As caixas são os acessórios certos para itens menores que certamente ficariam soltos pelas prateleiras, contribuindo para a sensação de desordem.

São úteis para guardar o que se usa pouco. Adote uma separação temática e armazene jogos, fios de extensão, adaptadores de tomada, álbuns de foto, embalagem para presente, material de bricolagem...

Com os pertences em caixas fica ágil esvaziar a prateleira e passar o aspirador na hora da faxina.

Na pasta sanfonada (fichário), revestido de tecido sued, bolsos internos numerados de 1 a 31 ordenam as contas a pagar. “Sempre que chega uma nova fatura, coloco neste arquivo. Desta forma, não perco as datas de pagamento”.

CHEIRO DE LIMPO

Três substâncias podem ser utilizadas para evitar o cheiro de mofo e preservar os livros: cal virgem (ótima desumidificadora), carvão vegetal (que atua também como repelente de traças e cupins) e bicarbonato de sódio (para desodorizar). Coloque-as, separadamente, em potes de vidro (aberto) e distribua pelas prateleiras.

A cada um ou dois meses, passe o aspirador, usando a escovinha no bocal, na parte superior e na lombada dos livros. Não use espanador, que apenas espalha o pó pelo ambiente.

Para tirar o cheiro de papel velho e perfumar a estante, coloque no meio dos livros folhas de cedro usadas para trabalhos de marchetaria (encontradas nas lojas de bricolagem e material para artesanato). Atenção: a folha deve ser de madeira não tingida para não manchar o papel.

Cristina Papazian