Translate

quarta-feira, junho 27

Cobertores e edredons

Quando for usar a peça guardada por meses no 
armário, sem proteção, é recomendável lavá-la novamente
Quando for usar a peça guardada por meses no armário, sem proteção, é recomendável lavá-la novamente
E o inverno chegou. É hora de tirar do armário os edredons e cobertores bem quentinhos. Mas lembre-se: este tipo de roupa de cama requer cuidados na hora de limpar  e lavar – antes e depois do uso – bem como na de guardar. Confira as dicas simples e práticas para tratar com cuidado e eficiência esses itens da casa, imprescindíveis na estação mais fria do ano.
Quando lavar?
Ainda dá tempo de lavar em casa ou levar na lavanderia os cobertores e edredons antes que as temperaturas fiquem bem baixas. Mas para o próximo inverno, se programe: a organizadora profissional Cecília Monteiro recomenda estabelecer uma época do ano para a higienização das peças. O ideal é lavar a cada seis meses, no início da primavera e do outono.
Como lavar?
A lavagem pode ser realizada em casa, se a máquina de lavar roupas suportar o peso das peças. Geralmente os de tamanho king ou queen não cabem nos eletrodomésticos caseiros por serem mais volumosos. Não insista, porque corre-se o risco de edredons e cobertores não ficarem realmente limpos e, além disso, sobrecarregar a lavadora.
  • Getty Images
    Verifique as instruções na etiqueta da roupa de cama, que orientam como lavar
Lembre, sempre: “para qualquer item, o ideal mesmo é olhar as instruções na etiqueta da peça, que orientam a forma adequada de lavar”, aconselha a organizadora profissional, Adriana Saade.
Se você puder lavar os itens em casa, deixe o edredom ou o cobertor de molho antes de colocá-los na máquina. Use sabão líquido ou dissolva o sabão em pó para que a peça não fique com resíduos do produto de limpeza.
A secagem varia de acordo com o tecido e volume do acolchoado ou das fibras dos cobertores. Lave em dias quentes e seque preferencialmente ao sol. Em apartamentos, onde normalmente a incidência de luz e calor solares não é intensa e constante, o edredom ou cobertor podem levar de dois a três dias para ficarem enxutos. Antes de retirar do varal, certifique-se de que a peça esteja completamente seca, porque microrganismos podem se propagar devido à umidade.
Caso prefira levar o edredom ou cobertor à lavanderia, assim que retornarem limpos, retire-os dos plásticos, que devem ser usados somente para transporte. Nunca os guarde nas embalagens da lavanderia. Geralmente, os itens são colocados ainda quentes dentro dos plásticos, o que gera umidade. Se permanecerem embaladas, as peças podem ficar com mofo ou mau cheiro.
Uso e armazenagem
Se a peça ficou guardada no armário por meses sem nenhuma proteção, o recomendável é lavá-la antes de usar, porque pode haver acúmulo de poeira. Caso o edredom ou cobertor tenha sido guardado em um saco sem nenhuma ventilação, o ideal é higienizá-lo também.
  • Getty Images
    Para proteger a peça do pó, embale-a em pacotes e sacos plásticos apropriados
Para resguardar os tecidos do pó, embale-os em pacotes apropriados. O ideal são os sacos de TNT, que permitem a ventilação, ou os plásticos especiais, que possibilitam retirar o ar da embalagem.
Este sistema a vácuo evita o acúmulo de pó nas peças e elimina a possibilidade de propagação de microrganismos. Usando esse tipo de invólucro não é necessário lavar novamente as peças quando for usar a roupa de cama. Basta deixá-las expostas ao sol ou mesmo à sombra em um local bem ventilado para arejá-las.
Caso utilize um saco plástico comum para a armazenagem, a recomendação é fazer um pequeno corte ou deixar uma fresta para haver ventilação no interior na embalagem.
Sem umidade
Para evitar a umidade no armário onde as peças estão armazenadas, coloque uma pedrinha de cânfora dentro de uma tampa de garrafa pet ou de qualquer outro recipiente. Se o aroma da cânfora não agradar, substitua por giz de lousa ou até carvão em um saquinho de tule e disponha-os com cuidado para não manchar ou sujar os itens. Estes produtos eliminam a umidade do guarda-roupa.

Toque artesanal no ambiente

Foto: Reprodução Manequim
Foto: Reprodução Manequim
Solte a criatividade fazendo enfeites com fuxicos, patchwork ou revestindo objetos.
Feito a mão
Já pensou em cobrir luminárias com fuxicos coloridos, como na foto? Você pode aproveitar retalhos de costura e ainda dar outra cara ao espaço com soluções simples como esta. “É possível usar qualquer tipo de tecido para esses trabalhos desde que ele não seja aplicado diretamente sobre a lâmpada”, explica Anna Christina dias.
Outras ideias
Revestir fios de luminárias pendentes, caixas, porta-retratos e cúpulas de abajures também tem ótimo efeito visual e fica bem em diversos tipos de ambiente.

