O uniforme, da Nike, é o primeiro a usar esse tipo de material
reaproveitado. São as camisas do Brasil e de outras 8 seleções.
As cinco seleções patrocinadas pela Nike que disputarão a Eurocopa
entre junho e julho (Polônia, França, Portugal, Croácia e Holanda)
acabam de ter seus uniformes revelados pela fornecedora americana de
materiais esportivos.
As camisas são produzidas com 96% de PET reciclado, enquanto os
calções são feitos com 100% do material. Segundo a Nike, cada camisa é
produzida com material aproveitado de 13 garrafas.
Os novos uniformes são um avanço em relação aos usados durante a Copa do Mundo de 2010.
Em 2006, a Alemanha deu os primeiros passos rumo a um evento mais
verde. Entre várias atitudes adotadas pelo país, chamou atenção a
construção de estádios com captação de energia solar e aproveitamento de
água da chuva, alguns receberam o certificado EMAS de arquitetura e
design sustentáveis, como o de Nuremberg e o de Munich.
Agora, o desafio será da África do Sul, que já está investindo em
reflorestamento com o objetivo de neutralizar as pegadas do evento.
Porém neste ano, o grande passo parte da Nike, que está utilizando
garrafas PET como matéria prima na confecção das camisetas das seleções
Brasielira, Portuguesa e Holandesa.
Segundo o press release da marca, para cada camiseta são usadas 8
garrafas PET.
A estimativa é que com essa atitude, 13 milhões de garrafas deixem
de parar em aterros sanitários, quantidade suficiente para cobrir o
equivalente a 29 campos de futebol, ou se alinhadas lado a lado,
contornar todo o litoral da África do Sul. A substituição do polyester
virgem resulta ainda numa economia de 30% em relação aos gastos com
energia, o que significa maior lucro para a empresa.
À partir de 1 de maio, as camisetas ecologicamente corretas, estarão à
disposição dos torcedores e custarão o mesmo das camisetas
não-recicladas.
A Nike pode não ser a primeira empresa a ter tal iniciativa, mas
tratando-se de uma das marcas de maior visibilidade no mundo, a ação tem
grande importância para provar, aos céticos, que é possível aliar
conforto, design, tecnologia e respeito ao meio ambiente sem abrir mão
de lucro, é claro.
Foto:
Embalaweb/Divulgação
Tecido
inteligente de malha
PET
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Foto Divulgação Nike
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