Translate

terça-feira, maio 8

Despensa de alimentos e poupe mais tempo e dinheiro

Reorganize a despensa antes de guardar as compras do mês
Foto: Getty Images

De que vale dispor de um espaço nobre como a despensa, se os mantimentos vivem esparramados ou amontoados e, muitas vezes, com o prazo de validade vencido? A personal-assistant Heloisa Sundfeld, de São Paulo, sugere, a seguir, artimanhas para se colocar ordem nesse cantinho apetitoso da casa.
1. Reorganize a despensa antes de guardar as compras. Retire todos os produtos do local e avalie o que pode ser descartado - ou por estar com a validade vencida ou pela embalagem ter ficado aberta, estragando o conteúdo. Separe aqueles que vão vencer e os coloque sempre à frente dos outros, para não correr o risco de perdê-los.
2. Use uma das prateleiras para colocar alimentos já abertos e usados constantemente em refeições como almoço e jantar. Em outro espaço, guarde os itens usados para o café da manhã ou lanches da tarde. Faça a mesma divisão para itens fechados.
3. Procure colocar os temperos dentro de uma caixinha, um ao lado do outro, caso estejam fechados. Se abertos, providencie potinhos de vidro ou algum recipiente. O mesmo vale para qualquer produto depois de aberto, devendo ser colocado em potes herméticos para sua perfeita conservação. Para não se confundir, nomeie o conteúdo do pote e coloque a data de validade.
4. Para evitar acidentes, a lataria deve ficar em prateleira próxima do chão. Divida-a entre produtos doces, como leite condensado, goiabada, entre outros, e salgados, como ervilha, milho, etc.

Reportagem: Raphaela C. Mello e Patricia Bernal - Edição: MdeMulher
Conteúdo do site Bons Fluidos