Translate

terça-feira, maio 22

Hieginização de alimentos

verduras de molho em água
Shutterstock
A escolha dos alimentos a serem consumidos em sua casa deve ser criteriosa. Para uma conservação eficiente de nossos alimentos temos que seguir as regras da boa compra, higienização, armazenagem, da conservação pelo frio (resfriamento e congelamento) e as regras da manipulação no pré-preparo.
O primeiro passo para higienizar os alimentos é manter toda a cozinha limpa. As superfícies usadas para preparar alimentos devem estar rigorosamente limpas, pois os alimentos se contaminam facilmente.
Qualquer pingo de alimento caído no canto da pia, alguma migalha de pão, pode ser um reservatório de micro-organismos. Outro local que pode conter micro-organismos são os panos de prato que devem ser trocados todos os dias e fervidos antes de voltar ao uso.
Todos os armários da cozinha e seus implementos, além dos equipamentos usados para a limpeza da própria cozinha, como panos, baldes e vassouras, devem ser limpos uma vez por semana. A cozinha é um laboratório que prepara alimentos para sua família. Cuide dela!
Para se livrar de contaminações alimentares e cuidar da saúde da sua família limpe regularmente a caixa d'água da sua casa. Uma água contaminada pode por a perder todos os cuidados de higiene que você tem com sua cozinha e os alimentos que servirão à sua família.
Temos que salientar também a higiene de quem vai manipular estes alimentos. A cozinheira deve usar avental grande e limpo e ter os cabelos contidos com uma touca que os esconda.
Sempre que vamos preparar alimentos devemos lavar bem as mãos, enxugá-las em uma toalha só para isto e não no pano de prato. A cozinheira deve ter atenção redobrada se for ao banheiro ou manipular lata de lixo. Tendo um ferimento nas mãos, como uma unha infeccionada ou uma micose, eles devem estar cobertos na hora de preparar os alimentos. Não manipule alimentos sem lavar as mãos depois de ter trabalhado com alimentos crus, tais como pescados, carnes ou aves. 

Por Bebel Ferreira