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segunda-feira, abril 16

Mudança de casa como organizar

PLANEJAMENTO

Casal planejando mudança
Shutterstock
A conquista de uma nova casa é motivo de alegria para toda a família, mas os preparativos para a mudança nem sempre são momentos agradáveis. Algumas dicas na hora de organizar a casa ajudam a evitar que o sonho da família se torne uma dor de cabeça.
Para começar, alguns materiais são essenciais, como caixas de papelão de vários tamanhos, plástico bolha, rolos de fita adesiva, caixas organizadoras e ferramentas para desmontar móveis e objetos que fazem parte da decoração. Roberto Moraes, gerente de mudanças nacionais da Granero, comenta que é preciso avaliar o tipo de material a ser transportado para definir qual é a melhor forma de garantir a integridade dos objetos. Roberto aconselha comunicar a mudança para o condomínio de origem e de destino, a fim de evitar problemas com os condôminos.
Cecília Monteiro, proprietária da empresa especializada em consultoria Organiza Mais, lembra que o planejamento é fundamental para quem vai mudar de casa. "É preciso colocar no papel tudo o que precisa ser feito para a mudança, inclusive as medidas para ver se os móveis antigos cabem no novo imóvel", lembra Cecília. Outra sugestão da organizadora é que antes de entrar na nova casa ela já esteja limpa e que os móveis, novos ou os antigos que passaram por reforma, cheguem primeiro que o restante da mudança.
Para evitar levar objetos que não serão usados e só ocuparão espaço, faça uma seleção do material que pode ser descartado ou doado. "De preferência doe ou recicle, mas cuidado para não doar coisas estragadas", adverte a proprietária da Organiza Mais. Feita a seleção é hora de comprar o material para encaixotar. Outra dica dada pela organizadora é sobre as caixas de papelão. "Evite pegar caixas de supermercado, pois elas podem estar contaminadas com urina de rato ou até mesmo ovos de baratas", recomenda Cecília. O plástico bolha ainda é a melhor opção para proteger os objetos frágeis, como o vidro ou a cerâmica. Seu custo é um pouco maior do que os outros materiais, porém o investimento vale a pena, principalmente para quem quer minimizar os riscos de prejuízo.
Caixas organizadoras também podem ajudar tanto no transporte dos objetos mais frágeis, que não serão despachados pela transportadora, como podem contribuir para decorar a nova casa.

POR ONDE COMEÇAR 


casal segurando caixas de papelão
Shutterstock
Nem sempre começar a mudança é uma tarefa fácil e agradável, mas pode ser um excelente exercício para relembrar bons momentos que ficaram guardados nas gavetas e armários. Para começar, Cecília sugere empacotar os objetos que serão usados logo na primeira semana, como algumas roupas, acessórios e sapatos. Roupa de cama, mesa e banho também devem ser deixadas nesse kit. Roberto Moraes aconselha embrulhar primeiro as peças mais frágeis, que necessitam de mais tempo e um maior cuidado no transporte. Para quem tem muita roupa pendurada em cabides, algumas transportadoras oferecem araras para facilitar o transporte. Caso a empresa contratada não disponibilize esse tipo de acessório, é possível alugá-los em casas especializadas.
Tudo aquilo que você não utiliza no dia a dia pode ser encaixotado na sequência, pois não fará muita falta até chegar à nova casa. Livros, CDs, DVDs, fotos, roupas fora da estação e objetos de decoração devem ser colocados bem acomodados nas caixas, embalados e etiquetados, especificando o ambiente da casa ao qual pertencem.
Outro truque que pode ser usado é a diferenciação dos cômodos por cor. "Para diferenciar você pode usar fita adesiva colorida, pincel atômico ou até mesmo giz de cera", menciona Cecília. Quem já está mais acostumado com a organização pode seguir a orientação dada por Roberto. "Todas as caixas, eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos devem ser identificados com etiquetas adesivas coloridas contendo a numeração da caixa e do item", sugere o gerente de mudanças nacionais da Granero.
As gavetas não precisam ser desfeitas para a mudança caso já estejam organizadas. Devido à sua estrutura elas permitem ser transportadas sem desmontar. É importante também categorizar as caixas e sempre colocar o mesmo material em cada embalagem. "Louça com louça e roupa junto com roupa, sempre identificando tudo. Não adianta misturar que fica mais difícil para organizar depois", afirma Cecília Monteiro.
É aconselhável evitar o uso da cozinha no dia da mudança. Recomenda-se pensar em um cardápio prático e fácil, que não utilize diversas panelas e pratos para as refeições. Fique atento aos alimentos para que não estraguem, principalmente os perecíveis, que devem ser armazenados em uma caixa térmica durante o transporte.

CONTRATANDO A TRANSPORTADORA
Funcionário da transportadora com caixa na mão
Shutterstock
Roberto sugere que antes de contratar a empresa que vai fazer a mudança é preciso que seja feita uma visita técnica para dimensionar o volume a ser transportado e o material que será utilizado para embalar a mudança. Apenas após essa visita a empresa terá condições de passar com precisão os valores da proposta comercial para o transporte. Cecília sugere para quem não tem experiência com transporte de mudanças pedir indicação das empresas a parentes e amigos. Roberto complementa mencionando que tradição no mercado e qualidade oferecida para execução dos serviços também devem ser levadas em consideração.
Vale lembrar que a maioria das transportadoras oferece seguro contra roubo ou danos que possam ocorrer durante o trajeto. Cecília recomenda verificar também a quantidade de funcionários que a empresa disponibiliza, se ela possui equipamentos para transportar móveis grandes, como roldanas para os objetos que só entram pela janela dos apartamentos, e se os caminhões possuem alguma restrição quanto aos lugares de origem e destino da mudança.
Roberto lembra que antes de agendar o serviço o consumidor deve ter em mãos o contrato de prestação de serviços assinado e com todas as informações da operação a ser efetuada. Além disso, o contrato de seguro também precisa estar devidamente preenchido, contendo informações sobre as coberturas e os valores individuais de cada item.

FONTE: WWW.UOL.COM.BR
Por Renato rentini - Equipe BBel