Translate

quarta-feira, dezembro 19

Panetone tradicional ou de chocolate? Compare e escolha!

Por Patrícia Giuffrida
Cem gramas do panetone tradicional contêm 280 calorias. Crédito: Getty Images.
Você gosta de panetone? O tradicional (feito de frutas cristalizadas e passas) ganhou variações apetitosas, como os recheados com gotas de chocolate. Hum… Que delícia, hein! Mas não se empolgue muito. “Os dois tipos carregam muitas calorias”, avisa a nutróloga Marcella Garcez, da Associação Brasileira de Nutrologia, a Abran, em entrevista à revista SAÚDE. Cerca de 100 g do tradicional contém 280 calorias e a mesma quantidade do chocotone, 270 calorias.
E o perigo não está somente nas calorias. As duas receitas são ricas em gordura saturada, aquela que aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue. Ainda assim, a versão com chocolate leva uma pequena vantagem. Ela tem mais gordura poli-insaturada, versão considerada saudável. Levando em consideração as gorduras totais, o mais gordinho é mesmo o tradicional: 11 g. Já o outro tem 8 g.
E a quantidade de sódio? Nesse quesito quem vence é o chocotone, com 192 mg. O tradicional tem um pouco menos: 124 mg. Vale lembrar que esse mineral, além de aumentar a pressão arterial, deixa o corpo mais inchado por causa da retenção de líquido.
Afinal, qual pode ser consumido em uma dieta de emagrecimento? Os dois tipos engordam. Mas se você fizer muita questão desse doce, então fique apenas com uma fatia na noite de Natal, ok! Mais do que isso, com certeza você ganhará alguns quilinhos.

Por Patrícia Giuffrida
(Com reportagem de Thaís Manarini para a revista SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário