Translate

domingo, maio 27

O álcool pode atrapalhar a dieta

Ao ingerir bebidas alcoólicas, seu organismo é prejudicado - como também os resultados da academia
Veja como seus drinques na balada podem causar estragos na sua dieta:

Mulher bebe cerveja

A recuperação muscular fica lenta
Treinos pesados retiram o estoque de glicogênio (carboidratos armazenados no fígado e músculos), o que faz com que o tecido muscular necessite reparo. Beber assim que termina de se exercitar interrompe o processo de recuperação. O motivo: altos níveis de álcool no organismo deslocam os carboidratos, deixando seu estoque até 50% mais baixo do que o normal por até 8 horas depois da bebedeira. Ingira alimentos que sejam fonte de proteínas e carboidratos, nutrientes que reparam os músculos. Opção: 1 copo de leite desnatado com achocolatado.

A gordura se aloja
Ao beber, seu corpo tem de lidar com um aumento grande de calorias, mas ele prioriza a metabolização do álcool em vez de queimar gordura e carboidratos, que ficam estocados. Por alguma razão, esse processo é mais pronunciado nas coxas e glúteos. Beber também eleva os níveis de cortisol (hormônio ligado ao stress), que estimula ainda mais o acúmulo de gordura, especialmente no abdômen.

O repouso é alterado
Exagerar nos drinques prejudica a recuperação muscular e o desempenho porque muda seu padrão na hora de dormir. De acordo com um estudo, o álcool diminui a duração do sono e aumenta o estado de vigília (particularmente na segunda metade da noite). Esse efeito foi visto especialmente em mulheres, cujo tempo na cama foi reduzido em mais de 30 minutos.

Esgota os níveis de água e de nutrientes
O álcool irrita a parede estomacal, o que pode reduzir sua capacidade de absorção de nutrientes e faz você ir mais ao banheiro. A cada grama de álcool que ingere, você libera 10 ml de urina (duas cervejas têm quase 270 g). E, antes que associe as visitas ao banheiro com excesso de hidratação, saiba que é impossível se reidratar com uma bebida que desidrata, como é o caso da cerveja.
Selene Yeager