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quinta-feira, maio 31

Brinquedoteca em casa: espaços são pensados para a diversão e aprendizado seguros


Brinquedoteca projetada por Jóia Bergamo tem piso feito com EVA que é resistente e amortece impactos 
Considere, em primeiro lugar, a idade de seus filhos, seus respectivos interesses e pense na organização para que possam brincar e explorar a variedade. Por exemplo, as crianças entre 3 a 6 anos apreciam o faz-de-conta, portanto devem contar com objetos que permitam a representação de papéis sociais: pai, mãe, professora, médico. Desse modo surgirá um espaço mágico e colorido com cantinhos especiais.


Aqui vão algumas sugestões de atividades que você poderá adaptar e dimensionar de acordo com suas possibilidades e área disponível:

Canto do “faz-de-conta”

Desse local fazem parte: os utensílios domésticos em miniatura para brincar de casinha, o kit médico para o hospital, um baú com roupas antigas, fantasias, chapéus, adereços, maquilagem, tecidos, etc., e, se possível, um espelho que permita que a criança se veja de corpo inteiro… Esse é o espaço da fantasia que pode ser enriquecido com um biombo, cortina ou, talvez, uma casinha de tecido para armar onde seu filho terá espaço para criar e ficar sozinho, se assim o desejar.

Canto da história

Procure torná-lo aconchegante com tapetes, almofadas, colchonetes, mesinha, cadeirinha e – é claro! – livros infantis. Lembre-se de que a primeira forma de leitura é a de imagens ou figuras. Esse é, portanto, o espaço para o cultivo do hábito de ler.

Canto das construções

Aqui poderão ficar os jogos de blocos, quebra-cabeças, material de desenho, papéis variados, sucata para a criação de objetos e brinquedos. Pode-se colocar, também, um pequeno painel para afixar recados, notícias, fotos, caixinhas para coleções, etc.

Canto dos jogos

Nesse local podem-se agrupar os vários tipos de jogos de interesse de acordo a faixa etária de seu filho (memória, vareta, dominó, damas, xadrez…).

Essas são, evidentemente, sugestões gerais que você irá adaptar conforme sua disponibilidade. Talvez esteja se perguntando como realizá-la, mas não se aflija! O que realmente importa é manter a concepção da brinquedoteca. Portanto, enxugue e redimensione o que for necessário para adequar seu espaço. Se precisar reduza algum dos cantos, mas não deixe de oferecer a seu filho uma variedade de brinquedos agrupados por tipo de atividade, de tal modo que ele possa fazer escolhas e utilizar os diferentes elementos para enriquecer seu espaço lúdico.

Finalizando, lembre-se de que o que mais importa é a brincadeira. Qualquer objeto, mesmo o mais simples, pode ser transformado em brinquedo: a caixa de papelão pode, por exemplo, virar uma cabana; o pedaço de papel dobrado pode ser um barco; a folha seca, com um pouco de algodão, transforma-se na caminha da minúscula boneca… Aí é que está o encantamento!





Imagens do google

Dicas para ter uma brinquedoteca segura e divertida

Espaço prático e seguro 

·         Piso antiderrapante e de fácil limpeza, como os emborrachados e vinílicos;
·         Proteção para portas e tomadas;
·         Substitua vidro por acrílico;
·         Acabamentos de fácil higienização, como o laminado;
·         Poucos móveis e brinquedos, deixando espaço livre para as brincadeiras;
·         Móveis com cantos arredondados;
·         Guarda corpo em escadas e no patamar superior;
·         Papel de parede que pode ser trocado.


·         Estante com prateleiras e gavetas para brinquedos e livros;
·         Caixas que ajudam na separação de brinquedos menores;
·         Cabideiros ou ganchos para pendurar bolsas e mochilas;
·         Cesto de lixo.


           Mesa para desenhos, pintura e eventual lição de casa;
·         Lousa branca com canetinhas (evite a lousa de giz por conta de alergias e sujeira);
·         Lousa com objetos, letras e números magnéticos.

  
·         Obstáculos demais;
·         Cantos "vivos" e pontiagudo que provoquem batidas graves em pernas, braços e cabeça;
·         Vidros, espelhos e objetos cortantes;
·         Tomadas desprotegidas;
·         Pontas;
·         Brinquedos grandes pesados e soltos;
·         Cortinas até o piso;
·         Fios ao alcance dos pequenos;
·         Cores quentes demais em excesso (como o vermelho), que tendem a aumentar a agitação;
·         Proximidade com local de tráfego de carros;
·         Proximidade com entradas e saídas;
·         Ar insalubre;
·         Umidade;
·         Plantas toxicas ou que atraiam insetos;
·         Portas do tipo camarão;
·         Pisos frios que, apesar de fáceis de limpar podem escorregar (se as crianças estiverem brincando com algum liquido.... ) e manter o ambiente frio demais;
·         Prateleiras altas;
·         Brinquedos que não correspondam a faixa etária da criança.