Translate

terça-feira, maio 22

Limpeza de hortaliças de frutas e verduras

vasilha com água e legumes
Shutterstock
As folhas das verduras devem ser selecionadas, separando-se as que apresentam manchas ou pequenos buracos (sinal que algum bichinho, como caramujo ou lesma comeu). Depois, devem ser lavadas uma a uma em água corrente com cuidado, fazendo-se movimentos com as mãos de cima para baixo, para que as sujeiras maiores como terra, caramujos e outros bichinhos possam ser retirados.
Em seguida, deve ser preparada uma solução clorada com um litro de água, adicionando 10 ml, o que equivale a uma colher de sopa rasa, de água sanitária a 2,5%. A água sanitária deve ser sem perfume e com recomendações para uso em alimentos. Para as empresas, existe o cloro em pó, que deverá ser utilizado conforme as recomendações do fabricante.
Coloque as folhas já lavadas de molho na solução por 15 minutos. A imersão em água clorada tem como objetivo eliminar os micro-organismos. Após este tempo, as folhas devem ser enxaguadas para retirar o excesso de cloro. Depois da imersão em solução de cloro, pode-se deixar as folhas de molho em uma solução de uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água. Posteriormente, as folhas devem ser enxaguadas com água para retirar o excesso de vinagre, e evitar que elas murchem.
Atenção: o vinagre não mata os microrganismos. A solução de vinagre aumenta a tensão superficial e então retira alguns possíveis ovos de vermes, larvas ou lagartas que tenham restado nas folhas. O produto que mata os micro-organismos é o cloro.
Assim como as verduras, as frutas e legumes também podem conter terra e outras sujeiras. Na terra podem estar presentes micro-organismos, que são prejudiciais à saúde dos consumidores. Por outro lado, esses alimentos também podem conter resíduos de agrotóxicos que, apesar de não fazerem mal à saúde imediatamente, podem ficar acumulados no organismo, causando males no futuro.
Por isso, devem ser muito bem lavados com água corrente antes de serem consumidos e, no caso dos legumes, pode-se lavá-los com uma escovinha para auxiliar na retirada dos resíduos orgânicos (principalmente a terra). Porém, se você for consumir a fruta ou legume sem casca, basta lavá-los anteriormente muito bem com água corrente.
Frutas que serão consumidas com casca devem ser higienizadas da forma correta antes de serem consumidas. Lave-as e deixe-as de molho por meia hora em uma bacia funda com uma solução de um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária ou produtos específicos para higienização de frutas e vegetais. 

Por Bebel Ferreira