Translate

terça-feira, maio 22

Geladeira

Como manter a geladeira organizada

Dicas para mantê-la limpa e em ordem

Como manter a geladeira organizada
Shutterstock
A organização da geladeira não leva em conta apenas a facilidade em encontrar os alimentos, mas também sua correta armazenagem.
O primeiro passo é a faxina na geladeira. Criar o hábito de limpar a prateleira assim que retirar alimentos facilitará a organização. A segunda etapa é recolocar os alimentos de acordo com a necessidade de refrigeração de cada um deles. E, para que a organização se mantenha, faça uma lista e pregue na lateral da geladeira.
Na recolocação dos alimentos, atente para a localização de verduras e legumes. Elas precisam ser colocadas na gaveta inferior, o mais longe possível do congelador para não danificá-los.Nas prateleiras acima da gaveta é aconselhável guardar frutas que estão em bandejas ou em embalagens plásticas fechadas.
 Gaveta inferior da geladeira
Já nas prateleiras intermediárias, coloque sobras de refeições em potes de plástico com tampa. As carnes em fase de descongelamento ou temperadas podem ser armazenadas neste tipo de vasilha.
Na prateleira superior, armazene os frios em vasilhas hermeticamente fechadas, sobremesas e refrigerantes. Na gaveta superior, guarde os alimentos que necessitam de maior refrigeração como iogurtes, manteigas, requeijão, patês e queijos.
Reserve a porta para colocar caixas de leite, sucos, maionese e recipientes com molhos. Mas, é preciso cuidado com o peso das embalagens que irá colocar para que não ultrapasse a capacidade de sustentação da porta.
Deixe um pano limpo sempre próximo da geladeira. Isso facilitará a higienização das mãos, quando for abri-la. Evite abrir a geladeira com muita frequência, pois a refrigeração deve-se manter entre 2°C e 5°C. Só mantenha alimentos frescos e alimentos já prontos em uma mesma prateleira se os prontos estiverem em tigelas tampadas. 

Por Bebel Ferreira