Translate

sábado, maio 5

Arrumação divertida


Menina varrendo o chão
Shutterstock
Depois de preparar o ambiente, é hora de entender as regras do jogo da organização. É importante que as crianças compreendam o motivo de cada regra como um fator de motivação. Exalte, por exemplo, as vantagens de se estar num ambiente limpo e organizado depois das brincadeiras. As crianças também devem participar das decisões quanto ao cumprimento das tarefas para que memorizem suas responsabilidades.
Para deixar o trabalho mais divertido, compre um quadro de cortiça, de ímãs ou para caneta e anote, de maneira divertida, cada tarefa que deva ser realizada pela criança para deixar todo o quarto em ordem. Depois, atribua prêmios para o cumprimento semanal de todos os itens. Mas, cuidado com imposições. Dependendo da faixa etária, as crianças podem ser muito resistentes às ordens. A dica é montar uma lista de afazeres e deixar que escolham o que querem fazer.
A regra de colocar os objetos no mesmo lugar depois de tê-los utilizado é de simples explicação e abrange a maior parte das ações que precisam ser realizadas para manter o quarto em ordem. A brinquedoteca deve estar sempre em ordem antes de dormir, os livros devem ir para as prateleiras depois de lidos, a roupa da escola vai para o cesto de roupa suja após a aula, etc.
Aproveite a arrumação para ensinar também seus filhos a dividirem seus brinquedos. Uma vez ao ano, convide-os a escolher aqueles dos quais tiverem se cansado de brincar e doe a instituições de caridade. Algumas dessas instituições recuperam os brinquedos quebrados, mas você pode ensinar as crianças a cuidarem melhor de seus brinquedos para que durem mais ou para que outros possam brincar com eles depois. O mesmo vale para sapatos e roupas. 

Por Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011