Translate

segunda-feira, maio 7

Limpeza x produto

Identifique o produto certo para cada revestimento e deixe seu cantinho um brinco

Antes de botar a mão na massa, saiba que existe um produto adequado para cuidar de cada tipo de revestimento. Conheça o certo e o errado da limpeza da casa.
Limpeza da casa
Foto: Getty Images


Móveis de madeira
Certo: passe um pano úmido na peça. Depois, seque e utilize o lustramóveis. Não exagere na quantidade, pois o móvel poderá ficar engordurado.
Errado: álcool e produtos com amoníaco (como o Ajax) podem dissolver a pigmentação da madeira e manchá-la.

Assoalhos (carpete de madeira)
Certo: dilua uma tampa de multiuso em 2 litros de água. Umedeça um pano com a mistura e comece a limpeza. Termine passando pano seco.
Errado: a cera pode manchar o piso. Antes, leia atentamente a indicação de uso na embalagem.

Azulejos e pisos
Certo: não há problemas em utilizar álcool, multiúso ou desinfetante para essa faxina. Escolha o produto de sua preferência.
Errado: nada de cera! Já imaginou como o piso vai ficar escorregadio? Seu uso pode, inclusive, causar acidentes. Portanto, fique ligada.

Vidros
Certo: use uma colher (sopa) de detergente diluído em 2 litros de água. Se preferir, limpe apenas com um pano limpo umedecido em álcool.
Errado: produtos alcalinos, aqueles com pH superior a 7 (confira essa informação na embalagem do produto), podem corroer o vidro da janela. Evite-os.

Tecidos
Certo: utilize água morna com sabão em barra ou detergente, ambos de coco. Tanto um quanto o outro ajudam a absorver, por exemplo, a gordura impregnada no sofá.
Errado: nada de água sanitária e artigos de limpeza com amoníaco. Tais produtos podem remover a tinta do tecido e manchar.

Giulia Gazetta
Conteúdo do site VIVA!MAIS