Translate

terça-feira, maio 29

Quando a organização é inteligente, tudo é possível

De sala de estudos a quarto de hóspedes. De salão de ginástica a sala de jantar improvisada. Tudo precisa permitir transformações rápidas.
Aproveite cada centímetro quadrado de 
sua casa otimizando todos os espaços. (Getty Images, DCI)

Sala de milagres

Pergunte a você mesmo com seriedade: existe alguma parede ou divisória que eu possa demolir para conseguir um espaço realmente amplo? Se a resposta for afirmativa, não tenha dúvidas! Quanto maior for o seu cômodo multiuso, melhor. Mas se a resposta for negativa, não se desespere. Você sempre pode otimizar o espaço que estiver disponível. Se dentro dele você puder cuidar tanto da mente quanto do corpo, e se o espaço for aproveitado em igual medida por adultos e crianças, é um verdadeiro cômodo milagroso. A única coisa que você não pode fazer nele é guardar coisas. Use-o como sala de leitura, de música, de ginástica, de relaxamento. Improvise uma sala de jantar quando houver muitos convidados. Cubos de madeira, com duas faces opostas vazadas, são objetos de multiuso: servem de pés para uma mesa grande, como escritórios individuais e muito mais.

Estudo e férias

Durante o período das aulas, as crianças precisam de um espaço cômodo e tranqüilo para poder estudar e fazer os deveres escolares. Mas na época das férias, muitas vezes elas não têm onde brincar e se reunir com os amiguinhos, principalmente quando o mau tempo as obriga a ficar dentro de casa. Da mesma maneira, as atividades do seu trabalho podem mudar sazonalmente, e talvez você precise de um lugar em casa para executar essas tarefas. O seu quarto multiuso estará às ordens para atender a todos os seus desejos. Trata-se apenas de "flexibilizar" o espaço, tanto na forma dos objetos como em relação aos materiais de que ao feitos. Ponha tapetes no chão. Pinte as paredes de cores claras e depois cubra uma delas com um espelho, para ampliar a perspectiva.

Habitantes inesperados

Você não tem quarto de hóspedes? Familiares e amigos de fora da cidade não podem visitar sua casa? Seu quarto multiuso pode salvar sua pele em situações como essa. É claro que não é nada prático manter em casa mais camas e colchões do que o necessário para os próprios moradores. Por isso, os colchões infláveis são uma boa solução. Ainda assim, eles precisam de espaço para serem guardados quando não estão em uso. Alguns almofadões quadrados podem ser outra saída. Distribua-os um ao lado do outro no chão e improvise uma cama para os convidados. Depois de despedir-se dos hóspedes até a próxima visita, empilhe os almofadões contra uma parede e cubra-os com uma manta, para formar um confortável sofá sem pés. Viu como é fácil multiplicar as possibilidades quando a imaginação tem espaço de sobra?

Fonte: discoverymulher.uol.com.b