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sábado, maio 5

Brincou, guardou

Crianças guardando brinquedos
Shutterstock
Como as crianças conseguem compreender melhor como executar tarefas específicas, o ideal é dividir a arrumação geral do quarto em tarefas menores. Organize o quarto em setores e decore-os como ambientes diferentes para facilitar a divisão de tarefas no caso de mais crianças dividindo o mesmo quarto, ou apenas para tornar a arrumação menos monótona. Juntos, vocês podem escolher um cantinho para os brinquedos (brinquedoteca), um cantinho com uma mesa para os trabalhos de arte e leituras, um cantinho para os sapatos, etc.
Use apenas prateleiras e móveis mais baixos, ao alcance das crianças. Você pode separar os brinquedos por tamanho, categoria, idade, ou como preferir, em caixas organizadoras transparentes, assim, não será necessário que espalhem todos os brinquedos enquanto procuram aquele carrinho favorito. Se quiser colocar etiquetas para facilitar a compreensão dos espaços, opte por desenhar símbolos, ao invés de simplesmente escrever.
Também é importante que o quarto seja um ambiente suficientemente seguro para que elas tenham autonomia e liberdade. Quando corretamente estimuladas, as crianças se sentem orgulhosas por conseguirem executar aquilo que lhes é pedido, especialmente quando conseguem realizar sem a ajuda dos adultos. Atente para o tamanho das prateleiras, a proteção de janelas e tomadas, não deixe objetos ou substâncias perigosas ao alcance e, inicialmente, acompanhe o andamento da organização e, aos poucos, deixe que os pequenos a realizem sozinhos.
Na primeira arrumação do quarto, você pode realizar uma gincana com brincadeiras e competições que incluam pequenas tarefas domésticas. Leve em conta a idade de cada criança e a desafie com tarefas que ela possa cumprir sem grandes esforços físicos. A molecada nem vai perceber que estava arrumando a casa. 

Por Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011