Translate

segunda-feira, maio 21

Mulheres na Luta

Há alguns anos, as academias tinham seus ambientes bem divididos: aulas de ginástica localizada para as mulheres, enquanto os homens se aventuravam nas lutas, na musculação pesada, e em atividades de maior contato. Mas, pelo jeito, isso acabou. Depois de ocupar de vez o mercado de trabalho e se desvincular da imagem apenas doméstica, a mulher moderna foi quebrando paradigmas e tabus cada vez mais e entrando também na onda dos esportes que, até então, eram considerados "masculinos". Tudo isso para manter a saúde e o corpo bonito que toda mulher sonha ter. Futebol, automobilismo, esportes radicais e lutas marciais caíram nas graças do público feminino e os próprios instrutores passaram a se adaptar a essa tendência.
As lutas marciais sofreram algumas adaptações para atrair de vez esse público, eles passaram a ter menos contatos violentos e tiveram um predominância dos movimentos das lutas que ajudam muito na queima de calorias e na busca de um corpo bonito. Essas modificações passaram a chamar a atenção do público feminino, bem como a mudança dos nomes de algumas lutas, que afastaram delas um certo preconceito que existia.
Benefícios: os benefícios das artes marciais são muitos. Há aumento da coordenação motora; trabalha-se, em uma aula, diversos grupos musculares de forma mais dinâmica que numa aula de ginástica localizada; e gasta muita, mas muita energia. Só de pensar que uma hora de aula substitui o tempo que você ficaria na esteira, correndo no mesmo lugar, já é um grande estímulo. Enquanto um jump ou spinning queima, em média, 500 a 600 calorias, uma aula de Muay Thai, por exemplo, se trabalhada com circuito, ajuda a perder até 1.000 calorias.
Atualmente cada vez mais mulheres estão invadindo as academias para “brigar” contra as calorias, até aí nenhuma novidade, porém as academias estão investindo em várias modalidades de lutas, que vem atingindo o público feminino cansado dos aparelhos convencionais que dão resultado em longo prazo, além das calorias algumas modalidades combatem também o estresse, inúmeros são os tipos de luta, cada um trabalha um foco diferente, porém todas compartilham de um mesmo objetivo que é fortalecer corpo e mente.
Algumas opções de lutas:
  • MUAY THAI
É originária da Tailândia, uma modalidade tão popular para eles quanto o futebol é para nós, muito utilizado como defesa pessoal, adotada por muitas mulheres uma vez que trabalha o corpo todo. O Muay Thai ajuda a emagrecer e fortalece em especial os tríceps, ombros e trapézio e é contra indicada aos que têm problemas nas articulações e joelhos. Cada aula varia de 01h00min a 01h20min e em cada treino você pode eliminar até 1.000 calorias.
  • KARATÊ
Assim como o Muy Thai o Karatê também ensina defesa pessoal, é uma boa opção para quem deseja diminuir o estresse. Essa modalidade ajuda a emagrecer, fortalece pernas e braços, aumenta a agilidade e o equilíbrio, ainda auxilia nas relações pessoais. Não há contra indicações a prática dessa modalidade, cada aula dura em torno 01h00min e elimina até 950 calorias.
  • BOXE
É o mais praticado pelas mulheres, utiliza os punhos como técnicas de combate e defesa, suas aulas visam desenvolver preparo físico e rapidez. Há uma queima calórica considerável além do alívio para o estresse, ajuda a melhorar e tonificar toda musculatura. Não há contra indicações a essa modalidade, a duração da aula varia entre 01h00min e 01h30min e há um gasto calórico de 500 a 800.
  • CAPOEIRA
Luta originária desenvolvida no Brasil pelos escravos envolve música e dança, por isso conquistou a muitos, como todos participam, a socialização está entre seus principais benefícios. Para quem busca barriguinha mais durinha torna-se uma ótima opção, movimenta-se todo o corpo, porém barriga e pernas são as primeiras que começam a enrijecer. Não há contra indicações, mas é recomendado atenção e cuidado durante sua prática para não machucar nem a si, nem aos outros, gasta em média 750 calorias e suas aulas são de 01h00min.
  • BODY COMBAT
Trata-se de uma aula aeróbica inspirada nas artes marciais, beneficia todo o corpo e não visa ensinar nenhuma técnica de combate, torna-se boa opção para quem busca por aulas animadas, uma vez que a música eletrônica é usada durante as aulas. São feitas coreografias que imitam a golpes o que “detona” as gordurinhas e ainda define a musculatura em especial a parte inferior do corpo. Não apresenta contra indicações, porém exige o uso de roupas adequadas que permitam mobilidade e tênis para absorver os impactos, cada aula dura 50 minutos e se gasta em média 750 calorias.

www.esportemulher.com.br