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Como as crianças conseguem
compreender melhor como executar tarefas específicas, o ideal é dividir a
arrumação geral do quarto em tarefas menores. Organize o quarto em
setores e decore-os como ambientes diferentes para facilitar a divisão
de tarefas no caso de mais crianças dividindo o mesmo quarto, ou apenas
para tornar a arrumação menos monótona. Juntos, vocês podem escolher um
cantinho para os brinquedos (brinquedoteca), um cantinho com uma mesa
para os trabalhos de arte e leituras, um cantinho para os sapatos, etc.
Use apenas prateleiras e móveis mais baixos, ao alcance das crianças.
Você pode separar os brinquedos por tamanho, categoria, idade, ou como
preferir, em caixas organizadoras transparentes, assim, não será
necessário que espalhem todos os brinquedos enquanto procuram aquele
carrinho favorito. Se quiser colocar etiquetas para facilitar a
compreensão dos espaços, opte por desenhar símbolos, ao invés
de simplesmente escrever.
Também é importante que o quarto seja um ambiente suficientemente
seguro para que elas tenham autonomia e liberdade. Quando corretamente
estimuladas, as crianças se sentem orgulhosas por conseguirem executar
aquilo que lhes é pedido, especialmente quando conseguem realizar sem a
ajuda dos adultos. Atente para o tamanho das prateleiras, a proteção de
janelas e tomadas, não deixe objetos ou substâncias perigosas ao alcance
e, inicialmente, acompanhe o andamento da organização e, aos poucos,
deixe que os pequenos a realizem sozinhos.
Na primeira arrumação do quarto, você pode realizar uma gincana
com brincadeiras e competições que incluam pequenas tarefas
domésticas. Leve em conta a idade de cada criança e a desafie com
tarefas que ela possa cumprir sem grandes esforços físicos. A molecada
nem vai perceber que estava arrumando a casa.
Por
Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011
Publicado em 22/02/2011