Translate

sábado, maio 26

Jardim em casa

Beleza árida
Aquele jogo de copos que você não usa mais pode se transformar em vasinhos para diferentes espécies de cacto, já que a planta não exige rega constante. A ideia é do arquiteto e designer de interiores Roberto Migotto (SP). "Além do cacto, você só precisa acomodar em cada peça um punhado de terra e outro de serragem fina, para dar o acabamento."

Cacto
Foto: Christian Parente/Máxima
 
Luz natural
Que tal criar uma luminária para a sua varanda usando galhos secos? A paisagista Gigi Botelho (SP) aproveitou podas de uma jabuticabeira, mudas de plantas e bolas de grama para criar esse lustre inusitado. Cada peça é fixada ao teto por um fio de náilon preso a um ganchinho. Repare que as alturas são diferentes, o que confere charme extra à peça. Mais de 500 minilâmpadas de LED enroladas nos ramos garantem um ambiente bem iluminado. Além de ecologicamente corretas, elas são mais econômicas que as convencionais.

Foto: Christian Parente/Máxima
 
Plantas bem expostas
A estante de madeira de demolição serve como suporte para o jardim vertical. Cada nicho foi decorado por Gigi Botelho com samambaias, cissus, ripsalis e liriopes. "Para criar esse ambiente, você não precisa dispor de muito espaço", diz. Livros, malas, pás e tijolos antigos fazem as vezes de vasos e dão um ar retrô à composição.

Plantas
Foto: Christian Parente/Máxima
 
Exemplo de sustentabilidade
No espaço assinado pela paisagista Paula Magaldi (SP), a oliveira foi plantada num Bacsac, vaso feito de tecido ecológico que preserva o equilíbrio entre o ar, a terra e a água, mantendo a árvore bonita por mais tempo. Ao todo, foram usados 290 litros de terra adubada e, para a finalização, a expert escolheu mudas de hera.

Árvore e bancos

Foto: Christian Parente/Máxima
Conteúdo do site MÁXIMA