Translate

sexta-feira, maio 4

Casamento sustentável

O dia mais importante da sua vida pode ser eco-friendly sem nenhum problema 
  
Fonte: Thinkstock
Casamentos dão muito trabalho. Isso não vale apenas para manter o relacionamento sempre bem equilibrado. A própria cerimônia costuma deixar os noivos de cabelos em pé. Cada detalhe é importante e a colaboração da família e dos amigos nessas horas é algo muito importante. Porém, existem formas de fazer com que o seu casamento seja diferente. Que tal uma celebração sustentável?
Além de promover os bons hábitos e proteger o meio ambiente, você encontra alternativas para gastar menos na preparação do seu grande dia. As dicas para isso são bastante simples e muito mais fáceis do que se imagina. Das lembrancinhas ao álbum de fotografias – tudo pode ser “eco-friendly”, é só pesquisar um pouquinho mais e usar a sua criatividade.
Acompanhe as dicas a seguir para fazer um “casamento verde” perfeito.
1) Menos gente
Um número menor de convidados pode ser o primeiro dos quesitos em um casamento sustentável. Menos gente, menos consumo de guardanapos, convites, água e tantos outros recursos importantes. Além disso, uma cerimônia “intimista” pode ser a melhor opção se você está com o orçamento curto.
2) Faça seu próprio convite
Em vez de passar pelo calvário do convite perfeito, por que não fazê-lo você mesma? Se você tem boas habilidades com programas de edição de imagem não há motivo para não fazer seu próprio convite. O papel reciclado pode ser uma boa ideia. Apesar de ser ligeiramente mais caro do que as folhas convencionais, o efeito fica muito bonito e você ainda contribui para ações deste tipo.
 
Fonte: Thinkstock
Você ainda pode enviar alguns deles por e-mail. Assim se gasta menos papel e não há necessidade de fazer as entregas pessoalmente, aumentando a emissão de gases estufa na atmosfera.
3) Flores, fitas e folhas
Pequenos detalhes desse tipo costumam custar muito pouco e dão um ar “rústico” muito especial ao casamento. Coisas assim servem tanto para decorar os convites quanto a mesa dos convidados ou a do buffet. Se a sua intenção é fazer algo mais “inocente”, esta é uma boa dica.
4) Móveis de madeira?
Eles são clássicos e podem ter algo a mais caso você saiba como trabalhar bem com a madeira de demolição. Além de evitar que novas árvores sejam cortadas, você está dando um bom destino a peças que ficariam jogadas e sem uso. Outra ideia, neste caso, é reaproveitar móveis antigos – aqueles do tempo da sua avó. Seu casamento pode ficar mais charmoso dessa forma.
5) Pratos e copos
Usar pratos de porcelana e copos de vidro ajuda a reduzir a quantidade de lixo. Outra ideia é usar os guardanapos de tecido. Dessa forma você pode usar o tema “rústico” para brincar com o aparelho de jantar e escolher pratos que, em tese, não combinariam. O efeito fica muito divertido e leve.
Fonte: Thinkstock
6) Tudo orgânico
Além de ser muito mais saudável, escolher ingredientes orgânicos para o buffet é uma alternativa bastante sustentável. Com isso, você ajuda a manter o bem-estar dos seus convidados e ainda estimula o consumo de alimentos produzidos sem agrotóxicos.
7) Lembrancinhas sustentáveis
Seu casamento pode deixar a floreira de alguém muito mais bonita. Você pode somar um vasinho da sua flor favorita ao bem casado – ninguém irá reclamar! Um presente delicado assim é algo que todos vão lembrar e cuidar.
8) Cuidado com a luz
Manter luzes acesas gera um gasto de energia muito grande. Se você quer reduzir este consumo, prefira casar-se durante o dia em algum lugar bem iluminado. Assim não será necessário usar tantas lâmpadas. Mas se não for possível, prefira usar focos fluorescentes.
9) Do tempo da vovó
Aquele vestido lindo que a sua avó usou no dia do “sim” ainda está na família? Se estiver, esta é uma excelente chance de dar uma boa repaginada para que ele seja um dos artefatos mais importantes do seu casamento. Basta escolher uma boa costureira para deixar a peça um pouquinho mais moderna ou apenas de acordo com as suas medidas.
 
Fonte: Thinkstock
10) A lua de mel
Se vocês dois adoram lugares com aquele clima de “natureza” e tranquilidade, a melhor indicação é tentar alternativas nacionais, sem precisar de um avião. Se houver como, prefira viajar de carro (usando combustíveis menos poluentes como o gás ou etanol) ou de trem.

Fonte:www.uol.com.br
Por Luisa Barwinski em 23/01/2012 10:38, em Comportamento