Translate

terça-feira, maio 22

Fogão

Limpeza diária do Fogão

É um fogão bem limpo que faz comida boa!

Limpeza diária do Fogão

O fogão e o forno devem ser bem limpos todos os dias; a faxina resume-se a uma limpeza um pouco mais caprichada que a diária, na ocasião que você reservou tempo para isto.

Esponja e Sabão Neutro
Use somente esponja ou pano fino com água e sabão neutro. Use também água morna com bicarbonato de sódio para limpar o seu fogão.

Queimadores
•    Os queimadores de gás também ficarão brilhando, se neles se pingar, enquanto ainda quentes, algumas gotas de limão, esfregando-os com esponja de aço e sabão de coco.
•    Verifique sempre se os queimadores de gás estão desentupidos. Use para limpá-los palito de madeira ou fio de nylon.

Fogão Quente
Nunca jogue água enquanto o fogão estiver quente, pois mudanças bruscas de temperatura podem causar rachaduras no esmalte.

Limpeza do fogão por fora
Fogão de aço inox: Use um pano umedecido com álcool para remover manchas de água.
Fogão esmaltado: Limpe com um pano fino com água e sabão de coco. Seque bem.

Forno
Evite ao limpar o seu forno o uso de abrasivos, sprays e qualquer produto que contenha soda cáustica, que é tóxica, estragando a parte interna do forno e deixando resíduos prejudiciais à saúde.

Forno auto-limpante: Basta passar um pano úmido internamente. Passe muitas vezes até o pano sair limpo.

Forno cheirando a queimado: Se algo foi derramado no forno e ficou cheirando a queimado, primeiro retire as grades internas de metal cromado e em seguida coloque dentro do forno frio um prato com ½ xícara de chá de amoníaco. Deixe agir por algum tempo, enquanto estiver fazendo outras tarefas. Retire o amoníaco e lavenormalmente.

Grelha: Já que as grelhas do forno são removíveis, lave-as e retire a gordura.
Fogão é o coração de uma casa. Deve ser bem limpo todos os dias.

Por Bebel Ferreira