Translate

quarta-feira, dezembro 19

Gosta de petiscos? Compare: azeitona preta, salame e amendoim


Qual você prefere: azeitona preta, salame ou amendoim? Crédito: Getty Images.
Qual você prefere: azeitona preta, salame ou amendoim? Os três petiscos são deliciosos, mas devem ser consumidos com moderação, principalmente se você pretende emagrecer.
O mais calórico é o amendoim. Em 100 g há 606 calorias. Já a mesma porção de salame contém 398 calorias e a de azeitona, 194 calorias. Mas esse grãozinho não é tão vilão assim. “Ele carrega mais calorias, só que apresenta menor teor de sódio e uma boa quantidade de proteína”, avalia Nairana Borim, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!.
E qual apresenta mais sódio? Nesse quesito quem ganha é o salame: 1.574 mg. Mas a azeitona não fica muito atrás: 1.567 mg. Além de salgada, ela tem pouca proteína, o que não contribui para a saciedade. Já o amendoim tem só 376 mg. Vale lembrar que o excesso de sal pode causar retenção de líquido, inchaço e aumento de peso. Por isso, cuidado com a quantidade consumida.
Adivinha qual é o petisco mais gorduroso? Pensou no salame, né? Mas não é não! É o amendoim. Uma porção de 100 g contém 54 g de lipídio, o salame possui 30,6 g e a azeitona, 20,3 g. Mas essa gordura do grãozinho não é tão ruim. A gordura dessa oleaginosa é do tipo monoinsaturada, que ajuda a controlar o colesterol. Já a do salame é mais perigosa (a saturada), que traz riscos à saúde quando consumida em excesso. Por isso, cuidado!
No final das contas, o recado é maneirar. Escolha seu petisco favorito e consuma até 30g – o que corresponde a 5 fatias de salame, 1 punhado de amendoim ou 8 azeitonas.

(Com reportagem de Thaís Manarini para a revista SAÚDE!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário