Translate

sábado, maio 5

Lição para vida toda


Quarto de criança
Shutterstock
Aos 3 anos, as crianças já conseguem colocar seus brinquedos de volta em seus lugares, limpar com um pano o lugar na mesa onde comeram, colocar suas roupas sujas no cesto e agrupar objetos que estejam espalhados. Dos 4 aos 5 anos de idade, as crianças aprendem como organizar melhor suas coisas, conseguem separar e ajudar na arrumação das compras de supermercado e podem ter suas primeiras lições para arrumar suas camas. De 6 a 8 anos de idade as crianças podem ser ensinadas como regar as plantar, dobrar e guardar suas roupas limpas, ajudar a por a mesa, ajudar a lavar o carro e manter seu próprio quarto perfeitamente limpo.
Com os adultos por perto, as crianças se sentem mais motivadas a realizar tarefas domésticas. Depois do dia de maratona, para mantê-las comprometidas a deixar seu quarto arrumado, invente maneiras divertidas de controle até que o hábito se fixe e as crianças se adaptem à rotina de limpeza. Um ambiente limpo, fresco e lúdico, onde a criança possa brincar com liberdade e segurança, contribui inclusive para sua capacidade de concentração.
Muitos pais ficam indecisos na hora de ensinar seus filhos a ajudarem nos afazeres domésticos, mas esses ensinamentos são tão importantes quando o ensino dos cuidados com a higiene pessoal. Depois dessas lições, a criança estarámelhor preparada para viver em sociedade, realizar tarefas em equipe e conviver com os outros executando suas próprias responsabilidades. 

Por Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011