Translate

quinta-feira, agosto 2

Cuidados na hora de comprar o berço

Verifique as medidas de segurança, escolha aquele berço que mais lhe agrada e vá dormir com tranquilidade sabendo que seu bebê não corre riscos.
A hora de comprar um berço requer muito cuidado, afinal, é ali que o bebê vai passar aproximadamente 15 horas por dia nos primeiros meses de vida. Mas, infelizmente, nem todo berço vendido por aí é bom e seguro o suficiente.
O Guia do Bebê buscou informações dentro das novas normas do INMETRO para ajudar as mamães que estão procurando um bercinho seguro e confortável.
Os berços de madeira ou mdf variam em dois tamanhos: o berço nacional leva o padrão de 1,30m de comprimento por 60 cm de largura e o berço de padrão americano tem o tamanho de 1,30 m por 70 cm.
Bebê dormindo em seu berço - Diana Taliun / ShutterStock
Algumas medidas, em qualquer um dos padrões de berço, são extremamente importantes. A grade lateral do berço, por exemplo, deve ter no máximo um espaço de 6,5 cm entre uma barra e outra  para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão. Segundo as regras do Inmetro, a distância entre o estrado e as laterais do berço não deve ultrapassar 2,5 cm, dessa forma não tem como a criança prender a mão ou o pezinho. 
É  importante que os pais sintam firmeza no berço escolhido. Além do espaçamento correto, as barras laterais tem que ser rígidas e firmes. O berço deve ter estabilidade, afinal, é o primeiro lugar onde o bebê vai começar a interagir segurando nas bordas e grades. Além disso, é sempre bom que os berços tenham quinas arredondadas para evitar que o bebê se machuque.
Outro ponto fundamental nas medidas do berço é a  altura do estrado, que deve ter no mínimo 60 centímetros de profundidade quando colocada na última posição. Isso evita que o bebê consiga pular para fora do móvel quando estiver maior. Além disso, a Academia Americana de Pediatria aconselha que os pais não coloquem kits de berço, travesseiros, almofadas ou bichinhos de pelúcia que  podem sufocar o recém-nascido ou auxiliar o bebê maior em uma perigosa escalada para fora do berço. Segundo especialistas, o risco do bebê bater a cabeça dentro do berço é muito menor que o de sufocar com itens decorativos.
Outra grande preocupação é na hora de comprar o colchão. Segundo o Instituto Nacional de Estudos do Repouso, colchões para pequenos de até três anos, devem ser de espuma com densidade 18.  O bom senso dos papais na hora da aquisição também vale, não é bom comprar um colchão muito duro, nem muito mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário