Translate

terça-feira, maio 22

Supermercado, feira ou sacolão? Onde comprar alimentos?

Analisando os locais de compra dos alimentos

Homem inspecionando alimentos no supermercado
Shutterstock
Ao escolher onde comprar os alimentos para nossa família, precisamos optar por um local de fácil acesso e mais cômodo para nós, pois assim estaremos economizando nosso tempo. Existem várias opções onde se vendem alimentos frescos, como supermercados, sacolões, feiras-livres de bairros e açougues. Vamos começar analisando as condições de higiene destes locais para depois decidir onde comprar nossos alimentos.
Tenha em mente que os supermercados de maior movimento são os melhores para fazer compras, pois as mercadorias não ficam velhas. Preste atenção aos balcões, estantes, prateleiras e pisos. Eles devem primar pela higiene e limpeza e estar impecáveis e secos.
Observe o estado de higiene dos funcionários que servem o público e manipulam alimentos. Eles devem estar limpos, devidamente uniformizados e com as unhas em ordem. O uso de acessórios como relógios, pulseiras, brincos e correntes não é recomendado pelos especialistas em normas sanitárias.
No setor de refrigerados, as geladeiras precisam apresentar a temperatura adequada. Elas não podem estar lotadas, pois o frio não circula adequadamente e não alcança todas as embalagens.
Observe a data de validade de todos os produtos prontos e embalados. Não compre embalagens abertas, furadas, mal vedadas, estufadas ou amassadas.
No açougue do supermercado, ou em qualquer outro onde você faça suas compras, repare no estado geral de higiene do local e dos funcionários, que devem estar usando aventais, luvas e toucas ou gorros sempre limpos. As facas que cortam carne crua não podem ser as mesmas utilizadas para cortar uma carne já assada.
Verifique também o estado geral de higiene da peixaria e de seus funcionários, observe se a balança e o refrigerador estão em ordem.

Higiene nas feiras livres

cliente comprando alimentos em feira livre
Shutterstock
Ao comprar alimentos em feiras livres, quitandas e sacolões de bairro, verifique os hábitos de higiene dos funcionários do local. Assim como nos supermercados, o ideal é que eles usem uniformes e que estes estejam limpos. Também é preciso que usem toucas ou redes para proteger os cabelos.
Os cuidados de higiene para a manipulação de alimentos são definidos por resoluções federais da ANVISA. Portanto observe se as barracas da feira recebem água encanada, a procedência dela e se existem pias para que os vendedores lavem as mãos. A limpeza das mãos deve ser feita com produtos higienizadores e não apenas com água. Prefira os locais em que há distinção entre quem manipula os alimentos e quem lida com o dinheiro. Não deixe de verificar se instrumentos de manipulação dos alimentos, como facas e bacias, também são mantidos limpos.
A área onde fica a barraca também deve estar limpa. A presença de restos de alimentos no chão, por exemplo, atrai insetos, ratos e animais de rua. Verifique ainda se a estrutura da barraca, geralmente de madeira, está conservada.
Além dos cuidados de higiene, veja se na quitanda, feira ou sacolão escolhidos para fazer compras existem frutas, verduras e legumes orgânicos (protegidos com defensivos naturais) e hidropônicos (cultivados na água). Embora um pouco mais caros, têm a grande vantagem de serem isentos de agrotóxicos, evitando que sua família esteja ingerindo substâncias prejudiciais à saúde. Agora já sabe onde comprar aprenda a conservar alimentos.

Por Bebel Ferreira