Translate

domingo, maio 20

Sofá,dicas de especialista para comprar um

Sofa
Pense na finalidade do sofá
Caso o móvel seja usado para ver TV, o encosto deve ser mais alto para a cabeça ficar mais confortável. Mas se a função dele for receber visitas, um encosto alto pode forçar demais a coluna. Prefira um modelo com encosto na altura do ombro.
Escolha um modelo que caiba na sua sala
Para não parecer grande demais na sua sala e atrapalhar a circulação, o sofá deve ficar a pelo menos 1 m de distância dos outros móveis.
Descubra o formato adequado
Se o sofá estiver encostado na parede e houver espaço na sala, dá para investir em um modelo com chaise. Prefira os retangulares e de encosto baixo. Sofás retráteis, que viram cama, devem ser usados de preferência em cômodos fechados, como uma sala de TV, para dar mais privacidade a quem for dormir ali.
Preste atenção no tipo de tecido
Sofás que terão uso prolongado, como em salas de TV, devem ter tecidos grossos e resistentes, como camurça e chenile. Para sofás em áreas externas (como varandas), invista em tecidos acrílicos, que são impermeáveis.
Combine as cores
Sofás escuros são ideais para salas de TV e casas com crianças pequenas, porque escondem melhor a sujeira. Mas eles podem ficar estranhos com paredes brancas ou claras. A cor do sofá deve combinar com a cor do piso e das paredes.

Fonte: arquiteto Marcelo Rosset