Translate

domingo, maio 27

Doenças que chegam com o inverno

doencas inverno sinusite
Getty Images
Dificilmente os pequenos escapam ilesos da estação do frio, sem um ou outro probleminha respiratório, como gripe, asma e até bronquiolite... O segredo é atenuar o mal-estar e prevenir complicações

Cof, atchiiim, brrrr....Mal despenca a temperatura e a sinfonia de tosses e espirros anuncia a temporada de encrencas para a saúde das crianças - e de noites em claro para os pais. Apesar do incômodo tremendo, esses episódios não costumam ser grandes motivos de preocupação, desde que detectados e tratados precocemente. “Controlá-los em estágio inicial é importante para evitar que se compliquem ou minem o sistema de defesa do organismo, abrindo a guarda para infecções secundárias mais graves, como a pneumonia”, exemplifica a pediatra e pneumologista Simone Aguiar, do Hospital Samaritano, em São Paulo.
Os problemas mais comuns
No rol das enfermidades mais prevalentes na estação do frio estão as crises alérgicas, como asma e rinite. O sistema imunológico de pessoas geneticamente propensas reage exageradamente a agentes que não são potencialmente nocivos. “E nessa época do ano, o confinamento em ambientes fechados; o pó doméstico; a queda na umidade relativa do ar; os ácaros acumulados em cobertores, edredons e agasalhos de lã guardados precipitam esses quadros”, enumera o imunologista pediátrico Antonio Zuliani, professor de alergia e imunologia na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Botucatu, no interior paulista. As janelas lacradas e a aglomeração de pessoas também favorece a transmissão de micro-organismos, o que se traduz em infecções virais como a bronquiolite e a gripe.