Translate

segunda-feira, maio 21

A água no corpo da mulher


 
Quando você sentir a sua pele desidratada ou o seu cabelo fraco e quebradiço, não saia correndo à procura de um cosmético milagroso. Primeiro: beba água! Ela é essencial para o equilíbrio do corpo, na prevenção de doenças e para garantir que o passar dos anos seja curtido de forma saudável. Confira dicas conforme sua faixa etária
A energia dos 20 anos
Nessa fase tudo é festa. A produção hormonal está em alta, a pele é mais hidratada, é fácil perder peso.
- Aproveite para se iniciar em hábitos saudáveis, investindo em alimentos integrais. E tome bastante água para facilitar a digestão. E garantir logo um hábito que vai ser útil pelo resto da vida.
- É tempo de balada e ritmo acelerado. Dormiu pouco, exagerou na bebida alcoólica? Aumente a ingestão de água no dia seguinte.

A chamada do relógio biológico aos 30 anos
A vitalidade da pele começa a diminuir, a flacidez e a celulite dão os primeiros sinais para quem não se exercita. O relógio biológico toca e muitas mulheres planejam a gravidez nessa época.
- Tem que caprichar ainda mais na alimentação, com itens ricos em vitamina C, que melhora a produção de colágeno. E beber líquidos sem calorias (água!).
- Intercalar treinos aeróbicos, como esteira e bicicleta, e musculação é uma boa pedida. Sem esquecer a hidratação nos intervalos.

De olho na massa muscular aos 40 anos
A partir daqui, ano a ano, se intensifica a perda da massa muscular, e com ela a quantidade de água no organismo. Começam as alterações no ciclo menstrual, com a queda dos níveis hormonais.
- Fique atenta e não se descuide: se não praticar atividade física, os músculos vão perdendo espaço para a gordura.
- Sua pele precisa de atenção redobrada, porque tende a ficar mais desidratada, assim como os cabelos. Use produtos de boa qualidade e faça de sua garrafinha de água sua companheira inseparável.

Cabeça ocupada aos 50 anos
Trabalho e diversão devem dividir sua atenção igualmente. Cabeça trabalhando garante mente e corpo saudáveis.
Um pouco mais de empenho e seu corpo vai continuar em forma, mesmo com os sintomas da menopausa chegando.
- A hidratação é essencial para combater as ondas de calor. E a atividade física faz diferença na tendência à depressão que algumas mulheres apresentam nessa fase.
- Vale um lembrete: mesmo que você tenha resistido aos exercícios até agora, não é tarde demais para começar (com supervisão médica e de profissionais de educação física, claro).

Aproveitar a vida aos 60 anos
Nessa altura, o ritmo do trabalho já deve ter diminuído e a doce trabalheira diária com os filhos já não existe – e com neto a gente só precisa brincar, ufa! Aproveite o tempo para cuidar da sua beleza e saúde. Só que, nessa fase, o corpo tem em torno de apenas 50% de água – ou seja, a hidratação é ainda mais vital.
- É verdade que a pele está mais flácida e perde o brilho. Ter um bom dermatologista e um arsenal de bons produtos ajuda. Mas nada como uma dieta rica em proteínas e sais minerais, leite e derivados desnatados, para estimular a beleza de dentro para fora.
- Dormir bem vai ajudar a manter a memória e a concentração. Evite ter que levantar a toda hora para fazer xixi distribuindo bem a ingestão de água durante o dia.

Por Área de Projetos Especiais da Editora Abril