Translate

sábado, maio 5

Quarto de brinquedo e de brincar

Vai organizar o quarto de brinquedo?

 Quarto de brinquedo e de brincar

Primeiro leia e medite:

Brincar é uma necessidade da criança. Ela tem que ter tempo para brincar, pois, estará elaborando os conflitos sentidos por ela no dia a dia e desenvolvendo seu lado intelectual.
A criança explora o mundo através do ato de brincar, desenvolvendo os órgãos dos sentidos, a função sensorial, a função motora e a emocional.
Devemos organizar um quarto de brinquedo de acordo com a faixa etária daqueles que vão usá-lo e deve ser reformulado à medida que as crianças crescem.
Brincar estimula a criatividade, devendo os pais dar às crianças objetos simples como caixas vazias, lápis de todos os tipos e cores, tesoura sem ponta, cola, palito de sorvete, barbante.
Brincar é uma das atividades mais importantes da infância.


Computador e TV.
Estes dois acessórios não devem fazer parte do quarto de brinquedos. Eles não são brinquedos.
Deixam a criança quieta, mas passiva. Quando a criança brinca, ela trabalha o seu desenvolvimento e ajuda ela se organizar. Favoreça para que isto aconteça.

Quarto de brinquedo.
Agora que você já se conscientizou da importância do quarto de brinquedo vamos lhe dar dicas de como organizar este espaço.

Decoração do local:
O quarto de brinquedo deve ser arejado, ter boa iluminação ter as tomadas vedadas e telas de proteção nas janelas.
Deve-se tomar cuidado com escadas e degraus que estejam por perto.
O piso deve ser de material lavável tendo por cima alguns tapetes também fáceis de lavar, onde a criança se sentará para brincar.

Estudar com conforto

Uma mesa da altura da criança e cadeirinhas para elas fazerem suas atividades. Esta mesa deve ter cantos arredondados para evitar acidentes.

Decorando a sala de brinquedo

Pode-se utilizar prateleiras ou caixas plásticas coloridas que serão usadas para separar os brinquedos. O material mais adequado é o plástico, ou também caixas de madeira pintadas, caixas de papelão forradas com papel contact colorido.

Você viu como colocando cor ou um papel na parede na sala de brinquedo, a decoração alegre?
Organizando os brinquedos 
Se tiver apenas um armário para guardar os brinquedos das crianças veja que, organizar é fácil. Faça com o maior capricho e deixe que ele tenha uma boa visualização.
Podemos também colocar outros móveis para sua criança brincar como: uma casinha de bonecas, uma cabana de índio, um mini escorregador. Tudo vai depender do tamanho do quarto e da idade da criança.

Dicas para evitar acidentes na sala de brinquedos:

Alem de providenciar um quarto de brinquedos fisicamente seguro não podemos esquecer de termos cuidado com os brinquedos que ofereceremos às crianças.
Lembre-se: A ordem é organizar para facilitar.
1. As instruções do brinquedo devem ser cuidadosamente lidas para ensinar a criança usá-lo sem perigos e de maneira que não os destrua imediatamente.
2. Os brinquedos devem ser oferecidos à criança sem embalagem, principalmente se forem sacos plásticos que podem causar asfixia.
3. Dê brinquedos para crianças de acordo com a faixa etária recomendada;
4. Analise sempre os brinquedos assim você notará danos e potenciais riscos tais como pontas afiadas e arestas;
5. Brinquedos que emitam som muito alto ou usem projéteis com pontas e bordas afiadas, como dardos e flechas estão vedados.
6. Brinquedos que possuam pilhas devem ser muito bem cuidados, e usados apenas com a presença de um adulto.
7. A mesma precaução deve ser tomada com brinquedos elétricos que devem ter seus fios guardados longe da luz direta do sol, umidade, água, fontes diretas de calor e de raios ultravioletas.
Após a brincadeira, as crianças devem guardar e organizar seus brinquedos em local apropriado. Brinquedo bem conservado também ajuda e evitar acidentes.
Brinquedos para crianças maiores podem ser perigosos para os menores e devem ser guardados separadamente.
Os brinquedos se dividem por faixa etária para favorecer o desenvolvimento das crianças.

Por Equipe BBel
Publicado em 04/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário