Translate

segunda-feira, maio 21

O Poder do Mel

Além de delicioso, o mel é um alimento benéfico para a saúde. Ele pode ser consumido junto com iogurte, frutas, leite, torradas e cereais, como a granola, a aveia e os flocos de milho.
Ao contrário do açúcar refinado, utilizado como adoçante, mas que facilita o acúmulo de gorduras, o mel ajuda a eliminar as toxinas favorecendo a digestão. Fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, o mel desintoxica o organismo, favorece a digestão, neutraliza a ação de agentes tóxicos nocivos, combate o estresse e cansaço. Também previne contra a osteoporose, aumentando a fixação de cálcio nos tecidos
Este alimento não serve apenas para satisfazer o paladar. Ele pode ser consumido para cuidar da saúde do organismo e proporcionar mais energia para o dia-a-dia.
Possui ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a flora intestinal. Contém uma substância chamada inibina que age como um antibiótico natural. Tem ação anti-séptica, antiinflamatória, antioxidante, antimicrobiana.
É imunoestimulante, sendo eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Se você ainda não usa o mel na sua alimentação, saiba que está perdendo os diversos benefícios que este alimento oferece para nossa saúde. Natural e completo, o mel é riquíssimo em elementos nutritivos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ele tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo. Contém água, frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, ferro, sódio, enxofre, cobre, fósforo, zinco, selênio, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).
Mas vá com cuidado porque, em excesso, pode desequilibrar a balança. Uma colher se sopa de mel tem 62 calorias
Vantagens do mel em relação ao açúcar.
O mel é basicamente um alimento energético, tendo como seu principal nutriente os hidratos de carbono. Conhecido e apreciado desde os tempos mais remotos, ele pode ser utilizado na alimentação, sobretudo como substituto do açúcar.
Algumas das vantagens do mel:
- Mel é um alimento natural, de fácil digestão, não contém gordura nem colesterol.
- Mel é menos calórico do que o açúcar.
- Mel contém minerais e vitaminas.
- Mel diminui o poder oxidante da carne quando pincelada antes do seu preparo.
- Mel deixa os alimentos mais corados, especialmente carnes e pães.
- Mel é ideal para molhos.
Para quem o mel não é recomendado:
O mel não é recomendável para crianças com menos de um ano de idade. Também é contra indicado para diabéticos, apesar de natural.
Aprecie com moderação!

www.esportemulher.com.br

Nenhum comentário: