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domingo, abril 22

Nike lança nova linha de camisas feitas com PET reciclado

Nike lança nova linha de camisas feitas com PET        reciclado
O uniforme, da Nike, é o primeiro a usar esse tipo de material reaproveitado. São as camisas do Brasil e de outras 8 seleções.
As cinco seleções patrocinadas pela Nike que disputarão a Eurocopa entre junho e julho (Polônia, França, Portugal, Croácia e Holanda) acabam de ter seus uniformes revelados pela fornecedora americana de materiais esportivos.
As camisas são produzidas com 96% de PET reciclado, enquanto os calções são feitos com 100% do material. Segundo a Nike, cada camisa é produzida com material aproveitado de 13 garrafas.

Os novos uniformes são um avanço em relação aos usados durante a Copa do Mundo de 2010. 
Em 2006, a Alemanha deu os primeiros passos rumo a um evento mais verde. Entre várias atitudes adotadas pelo país, chamou atenção a construção de estádios com captação de energia solar e aproveitamento de água da chuva, alguns receberam o certificado EMAS de arquitetura e design sustentáveis, como o de Nuremberg e o de Munich.
Agora, o desafio será da África do Sul, que já está investindo em reflorestamento com o objetivo de neutralizar as pegadas do evento. Porém neste ano,  o grande passo parte da Nike, que está utilizando garrafas PET como matéria prima na confecção das camisetas das seleções Brasielira, Portuguesa e Holandesa.
Segundo o press release da marca, para cada camiseta são usadas 8 garrafas PET.
                                                                                                                          
A estimativa é que com essa atitude, 13 milhões de garrafas deixem de parar em aterros sanitários, quantidade suficiente para cobrir o equivalente a 29 campos de futebol, ou se alinhadas lado a lado, contornar todo o litoral da África do Sul. A substituição do polyester virgem resulta ainda numa economia de 30% em relação aos gastos com energia, o que significa maior lucro para a empresa.
À partir de 1 de maio, as camisetas ecologicamente corretas, estarão à disposição dos torcedores e custarão o mesmo das camisetas não-recicladas.
A Nike pode não ser a primeira empresa a ter tal iniciativa, mas tratando-se de uma das marcas de maior visibilidade no mundo, a ação tem grande importância para provar, aos céticos, que é possível aliar conforto, design, tecnologia e respeito ao meio ambiente sem abrir mão de lucro, é claro.

Foto: Embalaweb/Divulgação
Tecido inteligente de malha PET
Embalaweb/Divulgação
Foto Divulgação Nike
FONTE:http://www.embalaweb.com.br/