Concentrar o material de trabalho em um único canto é o primeiro passo para evitar bagunça. Aqui caixas e pasta sanfonada formam uma única composição com lugar para tudo.
As caixas são os acessórios certos para
itens menores que certamente ficariam soltos pelas prateleiras,
contribuindo para a sensação de desordem.
São úteis para guardar o que se usa
pouco. Adote uma separação temática e armazene jogos, fios de extensão,
adaptadores de tomada, álbuns de foto, embalagem para presente, material
de bricolagem...
Com os pertences em caixas fica ágil
esvaziar a prateleira e passar o aspirador na hora da faxina.
Na pasta sanfonada (fichário), revestido
de tecido sued, bolsos internos numerados de 1 a 31 ordenam as contas a
pagar. “Sempre que chega uma nova fatura, coloco neste arquivo. Desta
forma, não perco as datas de pagamento”.
CHEIRO DE LIMPO
Três substâncias podem ser
utilizadas para evitar o cheiro de mofo e preservar os livros: cal
virgem (ótima desumidificadora), carvão vegetal (que atua também como
repelente de traças e cupins) e bicarbonato de sódio (para desodorizar).
Coloque-as, separadamente, em potes de vidro (aberto) e distribua pelas
prateleiras.
A cada um ou dois meses, passe o
aspirador, usando a escovinha no bocal, na parte superior e na lombada
dos livros. Não use espanador, que apenas espalha o pó pelo ambiente.
Para tirar o cheiro de papel velho e
perfumar a estante, coloque no meio dos livros folhas de cedro usadas
para trabalhos de marchetaria (encontradas nas lojas de bricolagem e
material para artesanato). Atenção: a folha deve ser de madeira não
tingida para não manchar o papel.
Cristina Papazian