Translate

terça-feira, maio 22

Azeite

Especialista dá orientações

Dicas para comprar um bom azeite
O azeite pode ser usado em inúmeras receitas, dá mais sabor aos pratos e quando consumido em quantidades moderadas, faz muito bem à saúde. Mas com tantas diferenças entre preços e marcas disponíveis no mercado, fica difícil saber qual é a melhor escolha. Leia, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você a escolher melhor.

É preciso experimentar!

Azeite de oliva
A Presidente da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira, Rita Bassi afirma que a qualidade de um azeite é percebida, acima de tudo, pelo seu sabor. Para os leigos, talvez seja difícil diferenciar todas as nuances de sabores e aromas entre os produtos, mas Rita afirma que a partir da degustação do azeite é possível determinar se o produto foi fabricado com azeitonas verdes ou maduras.
O sabor amargo apresentado por alguns é característico dos azeites obtidos de azeitonas verdes ou em estado precoce de maturação. Quanto mais verde a azeitona usada, mais amargo o azeite. Já os azeites mais "doces" apresentam sabor suave e agradável, característico de azeitonas maduras.
Diz-se que a baixa acidez é um dos indicadores de boa qualidade em um azeite. Rita Bassi lembra, entretanto, que "a acidez não é garantia de qualidade do azeite". Esta é uma das características analisadas, porém, sozinha não garante a qualidade.
Na realidade, a análise da acidez relaciona-se com o teor de ácidos graxos livres e não com o pH do produto, como muitos pensam. Portanto, as diferenças não são detectadas através do paladar. Para determinar a acidez do produto são necessárias análises químicas.
Adequar a escolha do azeite ao uso pretendido, para temperar, saborear com pão, cozinhar, entre outros, é o único caminho de avaliação e a melhor maneira de estabelecer preferências. A conhecida regra dos bons vinhos "quanto mais velho, melhor" não vale para o azeite segundo a especialista. Rita afirma que, com o tempo, o azeite pode perder suas propriedades. É preciso conferir no rótulo do produto a data de fabricação do azeite e consumir os que tenham sido fabricados há menos tempo.
Fatores como exposição à luz, ao calor e ao oxigênio alteram algumas características do produto e quando engarrafado em embalagens de vidro escuro ou de lata, o produto tende a se conservar saboroso por mais tempo.

Tipos de azeites

O azeite é classificados em três tipos
O site da OLIVA (www.oliva.org.br) informa que dentre os 270 tipos de azeitonas existentes, apenas 24 são usadas para a fabricação de azeite. Os principais países produtores são Espanha, Portugal e Argentina, cada um com seu tipo de azeitona característico, respectivamente Picual, Galega e Arauco.
Os tipos de azeites são assim classificados:
  • Azeite Extravirgem: apresenta aroma e sabor equilibrados e acidez menor que 1%.
  • Azeite Virgem: aroma e sabor mais acentuados e menos de 2% de acidez.
  • Azeite Puro: sua composição mistura azeite refinado (obtido a partir do processo de refinamento) ao azeite virgem. O resultado são sabores e aromas mais marcantes.

O azeite traz mais saúde à mesa

Os benefícios do azeite
Segundo Rita Bassi, o azeite extravirgem é reconhecido pelo FDA - Food and Drug Administration - como um alimento com características funcionais que, pela presença de antioxidantes, fortalece o sistema imunológico quando faz parte da dieta do indivíduo.
"Enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único óleo extraído da fruta (azeitona), possui gordura monoinsaturada, vitaminas, antioxidantes e minerais, além de ser fonte de vitamina E", explica Rita que fornece ainda os seguintes dados:
  • O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol "bom") e a reduzir o LDL (colesterol "ruim"). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poliinsaturada e até 7%, da saturada.
No caso de diabetes, a substituição de gordura saturada e do carboidrato pelo azeite (gordura monoinsaturada) melhora a resistência à insulina e consequentemente diminui a glicemia do diabético.

Molho de Azeite com Pimenta e Ervas Finas

Adicionar as minhas receitas favoritas
Esta receita foi testada para ser preparada e servida para 2 pessoas.

Ingredientes

  • Sofisticação ****
  • Calorias *
  • 1 ramo(s) de alecrim fresco
  • 1/2 galho(s) de tomilho fresco
  • 1/2 ramo(s) de manjericão fresco
  • 1 galho(s) de hortelã fresca
  • 1/2 xícara(s) de chá de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 dente(s) de alho
  • 1/2 pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça
  • 1/2 colher(es) de chá de pimenta caiena em pó
  • 1/2 colher(es) de chá de pimenta rosa em grão
  • 1 colher(es) de sopa de salsinha

Modo de Preparo

Iniciar o Preparo

1. lavar e picar 1 ramo(s) de alecrim fresco, 1/2 galho(s) de tomilho fresco, 1/2 ramo(s) de manjericão fresco e 1 galho(s) de hortelã fresca, colocar em um pirex e adicionar 1/2 xícara(s) de chá de azeite de oliva extra-virgem, 1 dente(s) de alho espremido(s) sem juntar o bagaço que fica no espremedor, 1/2 de pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça em creminho (ver dica), 1/2 colher(es) de chá de pimenta caiena em pó, 1/2 colher(es) de chá de pimenta rosa em grão e 1 colher(es) de sopa de salsinha picada. misturar bem todos os ingredientes.

2. transferir para uma molheira e servir.

dica

creminho de pimenta: pegar 1pimenta vermelha dedo-de-moça, abrir ao meio, tirar as sementes, raspar a polpa da casca. jogar a casca fora e amassar bem a polpa até formar um creminho.