Translate

sábado, maio 5

Arrumar o quarto

Crianças com mãos pintadas
Shutterstock
As crianças trazem alegria para dentro de casa, como também bagunça. Através das brincadeiras e dos brinquedos, elas começam a formar a base de palavras e experiências que usarão nas futuras associações de ideias. Assim como é importante motivar as crianças com brincadeiras inteligentes e saudáveis, também é preciso que os pequenos aprendam a guardar e arrumar seus objetos pessoais depois de terminada a diversão. Fazer com que consigam manter seu entorno limpo e organizado é uma valiosa lição de higiene e convívio em sociedade.
A partir dos três anos de idade, algumas pequenas lições de organização já podem ser ensinadas como dobrar suas próprias roupas e guardá-las no armário, por exemplo. Para os pequenos pode ser difícil compreender a ordem de arrumar seu quarto (ordem genérica), porém, eles responderão bem se lhes forem pedidos para dobrar sua própria roupa (ordem específica) e colocá-la no guarda roupa ou no cesto de roupa suja.
Ainda que as tarefas de arrumação não sejam executadas com perfeição, ou às vezes resultem em uma desordem ainda maior, é preciso ter paciência e constância para ensinar. Ao aprender desde cedo, as crianças vão desenvolvendo hábitos saudáveis sem nem mesmo perceber.

Por Bebel Ferreira
Publicado em 22/02/2011