodicamente seu refrigerador, de preferência com uma solução simples de água morna e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa de bicarbonato para um litro de água).