Translate

terça-feira, maio 22

lista de compras para quem mora sozinho



Mulher pegando comida congelada
Shutterstock
Um dos grandes desafios de quem mora sozinho é conciliar o ritmo de vida com a alimentação. Abastecer geladeira e despensa torna-se uma tarefa complicada e é preciso se organizar para evitar desperdício de comida e dinheiro.Confira algumas dicas para montar uma lista de compras com opções para alimentos saudáveis e refeições prontas.
Pensando nesse nicho da população, diversas empresas do ramo alimentício disponibilizam alimentos como congelados e pães em porções individuais. Não é difícil encontrar mercados que vendem frutas e legumes higienizados, descascados e prontos para serem consumidos.
Alguns alimentos podem ser congelados durante um tempo determinado, como carnes, peixes, vegetais e frios. Vale lembrar que os alimentos congelados podem perder o sabor e, se não forem bem armazenados, correm o risco de ser contaminados com o odor de outros alimentos.
Segundo a nutricionista Salete Brito, pratos e alimentos compostos com leite não devem ser congelados, bem como ovos na casca. Alimentos à base de gordura, como chantili e maionese, também não devem ir ao congelador, pois tendem a perder suas propriedades passando do cremoso para o estado líquido. Frutas podem ser batidas no liquidificador para que se congele apenas sua polpa, ao contrário dos legumes, que podem ser congelados em pedaços. Para isso é preciso que eles passem pelo processo de branqueamento, que consiste em cozinhar por um determinado momento e mergulhá-lo logo em seguida na água gelada. Feito isso, o alimento deve ser separado em sacos plásticos, com porções individuais, e é preciso retirar todo o ar do pacote antes de levá-lo para o congelador.

Por Renato Trentini - Equipe BBel