Translate

terça-feira, maio 22

Abasteça a geladeira

Mulher tirando frios da geladeira
Shutterstock
Quem mora sozinho não pode se esquecer de abastecer a geladeira com frios. Presunto, queijo, salame, peito de peru e lombinho podem ser a salvação de quem está com preguiça de cozinhar. Complementos para passar no pão como patês, maionese e manteiga também devem entrar na lista de compra.
Quem não abre mão das carnes deve prestar atenção ao prazo de validade e à quantidade que vai comprar. Carnes vendidas em bandejas no supermercado devem ser evitadas, pois ficam expostas durante muito tempo. A preferência deve ser pelas carnes cortadas na hora, compradas diretamente no açougue. É importante se certificar que o estabelecimento tenha garantia de procedência dos produtos vendidos. Para evitar comprar carne todos os dias, é possível preparar alguns cortes e guardá-los sem tempero para serem utilizados conforme a necessidade. A nutricionista Salete comenta que a carne não deve ser lavada, pois quanto mais manipulada for, maiores são as chances de aumento da proliferação de bactérias no alimento.
A validade de uma peça de carne que não foi fatiada ou moída gira em torno de seis meses, sendo reduzida para quatro meses quando se manipula a peça. Carnes cozidas podem ser armazenadas por até três meses e peixes, também cozidos, podem ser armazenados por dois meses.
Uma opção para substituir a carne é o uso de ovos. Pode ser frito, cozido, mexido ou em forma de omelete. O ideal é usar uma frigideira antiaderente para evitar o uso de óleo no preparo. A versatilidade do ovo permite a inclusão de complementos como verduras, legumes, bacon e queijos.
O mais gostoso é manter a liberdade, cozinhar e administrar a despensa. Hoje é fácil ser independente e morar sozinho, pois a vida está muito prática e existe um mercado fervoroso atento às necessidades dos solteiros.