* Com conteúdo da revista MANEQUIM

Móveis antigos em peças nobres

Na edição de novembro da revista CASA CLAUDIA, você aprende com a reportagem Operação Resgate como transformar móveis recuperados de caçambas e bazares em peças nobres para a decoração da sua casa. O segredo está em apostar em reformas elaboradas e caprichadas. 
O designer de interiores Omar Assais comprou o sofá da foto abaixo por 100 reais e, para adaptá-lo à sua casa, mandou retirar um dos braços para transformá-la em uma chaise-longue e revestiu seu estofado com três tipos de veludo.  A reportagem ainda mostra a reforma de outras peças como uma penteadeira da década de 1950 comprada em um brechó, uma peça modular de madeira que foi transformada em aparador, uma poltrona encontrada em uma caçamba de entulho. 

Sofá CASA CLAUDIA
O sofá reformado de Omar Assais
Sofa casa claudia
O sofá como era antes e os três tipos de veludos usados no revestimento

Foto: Reprodução revista MANEQUIM
Foto: Reprodução revista MANEQUIM
Reforme poltronas, cadeiras, cabeceiras e camas antigas trocando só o estofamento.
Recuperação: a ideia é manter a estrutura das peças, mas com tons e desenhos mais atuais. Assim, o espaço ganha vida sem perder o perfume retrô. Cômodas também podem ser revestidas do tecido diretamente na madeira.
Combinação: o segredo para o mix de estampas dar certo é escolher a mesma tonalidade de um dos desenhos e utilizá-la no outro motivo. Neste quarto, por exemplo, o amarelo e o cinza aparecem na cortina e na cabeceira da cama. Outra dica é apostar nos padrões listrados e xadrezes, pois eles são clássicos e fáceis de coordenar.

* Com conteúdo da revista MANEQUIM

Chá de Langerie


Biscoitos de manteiga, com arte em Pasta de Açucar.
Fica a dica
COMPARTILHE com seus amigos a idéia....

Tudo azul: neste inverno, o azul é a cor estrela entre os esmaltes

esmaltes-azuis-avon-e-chanel

Sim, as nuances escuras, como vinho e jabuticaba, estão em alta. Sim, há beges e rosas delicados para quem faz o estilo clássico ou romântico e não gosta de unhas muito bandeirosas. Mas se você quer inaugurar a temporada outono-inverno de um jeito diferente, o tom de esmalte do momento é o azul, não tem dúvida. As pistas de que ele viria com tudo começaram a ser dadas em meados do ano passado, com a Chanel ressuscitando seu esmalte Blue Satin (de 2008) no desfile de alta costura outono-inverno 2011. Depois foi a Dior que lançou duas lindezas, os esmaltes Blue Tuxedo e Blue Denim, em sua coleção de final de ano. E do início do ano para cá mais marcas, nacionais e importadas, embarcaram na onda azul e apostaram na cor. A seguir, uma seleção com os esmaltes mais bacanas da tendência – inspire-se e escolha o seu!

esmaltes-avon-coleção-estava-escrito

A coleção Estava Escrito, da Avon, traz o azul metalizado Mistérios do Destino.

esmaltes-blue-denim-e-blue-tuxedo-dior

Blue Denim e Blue Tuxedo, um cremoso, outro metalizado. Os dois são da Dior.

esmalte-azul-sephora


O Curaçao, da Sephora Collection, é mais vivo, tem mais cara de verão.

esmalte-azul-risqué-coleção-estava-escrito

Da coleção outono-inverno assinada por Reinaldo Lourenço para a Risqué, o Novo Azul é a pedida.

esmalte-la-laque-44-azul-yves-saint-laurent

A cor 44, da Yves Saint-Laurent, segue a vibe metálica.

rituals-esmalte-azul

Superescuro e também metálico, o Sapphire Moon é da marca Rituals.

o-boticário-esmaltes-fashion-collection

Tokyo Oriental  Blue e London Night Blue, de O Boticário.

esmalte-blue-satin-chanel

E, por fim, uma olhadinha no Blue Satin, da Chanel, o precursor da onda azul.

Por Maria Cecília Prado, editora de beleza da revista ESTILO.

Unhas na moda

Para você que sempre gosta de passar um esmalte diferente, decorar as unhas é uma opção. 


A marca americana OPI ampliou suas opções para colorir as unhas e agora, além dos esmaltes, coloca à venda sua primeira linha de adesivos decorados com 14 estampas diferentes.


Mais uma dica para as fãs de esmaltações nada convencionais. A novidade são as border nails, que consiste em deixar o contorno das unhas com uma cor diferente da base, fazendo pequenas bolinhas.
A manicure Renata Lorosa, do salão Éclat, do Rio de Janeiro, deu o passo a passo:
- Pinte as unhas com a cor desejada. Os tons mais claros, como um rosa ou renda, são os mais indicados.
- Hidrate bem as cutículas das laterais e tire os cantinhos, pois o desenho vai chamar atenção para essa área.
- Depois de retirar o excesso de esmalte com o palito e removerdor, use uma tinta acrílica escura para fazer as bordas.
- Com um pincel bem fininho (ou palito de dente) mergulhe na tinta e faça o desenho nos cantos de cada unha.
- Use um alicate para eliminar o que ficou sujo em volta.
- Finalize com uma camada de extra brilho e outra de óleo secante.

 Cor Púrpura: unhas para arrasar no inverno!!!!