Translate

domingo, maio 27

Momento de escovar os dentes

Momento de escovar os dentes
Getty Images
Cuidar da higiene bucal parece uma obrigação sem sentido para as crianças. Com paciência, bom humor e brincadeiras, o pequeno vai ver a escova de dentes com outros olhos
Existe uma tática infalível para convencer o seu filho a cuidar da higiene bucal. Se ele ainda não aceitou que precisa escovar os dentes após as refeições, simplesmente aposte no bom exemplo. O modelo dos pais funciona muito bem, conta a odontopediatra Fernanda Maria Koetz, de São Paulo. Por isso, ela recomenda: "Sempre que possível, faça a escovação na frente da criança". Então, para começar, escova na mão e pasta na outra. Convide seu filho a acompanhar você nesse cuidado com a higiene. Ensine o passo-a-passo da escovação com muita paciência e supervisione cada etapa.
 
Atenção aos acessórios
A escova da criança deve ser apropriada à idade, com cerdas macias, cabeça pequena e arredondada. Não use creme dental comum. A essa altura, a criança já aprendeu a cuspir. Mesmo assim, prefira uma marca com pouco flúor e use em pequena quantidade. Nessa fase, o fio dental já pode começar a ser introduzido, diz Fernanda Koetz.
 
Brincando com a escova
No começo, ensine a criança a escovar os dentes de trás, onde mordemos. Fale que a escova faz como o trenzinho, ou seja, um movimento de vai-e-vem. Em seguida é a vez de fazer a bolinha, ou seja, movimentos circulares na parte externa dos dentes, que fica voltada para os lábios.
 
Depois, vem a vassourinha. A escova varre a sujeira, partindo da base do dente perto da gengiva e indo para cima, em direção à bochecha (é a face do dente que fica ao lado da língua nos dentes de baixo e voltada para o céu da boca nos dentes de cima). Por último, a criança deve escovar a parte superior da língua.
 
Quantas escovações
O número de escovações deve ser entre três e cinco vezes por dia. Nessa fase, a criança se alimenta mais vezes. É um biscoitinho aqui, um suquinho ali e sem a higiene bucal adequada, aumentam as chances de cáries, lembra a odontopediatra Tânia Lima Barbosa. Quanto mais pegajosos os alimentos, pior. Balas, chocolates e chicletes estão no grupo de guloseimas que grudam nos dentes e exigem uma boa escovação.

Yara Achôa e Liliana Negrello