Translate

domingo, janeiro 6

GUIA DE ORGANIZAÇÃO DOMÉSTICA PARA QUEM VAI SAIR DE CASA ESTE ANO

No entanto, o facto de morar fora de casa desde os 18 anos (ou seja, há 7!), obrigou-me a amadurecer no sentido de ter de optimizar toda a rotina que envolve ter de cuidar de nós próprios e também do espaço onde vivemos, sem que isso se torne um peso na vida diária!
Não querendo ensinar nada a ninguém, aqui vão algumas dicas, a meu ver, preciosas, para quem saiu há pouco tempo de casa, ou está a pensar sair, independentemente da idade, que vos vão ajudar a poupar tempo, dinheiro, e a ter uma relação mais saudável com as tarefas domésticas!


1. Não irás ao supermercado todos os dias!





Quando fui morar sozinha, aliás, com uma desconhecida, pois entrei na Universidade num sítio onde nenhuma amiga minha tinha entrado e foi um grito de independência em todos os sentidos, entre os quais ir morar aos 18 anos para uma cidade onde tinha ido uma vez, completamente sozinha,  todos os dias passava no supermercado para comprar algo, fossem iogurtes, ou pão, ou algo para cozinhar... Claro está que perdia imenso tempo e acabava sempre por trazer algo mais, que geralmente não precisava...
Não só isso pesava no orçamento semanal, mas também adicionava umas boas calorias extra diárias em snacks e chocolatinhos de fim de tarde, bem como uma imensidão de tempo perdida em filas para pagar e deslocações, nessa altura, à la pata! Outra boa dica é manter uma lista de compras actualizada à mão, seja no telefone ou numa agenda.

Solução: planear com antecedência as refeições, e estipular um dia para as compras semanais!


2. Farás do congelador o teu melhor amigo!


Nos dois primeiros anos o meu curso é meramente teórico, e nós tínhamos obrigatoriedade de presenças a todas as aulas, que começavam às 8h30 e acabavam as 18h30. Isso, mais umas actividades extra-curriculares, mais as idas ao ginásio, deixavam livre muito pouco tempo para cozinhar. Por vezes a solução mais fácil era ir até ao MacDonalds, que está tão bem posicionado à entrada do campus,  outras vezes à cantina, que até tem uma comida bastante aceitável, mas a maior parte das vezes o que apetecia era ir para casa, tomar uma banhoca quente e trabalhar nas coisas que tínhamos para entregar no dia seguinte.
Se no início ainda havia algum ânimo para cozinhar, depois esse ânimo esmoreceu e começou-se a jantar cereais com leite, comida pré-confeccionada, ou uma pizza. Até descobrirmos as maravilhas de fazer comida em excesso às refeições e congelá-la em porções individuais... 
Solução: fazer comida a mais às refeições e congelá-la em porções individuais! As melhores receitas são as que têm "molho", como bolonhesa, carne estufada, peixe de caldeirada... Basta descongelar nos dias em que não têm paciência ou tempo para cozinhar.



3. Não serás engolido por uma pilha de roupa!


E esta parte é a mais difícil, porque a roupa suja parece multiplicar-se pelos cantos. 
Solução: fazer duas máquinas de roupa por semana, uma de "brancos" e outra de "cor", em dias alternados, para não ficarem uma tarde inteira a passar tudo a ferro...


4. Manterás um horário de tarefas, que terá de ser cumprido!


30minutos por dia chegam. Se todos os dias dedicarem essa meia hora a uma divisão, no fim da semana não precisam de passar aquele dia inteiro de " fada do lar", que para além de vos destruir o verniz das unhas, vos  torra a paciência...  Garanto-vos que funciona. 
Solução:Se morarem 2 pessoas lá em casa, e se ambas fizerem 30minutos por dia, em divisões diferentes, garanto-vos que a casa vai andar a brilhar!


Acho que estes são os 4 pilares do bom funcionamento de uma casa pequena, sem plantas ou jardim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário