Translate

sexta-feira, maio 4

Casamento sem sair de casa

Aquele casamento perfeito dos filmes pode acontecer no conforto de casa! É só ficar atenta para os detalhes e aproveitar 


Uma boa quantidade das comédias românticas que têm Ashton Kutcher, Matthew McCounaughey e Mark Ruffalo como noivo perfeito incluem um charmoso casamento feito em casa – bastante confortável, não? Nos últimos anos, o número de noivos que receberam autorização do padre ou juiz de paz para beijar suas novas esposas em festas no jardim de casa tem crescido bastante.
A festa não precisa acontecer, obrigatoriamente, no jardim. O ponto principal é fazer com que todo mundo fique confortável neste dia tão importante. Por isso, se você mora em um lugar assim ou conhece alguém que ficaria feliz em emprestar a casa para a festa, comece a pensar a respeito.
Casar em casa também não precisa ser sinônimo de cerimônia intimista ou, em alguns casos, algo suntuoso demais. Porém, por ser em um espaço mais reservado, a maioria tende a convidar apenas aquelas pessoas mais próximas. Mas mesmo assim, é preciso fazer uma boa preparação. Você já sabe o que é necessário para fazer a festa de casamento perfeita sem depender de outros espaços?
Não significa que vai ser mais barato
É verdade. Apesar de não gastar com locação de salões para eventos, você acaba direcionando essa parte do dinheiro para outras coisas. Você tem um lindo gramado – ok, mas dependendo da cidade em que você mora, é interessante alugar uma tenda para proteger os convidados, padrinhos (e o seu vestido) de qualquer revolta climática, não é?
Outro ponto a ser considerado é a recepção. O clima de conforto da sua casa precisa ser perfeito. Mas isso não significa que cada detalhe não precisa ser calculado milimetricamente. Existe uma série de preocupações para atender bem aos seus convidados que acabam saindo o mesmo preço de um casamento feito em clubes ou espaços para eventos.

“First things first”

É o que dizem americanos e ingleses quando o assunto envolve decisões importantes. Se você vai fazer uma festa, a primeira pergunta deve ser: “Para quantas pessoas?”. Quando chegar a um número razoável de convidados, é bom saber se a estrutura da casa comporta tudo e todos. Lembre-se de que o lugar vai ficar cheio de enfeites, arranjos e, se você contratar fotógrafos, eles devem trazer a iluminação.
Assim, outras coisas como cadeiras e espaço para a cerimônia em si devem ser considerados. As pessoas ficarão em pé ou sentadas? Essa é uma pergunta importante, também. Outra questão que não pode deixar de ser avaliada é a pista de dança.
Dançar na grama pode ser muito complicado. Suas amigas, primas, mãe e irmãs estarão usando os sapatos de festa, logo, não poderão ficar muito tempo neste tipo de piso. Por isso, recomenda-se que você alugue ou encomende um piso de madeira para colocar no espaço em que acontecerá o baile.
Banheiros são indispensáveis! A casa que você escolheu para o casamento tem banheiros o suficiente? Caso não tenha, considere alugar banheiros químicos, caso o número de convidados seja muito grande. O importante aqui é fazer com que todos possam recorrer a um quando for necessário.

O convite

Normalmente, convites de casamento são peças sóbrias, bonitas e clássicas. Escolhe-se um bom calígrafo, papel e cores leves. Como o seu casamento vai ser diferente, por que não ousar um pouco no convite? Não precisa ser algo cheio de cores ou uma apresentação muito inovadora. Nessas horas é preciso usar da simplicidade para não parecer exagerado. A dica aqui é fazer com que o convidado sinta que vai ser muito bem recebido quando estiver na sua casa para o seu casamento.

Comes e bebes

Para alguns convidados, esta é a principal parte. O jantar (ou almoço) do seu casamento deve ser tão perfeito quanto a cerimônia em si. O cardápio vai depender muito do local em que vocês escolheram para o casamento.

Se vocês optaram por um casamento em uma casa de campo, procure elaborar um menu que leve carnes leves, risotos e saladas com folhas variadas – como se estivesse aproveitando dos recursos do lugar, o que não é má ideia, também.
Mas se o casório acontecer em uma casa de praia, escolher uma boa mesa com frutos do mar, sucos e saladas com frutas tropicais é sempre interessante. Não se esqueça, também, de que como é uma cerimônia mais intimista, você pode consultar seus convidados para chegar a um consenso sobre o cardápio do dia.

Decoração

Como você está em casa, é inevitável que os objetos que já decoram a sua casa fiquem em evidência. Para que fique tudo ainda mais bonito, vocês podem fazer alterações na decoração de maneira a usar coisas que contenham a história do relacionamento. Usar porta-retratos com fotos do início do namoro, presentes ou itens que lembrem pontos importantes para vocês dois. A ideia é deixar que a casa conte a trajetória desde os primeiros momentos até o grande dia.

Música versus vizinhos

Caso você não tenha convidado os seus vizinhos para a festa, é interessante avisá-los sobre o movimento de pessoas, barulho e carros que eventualmente fiquem na rua. Afinal, a casa deles está logo ao lado e não seria nada educado deixar a sua vizinhança bagunçada ou irritada com o seu casamento.
Falando em vizinhos irritados, não esqueça os limites para o barulho. Se a sua festa for à noite, procure deixar a banda como uma das primeiras atrações – ou imponha um horário para o término do baile. Assim, seus convidados conseguem aproveitar muito bem e os vizinhos não interferem na sua festa.
Estes são apenas alguns pontos que você precisa levar em conta na hora de fazer o seu casamento em casa. Lembre-se de que tudo deve ser muito bem pensado para que não aconteça nenhuma surpresa ruim nesse dia tão especial!
 
 Fonte: www.uol.com.br
  Por Luisa Barwinski em 18/04/2011 12:34, em Organização